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5 verdades que ninguém te fala sobre ser um gestor

5 verdades que ninguém te fala sobre ser um gestor

Não ter chefe, investir no seu sonho e ganhar mais dinheiro — a vida de um gestor de motéis é, definitivamente, um mar de rosas, não é mesmo? Na verdade, não! Apesar de envolver muitos aspectos positivos, a rotina de um gestor não é nada fácil. E essa é a verdade que ninguém te conta.

Entenda neste artigo 6 desafios pouco comentados, mas que estão na realidade do que significa ser um gestor. Ficou curioso? Leia agora!

1. É difícil controlar todos os processos

Um motel envolve diversos serviços, o que gera uma grande quantidade de tarefas em setores diferentes. Existem funções da cozinha, que são extremamente diferentes dos processos de limpeza, que por sua vez também são distintos das tarefas na recepção e assim por diante. Além disso, um motel funciona 24 horas por dia, o que faz com que seja difícil acompanhar todas as tarefas o tempo todo.

Para resolver isso, você pode investir em ferramentas de tecnologia, como planilhas ou um software de gestão, que permitem o acompanhamento de todos os processos de maneira dinâmica e simplificada.

2. Garantir a satisfação do cliente é desafiador

Apesar de existir um perfil de clientes que costumam frequentar o seu motel, você pode se deparar com algumas particularidades e necessidades distintas dos consumidores. Além do investimento na qualidade do atendimento e dos serviços oferecidos, decoração dos quartos e tecnologias inovadoras, você também precisa garantir uma excelente limpeza das suítes, segurança e sigilo para os seus clientes e comodidade.

Portanto, é essencial investir na sua atualização sobre o perfil de clientes do seu motel e as maiores tendências do mercado. Colha feedback das pessoas que frequentam o seu estabelecimento e capacite a sua equipe para garantir as melhores soluções para os seus clientes!

3. O trabalho nunca acaba

É uma grande ilusão pensar que o trabalho do gestor é menos ou mais simples do que o dos colaboradores. Por ser o responsável por todas as áreas e setores do negócio, o gestor possui um trabalho contínuo, que envolve a tomada de decisão e o acompanhamento de perto de todos os outros colaboradores.

Dessa forma, é essencial que você invista em boas ferramentas e metodologias de gestão de tempo e tarefas, que permitam que você organize sua rotina com maior facilidade e eficiência.

4. A gestão dos funcionários não é uma tarefa fácil

Para o bom funcionamento do seu negócio, é essencial que você, como gestor, invista na qualificação e motivação da sua equipe. Você deve acompanhar resultados e desempenho, promover treinamentos e garantir que os seus colaboradores trabalhem em prol dos objetivos estratégicos do seu negócio. Porém, tudo isso é mais difícil do que parece!

Portanto, invista na utilização de ferramentas eficazes de gestão de pessoas no seu motel. Busque se atualizar sobre os novos métodos de avaliação de desempenho e desenvolvimento profissional da sua equipe e avalie quais deles se adequam melhor à sua realidade.

5. O planejamento financeiro pode sair do controle

Qualquer negócio possui muitas contas, fornecedores e colaboradores para serem pagos todos os meses. Além disso, o seu planejamento financeiro pode ficar distante da realidade de funcionamento do seu negócio. Dessa forma, as contas podem ficar atrasadas e sair do controle.

Para resolver essa situação, é importante contar com uma boa plataforma de acompanhamento financeiro. Anotar todos os seus gastos e receitas permite que você faça planejamentos e previsões com maior precisão e acompanhe de perto os seus resultados.

6. Você pode se sentir sozinho

O trabalho de gestor é mais solitário do que parece. Na hora de tomar decisões cruciais, a responsabilidade recai toda sobre você, assim como os erros e acertos relacionados a esse processo. Porém, você pode contar com a ajuda dos seus colaboradores na coleta de insumos sobre o seu negócio e tomada de decisão mais assertiva. Além disso, o acompanhamento próximo dos processos e coleta e registro de indicadores também podem te ajudar a diminuir a sensação de solidão.

Sim, ser um gestor é mais desafiador do que parece. Mas com as ferramentas e estratégias adequadas você é capaz de realizar o seu trabalho com excelência e garantir os melhores resultados para o seu negócio.

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

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