• Home
  • Cases
  • Como a rede Tropical de motéis resolveu o problema de fraudes com o Sismotel

Como a rede Tropical de motéis resolveu o problema de fraudes com o Sismotel

Como a rede Tropical de motéis resolveu o problema de fraudes com o Sismotel

Você está precisando de uma solução para evitar fraudes, economizar energia e potencializar os resultados do seu motel? Então você precisa ler este artigo!

Nele você vai descobrir como parceria entre o Sismotel e a rede Tropical de motéis acabou solucionando esses — e outros — problemas dos estabelecimentos da rede.

A rede Tropical de motéis e as principais dificuldades

A rede Tropical de motéis atua no estado do Rio de Janeiro e possui 5 motéis, 1 pousada e um 1 hotel nas cidades de Macaé, Rio das Ostras e Campos dos Goytacazes. Marcelo é o proprietário da rede e Douglas, o administrador.

Antes de conhecer o Sismotel, a rede já contava com um sistema de automação que não atendia a todas as suas necessidades. Eles possuíam diversos problemas nos seus motéis, principalmente relacionados a fraudes. Alguns colaboradores, mesmo quando considerados como de confiança, deixavam carros entrarem no motel sem registrar a locação da suíte na plataforma.

Eles também tinham problemas com o gasto excessivo de energia elétrica e arrumação da suítes. As camareiras acabavam interrompendo o trabalho para assistir televisão ou aproveitar o ar condicionado, o que diminuía a produtividade da equipe e gerava atraso no serviço a ser realizado.

Por possuir muitos motéis em diferentes cidades, o proprietário e administrador da rede tinham dificuldade em controlar todas as atividades e reduzir o índice de fraudes.

O início da parceria

A rede Tropical de motéis conheceu o Sismotel pela internet, no ano de 2012. Douglas, o administrador da rede, foi até o Espírito Santo para entender mais sobre o sistema de automação oferecido pelo Microtecs. Nessa visita, ele foi até um dos motéis da região que já utilizava o software para ver na prática o funcionamento do Sismotel.

Douglas decidiu fechar o negócio com a Microtecs pois percebeu que o Sismotel era exatamente o que eles procuravam para a rede. O fato de possuir um foco específico no setor de motéis foi o diferencial do Sismotel, que se mostrou adequado para as necessidades da rede Tropical de motéis. Os testes com o sistema começaram logo em seguida, no Motel Mar e Mar, que possui 25 apartamentos.

Eles implementaram tanto o software Sismotel quanto o sistema de automação Smart-in. A automação Smart-in controla a liberação de energia para as suítes do motel, o que acontece apenas quando a locação é registrada no software. Dessa forma, ele evita fraudes, uma vez que impede a locação indevida e sem registro por parte dos funcionários.

Além disso, a automação Smart-in conta com leds que indicam o status da suíte e ainda auxilia no controle de tempo que os funcionários gastam para arrumar a suíte. Tudo isso pode gerar uma economia de até 35% na conta de energia elétrica dos motéis.

Os primeiros resultados

Os resultados no Motel Mar e Mar foram além do esperado! O Sismotel permitiu a redução do número de fraudes e possibilitou economia de energia elétrica. Porém o software também acabou ajudando a resolver problemas que estavam prejudicando o motel mas não eram considerados como prioridade.

Foi isso que aconteceu com o estoque do motel, que também apresentava problemas. O módulo de gestão de estoque do Sismotel, que permite controle simples e seguro de todos os itens armazenados, melhorou a gestão de estoque da rede Tropical de motéis como um todo.

Além disso, Douglas relatava muitos problemas com erros na hora de registrar produtos consumidos pelos clientes nas suítes. Isso acontecia quando, por exemplo, a recepcionista precisava computar o consumo e 10 cervejas mas, sem querer, acabava registrando 1000. O software utilizado antes não mostrava nenhum aviso referente a esse problema e ele só era percebido na hora do fechamento de caixa.

Com isso, os donos precisavam buscar o erro em todas as locações realizadas naquele dia até encontrar o problema, o que exigia tempo e esforço dos gestores. A utilização do Sismotel eliminou esse problema, uma vez que o software tem uma função que limita a quantidade de mercadorias. Hoje, se a pessoa digitar 1000 cervejas, por exemplo, o sistema considera o erro e não aceita o registro.

Os desafios da mudança

Como qualquer mudança implementada em uma empresa, a chegada do Sismotel também enfrentou alguns desafios. A principal dificuldade encontrada pelos gestores na rede Tropical de motéis foi relacionada aos funcionários.

Por aumentar o controle sobre as atividades desenvolvidas nos motéis, houve resistência por parte dos colaboradores. Porém, como bons líderes, Marcelo e Douglas conseguiram ultrapassar esse obstáculo.

Quando as camareiras reclamavam do tempo exigido para a limpeza de suítes mais sujas, os gestores aumentavam a equipe de limpeza, alocando duas camareiras para o serviço. Com isso, eles conseguiram manter a produtividade da equipe dentro do tempo estabelecido para limpeza das suítes.

A expansão da parceria e o diferencial do Sismotel

Com tantos resultados positivos, após um mês de Sismotel no Motel Mar e Mar, Douglas e Marcelo não pensaram duas vezes antes de implementar o sistema em todos os outros motéis da rede — até mesmo na pousada.

Hoje, após 6 anos de parceria, Douglas afirma que não trocaria o Sismotel por nenhum outro sistema de automação:

Hoje eu não o trocaria por nenhum outro sistema pois, pode até ter algum software parecido, mas o pessoal da Microtecs é muito aberto ao diálogo. Você acaba criando um vínculo muito forte e familiar.” – Douglas, administrador da rede Tropical de motéis

A Microtecs se mostra como uma grande parceira da rede, auxiliando na resolução de problemas e novas necessidades que podem aparecer. Um exemplo disso foi na instalação do Sismotel no 5º motel a contar com o software, o Jockey Club Motel, em Campos dos Goytacazes.

Na época, Douglas precisava de dois seguranças no motel, um na entrada e um na saída, devido à estrutura do estabelecimento. Ao falar sobre esse problema com a equipe do Sismotel, teve uma solução eficiente e adequada às suas necessidades em 30 dias, com um módulo específico para a rede Tropical de motéis. A solução foi tão eficiente que foi levada para mais dois motéis da rede e, hoje, ela pode fazer parte do pacote de serviços de outros motéis.

Você já imaginou contar com uma parceria assim para os seus motéis? Ela pode ser o diferencial que o seu negócio precisa para se destacar no mercado. Então, que tal testar o nosso sistema de automação gratuitamente? Comece hoje mesmo essa experiência e descubra como o Sismotel pode te ajudar a solucionar diversos problemas da sua empresa!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

Quero enviar um depoimento