Dicas

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O setor moteleiro já está em processo de reinvenção há alguns anos. Contudo, a pandemia de COVID-19 trouxe uma nova demanda para o setor, que viu a necessidade de buscar formas de lidar com a quarentena no país e a crise sanitária no mundo.

Durante essa crise, é necessário identificar as melhores estratégias de gestão de motéis na quarentena, de forma a garantir que o negócio sobreviva a esse momento e siga todas as recomendações sanitárias determinadas para o setor. Entretanto, você sabe quais são essas estratégias?

Continue a leitura e descubra dicas de ouro para a gestão do seu motel em tempos de quarentena!

Crie um novo cronograma de limpeza

Com a pandemia de COVID-19, as empresas e negócios precisaram revisar os seus cronogramas de limpeza e o seu motel não pode ficar de fora. A ABMotéis criou um manual que instrui os moteleiros nos novos processos e exigências capazes de garantir a saúde dos seus clientes e funcionários. Portanto, consulte o documento e crie um novo cronograma para o seu estabelecimento.

Invista na Vistoria das suítes

Muitos motéis não realizam a vistoria das suítes após o encerramento da limpeza, isso porque, esse processo requer um colaborador específico para essa tarefa, pois esse deve está focado nos protocolos de checagem de cada item a ser vistoriado. Essa etapa é extremamente necessária para aqueles motéis que pretendem alcançar a máxima excelência no quesito limpeza.

Para o moteleiro que deseja iniciar com a vistoria de suítes, o processo pode ser realizado por uma camareira supervisora seguindo um formulário de checagem de itens, neste irá constar desde a disposição dos travesseiros na cama até a limpeza das louças do banheiro.

O App Sismotel Mobile, já disponibiliza esse processo de forma digital, possibilitando que o motel defina pontos para cada item vistoriado afim de bonificar o colaborador pelo bom serviço realizado.

Deseja saber mais sobre o processo de vistoria de suítes? Preparamos um material somente sobre esse assunto nesse link.

Pense no público que a pandemia criou

A pandemia fez com que muitos dos clientes regulares ficassem distantes dos motéis durante esse período de isolamento. Contudo, uma nova demanda surgiu para o setor: pessoas que trabalham na linha de frente do combate ao COVID-19 e precisam se isolar da família para evitar contaminação.

Portanto, pense nesse novo público e mude seus processos para se adaptar também a essa demanda. Essas pessoas buscam os motéis exatamente por já serem lugares nos quais há pouco contato com outras pessoas. Oferecer promoções e, até mesmo, pacotes de diárias pode ser uma ótima forma de abrigar esses profissionais e garantir o funcionamento do seu estabelecimento.

Invista em experiências gastronômicas

Outra nova demanda que surgiu para o setor de motéis durante essa quarentena são as experiências gastronômicas. Com bares e restaurantes fechados, há casais que buscam, nos motéis, uma forma de sair da rotina e aproveitar uma experiência completa em um local seguro da contaminação pelo COVID-19.

Isso exige mudanças na sua gestão, de forma a favorecer esse tipo de experiência. Portanto, amplie o seu cardápio e pense em novas opções de pedidos para que os seus clientes possam ter esse tipo de experiência no seu estabelecimento.

Evite o contato entre funcionários e clientes

Por fim, vale lembrar de que a quarentena exige o mínimo de contato entre as pessoas, de forma a evitar a propagação do novo vírus. Dessa forma, é importante que você leve esse aspecto em consideração na gestão do seu motel, investindo em formas de proteger os seus funcionários e clientes.

A automação de processos, principalmente da recepção, é uma ótima forma de fazer isso. Há softwares que permitem que os seus clientes aproveitem todos os serviços do seu motel sem ter contato com nenhum dos seus funcionários. Além disso, pense em formas de organizar os colaboradores para que eles também não tenham contato entre si durante a realização das atividades necessárias para o funcionamento do motel.

A pandemia de COVID-19 mudou o funcionamento de uma série de setores da sociedade e os motéis não ficam de fora dessa realidade. Aproveite o momento para pensar nas novas demandas que a crise trouxe para o seu estabelecimento e siga as nossas dicas para adaptar a gestão de motéis na quarentena.

Aproveite para ler também o nosso próximo artigo e descubra qual o perfil do novo gestor moteleiro na sociedade atual!

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Você já ouviu falar em sites de compra coletiva? Já pensou em anunciar uma promoção de seu motel neles? Conhece os benefícios de anunciar estabelecimento e o modo correto de de fazer isso? Se não, está na hora de descobrir!

Um site de compra coletiva é uma plataforma que oferece promoções em serviços e produtos. Essa ofertas, por sua vez, são disponibilizadas a um número grande de pessoas, o que possibilita descontos maiores que os convencionais.

Descubra, a seguir, mais sobre como anunciar seus serviços em sites de compra coletiva!

Vantagens de anunciar em sites de compras coletivas

Anunciar os serviços de seu motel em sites de compra coletivo traz diversos benefícios, saiba quais são eles:

Melhora a visibilidade da marca

Sites de compra coletivas recebem um número grande de visitas e atingem muitas pessoas — e isso pode ser ótimo para seu motel. Isso porque esses sites fazem uma campanha forte de publicidade para atrair clientes, seja em e-mails personalizados, cupons e promoções na página. Tudo isso é interessante para você, moteleiro, pois aumenta a visibilidade de seu estabelecimento tornando sua marca ainda mais conhecida.

Aumento do fluxo de clientes

Como você pode observar, esses sites aumentam a visibilidade de sua marca e isso impacta diretamente na obtenção de novos clientes.

Um grande número de pessoas acompanhando essas páginas significa, consequentemente, um grande número de pessoas que tomam conhecimento do seu motel. Assim, mesmo que não façam a compra na hora, o cliente se lembrará de sua marca e pode converter em futuras vendas.

Aumento da receita

Outra vantagem de usar esses sites é o aumento do seu lucro. Afinal, se há mais visibilidade e maior fluxo de clientes, o faturamento também tende a crescer. Assim, por se tratar de um site de compras coletivas, cabe a você apresentar promoções vantajosas (tanto para sua marca quanto para os consumidores) para realizar uma grande quantidade de vendas.

Além disso, essa é uma boa oportunidade para anunciar aqueles quartos com baixa demanda e afins. Seja criativo! Assim conseguirá aumentar seu fluxo e impactar diretamente a sua receita.

Integrações

Se o motel deseja usufruir de uma boa rotina operacional entre o seu software e o site de compras coletivas, é essencial que esse permita uma integração entre os sistemas através de uma API, que em uma tradução para o português significa “Interface de Programação de Aplicativos”.

O Sismotel já está preparado para integrar com os dois maiores sites de compras coletivas do setor, o Guia de Motéis e o Peixe Urbano, proporcionando maior facilidade ao aplicar os descontos evitando margens de erros ou fraudes por operações manuais.

Como anunciar em sites de compra coletiva

Agora que você conhece os benefícios, conheça nossas dicas de ouro para anunciar o seu motel em sites de compra coletiva:

Use sites confiáveis

Lembre-se de sempre anunciar em sites confiáveis. Afinal, caso o cliente tenha problema com a plataforma, é sua marca que estará em jogo. Por isso, faça uma pesquisa sobres as empresas que prestam esses serviços — pode ser por meio de sites, blogs e com outras pessoas que utilizam. O importante, aqui, é aderir a um serviço de confiança e que satisfaça seus propósitos.

Faça uma descrição detalhada do serviço

Para prevenir possíveis desapontamentos dos clientes e preservar a imagem de sua marca, é importante fazer uma descrição clara do serviço. Para tanto, analise precisamente as promoções que oferecerá e as descreva de forma coerente, detalhada e honesta. Isso evitará expectativas irreais e frustrações por parte dos clientes.

Acompanhe antes e depois da campanha

Qualquer campanha que você faça tem que ser acompanhada, e em sites de compras coletivas não seria diferente. Por isso, compare os resultados pré e pós promoção para saber o impacto dessa em sua receita. Outro ponto importante ficar de olho aos feedbacks — assim, será possível saber como anda a imagem do motel na campanha.

Como você pôde observar, anunciar em sites de compra coletiva pode ser o diferencial que o seu motel precisa para alavancar o seu lucro. Além disso, é uma campanha que pode fortalecer a visibilidade de sua marca. Apesar das vantagens, atente à necessidade de encontrar um site de confiança e detalhar bem a promoção para não botar tudo a perder.

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A pandemia do COVID-19 pegou todos os motéis de surpresa. Afinal, quem imaginaria que seria necessário fechar as portas do seu motel temporariamente? Com o relaxamento da quarentena é possível voltar ao trabalho, mas sempre seguindo as orientações de distanciamento estabelecidas pelo Ministério da Saúde. A dúvida do momento é: como atrair clientes na pandemia?

Existem diversas estratégias que podem ser colocadas em prática, mas antes disso, você precisa ter um planejamento para garantir que tudo será feito dentro das possibilidades financeiras do seu negócio.

Neste artigo, listamos as principais dicas para você superar esse momento difícil e ter bons resultados no seu negócio. Acompanhe!

Foco nos clientes

A sua principal preocupação durante a pandemia deve estar relacionada ao bem-estar de seus clientes. Nesse sentido, é importante adotar medidas que não visam apenas a satisfação do consumidor com o serviço/produto oferecido, mas também o cuidado com a saúde dele.

Quando o cliente percebe que existe essa atenção, ele se sente mais seguro em optar pelo seu motel. A forma de consumo hoje é diferente de antigamente. Agora, os potenciais clientes dão preferência a empresas que se demonstram preocupadas com o bem-estar deles.

Importância da informação

Outro ponto muito importante é manter seus clientes informados. Afinal, de que adianta tomar todas as medidas preventivas, mas não deixar isso claro a quem mais importa: o consumidor?

Sendo assim, já na entrada do seu estabelecimento explique quais são as regras a serem seguidas. Além disso, deixe claro que os ambientes foram esterilizados de acordo com as normas de higienização, isso traz mais segurança ao cliente.

Por fim, também é importante informar quais são os horários de atendimento. Se possível, conte com sistemas de autoatendimento para evitar ao máximo o contato entre as pessoas.

Promoções

As promoções são excelentes estratégias para atrair clientes. Em tempos de pandemia, elas se tornam ainda mais eficientes. No entanto, nesse momento você precisa ter em mente que o seu motel está passando por um período delicado, portanto, é preciso ter cuidado redobrado na hora de definir suas promoções, em períodos e produtos, para não prejudicar o fluxo de caixa do seu negócio.

Sendo assim, analise com cuidado o seu planejamento financeiro e defina qual é a porcentagem ideal de desconto que pode ser oferecido ― mais uma vez, um sistema de gestão aparece como ferramenta essencial para possibilitar uma correta tomada de decisão.

Programa de fidelidade

Como bom empreendedor, você já sabe que fidelizar clientes é muito mais barato do que conquistar novos, certo? Pois bem, existem muitas maneiras eficientes de fazer isso, mas uma das que mais se destaca é o programa de fidelidade. Por meio dele é possível oferecer vantagens exclusivas aos seus clientes, a fim de incentivá-los a retornar mais vezes e, consequentemente, aumentar a sua lucratividade.

Saber como atrair clientes na pandemia é muito importante para assegurar que o seu negócio não ficará para trás da concorrência. Sendo assim, coloque em prática essas dicas para melhorar a sua atração e fidelização de clientes.

Você já ouviu falar em programa de fidelidade online? Acesse este artigo para entender como esse processo funciona e como ele ajuda a manter a discrição dos seus clientes.

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Marketing de indicação: o que é e como aplicá-lo no seu motel?

O marketing de indicação é uma ferramenta essencial para aumentar seu número de clientes e, consequentemente, o seu faturamento. Isso porque a indicação gera confiança e faz com que seus potenciais clientes acreditem no seu produto ou serviço antes mesmo de prová-lo pessoalmente.

Para que essa estratégia possa ser colocada em prática naturalmente, você precisa oferecer aos seus clientes um atendimento exemplar focado na sua satisfação. Com isso, as chances de esses consumidores se tornarem promotores da sua marca aumentam.

A seguir, explicamos com mais detalhes o que é marketing de indicação, como ele funciona e como você pode colocá-lo em prática o quanto antes. Confira!

O que é e como funciona o marketing de indicação?

Também conhecido como referral marketing, o marketing de indicação é uma estratégia muito eficiente para melhorar a atração de clientes. Nesse caso, é o seu cliente que assume o papel de promotor da sua marca, espalhando a boa experiência que teve para seus amigos, colegas e familiares. Muitas vezes, ele usa até mesmo as redes sociais para indicar seu serviço/produto ― o que é ainda mais benéfico para o seu negócio.

Como colocar essa estratégia em prática?

Agora que você já sabe o que é marketing de indicação e como ele funciona, chegou a hora de aprender a colocá-lo em prática. Acompanhe!

Estabeleça as regras para as indicações

Estabelecer as regras para indicações é muito importante para deixar claro como tudo vai funcionar. Defina no seu planejamento as condições da sua campanha, a fim de evitar transtornos durante o processo de indicação.

Por exemplo, você pode criar um ranking dos clientes que mais indicam a sua empresa para outros consumidores e, assim, oferecer a eles premiações diferentes todos os meses. Definir as “regras do jogo” fará toda a diferença no sucesso da sua estratégia.

Defina as recompensas

A definição da recompensa é um ponto muito importante na sua estratégia de marketing de indicação, uma vez que ela é o principal incentivo para o aumento do número dos seus clientes. Esse benefício precisa ser atrativo tanto para quem indicar a sua empresa quanto para quem recebeu a indicação e se dirigiu até ela.

Para identificar qual é a recompensa ideal, você precisa levar em consideração as necessidades dos seus consumidores. Oferecer descontos exclusivos nos pernoites do seu motel, por exemplo, é uma maneira interessante de chamar a atenção do seu consumidor.

Avalie seus resultados

Como em qualquer outra campanha de marketing, os resultados do marketing de indicação também precisam ser monitorados e avaliados. Isso é importante para identificar possíveis gargalos que estejam comprometendo os seus resultados.

Dessa forma, é possível realizar os ajustes necessários para otimizar seus resultados e alcançar seus objetivos com mais facilidade. Além disso, você também consegue identificar maneiras mais eficientes de melhorar o seu engajamento.

Como você pode perceber, o marketing de indicação pode não só aumentar o número de clientes do seu motel, mas também ajuda a melhorar a fidelização de clientes, uma vez que eles serão valorizados por sua contribuição.

Por falar em avaliar seus resultados, é importante que você saiba usar os diferentes tipos de indicadores de desempenho. Neste artigo explicamos quais são eles e como diferenciá-los. Boa leitura!

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Como fazer parcerias com concorrentes e quais os impactos no marketing?

O seu motel possui alguns concorrentes no mercado. Porém, existem aqueles estabelecimentos que, apesar de oferecem os mesmos serviços que você, atingem um público totalmente diferente, não se caracterizando como um concorrente direto. É aí que entram as parcerias como uma ótima forma de unir forças para garantir o sucesso de ambos os negócios.

Porém, apesar de estratégicas, as parcerias com concorrentes precisam ser planejadas com muito cuidado. Afinal, você corre alguns riscos nessa situação, como o de perder clientes e colocar o seu motel em uma situação complicada.

Quer saber mais sobre como fazer parcerias com concorrentes, seus riscos e os impactos dessa estratégia no marketing do seu motel? Então, continue a leitura e descubra!

As parcerias com concorrentes que podem ser implementadas

Quando se fala em parcerias com concorrentes, é preciso que você entenda que nem tudo é possível nesse território. Dessa forma, entenda um pouco mais sobre algumas das parcerias que podem ser implementadas e como elas funcionam na prática:

  • mercado: se você identifica um nicho de mercado, mas não é capaz de atingi-lo sozinho, pode unir forças com um concorrente para criar uma estratégia eficiente e conquistá-lo junto com ele;
  • vendas: é possível oferecer promoções e produtos do seu motel juntamente com outro estabelecimento. Isso é ainda mais vantajoso quando cada um possui um público-alvo diferente, uma vez que abre portas para que ambos conquistem novos clientes;
  • benchmarking: o termo em inglês se refere à troca de experiências entre pessoas que realizam atividades semelhantes. Portanto, você pode se tornar um parceiro de outro moteleiro, compartilhando desafios e dificuldades, assim como soluções.

As desvantagens e riscos dessa estratégia

As parcerias com concorrentes podem oferecer alguns desafios e riscos para o seu motel. Descubra agora quais são eles para planejar uma forma de proteger o negócio nesse momento:

  • você pode perder clientes para a concorrência;
  • roubo de informações sigilosas e uso de forma indevida pelo outro estabelecimento;
  • falta de transparência por parte do concorrente;
  • prejuízos para o seu motel;
  • maior investimento da sua parte, porém com pouco retorno.

Os impactos da parceria com concorrentes no marketing

A parceria com o concorrente pode impactar, principalmente, o marketing da sua empresa. Em primeiro lugar, ao unir forças com outros motéis, você é capaz de adquirir conhecimentos sobre estratégias eficientes para atrair e reter clientes para melhorar as ações desse setor. Além disso, você ainda potencializa a divulgação do seu estabelecimento entre um nicho de clientes diferente.

Por fim, parcerias com a concorrência fazem bem para a imagem do seu motel como um todo. Elas mostram maturidade do negócio, tanto perante outros moteleiros quanto entre os seus clientes. Dessa forma, essa estratégia pode se tornar um diferencial competitivo para o seu motel.

Como você pode perceber, é possível e, inclusive, vantajoso investir em parcerias com os seus concorrentes. Porém, assim como qualquer outra parceria, é necessário que você esteja ciente dos riscos e, dessa forma, planeje todo o processo com muito cuidado. Com isso, é possível que você estabeleça uma relação de confiança, do tipo ganha-ganha com outros moteleiros como você!

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Reclamações de clientes insatisfeitos

Por mais que você invista na capacitação dos seus colaboradores, boa limpeza e estrutura do motel para oferecer um serviço e atendimento de excelência, é impossível agradar a todos. Dessa forma, sempre estará sujeito a clientes insatisfeitos e reclamações acerca do seu motel.

Mas, como lidar com essa situação? Você sabe o que fazer para reduzir os danos que um cliente insatisfeito pode gerar para o negócio? Entende qual a melhor forma de gerenciar as reclamações de quem frequenta o seu estabelecimento? Se não, está na hora de descobrir!

Leia nosso artigo e entenda dicas de ouro para lidar com as reclamações de clientes insatisfeitos!

Escute com atenção

Mesmo que seja impossível agradar a todos, é essencial que você tente entender qual a reclamação de cada um dos seus clientes. Afinal, essa é uma forma de investir na melhoria contínua do serviço que oferece no seu motel. Portanto, escute a reclamação com atenção, buscando entender quais foram os pontos críticos que motivaram esse feedback. Não retruque nesse momento e foque no que efetivamente deu errado durante o atendimento.

Não deixe que as emoções tomem conta

O seu motel não é apenas um negócio, mas sim uma organização com a qual você estabelece laços emocionais. Afinal, investe boa parte do seu tempo e energia nesse estabelecimento.

Portanto, é comum que, diante de reclamações dos clientes, os funcionários, gestores ou proprietários da empresa levem o feedback para o lado pessoal, deixando emoções tomarem conta e, inclusive, discutindo com os clientes. Isso é um grande erro que deve ser evitado nesse momento, pois só irá piorar a situação. O ideal é que você mantenha a calma e busque entender o feedback em termos objetivos, não levando para o lado pessoal.

Tente se colocar no lugar do cliente

É importante ter muita empatia na hora de lidar com as reclamações dos clientes. Dessa forma, tente se colocar no lugar do consumidor e imagine o que você sentiria se passasse por uma situação semelhante. Busque entender o que incomodou o cliente e, inclusive, acalmá-lo, mostrando que entende o motivo da reclamação.

Ofereça soluções práticas

Se o seu cliente fez uma reclamação direta para um dos colaboradores ou para você, é importante buscar por soluções práticas e objetivas. Afinal, ele está insatisfeito e reparar essa situação é essencial.

Dessa forma, caso o problema seja, por exemplo, cerveja menos gelada do que o ideal ou problemas com o prato solicitado, aproveite para se desculpar e ofereça uma nova refeição ou bebida de cortesia ao cliente. Cortesias no caso de problemas irreparáveis naquele momento também podem ser uma ótima opção, como é o caso da demora para atendimento ou falhas na higienização da suíte.

Além de todas as dicas apresentadas anteriormente, é necessário lembrar também que muitas pessoas costumam fazer suas reclamações em sites, seja por comentários ou avaliações na página do motel. Portanto, fique atento a esses canais de comunicação e monitore as queixas apresentadas nesses ambientes, procurando as melhores soluções e respondendo aos clientes de forma que eles entendam que você se preocupa com o feedback deles.

Lidar com reclamações de clientes insatisfeitos é um grande desafio para qualquer negócio. Afinal, é um momento que exige grande controle emocional e tato para evitar que o consumidor fique ainda mais insatisfeito, prejudicando a reputação do seu estabelecimento. Portanto, siga as nossas dicas e evite prejuízos para o seu motel!

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  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

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