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conheca as principais doencas ocupacionais para colaboradores de motéis

Você sabe quais são as doenças mais presentes entre funcionários do setor moteleiro? Conhece os danos que elas podem causar em seus colaboradores? Gostaria saber como preveni-los? Doenças desenvolvidas no ambiente de trabalho são cada vez mais comuns não apenas entre funcionários de motéis como em todas as áreas. Esse mal pode afetar o desempenho de seu motel e causar danos irreparáveis à sua equipe.

Pensando nisso, separamos as principais doenças ocupacionais para colaboradores de motéis e como preveni-las. Confira!

Principais doenças ocupacionais

Entre as doenças ocupacionais, existem disfunções que podem prejudicar a mobilidade do corpo e a mente de sua equipe, conheça mais sobre elas.

Lesão por Esforço Repetitivo ou LER

Essa lesão é uma das mais comuns entre os funcionários do setor moteleiro. Ela é causada pela execução repetitiva e prolongada de determinado movimento. Outra causa da LER é a má postura durante o expediente de trabalho. Ela causa diminuição da mobilidade e dores crônicas que tendem a piorar com o tempo.

Por serem comumente confundidas com lesões passageiras, os enfermos demoram para procurar tratamento, o que pode atrasar a recuperação. O agravamento da doença pode prejudicar drasticamente a realização das tarefas dos colaboradores, prejudicando os processos.

Dorsalgia

Dorsalgia, ou como é comumente conhecida Hérnia de disco, é uma doença presente na coluna ocasionada pela força excessiva aplicada no tronco do funcionário. Geralmente, ela está relacionada ao levantamento de grandes pesos e de forma incorreta, como sem a utilização da cinta de postura. A dorsalgia também apresenta sintomas relacionados à obesidade e ao sedentarismo. São bastante comuns entre as camareiras por executarem agachamentos repetitivos, as causando forte dores nas costas, que podem ser constantes ou intermitentes.

Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho ou DORTs

Como a LER, os DORTs também são geralmente causados por má postura, sobrecarga, repetição de movimentos e esforço físico. Contudo, outras causas podem ser impactos na área atingida e até estresse emocional. No setor moteleiro a doença costuma afetar principalmente a equipe de manutenção e de lavanderia por realizarem tarefas que exigem maior esforço físico. Quem desenvolve esse mal costuma se queixar de sensação de desconforto e peso no membro afetado, além de perda da força muscular. Alguns exemplos de distúrbios dessa categoria são bursites, mialgias e tendinites.

Doenças psicossociais

Sendo alguns dos males que mais crescem no mundo, as doenças psicossociais afetam não somente os funcionários de motéis como toda a população. Elas são caracterizadas por danos de ordem física e mental como ansiedade, estresse, gastrite e úlcera. Presente principalmente nos atendentes que tem contato com o publico, as doenças psicossociais podem ser desencadeadas por diversos fatores, como pressão no ambiente de trabalho, metas inatingíveis, sobrecarga do funcionário e fala de perspectiva na carreira.

Como prevenir doenças ocupacionais

Para garantir o sucesso de seu motel, você deve contar com uma equipe que consiga realizar as demandas impostas. Para isso, você deve tomar medidas para prevenir sua equipe das doenças que o trabalho pode gerar, veja alguma delas:

  • invista em ginástica laboral;
  • monte um ambiente de trabalho adequado para a postura de seus colaboradores;
  • dê descanso aos seus funcionários durante o expediente;
  • converse com sua equipe para buscar pontos de melhorias no local de trabalho;
  • proponha metas atingíveis;
  • proporcione equipamentos de segurança;
  • ofereça assistência psicológica à sua equipe.

Como você pôde observar no artigo, as principais doenças ocupacionais são recorrentes em ambientes de trabalho e também podem afetar a sua equipe. Você precisa contar com funcionários saudáveis para alcançar os resultados que seu motel busca. Por isso, é importante investir em práticas que garantem a saúde física e mental de seus colaboradores e que melhorarem o clima no ambiente de trabalho.

Para saber mais sobre cuidados no seu motel, aproveite para ler nosso outro artigo sobre motéis na quarentena!

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saiba o que postar no stories do instagram do seu motel

Os seus clientes estão presentes nas redes sociais, acessando informações e notícias o tempo todo. É por isso que elas são tão usadas com estratégia de marketing, sendo capazes de ampliar o alcance das ações do seu motel. Quando se fala no Instagram, rede social utilizada por 1 bilhão de brasileiros, o foco das postagens é visual, ou seja, fotos e vídeos. Um dos recursos muito utilizados são os stories, fotos ou vídeos de rápida duração que ficam disponíveis para visualização por 24 horas.

Entretanto, você sabe o que postar no stories do Instagram do seu motel? Se não, descubra agora algumas ideias para bombar nessa rede!

Faça enquetes

Os stories permitem que você faça algumas enquetes curtas, perguntando a opinião do usuário sobre diversos assuntos. Portanto, é possível utilizar esse recurso para conhecer mais os seus clientes e permitir a interação deles com a sua marca.

Pergunte sobre a opinião deles em relação às promoções a serem oferecidas, como: “Você prefere ganhar um desconto de 20% na nossa suíte principal ou um café da manhã grátis?”. Dessa forma, você abre um canal de comunicação com o seu motel, estreitando os laços com os seus clientes e aproveitando para divulgar as suas suítes.

Divulgue novidades

Mudou o cardápio do seu motel recentemente ou inaugurou uma suíte? Então, aproveite para postar nos stories. Eles podem ser utilizados para divulgar todas as novidades do seu motel e, com isso, deixar os seus clientes bem informados sobre as inovações. Além disso, esses stories ainda podem servir para despertar a curiosidade deles em relação ao seu estabelecimento.

Ofereça cupons de desconto

Você pode usar os stories do seu motel para oferecer cupons de desconto para os seus clientes e, até mesmo, divulgar programas de fidelidade. Ofereça cupons exclusivos para dias e horários nos quais o seu motel tem menos movimento. Dessa forma, além de atrair a atenção dos consumidores com esses cupons relâmpago, você ainda aproveita para aumentar a sua taxa de ocupação em momentos de menor movimento.

Faça sorteios

Uma das estratégias que geram bastante engajamento no Instagram são os sorteios. Eles funcionam da seguinte forma: você solicita que os seguidores comentem em determinada postagem e curta a sua página ou de parceiros, podendo ou não solicitar que eles marquem amigos na publicação.

Dessa forma, no dia estipulado, você sorteia um deles para receber uma vantagem, que pode ser um pernoite na suíte principal ou algum outro produto do seu cardápio. Dessa forma, além de trazer clientes para o motel, você ainda ajuda a divulgar o estabelecimento para outras pessoas.

Usar as redes sociais para divulgar a sua marca é uma ótima estratégia de marketing para o seu motel, auxiliando na atração de novos clientes. Assim, saber o que postar no stories do Instagram pode ser fundamental nesse aspecto. Então, aproveite as nossas dicas e comece, agora mesmo, a utilizá-las no seu motel!

Se você gostou deste artigo, compartilhe nas suas redes sociais e divulgue essas informações entre os seus colegas moteleiros!

Contabilidade básica para motéis

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Contrato de manutenção preventiva

Você sabe as diferenças entre um contrato de manutenção preventiva e um de manutenção corretiva? Quem trabalha com gestão de negócios e opta por terceirizar esse tipo de processo deve estar atento: além de conhecer as nuances de cada tipo, é fundamental ser capaz de avaliar a melhor maneira de estruturar um bom contrato.

Para ajudar você nesse processo, preparamos o texto a seguir. Abaixo, veja como montar um contrato de manutenção de qualidade e qual tipo de serviço escolher!

O que é um contrato de manutenção?

Esse é um documento utilizado para orientar as operações de prestação de serviço comercial. Ele é moldado pelo contratante e pelo contrato, conforme o seu perfil de negócio e expectativas. Assim, é possível criar uma base de compromissos pela qual serão guiadas as ações de ambos.

Quais são os tipos de contrato de manutenção existentes?

Os contratos de serviços de manutenção podem ser moldados considerando dois tipos de operações, as manutenções corretivas e preventivas. Confira, a seguir, as diferenças entre cada uma!

Preventiva

O contrato de manutenção preventiva é feito para operações que ocorrem antes de o problema acontecer. Portanto, elas são voltadas para mitigar riscos. A partir da análise do perfil da empresa, o profissional montará um plano de ação que elimine possíveis erros e garanta que a infraestrutura terá uma longa vida útil.

Corretiva

O contrato de manutenção corretiva, por outro lado, é voltado para serviços que só são acionados se algo ocorrer. As medidas preventivas, portanto, não fazem parte do seu escopo. O seu objetivo principal é moldar um serviço capaz de eliminar problemas rapidamente e com menor custo operacional possível.

Como fazer um contrato de sucesso?

Para isso, alguns passos podem ser tomados. Em conjunto, eles ajudam no planejamento das operações e eliminam riscos. Os principais são os seguintes:

  • identificar as partes que estarão envolvidas nas operações, assim como as suas responsabilidades;
  • identificar o objeto que será coberto pelo serviço de manutenção;
  • registrar as obrigações de todos os envolvidos;
  • registrar os requisitos mínimos de qualidade;
  • definir o preço dos serviços, assim como multas e prazos de pagamento;
  • alinhar as condições de rescisão do contrato;
  • definir o escopo das operações;
  • alinhar metas de performance e qualidade;
  • alinhar prazos para a revisão do contrato e reajuste automático dos valores de pagamento.

Será que realmente compensa esse investimento?

Certamente! O motel que conta com um profissional, ou empresa, para realizar as manutenções preventivas ou até mesmo corretivas nos equipamentos essenciais para a sua operação, com certeza terá uma janela menor de paralisação em relação a outro empreendimento que dependa da agenda e disponibilidade desses profissionais. Isso porque, deve constar no contrato de manutenção o que chamamos de SLA (Service Level Agreement) ou simplesmente Acordo de Nível de Serviço. O SLA, apresenta metas de nível de serviço, termos de compromisso, prazos para os atendimentos entre outros. Em outras palavras, é um esclarecimento técnico do contrato que poderá fazer a diferença para satisfação total do contratante.

 

Mas fique atento, o contrato de manutenção, seja ele de manutenção preventiva ou corretiva, deve ser feito com muito cuidado. Afinal de contas, esse é um serviço fundamental para a continuidade operacional de um motel. Portanto, se for mal executado, impactará diretamente no posicionamento da marca e na sua relação com clientes e parceiros comerciais.

Por isso, a empresa deve estar atenta e sempre moldar os seus contratos com cuidado e visão abrangente. A comunicação com o prestador de serviços deve ser aberta e pautada pelo alinhamento de expectativas. Desse modo, será possível moldar um contrato de manutenção preventiva ou corretiva robusto e com alto custo-benefício.

Outro processo muito importante para ter empresas funcionais é manter as contas em dia. Veja no nosso e-book sobre como fazer a contabilidade de motéis sem dificuldades!

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4 dicas para administrar reservas last minute

O setor moteleiro sofreu uma revolução nos últimos anos. Se, há algum tempo, bastava abrir as portas para atrair clientes, hoje é necessário investir em inovação para atrair consumidores. Uma delas é a reserva last minute. Nela o cliente tem a opção de reservar a suíte favorita, a qualquer hora. Ele pode estar a meia hora de distância do motel e abrir um aplicativo para reservar a suíte, garantindo que a vaga estará lá quando ele chegar.

Essa revolução abre uma série de portas na comunicação entre os moteleiros e seus clientes, permitindo maior conforto e, inclusive, maior lucratividade do negócio. Mas, na hora de administrar esse recurso, é importante ficar atento à alguns elementos para evitar qualquer tipo de transtorno e garantir o sucesso dessa nova modalidade de atendimento.

Portanto, continue a leitura e descubra, agora mesmo, como administrar as reservas last minute do seu motel e aproveitar todos os benefícios dessa inovação!

1. Ofereça um atendimento rápido e de qualidade para os clientes

No setor moteleiro, é comum que os clientes desejem reservar uma suíte com pouco tempo de antecedência, o que caracteriza a reserva last minute. Nesse caso, é importante que você tenha um atendimento rápido e de qualidade para essas pessoas, permitindo que elas façam a reserva com tranquilidade.

Esse atendimento deve ser oferecido 24 horas. Afinal, o seu estabelecimento funciona 24/7. Além disso, você pode oferecer plataformas alternativas para a reserva ou por meio do próprio site do motel, sem a necessidade de ligações telefônicas.

2. Conte com um software para gerenciar as reservas

Ter um software que permita o registro de todas as reservas do seu motel pode ser muito importante nesse momento. Afinal, você tem o controle das suítes disponíveis e informações sobre os clientes que reservaram de forma simples e visual.

Portanto, considere a utilização desses softwares para evitar perder o contato do cliente e, até mesmo, o controle sobre as reservas, tanto as last minute quanto as programadas.

3. Tenha políticas claras de reserva e cancelamento

É essencial que o seu motel tenha uma política clara para reservas, incluindo as last minute. Como gestor do motel, você deve deixar claro qual o período e tempo para no-show. Também, especifique o limite para a entrada do cliente, ou seja, até que horas a reserva será mantida.

Deixe essa política clara, tanto no seu site quanto em outras plataformas utilizadas para a reserva. Dessa forma, você mostra para os clientes o que é permitido e o que não será permitido no que se refere às reservas do motel.

Contabilidade básica para motéis

4. Saiba o que fazer no caso de no show

O no show é uma grande dor de cabeça, tanto no setor moteleiro quanto hoteleiro. Afinal, o cliente faz a reserva, a suíte fica bloqueada para outras locações e, quando percebe, a suíte ficou fechada, mas ninguém apareceu.

Para controlar esse problema, tenha um limite para a reserva. Se alguém reservou uma suíte para as 22h, por exemplo, deixe claro que, caso ele não apareça até as 23h, a reserva será cancelada. Dessa forma, você evita prejuízos para o motel no caso do no show.

As reservas last minute são uma nova realidade no setor moteleiro e tem o potencial de alavancar as suas vendas. Porém, saber lidar com essa demanda é essencial para o sucesso do seu negócio. Portanto, aproveite as nossas dicas para controlar melhor as reservas e evitar prejuízos no caso de no show, potencializando os resultados do seu estabelecimento.

Se você ficou com alguma dúvida ou tem outra dica, aproveite para compartilhar deixando um comentário!

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Você, provavelmente, já pesquisou alguma coisa no Google e, antes mesmo das respostas, percebeu alguns anúncios de produtos, não é mesmo? Esse é o Google Adwords, um sistema de anúncio do Google no qual você aluga um espaço para oferecer produtos e serviços. É como uma vitrine virtual.

Ele pode vir tanto em forma de produtos, com aquelas imagens e preços que aparecem logo abaixo da busca, quanto na forma de links, que recebem posicionamentos mais altos quando determinada palavra-chave é buscada. Dessa forma, você aumenta suas chances de ser visto pelos potenciais clientes do seu motel.

Quer saber como anunciar no Google Adwords e quais são as melhores estratégias? Então, leia agora mesmo e descubra o nosso passo a passo!

Defina um objetivo

O ideal para começar a anunciar no Google Adwords é focar em apenas um produto ou serviço por vez e, a partir dele, evoluir para um grupo de anúncios. Portanto, escolha um serviço para anunciar, focando em um tipo de suíte, por exemplo. Esse será o seu foco, o seu objetivo.

Estabeleça um orçamento

O pagamento do Google Adwords funciona por clique — é o chamado CPC ou Custo Por Clique —, no qual você paga toda vez que alguém clica no link do anúncio. Dessa forma, é importante que você tenha um orçamento definido para essa publicidade. Isso ajuda a definir, de acordo com o valor de cada um, o tipo e o volume de anúncios, ou seja, o tamanho do seu grupo de anúncios.

Escolha onde anunciar

Existem 4 tipos de anúncio no Google e é importante escolher qual ou quais serão utilizados por você. São eles:

  • rede de pesquisa: mostra o link do seu motel ou da suíte escolhida quando o usuário pesquisa alguma palavra-chave específica no Google;
  • rede de display: anuncia a sua suíte em blogs ou outros sites de interesse;
  • Google Shopping: é a aba de shopping específica do Google;
  • vídeo: anuncia o seu vídeo em sites parceiros, semelhante à rede de display;
  • apps: anuncia o seu motel ou suíte em aplicativos.

Para os moteleiros, as opções mais interessantes podem ser a rede de pesquisa e a rede de display. Contudo, dependendo da sua estratégia, outras podem ser indicadas.

Crie um conteúdo para o anúncio

Ele precisa ser atraente e bastante específico, com gatilhos que incentivem os usuários a clicar no link. Aproveite para destacar os seus diferenciais no anúncio e lembre-se sempre da limitação de palavras, evitando o corte do seu texto no meio.

Escolha as palavras-chave

Agora é a hora de escolher as palavras-chave a serem utilizadas. Elas precisam ser relevantes e baseadas em pesquisas que o perfil dos seus clientes faz no Google. Esse é um momento muito importante do anúncio, pois usar as palavras certas pode fazer com que os potenciais clientes encontrem o seu motel durante as buscas ou enquanto navegam na internet.

Saber como anunciar no Google Adwords é uma ótima forma de promover o seu motel, aumentando a sua visibilidade na rede. Portanto, aproveite as nossas dicas para começar, agora mesmo, a fazer divulgação nessa plataforma, atraindo ainda mais clientes para o seu estabelecimento.

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Contabilidade básica para motéis

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moteis-na-quarentena

O setor moteleiro já está em processo de reinvenção há alguns anos. Contudo, a pandemia de COVID-19 trouxe uma nova demanda para o setor, que viu a necessidade de buscar formas de lidar com a quarentena no país e a crise sanitária no mundo.

Durante essa crise, é necessário identificar as melhores estratégias de gestão de motéis na quarentena, de forma a garantir que o negócio sobreviva a esse momento e siga todas as recomendações sanitárias determinadas para o setor. Entretanto, você sabe quais são essas estratégias?

Continue a leitura e descubra dicas de ouro para a gestão do seu motel em tempos de quarentena!

Crie um novo cronograma de limpeza

Com a pandemia de COVID-19, as empresas e negócios precisaram revisar os seus cronogramas de limpeza e o seu motel não pode ficar de fora. A ABMotéis criou um manual que instrui os moteleiros nos novos processos e exigências capazes de garantir a saúde dos seus clientes e funcionários. Portanto, consulte o documento e crie um novo cronograma para o seu estabelecimento.

Invista na Vistoria das suítes

Muitos motéis não realizam a vistoria das suítes após o encerramento da limpeza, isso porque, esse processo requer um colaborador específico para essa tarefa, pois esse deve está focado nos protocolos de checagem de cada item a ser vistoriado. Essa etapa é extremamente necessária para aqueles motéis que pretendem alcançar a máxima excelência no quesito limpeza.

Para o moteleiro que deseja iniciar com a vistoria de suítes, o processo pode ser realizado por uma camareira supervisora seguindo um formulário de checagem de itens, neste irá constar desde a disposição dos travesseiros na cama até a limpeza das louças do banheiro.

O App Sismotel Mobile, já disponibiliza esse processo de forma digital, possibilitando que o motel defina pontos para cada item vistoriado afim de bonificar o colaborador pelo bom serviço realizado.

Deseja saber mais sobre o processo de vistoria de suítes? Preparamos um material somente sobre esse assunto nesse link.

Pense no público que a pandemia criou

A pandemia fez com que muitos dos clientes regulares ficassem distantes dos motéis durante esse período de isolamento. Contudo, uma nova demanda surgiu para o setor: pessoas que trabalham na linha de frente do combate ao COVID-19 e precisam se isolar da família para evitar contaminação.

Portanto, pense nesse novo público e mude seus processos para se adaptar também a essa demanda. Essas pessoas buscam os motéis exatamente por já serem lugares nos quais há pouco contato com outras pessoas. Oferecer promoções e, até mesmo, pacotes de diárias pode ser uma ótima forma de abrigar esses profissionais e garantir o funcionamento do seu estabelecimento.

Invista em experiências gastronômicas

Outra nova demanda que surgiu para o setor de motéis durante essa quarentena são as experiências gastronômicas. Com bares e restaurantes fechados, há casais que buscam, nos motéis, uma forma de sair da rotina e aproveitar uma experiência completa em um local seguro da contaminação pelo COVID-19.

Isso exige mudanças na sua gestão, de forma a favorecer esse tipo de experiência. Portanto, amplie o seu cardápio e pense em novas opções de pedidos para que os seus clientes possam ter esse tipo de experiência no seu estabelecimento.

Evite o contato entre funcionários e clientes

Por fim, vale lembrar de que a quarentena exige o mínimo de contato entre as pessoas, de forma a evitar a propagação do novo vírus. Dessa forma, é importante que você leve esse aspecto em consideração na gestão do seu motel, investindo em formas de proteger os seus funcionários e clientes.

A automação de processos, principalmente da recepção, é uma ótima forma de fazer isso. Há softwares que permitem que os seus clientes aproveitem todos os serviços do seu motel sem ter contato com nenhum dos seus funcionários. Além disso, pense em formas de organizar os colaboradores para que eles também não tenham contato entre si durante a realização das atividades necessárias para o funcionamento do motel.

A pandemia de COVID-19 mudou o funcionamento de uma série de setores da sociedade e os motéis não ficam de fora dessa realidade. Aproveite o momento para pensar nas novas demandas que a crise trouxe para o seu estabelecimento e siga as nossas dicas para adaptar a gestão de motéis na quarentena.

Aproveite para ler também o nosso próximo artigo e descubra qual o perfil do novo gestor moteleiro na sociedade atual!

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  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

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