Gestão

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Toda empresa tem custos que podem ser fixos, se repetindo todos os meses, ou variáveis, que ocorre de acordo com as demandas do negócio. Isso não é um problema. Afinal, as empresas precisam investir recursos na contratação de colaboradores e pagamento de contas, assim como na compra de novos equipamentos e produtos e renovação da estrutura física.

O seu motel não fica de fora desse processo. Contudo, é essencial que você saiba como gerenciar esses custos de forma eficiente, garantindo que eles não sairão do controle, evitando que o estabelecimento fique no vermelho.

Quer saber o que é gestão de custos e melhorar os resultados do seu motel? Então, continue a leitura e descubra mais sobre o assunto!

Afinal, o que é gestão de custos?

Esse é o nome dado ao processo de controle de todos os gastos de um negócio. Para isso, é necessário identificar cada um dos custos, classificá-los em gastos fixos ou variáveis e entender quando cada um deles deve ser pago.

Além disso, a gestão de custos também inclui a negociação com fornecedores e tomada de decisão para garantir a redução dos gastos no motel. Ela também é fundamental na hora de entender qual o lucro do seu motel e a sua rentabilidade e, até mesmo, no momento de precificar os seus serviços e produtos.

Como a gestão de custos ajuda na melhora dos resultados?

Os custos fazem parte das operações de qualquer empresa e o seu motel não fica de fora. Dessa forma, esse processo é capaz de impactar os resultados e, até mesmo, atuar como um aliado na hora de potencializar o lucro do seu negócio.

Quer saber como isso acontece? Então, entenda como a gestão de custos pode melhorar os resultados do seu motel!

Auxilia na precificação correta

Todo serviço que você oferece no seu motel inclui gastos, seja com contas, como luz e água, ou colaboradores e produtos oferecidos aos clientes. Dessa forma, na hora de precificar os seus serviços, é essencial considerar todos os gastos de forma a garantir que o preço seja justo e, ao mesmo tempo, não deixe o seu motel no prejuízo.

A gestão de custos é uma grande aliada nesse aspecto. Isso porque esse processo permite que você tenha clareza sobre o custo real de cada um dos serviços, o que auxilia na precificação correta de acordo com a margem de lucro que você deseja.

Pode reduzir os gastos

Uma gestão de custos bem feita auxilia na redução de gastos de um negócio. Isso porque, quando você entende quais são os seus principais custos, consegue identificar gastos desnecessários ou oportunidades de negociação com fornecedores para reduzi-los.

É o caso, por exemplo, da conta de luz. Com uma gestão de custos de qualidade, você pode identificar que o seu motel tem muitos gastos com energia elétrica. A partir dessa constatação, é possível buscar por soluções no mercado, como a automação elétrica e energia fotovoltaica, que sejam capazes de auxiliar na redução do consumo das suítes, de forma a reduzir os custos e potencializar a sua lucratividade.

Reduz riscos para o negócio

Imagine que você deseja realizar um investimento, como uma grande reforma ou ampliação do seu motel. Contudo, você já tem uma série de custos fixos e esse investimento pode colocar as contas do seu estabelecimento em risco, abrindo portas para o descontrole financeiro e perdas para o seu negócio.

Quando você realiza uma gestão de custos de qualidade, é possível prever, com maior exatidão, a quantidade de recursos necessários para cada um dos seus investimentos. Dessa forma, é possível reduzir os riscos nesse e outros processos.

Agora que você sabe o que é gestão de custos, entende que esse pode ser o diferencial que você precisava para melhorar o controle financeiro do seu motel como um todo. Portanto, comece agora mesmo a mapear e classificar todos os gastos do seu motel e utilize uma ferramenta, como um software de gestão, para organizá-los e melhorar a organização das contas do seu estabelecimento.

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre o assunto? Então, leia também o nosso post sobre como criar uma estrutura de custos para o seu motel!

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Garantir uma gestão eficiente no seu motel é essencial para o sucesso do negócio. Afinal, por meio dela é possível estabelecer metas e objetivos a curto, médio e longo prazo e acompanhar os resultados.

A gestão de qualidade também é o melhor caminho para atingir esses objetivos, oferecendo serviços de excelência e novos valores agregados. Contudo, na hora de colocar esse processo em prática, algumas dificuldades podem aparecer.

O setor moteleiro é bastante complexo e exige que você controle uma grande quantidade de atividades, 24 horas. É por isso que a tecnologia é tão importante e um software de gestão pode ser o seu maior aliado nesse momento.

O Sismotel pode ser a melhor opção de software para você. Portanto, continue a leitura e descubra as funcionalidades e vantagens desse sistema, capaz de potencializar os resultados do seu motel!

O que é o Sismotel

O Sismotel é um software de gestão completo, desenvolvido especificamente para o setor moteleiro. Ele permite que você centralize todas os dados necessários para uma gestão de qualidade. Isso é feito por meio de uma série de módulos que permitem que você realize uma gestão de acordo com a real necessidade do seu negócio.

Isso significa que, com o Sismotel, é possível ter um controle completo das operações do seu motel, desde a entrada do cliente até a saída, incluindo os processos de limpeza e vistoria das suítes. Ele ainda permite a automação de processos e a emissão de relatório, com dados fundamentais ao negócio.

As funcionalidades do Sismotel

Para entender melhor como esse software atua, descubra quais são as principais funcionalidades que o Sismotel pode oferecer:

✔ Automação Smart-In G2

Uma das funcionalidades do Sismotel é a automação Smart-In G2. Ela consiste em um equipamento que permite que a energia elétrica da suíte só seja liberada após a sua locação pelo software. Ou seja, a suíte só é utilizada quando o cliente efetivamente chega ao motel e é registrado no seu sistema.

Dessa forma, essa tecnologia elimina as locações fraudulentas e ainda permite a economia de energia elétrica de até 35%. O equipamento, que pode ser instalado em todas as suas suítes, também é capaz de automatizar a abertura dos portões de entrada e saída do motel e da garagem da suíte. Assim você pode utilizar leds para indicar o status de cada uma das suas suítes, otimizando o trabalho das camareiras.

✔ Operacional

Sem dúvida nenhuma, as rotinas operacionais do Sismotel são imbatíveis!

Ao longo dos seus quase 20 anos no mercado, o software passou e ainda passa, por um processo evolutivo constante baseado nas necessidades de motéis de todo o Brasil. Cada demanda específica é analisada, e caso haja viabilidade é implementada no software.

Isso fez com que o Sismotel se tornasse uma ferramenta que atende —  através das centenas de parametrizações — motéis de todos os portes, sejam com poucas suítes e baixo nível de gestão, ou uma grande rede de motéis.

✔ Gestão

No módulo gerencial do Sismotel você é capaz de acessar todos os dados relacionados ao funcionamento do seu estabelecimento. Isso inclui informações relacionadas ao faturamento, performance dos colaboradores (como recepcionistas e camareiras), lucratividade e venda de produtos.

Tudo isso em forma de relatórios gerenciais que possibilitam um controle completo das operações e ainda servem como embasamento para a tomada de decisões.

O Sismotel Analytics, é uma ferramenta web que complementa o módulo de gestão do Sismotel. Com indicadores de resultados, relatórios (evolução de vendas, faturamento, curva abc e outros), gráficos, mapa de calor e um dashboard completo, que se tornou uma parte importante do conjunto de recursos oferecidos pelo Sismotel ao moteleiro.

✔ Financeiro

Se a necessidade do gestor é ter uma gestão financeira completa, o Sismotel tem! O contas a pagar e a receber vinculados ao controle bancário fazem parte desse módulo. Diversos relatórios detalhados de toda movimentação financeira do motel complementam essa funcionalidade.

✔ Estoque

O Sismotel também tem um módulo de gestão de estoques. Nele, é possível controlar múltiplos estoques, visualizar todos os produtos adquiridos, lote, preço de custo e de venda, kardex e, até mesmo, prazo de validade de cada um deles.

Dessa forma, é possível ter controle dos produtos e insumos de maneira simples e segura. Outro destaque vai para a Reposição de Turno Otimizada, um recurso que facilita o dia a dia do responsável pela reposição de estoque no encerramento de turno.

✔ Fiscal

O Sismotel tem um módulo específico para o controle fiscal do seu motel. Ele permite a emissão e controle de todas as notas fiscais do seu negócio e ainda tem integração com o sistema SPED.

Para a contabilidade do motel, o Sismotel dispõe uma área exclusiva, no portal web, que permite a consulta de todas as notas emitidas, seja NFC-e ou NFS-e, com possibilidade de download de todos os xmls.

✔ Autoatendimento

Já pensou em garantir um atendimento totalmente automatizado para os seus clientes, sem nenhum contato com os seus colaboradores? Então, saiba que essa é outra funcionalidade do Sismotel.

Isso porque ele tem um módulo de autoatendimento no qual o cliente visualiza fotos, preços e descrição de cada uma das suítes disponíveis em uma tela touchscreen, podendo escolher a favorita e ser direcionado até ela, sem a necessidade de intervenção da recepcionista.

Isso gera uma redução de custos para o motel e otimiza a entrada e saída de clientes. Também, traz mais conforto e comodidade para os clientes, garantindo também a privacidade e discrição.

✔ KDS – Sistema de exibição de cozinha

No módulo KDS, a cozinha do motel pode visualizar todos os pedidos realizados pelos clientes por meio de um monitor, evitando a necessidade de emissão de comandas e manutenção de impressoras, gerando assim uma significativa redução de custos.

Nele, também são registrados o tempo de produção, possíveis pedidos especiais por parte dos clientes e prioridade de cada um.

Após a finalização do pedido pelo cozinheiro, um processo chamado de análise de produtividade se inicia, pois o sistema calcula os tempos, baseado no cadastro do produto e no tempo de deslocamento entre a cozinha e a respectiva suíte, de produção e entrega do pedido ao cliente para análise futura do gestor.

✔ Conta Monitor e Autoliberação

O Sismotel também tem um módulo de Conta Monitor, que permite com que o cliente veja em um monitor, instalado na saída do motel, o resumo da sua conta de forma rápida e simples, inibindo possíveis fraudes por parte de colaboradores ao receber do cliente.

Juntamente com a facilidade na entrega e pagamento da conta, o módulo de Autoliberação traz mais comodidade e agilidade para o cliente. Ele permite que, após o pagamento da conta dentro da suíte, o cliente receba um código de barras que deve ser apresentado a um leitor na saída do motel.

Nesse momento, a camareira recebe um aviso de que a suíte deve ser liberada e, após a conferência, o portão de saída é aberto para o cliente, caso haja a automação Smart-IN.

✔ Integrações

O Sismotel pode ser totalmente integrado com alguns sites de compras coletivas e descontos como o Guia de Motéis, permitindo a liberação de cupons de desconto e, até mesmo, reservas por meio do Guia GO. O mesmo acontece com o Peixe Urbano, permitindo a realização de consultas, descontos e baixas automáticas de cupons de ofertas.

✔ Programa de fidelidade

O Sismotel tem um módulo específico para a criação de um programa de fidelidade para o seu motel. Nele, é possível criar um programa completo, incluindo todas as regras de geração de crédito e resgate por parte dos clientes.

Esse programa de fidelidade pode ser implementado no motel de forma offline ou online através da plataforma Fidelidade Web, um subproduto Sismotel que consiste numa plataforma web que pode ser integrada a outros softwares, além do Sismotel.

✔ Sismotel no celular

O Sismotel oferece a opção de um aplicativo — APP Sismotel Analytics — para controle de toda a gestão do seu estabelecimento. Ele pode ser instalado no seu celular e também no do seu gerente, caso você julgue necessário. Dessa forma, é possível ter acesso a todos os dados operacionais do seu motel a qualquer hora e de qualquer lugar.

Além disso, também há o APP Sismotel Mobile. Ele deve ser instalado nos celulares dos colaboradores e permite a realização de processos operacionais do motel de forma moderna e confiável. Nele, é possível realizar a liberação da suíte, emissão de conta digital, reposição de itens vendidos, limpeza e vistoria.

Os diferenciais e as vantagens do Sismotel

O Sismotel pode oferecer uma série de diferenciais e vantagens para o seu negócio. Descubra agora quais são os principais deles.

  • desenvolvido especificamente para o setor moteleiro;
  • por estar no mercado a mais de 18 anos, possui recursos e possibilidades que atendem todos os perfis de motel;
  • oferece suporte 24 horas com profissionais altamente qualificados;
  • pioneiro na integração com o Guia de Motéis;
  • é organizado em módulos, o que significa que você pode adaptar o software às suas necessidades;
  • reduz custos operacionais e garante mais segurança para você, seus clientes e colaboradores;
  • permite aumentar a produtividade do seu time;
  • é um software desktop com diversos recursos web e mobile, completo para o seu motel;
  • garante a qualidade do serviço oferecido aos clientes.

Como você pôde perceber, o Sismotel pode ser seu maior aliado na hora de investir na gestão de qualidade no seu motel. Afinal, ele é um software completo, que já gera resultados comprovados em diversos estabelecimentos, como é o caso do Recanto Motel (ES), Rede Baron Motéis (PR), Rede Tropical de Motéis (RJ) e Motel Finni (PE).

Então, entre em contato com a gente e faça um orçamento agora mesmo!

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Caracteristicas do novo gestor moteleiro

Em um mercado competitivo, buscar por alternativas para se destacar, atrair novos clientes e fidelizar os atuais é fundamental para se manter em alta. Nesse sentido, a gestão de motéis tem ganhado novos rumos, especialmente porque os empreendedores — que antes não se identificavam como gestores — passaram a ter uma visão mais estratégica, buscando por soluções que contribuam tanto para o funcionamento do negócio quanto para a satisfação dos clientes.

Por essa razão, elaboramos este conteúdo para você conhecer quais são as principais características desse novo perfil, de modo que possa se inspirar para também buscar por novos caminhos em seu motel. Boa leitura!

Aprendizado contínuo

Seja qual for o ramo de atuação, buscar por capacitação é essencial para entender como está o mercado na nossa atual conjuntura. Isso pode ser feito para trazer inovação aos clientes, além de correr atrás de referências do que tem dado certo em outros empreendimentos.

Em uma gestão de motéis, por exemplo, é necessário entender se aquele faturamento vai ao encontro do que os concorrentes têm conquistado, quais passos seguir para que haja uma redução de custos, além de conhecer ferramentas que disponibilizam facilidades para o dia a dia.

Hoje, existem sistemas que evitam fraudes, economizam energia nas suítes e ainda controlam todo o estoque do motel. Dessa forma, você conquistará resultados mais expressivos, especialmente ao evitar riscos comuns desse tipo de gestão.

Formar uma equipe de qualidade

A equipe de qualidade é aquela que se preocupa, em primeiro lugar, com o bem-estar dos clientes e também com o crescimento do negócio. Contar com colaboradores que são engajados e motivados a trazer novas soluções trará ganhos para os seus números e também contribuirá para a redução de custos — afinal, demitir e contratar profissionais é sinônimo de dinheiro gasto.

Uma dica para manter esse alinhamento entre gestão e colaboradores é a realização de reuniões mensais. Apresente quais foram os principais pontos positivos daquele período e o que pode ser melhorado, além de explicar como cada função contribuirá para chegar aos resultados pretendidos.

Oferecer os melhores serviços

Como dito, entender como a concorrência tem trabalhado é essencial para que você possa aplicar as estratégias que mais condizem com o seu negócio. No entanto, é preciso analisar as ações que, de fato, vão gerar identificação com o seu público.

Exemplo: não é porque o seu concorrente faz sucesso com uma suíte com o tema X que você também fará, uma vez que a localização influencia bastante para a formação do público. O ideal é fazer uma pesquisa de satisfação e buscar um feedback entre os seus próprios clientes sobre o que pode ser aperfeiçoado e quais são os melhores serviços oferecidos pelo seu motel.

Neste conteúdo, você pôde entender mais sobre gestão de motéis, além de conhecer quais são as características que esse perfil tem assumido nos dias de hoje. O ideal é contar com um bom planejamento e entender quais estratégias serão eficazes para a sua realidade. Assim, pode ter certeza que o sucesso será garantido.

Ainda, abordamos sobre sistemas que trazem facilidades para o dia a dia. Caso deseje saber mais, entenda quais setores do motel são influenciados pela tecnologia de gestão.

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Quais são os tipos de indicadores de desempenho

Indicadores de desempenho nada mais são que ferramentas para avaliar a performance da sua empresa em vários aspectos ao longo do tempo. Por meio desses resultados, é possível verificar se o negócio está no caminho certo para alcançar seus objetivos ou não. Em caso negativo, o gestor deverá rever suas estratégias para encontrar uma solução mais viável para o seu problema.

Existem vários tipos de indicadores de desempenho que é preciso acompanhar. Contudo, neste artigo listamos os principais para você saber se o seu motel tem um bom progresso ou precisa repensar suas ações. Continue a leitura e confira!

Indicadores de produtividade

Os indicadores de produtividade medem a quantidade de recursos que o seu motel emprega para oferecer os melhores serviços aos seus clientes. Ou seja, ele vai avaliar a eficiência e o rendimento dos processos realizados no negócio.

Quando falamos em recursos, nos referimos a recursos de mão de obra, financeiros, especiais, temporais etc. É importante acompanhá-lo de perto para saber se a qualidade dos serviços prestados têm agradado o consumidor final, isto é, se ela atende aos desejos e necessidades dos seus clientes.

Indicadores de qualidade

Esses índices apontam os processos que não estão em conformidade com as exigências da sua empresa. Nesse sentido, é muito importante observar a percepção dos seus clientes sobre os serviços prestados.

Nesse momento, são consideradas todas as reclamações e insatisfações do seu público em relação ao seu serviço. Com esses dados em mãos, será possível trabalhar para melhorar a experiência do cliente para que ele se sinta mais confortável e contente em seu motel. Assim, diminuem-se as chances de ele se tornar um detrator da sua marca e atrasar o crescimento do seu negócio.

Acredite, um cliente insatisfeito pode trazer muitos prejuízos a uma empresa. O famoso marketing “boca a boca”, quando tem um efeito negativo, diminui as chances de atração de novos clientes e reduz a fidelização. Afinal, se o consumidor não teve uma boa experiência em seu motel, dificilmente ele voltará, certo?

Indicadores estratégicos

Esse tipo de indicativo traz informações muito relevantes para um planejamento estratégico. Afinal, ele indicará se todas as metas foram atingidas e quais ainda não foram alcançadas.

Em suma, esse indicador apontará a real situação do seu motel. Dessa forma, você poderá melhorar a sua tomada de decisão com base em dados reais, a fim de evitar equívocos que podem comprometer o bom desenvolvimento do seu negócio. Com base nesse indicador, suas decisões serão mais inteligentes e você poderá encontrar uma maneira viável de fazer com que o seu negócio cresça de maneira sustentável.

Agora você já conhece os principais tipos de indicadores de desempenho que podem ser aplicados em seu motel. Ao colocá-los em prática, você saberá como agir para fazer com que o seu negócio cresça e continue a oferecer uma boa experiência aos seus clientes.

Você sabia que a tecnologia pode auxiliá-lo a otimizar a análise do seu negócio? Veja como softwares podem ajudar a analisar os indicadores do seu motel!

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Curva ABC Estoque Motel

A curva ABC, também conhecida como Diagrama de Pareto, é uma metodologia de gestão de estoque amplamente utilizada por negócios em diversas áreas. Ela propõe que você classifique os produtos disponíveis no seu estoque em três categorias, de acordo com o nível de importância estratégica que cada um deles possui. As categorias são:

  • classe A: produtos mais importantes, ou seja, que geram mais lucro para o seu negócio;
  • classe B: produtos de nível intermediário, com demanda relativamente alta mas que não geram tanto lucro para o motel;
  • classe C: produtos de menor relevância que precisam ser mantidos no estoque, mas não possuem grande saída ou participação no lucro total do estabelecimento.

Qual a importância da curva ABC para a gestão de estoque de motel?

Você já deve ter percebido que existem diversos métodos que podem ser utilizados para realizar a gestão de estoque no seu motel. Cada um deles oferece benefícios diferentes, porém a curva ABC representa um diferencial nesse aspecto, sendo capaz de evidenciar se o mix de produtos oferecidos no cardápio do seu motel está gerando valor para o negócio.

Isso porque, em uma metodologia tradicional, você é capaz de contabilizar a quantidade de cada um dos produtos que foram vendidos ao longo de um período. Porém, ele não indica a lucratividade de cada um deles e o quanto eles são capazes de agregar valor para o negócio.

Já a curva ABC é capaz de fazer isso. Ela mostra os produtos que oferecem, na prática, uma lucratividade maior em relação ao faturamento do negócio. Com isso, ela embasa a tomada de decisão em relação a quais mercadorias você deve manter em estoque. Pode ser, por exemplo, que o motel venda maior quantidade de um produto X, que oferece uma lucratividade menor, deixando de lado um produto Y, cuja margem de lucro é muito maior e que pode dar menos trabalho em mantê-lo no estoque.

Como funciona a curva ABC na prática?

Na prática, a curva ABC de estoque funciona da seguinte forma: você cria um relatório ou planilha que indique a quantidade de cada um dos produtos que vendeu nos últimos meses, seguido do valor unitário e total de cada um. A partir disso, você deve calcular qual o percentual de participação de cada um deles no seu faturamento.

Os produtos com maior participação nas vendas devem compor o primeiro grupo, chamado de classe A. Geralmente, esses produtos são os que, somados, representam 80% do seu faturamento. Portanto, se você perceber que os itens de café da manhã e as bebidas alcoólicas, juntos, representam a maior parte do seu faturamento total, eles devem ser os produtos da classe A.

A partir disso, é necessário fazer o mesmo para alocar os itens do estoque na classe B e C da sua curva. O segundo grupo deve representar, aproximadamente, 15% do faturamento, enquanto o terceiro se aproxima de 5% do total.

Como o Sismotel auxilia na criação da curva ABC do seu estoque?

O Sismotel é um software de gestão criado especificamente para o setor moteleiro. Ele possui uma série de funcionalidades que podem otimizar os processos internos do seu motel e, até mesmo, melhorar diretamente o atendimento aos seus clientes.

Um dos módulos do Sismotel é a gestão de estoque. Nele, você é capaz de analisar a Curva ABC de Estoque do seu motel de forma automática, por meio da emissão de um relatório baseado nas vendas do seu estabelecimento. Tudo isso é feito em um layout bastante amigável, fácil de ser analisado por ter todas as informações organizadas de forma visual, clara e simples.

Essa funcionalidade está disponível com atualizações em tempo real na aba “Gerencial” do seu software. Ele também pode ser acessado de qualquer lugar, por meio da plataforma Web Sismotel Analytics ou através pelo App Sismotel Analytics disponível para Android e iOS.

Quais são os outros diferenciais do Sismotel na gestão de estoque?

Além da curva ABC, o Sismotel ainda oferece uma série de outras funcionalidades que podem ser grandes aliadas na gestão de estoque do seu estabelecimento. São elas:

  • controle de múltiplos estoques: você é capaz de controlar diversos estoques em um só lugar, mesmo que eles estejam alocados em locais diferentes;
  • reposição otimizada: no momento de encerrar o turno de trabalho, o software permite que você realize a reposição de mercadorias no sistema sem a necessidade de digitação de todos os itens vendidos a serem repostos;
  • kardex: permite que você analise a movimentação das mercadorias no seu estoque utilizando a metodologia mais famosa nesse sentido;
  • inventário: você é capaz de acessar o inventário de todos os produtos disponíveis em estoque no seu motel a qualquer momento;
  • montagem de kits: o Sismotel permite que você derive os produtos em estoque para montar kits padronizados ou personalizados para os seus clientes;
  • gerenciamento entre filiais: você ainda é capaz de gerenciar um estoque entre as filiais do seu motel, caso possua mais de um estabelecimento na mesma rede.

Contar com uma metodologia de gestão de estoque eficiente e que potencialize o faturamento do seu motel é essencial para o sucesso do estabelecimento. A curva ABC de estoque é uma das melhores metodologias nesse aspecto, oferecendo diferenciais em comparação com os outros métodos. O software Sismotel pode ser seu maior aliado, oferecendo uma forma simples e dinâmica de criar e gerenciar a sua curva ABC.

Portanto, entre em contato com a gente agora mesmo e conheça todas as funcionalidades do Sismotel!

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Legislação de motel

Em qualquer negócio, é essencial estar atento à legislação de forma a garantir que todos os processos ocorram dentro da lei e a evitar problemas com órgãos governamentais. O seu motel não é diferente, o que significa que você também precisa estar atento a esses elementos.

No entanto, quando se fala em motéis, há uma série de especificidades legais, principalmente no que se refere aos direitos dos consumidores e às reservas. Afinal, esse é um tipo de negócio bastante particular, com um atendimento aos clientes e horários de funcionamento específicos.

Você sabe quais são os pontos mais importantes da legislação de motel? Continue a leitura e descubra agora mesmo!

As leis que regulamentam o funcionamento de motéis

O primeiro ponto que você precisa entender sobre a legislação de motel é que não existe uma lei federal que trate exclusivamente sobre motéis. A única legislação sobre o assunto trata a respeito da proibição da entrada de crianças e adolescentes nesse tipo de estabelecimento, mas não há nada sobre regras de funcionamento.

Quem regulamenta o funcionamento desse tipo de negócio é o estado (ou os municípios). Além disso, algumas leis referentes aos hotéis podem ser aplicadas no setor moteleiro, dependendo do modelo de negócio proposto pelo empreendedor. Portanto, para entender a legislação de motel, é importante unir elementos do setor hoteleiro com leis próprias da região na qual você mantém um estabelecimento.

As leis do setor hoteleiro e a aplicação para motéis

A principal lei referente ao setor hoteleiro é a Lei nº 11.771, referente aos serviços de turismo. Uma das suas subseções trata acerca de meios de hospedagem, o que inclui hotéis, pousadas e outros estabelecimentos do tipo.

Os motéis não são, originalmente, considerados como meios de hospedagem. No entanto, os novos conceitos no setor moteleiro — como Urban Resort e Retrofit — e a atuação desses estabelecimentos, principalmente durante os grandes eventos que aconteceram no Brasil nos últimos anos, fazem com que a ABMotéis — Associação Brasileira de Motéis — esteja lutando por esse reconhecimento junto ao Ministério do Turismo.

É, portanto, importante que você entenda alguns aspectos dessa legislação. Os principais são:

  • necessidade de obter uma licença de funcionamento perante os órgãos governamentais;
  • necessidade de cumprir regras de segurança contra os riscos aos quais podem ser expostos os colaboradores e clientes;
  • necessidade de cadastro no Ministério do Turismo, o que é exigido para hotéis, mas ainda não é uma exigência para a maioria dos motéis.

Uma curiosidade acerca dessa lei é a exigência, por parte do Ministério do Turismo, de que os meios de hospedagem forneçam relatórios com taxa de ocupação, perfil dos hóspedes, permanência média, entre outros indicadores.

O direito do consumidor aplicado a motéis

Outra legislação que deve ser levada em consideração no setor moteleiro é o Código de Defesa do Consumidor. Afinal, o motel é um estabelecimento comercial que presta serviço à sociedade. Dessa forma, os seus clientes se enquadram na descrição de consumidores e, por isso, precisam ter respeitados os seus direitos.

Entenda, agora, os principais aspectos dessa legislação:

  • os consumidores têm direito à proteção, o que significa que você é responsável pela eliminação de possíveis riscos que o seu motel possa oferecer;
  • os seus clientes também têm direito à informação, de forma a tomarem decisões sobre consumir ou não determinado serviço sem nenhum impedimento;
  • a propaganda enganosa ou as práticas abusivas são proibidas segundo essa legislação;
  • o cliente também precisa ser protegido contra qualquer dano patrimonial ou moral dentro do seu motel.

Além do Código de Defesa do Consumidor, é importante que você também esteja atento a alguns outros elementos relacionados aos direitos do seu cliente. Em primeiro lugar, o artigo 649 do Código Civil afirma que os meios de hospedagem são responsáveis por qualquer furto de pertences de clientes que estejam no local.

Como há essa brecha em relação a motéis serem ou não meios de hospedagem, é importante que você esteja sempre atento a essa possibilidade e busque formas de proteger os seus clientes.

Contabilidade básica para motéis

A legislação de motel nos estados brasileiros

Essas são as obrigações do seu motel segundo a legislação nacional, mas existem outros elementos que devem ser considerados de acordo com a região onde você atua. A vistoria sanitária, por exemplo, é uma exigência da maioria dos estados brasileiros, com uma série de critérios que precisam ser avaliados para garantir que o seu motel está em perfeitas condições em relação à saúde e à higiene.

Também existem cidades que determinam regiões nas quais os motéis não podem ser instalados, dando preferência para a zona rural. Além disso, é importante que você esteja atento a esses aspectos de forma a evitar investir em uma região na qual o seu negócio não pode ser instalado.

Para além disso, alguns estados têm leis curiosas a respeito do setor moteleiro. Em 2017, no Rio de Janeiro, por exemplo, um projeto de lei propôs a exigência de nome completo e CPF de todos os clientes que desejassem utilizar um motel. Isso trouxe polêmica para o setor, uma vez que essa exigência podia comprometer o sigilo dos estabelecimentos com os clientes. No município de São Paulo é obrigatório a retenção da identidade dos clientes durante a sua estada no motel.

Já no estado de Pernambuco, a legislação exige que os motéis garantam acessibilidade em suas suítes. A exigência é de que, pelo menos, 2% das suítes sejam adaptadas. Apesar do baixo percentual, essa foi uma grande conquista para as pessoas que apresentam alguma dificuldade de mobilidade.

Já na Bahia, há uma exigência de que todos os serviços de hospedagem — incluindo os motéis — que ofereçam café da manhã incluso no valor da diária, tenham uma opção adequada para pessoas com diabetes.

Portanto, como você pôde perceber, a legislação de motel é bastante complexa. Isso porque esse estabelecimento apresenta características muito particulares, podendo ou não ser enquadrado como um serviço de hospedagem.

Dessa forma, além de ficar atento à legislação da sua localidade, você pode investir também em tecnologia no seu motel. Isso porque existem ferramentas que podem ser suas maiores aliadas na hora de atender às exigências legais e, até mesmo, fiscais do seu motel, garantindo o total cumprimento do que é exigido, evitando problemas com órgãos governamentais.

Gostou do artigo sobre legislação de motel? Então, aproveite para ler mais um conteúdo do nosso blog e descubra como aumentar o ticket médio em motéis.

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  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

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