• Home
  • Blog
  • 5 dicas de contabilidade na gestão de motéis

5 dicas de contabilidade na gestão de motéis

5 dicas de contabilidade na gestão de motéis

Como está a saúde financeira do seu negócio? Tem dúvidas se está tudo certo e quer saber como analisar a situação? Uma forma de fazer isso mais facilmente é conhecendo dicas de contabilidade para motéis. Elas podem ajudar a reduzir gargalos que atrapalham o crescimento financeiro do seu empreendimento.

Problemas nessa área podem gerar questões como bitributação, punições da Receita Federal, pagamento de multas, entre outros prejuízos. Por isso, além de ter uma boa parceria ao seu lado, é essencial dominar os principais temas relacionados ao assunto.

Confira mais a seguir e tire suas dúvidas!

1. Conheça os regimes tributários

Esse é um ponto importante, principalmente, para quem está começando a abrir o seu motel, por influenciar na escolha adequada do regime tributário. Falhas nesse aspecto podem levar a prejuízos graves em seu negócio.

Hoje, estão disponíveis três opções:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Real;
  • Lucro Presumido.

Cada um deles terá suas regras, obrigações fiscais e alíquotas específicas. Porém, um ponto já é possível adiantar: geralmente, o Simples Nacional é mais adequado para empresas de pequeno e médio porte. Já negócios maiores tendem a se enquadrar no regime de Lucro Real e Presumido.

Contabilidade básica para motéis

2. Entenda mais sobre planejamento tributário e contábil

O planejamento tributário e contábil é mais uma das dicas de contabilidade fundamentais que você deve seguir, principalmente no começo do seu motel. Isso ajuda a traçar estratégias mais sólidas de crescimento e evita um erro comum na etapa inicial dos negócios — dar um passo maior do que o possível no momento.

Esse planejamento permite visualizar o aumento das demandas conforme o crescimento, ou seja, identificando os investimentos necessários na contratação de funcionários, reformas estruturais e, até mesmo, a abertura de uma nova unidade.

Nesse momento de expansão, a tendência é que as exigências fiscais aumentem e, até mesmo, dependendo da situação, o regime tributário precise ser alterado. Por isso, o planejamento é fundamental para seguir as obrigações adequadamente e garantir que cada novo passo seja sustentável, financeiramente, em seu motel.

3. Priorize a eficácia operacional

Outro ponto importante é saber como melhorar a eficácia operacional do seu motel. Isso significa otimizar processos internos que podem impactar diretamente no orçamento e no balanço contábil.

Por exemplo, se há alguma falha nos processos na cozinha, podem ocorrer mais desperdícios e, consequentemente, maior gasto para repor insumos. A longo prazo, isso impacta a gestão contábil e, também, sua rentabilidade.

Por isso, é fundamental encontrar formas de otimizar processos em diferentes frentes — e não só sobre gestão financeira e contábil. Além do impacto positivo nas finanças, isso ajuda a potencializar a experiência do cliente.

4. Automatize processos

Alguns erros comuns na área contábil podem ser resolvidos com a automação de processos. Isso ajuda a evitar falhas humanas e o retrabalho, além de otimizar o tempo gerencial, entre outros pontos que podem atrapalhar sua gestão.

Entre as ações fiscais que podem ser automatizadas em um motel, estão:

  • agendamento de pagamentos;
  • conciliação de pagamentos no cartão de crédito e débito;
  • controle bancário;
  • controle de despesas recorrentes e parceladas.

5. Tenha a tecnologia como aliada

Tanto no planejamento tributário e contábil quanto na automação de processos do setor moteleiro, será importante contar com o apoio de tecnologias. E escolher softwares criados especificamente para esse mercado contribui para uma gestão completa, personalizada e voltada às suas demandas.

Neste artigo, você viu 5 dicas de contabilidade que serão essenciais para o crescimento a médio e longo prazo do seu motel. Adote-as e garanta uma ampliação sustentável da sua lucratividade.

Para mais conteúdos como esse, siga nosso perfil no Facebook, Instagram, LinkedIn e X e acompanhe todos os posts diretamente no seu feed!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

Quero enviar um depoimento