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5 dicas de como evitar retrabalho no motel

5 dicas de como evitar retrabalho no motel

Quer saber como evitar retrabalho no seu motel? Quando é necessário repetir processos, você precisa redirecionar recursos e pessoas para evitar prejuízos materiais e não atrapalhar a experiência dos seus clientes.

Ao longo do tempo, isso pode causar graves riscos para o seu negócio. Por isso, se você está sofrendo com falhas nos processos do seu motel, continue a leitura e conheça 5 dicas que ajudarão a minimizar esse tipo de problema.

1. Capacite os profissionais

A capacitação profissional é um dos pontos mais importantes para evitar a repetição de falhas que levam a excesso de retrabalho no seu negócio. Isso vale tanto para garantir um nível de qualidade com maior excelência quanto, também, para que os profissionais estejam alinhados com os processos internos do motel.

Por exemplo, um profissional pode ter experiência no setor moteleiro, mas em empreendimentos que realizam processos de outra forma. E, muitas vezes, isso pode entrar em conflito com a sua gestão e gerar falhas que exigem retrabalho ao longo do tempo.

Com o treinamento e capacitação, é possível alinhar esses colaboradores com os padrões do seu motel e evitar que esses erros aconteçam. Além disso, esse é um momento importante para conversar sobre eventuais dúvidas que eles tenham e que podem atrapalhar a realização das atividades.

2. Estabeleça um padrão de qualidade interno

Quando os profissionais entendem, de forma clara, o padrão interno a ser seguido, fica muito mais fácil estar alinhado com isso. Vale, um exemplo sobre o atendimento ao cliente.

Quando há um documento, o POP (Procedimento operacional padrão) por exemplo, que estabelece o padrão exigido para esse aspecto, todos os profissionais sabem exatamente como agir, até mesmo em cenários de crise. Com isso, você pode evitar prejuízos e a necessidade de refazer processos relacionados com essa questão.

3. Melhore a comunicação interna

A comunicação interna é um ponto que, quando fortalecido, reduz a necessidade de retrabalho. Isso porque ela pode potencializar a compreensão de todos os colaboradores sobre os seus respectivos papéis e o que se espera deles.

Por exemplo, ao optar por um sistema que possibilite trocas de mensagens internas, um profissional pode conferir a mensagem enviada e certificar-se do que foi pedido. Caso tenha dúvidas, consegue acionar a gestão imediatamente.

Isso reduz as chances de que, por dificuldade de acesso à liderança, a pessoa tome uma decisão equivocada (por exemplo, a liberação da saída de um cliente em um momento no qual há alguma divergência e isso não poderia acontecer). Portanto, traga medidas que impulsionam a comunicação interna.

4. Atualize os processos internos

Boa parte do retrabalho em motéis vem de processos defasados, que já poderiam ter sido atualizados e automatizados. Quer ver um exemplo? Falhas em reservas feitas manualmente podem ser recorrentes em espaços que ainda não adotaram um software que permita a reserva online.

Isso pode impactar seriamente a experiência do cliente, principalmente se ocorrer em datas comemorativas especiais (como Dia dos Namorados, por exemplo).

Sistema para motel

5. Tenha uma ferramenta própria para gestão de motel

Muitos dos pontos anteriores podem ser resolvidos com uma ferramenta própria para a gestão de motéis. Com ela, é possível automatizar processos manuais que podem incorrer em falhas humanas, além de proporcionar mais agilidade nesse tipo de ação.

Outros benefícios para evitar retrabalho proporcionados por uma solução específica para esse segmento são:

  • automação que diminui chances de ações fraudulentas;
  • controle de entrada e saída no motel liberado de forma automatizada apenas após a conferência para saber se não há problemas;
  • autoatendimento;
  • automação de tarefas administrativas;
  • reserva online feita diretamente pelo cliente;
  • controle de pontos internos, favorecendo as políticas de qualidade instituídas pela gestão, e muito mais.

Apostar nessas dicas para evitar retrabalho no motel ajuda a manter a eficiência operacional e prevenir problemas que prejudiquem a experiência do cliente. Nesse cenário, investir em tecnologias mais modernas para seu negócio pode fazer uma verdadeira revolução na gestão do seu empreendimento.

Quer conhecer mais sobre as principais tecnologias que podem ser adotadas nesse segmento? Confira um artigo completo sobre o assunto.

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

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