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Automação de tarefas em motéis: benefícios e como implementar?

Automação de tarefas em motéis: benefícios e como implementar?

A automação de tarefas hoje é mais do que apenas um diferencial competitivo: ele é responsável por proporcionar uma potencialização da eficiência operacional em motéis e, consequentemente, potencializar resultados não só financeiros, mas também de otimizar a experiência do cliente.

Para que tudo flua bem, é fundamental entender bem o que é o conceito de eficiência operacional. Além disso, é preciso compreender como ele proporciona benefícios para os motéis e como a automação auxilia em sua adoção. Boa leitura.

O que é eficiência operacional?

A eficiência operacional trata-se do conjunto de ações, técnicas de gestão, estratégias, uso de ferramentas, entre outros pontos, cujo objetivo é otimizar o desempenho de um negócio. A ideia é conseguir potencializar ao máximo sua produtividade com menos custos e redução do tempo para cada etapa produtiva.

Qual a relação entre eficiência operacional e automação de processos?

A automação de processos tem uma ligação muito próxima com a eficiência operacional. Afinal, a partir do momento em que é possível diminuir a necessidade de realização manual de determinados processos, é possível que seus profissionais possam se dedicar a outras questões que podem potencializar a experiência do cliente.

Por exemplo, a partir do momento em que é possível automatizar processos de check-in e checkout, o atendente pode ter uma maior atenção para tirar dúvidas e realizar um atendimento ao cliente diferenciado, que pode ser um ponto de destaque do seu negócio em relação aos concorrentes.

E aqui estamos falando ainda apenas sobre os pontos mais próximos ao público. Podemos incluir, ainda, questões como gerenciamento automatizado de estoque do seu motel, controle de reservas, controle de limpeza das suítes, entre outros pontos.

Com isso, processos importantes podem ser gerenciados e otimizados de forma automatizada, garantindo maior fluidez nas atividades, redução de gargalos e evitando erros críticos que podem atrapalhar a experiência do seu público.

Como a automação de processos pode ser implementada em motéis?

Para ajudá-lo a entender a dimensão de como a automação de processos pode ser importante para a eficiência operacional em motéis, separamos alguns exemplos de como ela pode auxiliar nas dinâmicas internas do seu negócio. Veja a seguir.

Sistemas inteligentes de monitoramento

Com soluções com módulos inteligentes de monitoramento, é possível acompanhar diversos indicadores e pontos importantes, reduzindo problemas com fraudes e segurança em seu motel, proporcionando confiabilidade e comodidade aos clientes.

Algumas funcionalidades que fazem parte dos módulos de sistemas inteligentes e que são importantes de serem implementadas são:

  • automação no uso de energia elétrica, fazendo todo o desligamento no momento de saída do cliente e reduzindo desperdícios;
  • sensores em portas e portões para entrada e saída do espaço;
  • implementação de suítes inteligentes.

Gerenciamento de estoque

Auxilia a reduzir perdas desnecessárias e ter controle real sobre o estoque do motel. Com isso, evita-se, por exemplo, falhas que podem comprometer, inclusive, a liberação para uso das suítes.

Imagine a seguinte situação: caso ocorra algum equívoco e um determinado item do frigobar não seja devidamente reposto, por falta em estoque, após o checkout de um cliente, isso pode desencadear problemas significativos para a próxima locação da mesma suíte. A falta desse produto pode resultar em desconforto para os hóspedes seguintes, comprometendo a experiência geral e impactando negativamente a reputação do estabelecimento.

Checkout inteligente

Com a automação, é possível proporcionar um checkout mais ágil e discreto para o cliente. Por exemplo, ele pode solicitar a liberação da suíte para a saída e, por meio do processo de automação, o profissional responsável realizar a conferência de consumo e liberar a suíte para saída.

Ele pode realizar o processo de pagamento digital a partir da liberação do pagamento, facilitando sua saída, sem precisar passar pelo processo com atendente físico, como é feito tradicionalmente. E por meio da automação do portão, após a conferência da placa, ter sua saída liberada. Tudo isso proporciona uma experiência mais ágil, com maior privacidade e conforto para os consumidores.

Quais os benefícios para os motéis?

Investir em eficiência operacional alinhada com a automação de processos pode ser responsável por alavancar os resultados do seu negócio. Confira a seguir alguns dos benefícios que podem ser sentidos a médio e longo prazo.

Aumento da lucratividade

Um benefício importante é o aumento da lucratividade do seu negócio. Afinal, será possível fazer mais tarefas com menos demanda de recursos e tempo gasto para cada uma delas.

Além disso, ao diminuir erros que podem proporcionar prejuízos, você reduz perdas financeiras que, a longo prazo, podem prejudicar seriamente o fluxo de caixa e reduzir margem de lucro (por exemplo, perdas de itens do estoque por problemas com validade).

Redução de erros

Muitos processos internos em um motel falham por serem feitos manualmente. Quando eles são feitos automatizadamente, é possível evitar que este tipo de situação ocorra e garanta maior eficácia a longo prazo.

Por exemplo, o esquecimento de desligar equipamentos de uma suíte pode gerar um aumento no consumo de energia e, ao final de um período, impactar seriamente o fluxo de despesas. Com a automação do funcionamento do sistema elétrico, isso pode ser evitado.

Agilidade no atendimento ao cliente do motel

Muitas experiências do cliente com o motel podem ser demoradas, desconfortáveis ou, ainda, expor a pessoa mais do que ela gostaria. Com a possibilidade da automação de processos, é possível reduzir esses pontos sem perder a confiabilidade dos processos.

Por exemplo, é possível realizar um self-checkout, sem contato humano, com a liberação feita de forma automatizada no portão para saída. E tudo isso com o mínimo de risco de fraudes — desde que você conte com as melhores tecnologias de automação para este fim.

Concede experiência personalizada para o cliente

Hoje o setor moteleiro precisa investir em experiências personalizadas para potencializar o engajamento do frequentador com o espaço e aumentar a fidelização. E com a possibilidade da automação, isso se torna mais eficiente.

Alguns exemplos são:

  • conectividade para o cliente, com Wi-Fi de alta velocidade, espelhamento da tela do celular com a Smart TV, entre outras possibilidades;
  • reserva online feita por app pelo cliente;
  • segurança reforçada com automação de entrada e saída;
  • personalização da ambientação por meio do painel digital e aplicativo Autonav;
  • comanda digital por meio de QRCode.

Para ter todos os benefícios da união de automação de tarefas e eficiência operacional, é preciso ter tecnologias que ofereçam essa possibilidade, alinhadas com as principais tendências do momento para o setor moteleiro.

Com o Sismotel, é possível ter uma automação precisa, reduzindo custos operacionais e explorando experiências totalmente novas para seus clientes. Leve seu motel para um novo patamar com a adoção da transformação digital. O aumento de produção pode ultrapassar 80% com nosso sistema.

Entre em contato e saiba mais sobre como implementar o Sismotel em seu estabelecimento.

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

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