• Home
  • Blog
  • Motel x hotel: qual é a melhor escolha para você?

Motel x hotel: qual é a melhor escolha para você?

Motel x hotel: qual é a melhor escolha para você?

Um dos pontos mais importantes para uma viagem bem-sucedida é planejar o local em que repousará. A decisão entre motel e hotel pode influenciar toda a sua experiência, desde aspectos financeiros até o seu conforto e repouso.

Cada vez mais temos pessoas preferindo ficar em motéis como uma alternativa com custo-benefício atrativo quando há uma viagem de curtíssima duração. Mas quando essa é a melhor opção em comparação com um hotel?

Separamos os principais pontos a serem considerados ao fazer essa escolha entre motel x hotel. Confira a seguir.

Custo

O custo-benefício de se hospedar no motel, muitas vezes, é bem mais vantajoso do que a opção de hotéis, principalmente para momentos de curta duração (como poucas horas ou um dia).

O sistema de cobrança em hotéis é feito mediante diárias, com horário de entrada e saída, e pode não atendê-lo ou, então, gerar um custo maior do que o necessário para um período curto. Expliquemos de forma prática, com um exemplo.

Supomos que você chegue a um local às 7h e precise de um espaço para descansar, tomar um banho, se arrumar e ir para um compromisso e sua saída seja às 19h. Como a maioria dos hotéis trabalha com diárias que começam às 12h, provavelmente você precisaria fazer uma reserva com 2 diárias ou, então, solicitar a possibilidade de uma meia diária (algo que nem todos os espaços fazem).

Em um motel, com a tarifa cobrada por período, você consegue fazer sua entrada e saída dentro da faixa das 12h, oferecido por muitos espaços como uma possibilidade tarifária. Com isso, o custo final é bem menor.

Reservas de última hora

Outra diferença entre hotéis e motéis diz respeito à capacidade de fazer reservas de última hora, ou seja, quando você precisa contar com um local para ficar que não havia sido planejado anteriormente.

Suponhamos que precise fazer uma viagem urgente para resolução de problemas de trabalho. Muitas vezes, nos hotéis tradicionais, isso pode ser mais difícil pela própria dinâmica de hospedagem, com menos chances de ter quartos livres para entrada e saída no período desejado.

Com os motéis, por meio dos aplicativos de reserva, rapidamente é possível conferir a disponibilidade no espaço e ter um local para descansar antes de retornar para sua cidade, mesmo que faça isso em cima da hora para entrar no espaço.

Comodidade e experiência

Os motéis, principalmente com as mudanças que estão cada vez mais presentes no setor, promovem uma experiência diferenciada para os clientes: maior autonomia no check-in e checkout, autonomia para solicitação de serviços, suítes inteligentes, entre outras possibilidades.

E para quem está em busca, também, de maior conforto e infraestruturas únicas, o motel pode ser uma opção mais interessante. Por exemplo, como a piscina de uma suíte é exclusiva dela, você poderá desfrutar de um momento de relaxamento sem precisar dividir o espaço com outras pessoas que estão no local — o que não acontece com os hotéis.

Outros recursos que tendem a ser exclusivos ou, então, aparecem com maior frequência nos motéis e podem fazer parte da escolha entre um espaço e outro são:

  • pista de dança;
  • hidromassagem;
  • sauna;
  • piscina;
  • suítes temáticas;
  • cinemas na suíte;
  • climatização diferenciada.

 

Isso pode ser um critério, por exemplo, para escolher um lugar para ficar e celebrar datas importantes (como aniversários, despedidas de solteiro, chá de lingerie, aniversários de namoro e casamento, entre outros). Não será preciso sair para comemorar: é possível descansar e comemorar no mesmo espaço.

Ao escolher entre motel x hotel, é importante considerar esses pontos e quais deles fazem sentido para a experiência. E para os donos de negócios no segmento, para poder captar esses clientes, é importante entender como seu motel está inserido nesse contexto e potencializar ainda mais a experiência para quem escolhe essa opção ao definir um espaço para ficar.

Para isso, conte com o Sismotel. Entre em contato e vamos conversar sobre como potencializar a experiência do cliente e tornar-se ainda mais atrativo nesse cenário.

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

Quero enviar um depoimento