Feedback de clientes: como utilizá-los para aprimorar os serviços do motel?
O feedback de clientes é sempre bem-vindo para aprimorar os serviços de qualquer negócio, independentemente da área de atuação. No caso de motéis, não é diferente.
Tendo a visão do seu público, há a possibilidade de entender quais são os fatores que mais chamam a atenção em suas suítes e no seu atendimento, quais são aqueles que podem ser aperfeiçoados, além de trazer a possibilidade de sempre utilizar desse retorno uma chance de atrair mais clientes e, assim, garantir mais resultados.
Mas como aplicar esses feedbacks na realidade de seu planejamento? Neste material, a gente explica um pouco mais sobre isso. Confira!
Identifique pontos em comum do feedback de clientes
O primeiro passo é identificar pontos em comum dos feedbacks recebidos. Assim, é possível entender quais são as melhorias observadas por mais de um cliente, estabelecendo prioridades.
Suponhamos que, em um espaço de tempo de 30 dias, tenha havido 6 feedbacks de que o ar-condicionado de algumas suítes não estavam gelando o suficiente durante as ondas de calor que o país vem passando. Isso é um sinal de que essa correção deve ser feita quanto antes, pois há riscos de perder clientes caso o problema de temperatura persista por mais tempo.
Dessa forma, chamar um técnico para conferir os aparelhos deve estar entre as suas prioridades de investimento. O objetivo é garantir mais satisfação aos seus clientes e evitar que haja depoimentos negativos nas redes sociais.
Garanta que as melhorias estejam dentro do orçamento
O feedback de um cliente, como a gente explicou, é sempre bem-vindo. Porém, é preciso considerar que nem sempre as considerações estarão dentro do orçamento de seu negócio. Por isso, sempre que levantar pontos em comum nos comentários observados, considere se esse investimento de fato está dentro das expectativas de seu planejamento.
Por essa razão, algumas dicas são recomendadas:
- tenha um controle preciso do seu fluxo de caixa para identificar quais são as entradas e saídas de dinheiro diariamente;
- conheça seus custos e despesas para ter uma melhor compreensão das possibilidades do motel;
- tenha um contas a pagar bem definido;
- determine objetivos e trace metas;
- tenha uma ferramenta específica para motéis com o intuito de fazer um melhor controle da sua gestão e das suas finanças.
Entenda quais são as melhorias de maior impacto
Analisadas as melhorias mais solicitadas, além de verificadas as possibilidades financeiras do motel, chegou o momento de entender quais são aquelas que mais terão impacto nos resultados do negócio. Seja qual for a estratégia, é preciso sempre considerar o que demandará menor esforço e mais resultado. Assim, as chances de optar pela ação que mais refletirá nos ganhos do motel aumentam significativamente, de modo que esse dinheiro possa ser reinvestido.
Como vimos ao longo do material, ter o feedback de clientes é uma excelente oportunidade para que seu motel possa crescer e se reinventar. Contar a tecnologia como aliada, nesse cenário, trata-se de um diferencial que possibilitará não apenas identificar o crescimento da empresa, como também fazer as análises prévias para os investimentos a serem feitos.
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