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O que é autoatendimento e os benefícios para o seu motel

Como é o atendimento aos clientes do seu motel? Como eles são recepcionados na portaria e como funciona o pagamento da conta e liberação da saída? Você já pensou em inovar no que se refere ao atendimento dentro do motel? Pois, é essa a proposta do autoatendimento. Ele é uma tecnologia que permite que os seus clientes entrem no motel de forma automática, sem a necessidade de contato com nenhum dos seus colaboradores.

Quer saber o que é autoatendimento? Então, continue a leitura e descubra mais sobre essa inovação!

Afinal, como funciona o autoatendimento?

Esse processo funciona por meio da integração entre um software e equipamentos — como o uma TV ou computador — instalados na porta estabelecimento. O cliente chega ao motel e, em vez de conversar com uma recepcionista, acessa as suítes por meio desse equipamento na portaria. Ele pode ver fotos e imagens em 360º de cada suíte, suas características e preços. Ele mesmo seleciona a de sua preferência e é encaminhado por meio de luzes até o local.

Pronto, o seu cliente entrou no motel sem a necessidade de nenhum contato com colaboradores, tudo de forma simples e rápida.

Quais os benefícios do autoatendimento para os clientes?

O autoatendimento oferece uma série de benefícios para os clientes. São eles:

  • privacidade: o cliente se sente mais à vontade, uma vez que tem total privacidade, sem nenhum contato com colaboradores;
  • agilidade: tudo é feito de forma automática e, dessa forma, os serviços são mais rápidos e, até mesmo, eficientes;
  • informação: com o autoatendimento, o cliente pode ver todas as suítes antes de escolher a de sua preferência. Ele tem acesso a mais informações para tomar a decisão de acordo com o seu gosto pessoal.

Quais os benefícios do autoatendimento para o seu motel?

O autoatendimento também oferece uma série de benefícios para o motel. Entenda quais são eles agora mesmo:

  • satisfação dos clientes: eles saem mais satisfeitos, uma vez que os serviços são mais rápidos e eficientes, o que aumenta as chances de fidelização;
  • redução de custos: você precisa de menos colaboradores para garantir o funcionamento do seu motel, o que reduz os seus custos operacionais;
  • inovação: o autoatendimento é uma solução muito inovadora, que surgiu recentemente no setor moteleiro. Com ela, você garante que o seu motel está dentro do que há de mais inovador e das tendências moteleiras;
  • aumento da produtividade do time: com o autoatendimento, os colaboradores ficam mais livres para realizar as atividades que realmente exigem a presença humana. Dessa forma, eles se tornam mais produtivos, gerando mais e melhores resultados para o seu motel;
  • geração de dados: com o autoatendimento, você tem o registro de uma série de dados sobre o comportamento dos clientes, como suítes preferidas, ticket médio, planos mais utilizados, entre outros. Isso pode servir de insumo para que você melhore os processos internos do estabelecimento.

Como você pôde perceber, o autoatendimento é uma tendência que veio para ficar no setor moteleiro. Ele traz benefícios tanto para o motel quanto para os clientes, sendo uma inovação que agrega valor ao seu estabelecimento. Portanto, o que você está esperando? Adote agora mesmo essa nova tecnologia no seu negócio!

Aproveite para ler o nosso próximo artigo e descubra como implementar o autoatendimento no seu motel!

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App Sismotel Analytics: o melhor aplicativo para gestão de motéis

Como gestor, você possui diversos compromissos, então como acompanhar o funcionamento do motel mesmo em casa ou em outra cidade ou estado? Você já pensou em usar um aplicativo para gerenciar as operações à distância? Se não, está na hora de conhecer o App Sismotel Analytics, um dos módulos do Sismotel!

Descubra como funciona e quais os benefícios do App Sismotel Analytics para a gestão do seu negócio!

Um pouco sobre o Sismotel Analytics

O Sismotel é um software de gestão de motéis desenvolvido especialmente para o setor moteleiro. Ele é composto por uma série de módulos e, entre eles, está o Analytics.

Esse é o módulo direcionado para o acompanhamento de todas as atividades do motel, para a gestão em si. Nele é possível analisar todos os dados do motel por meio de gráficos, indicadores e relatórios.

Ele possui um dashboard no qual você consegue acompanhar as principais informações do dia do seu motel, como faturamento, número de clientes e status das suítes. Além disso, é possível ter acesso a uma série de gráficos com informações da semana e do mês, evolução de vendas, contando também com um mapa de calor no qual acompanha os períodos de maior movimento do motel.

Portanto, o módulo Analytics do Sismotel é desenhado para solucionar uma série de problemas de gestão dos moteleiros. Afinal, nele você centraliza todas as informações relacionadas à operação e faturamento do motel, de forma a obter dados para analisar a situação atual do estabelecimento e embasar a tomada de decisão.

O que é o App Sismotel Analytics

O que você faz quando não está no motel ou quer acessar informações sobre o negócio fora do estabelecimento? É aí que entra o App Sismotel Analytics.

Ele é um módulo do Sismotel Mobile, um aplicativo que você pode instalar no seu celular ou tablet para acompanhar o funcionamento do motel em qualquer lugar. Nele é possível ver, de forma simples e na palma da mão, dados como as receitas, despesas, produtos mais vendidos, curva ABC, movimento, entrada e saída de clientes e outros indicadores do motel.

Ele possui as seguintes funcionalidades:

  • dashboard, com os principais dados do turno atual e acumulado do dia;
  • gráficos diários, mensais e semanais, com informações sobre o faturamento, entrada e saída de clientes por categoria da suíte e horários;
  • mapa de calor;
  • análise comparativa do faturamento dos motéis da rede;
  • painel das suítes em tempo real;
  • possibilidade de geração de chave de desconto.

Vantagens do App Sismotel Analytics

O App Sismotel Analytics pode trazer uma série de vantagens para o seu negócio. Continue a leitura e descubra, agora mesmo, quais são as principais delas!

Praticidade

Analisar os dados do seu motel ou da rede pode ser uma tarefa demorada e complicada. Afinal, é preciso coletar informações e transformá-las em insumos úteis, de forma que eles sejam capazes de embasar a tomada de decisão.

Com o App Sismotel Analytics isso fica bem mais fácil, pois você tem acesso a todas essas informações na palma da mão, no celular ou tablet, portanto, não é preciso nem mesmo se deslocar até o motel. Além disso, não é necessário coletar os dados, pois eles são sincronizados de forma automática entre o Sismotel e a nuvem.

Agilidade

No setor moteleiro, a agilidade é fundamental. Afinal, podem surgir problemas a qualquer momento e, para garantir a satisfação do cliente, é preciso que eles sejam resolvidos o mais rápido possível.

O aplicativo também auxilia nesse aspecto. Você consegue identificar o problema pelas informações do celular e, a partir disso, buscar a melhor forma para resolvê-lo. A recepcionista precisar conceder um desconto? Você pode fazer isso pelo celular através da funcionalidade Chave Desconto.

Portanto, a sua gestão ganha em agilidade e o seu time pode contar com o seu suporte a qualquer momento!

Dados em tempo real

Você não consegue estar em dois lugares ao mesmo tempo, isso é fisicamente impossível. Portanto, não consegue estar presente em todos os motéis da sua rede, e nem mesmo 24 horas por dia no seu motel. Assim, ter acesso às informações do negócio em tempo real é fundamental para que você consiga acompanhar o funcionamento do negócio a qualquer momento.

Com o App Sismotel Analytics você tem dados sobre o seu motel na palma da mão. Esses dados são atualizados de acordo com o que acontece no estabelecimento. Você é capaz de ver um cliente entrou no motel em tempo real, tudo por meio do celular ou tablet.

Melhor tomada de decisão

Por fim, outra grande vantagem de contar com o App Sismotel Analytics é a possibilidade de acessar dados para tomar decisões sobre o negócio. Isso porque, em um mercado cada vez mais concorrido, é essencial ter acesso a informações objetivas, dados reais e gráficos para entender como anda o motel e quais são os próximos passos para o sucesso.

É isso que o aplicativo faz por você. Ele coleta, automaticamente, uma série de informações sobre o negócio e transforma tudo isso em relatórios e gráficos simples e bastante visuais. A partir dessas informações, você é capaz de entender qual o melhor caminho para o motel, melhorando a sua tomada de decisão.

Porque esse é o melhor aplicativo para gestão de motéis do mercado

O App Sismotel Analytics é o melhor aplicativo para gestão de motéis do mercado. Afinal, ele é derivado de um sistema que revolucionou o setor moteleiro, o Sismotel, um software desenvolvido especialmente para atender às necessidades e demandas desse setor que possui um funcionamento tão único.

Mas não para por aí! Segundo Fabrício, membro da equipe comercial da Microtecs, empresa que desenvolveu o Sismotel:

“Além de contar com diversos recursos que irão auxiliar na tomada de decisões, a Microtecs se preocupa em estar sempre acompanhando os avanços tecnológicos, em com o Analytics não é diferente, assim, o aplicativo sempre acompanha as tendências do mercado.”

Vale destacar também que você conta com o suporte de uma equipe de especialistas disponíveis 24 horas por dia para ajudar você e o seu time a solucionar qualquer problema.

Como pôde perceber, o App Sismotel Analytics pode ser a solução que você precisa para melhorar a gestão do motel e acompanhar, de perto, o que acontece no estabelecimento, mesmo quando não puder estar presente. Ele traz praticidade, agilidade e dados em tempo real, além de melhorar a tomada de decisão em relação ao futuro do negócio.

Portanto, o que você está esperando? Entre em contato com a gente agora mesmo e conheça mais sobre as soluções do Sismotel!

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conheca as principais doencas ocupacionais para colaboradores de motéis

Você sabe quais são as doenças mais presentes entre funcionários do setor moteleiro? Conhece os danos que elas podem causar em seus colaboradores? Gostaria saber como preveni-los? Doenças desenvolvidas no ambiente de trabalho são cada vez mais comuns não apenas entre funcionários de motéis como em todas as áreas. Esse mal pode afetar o desempenho de seu motel e causar danos irreparáveis à sua equipe.

Pensando nisso, separamos as principais doenças ocupacionais para colaboradores de motéis e como preveni-las. Confira!

Principais doenças ocupacionais

Entre as doenças ocupacionais, existem disfunções que podem prejudicar a mobilidade do corpo e a mente de sua equipe, conheça mais sobre elas.

Lesão por Esforço Repetitivo ou LER

Essa lesão é uma das mais comuns entre os funcionários do setor moteleiro. Ela é causada pela execução repetitiva e prolongada de determinado movimento. Outra causa da LER é a má postura durante o expediente de trabalho. Ela causa diminuição da mobilidade e dores crônicas que tendem a piorar com o tempo.

Por serem comumente confundidas com lesões passageiras, os enfermos demoram para procurar tratamento, o que pode atrasar a recuperação. O agravamento da doença pode prejudicar drasticamente a realização das tarefas dos colaboradores, prejudicando os processos.

Dorsalgia

Dorsalgia, ou como é comumente conhecida Hérnia de disco, é uma doença presente na coluna ocasionada pela força excessiva aplicada no tronco do funcionário. Geralmente, ela está relacionada ao levantamento de grandes pesos e de forma incorreta, como sem a utilização da cinta de postura. A dorsalgia também apresenta sintomas relacionados à obesidade e ao sedentarismo. São bastante comuns entre as camareiras por executarem agachamentos repetitivos, as causando forte dores nas costas, que podem ser constantes ou intermitentes.

Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho ou DORTs

Como a LER, os DORTs também são geralmente causados por má postura, sobrecarga, repetição de movimentos e esforço físico. Contudo, outras causas podem ser impactos na área atingida e até estresse emocional. No setor moteleiro a doença costuma afetar principalmente a equipe de manutenção e de lavanderia por realizarem tarefas que exigem maior esforço físico. Quem desenvolve esse mal costuma se queixar de sensação de desconforto e peso no membro afetado, além de perda da força muscular. Alguns exemplos de distúrbios dessa categoria são bursites, mialgias e tendinites.

Doenças psicossociais

Sendo alguns dos males que mais crescem no mundo, as doenças psicossociais afetam não somente os funcionários de motéis como toda a população. Elas são caracterizadas por danos de ordem física e mental como ansiedade, estresse, gastrite e úlcera. Presente principalmente nos atendentes que tem contato com o publico, as doenças psicossociais podem ser desencadeadas por diversos fatores, como pressão no ambiente de trabalho, metas inatingíveis, sobrecarga do funcionário e fala de perspectiva na carreira.

Como prevenir doenças ocupacionais

Para garantir o sucesso de seu motel, você deve contar com uma equipe que consiga realizar as demandas impostas. Para isso, você deve tomar medidas para prevenir sua equipe das doenças que o trabalho pode gerar, veja alguma delas:

  • invista em ginástica laboral;
  • monte um ambiente de trabalho adequado para a postura de seus colaboradores;
  • dê descanso aos seus funcionários durante o expediente;
  • converse com sua equipe para buscar pontos de melhorias no local de trabalho;
  • proponha metas atingíveis;
  • proporcione equipamentos de segurança;
  • ofereça assistência psicológica à sua equipe.

Como você pôde observar no artigo, as principais doenças ocupacionais são recorrentes em ambientes de trabalho e também podem afetar a sua equipe. Você precisa contar com funcionários saudáveis para alcançar os resultados que seu motel busca. Por isso, é importante investir em práticas que garantem a saúde física e mental de seus colaboradores e que melhorarem o clima no ambiente de trabalho.

Para saber mais sobre cuidados no seu motel, aproveite para ler nosso outro artigo sobre motéis na quarentena!

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Boas práticas sobre como organizar pedidos na cozinha de motel

O setor moteleiro mudou muito nos últimos anos e isso pode ser observado em diversos aspectos, o que inclui a cozinha. O que, antes, era uma área complementar, hoje, ganha centralidade no que se refere à experiência do cliente no motel. Oferecer um cardápio completo, de qualidade e rápido de ser preparado e entregue para os clientes é essencial para que o seu estabelecimento tenha sucesso no contexto atual.

No entanto, qual é a forma mais eficiente de compreender como organizar pedidos na cozinha? De que maneira garantir uma boa comunicação com o cliente, recebendo o pedido e preparando-o rapidamente, mais, ainda assim, garantindo a privacidade? Se você também tem essas dúvidas, é hora de ler este artigo!

Descubra agora a importância de uma cozinha de motel eficiente para o sucesso do empreendimento e veja como organizar os pedidos da melhor forma possível!

A cozinha e a experiência do cliente

O perfil dos frequentadores de um motel mudou nos últimos anos. Na atualidade, a experiência do cliente é um elemento bastante valorizado, que interfere diretamente no sucesso do seu estabelecimento.

Para conquistá-lo, é preciso pensar em todos os momentos de interação entre o cliente e o seu motel, desde o seu checkin, passando pela estadia no local, abrangendo as condições e a decoração da suíte, da recepção, entre outros, até o checkout. Nesse contexto, a cozinha surge como uma das protagonistas.

É preciso oferecer um serviço de qualidade, com um cardápio variado e adequado ao perfil dos seus clientes. Além disso, os pedidos precisam ser feitos de forma simples e rápida, garantindo a agilidade também na entrega dos produtos.

Quanto mais organizados forem os seus pedidos, maior será a agilidade da cozinha e, dessa forma, melhor será também a experiência do cliente com o seu estabelecimento como um todo.

As boas práticas para organizar os pedidos na cozinha

Agora é a hora de entender quais são as melhores práticas para organizar os pedidos na cozinha do seu motel e, com isso, garantir um serviço de qualidade para os clientes. Descubra as nossas dicas!

Organize os pedidos por ordem de chegada

O primeiro ponto para organizar os pedidos na cozinha é colocá-los por ordem de chegada para serem preparados. Afinal, o pedido que chegou primeiro precisa ser entregue antes do que chegou depois, de forma que o cliente espere o mínimo de tempo possível.

Portanto, crie um sistema de organização a fim de que todos saibam a ordem de chegada dos pedidos para, dessa maneira, concentrarem-se naqueles que chegaram primeiro. Isso pode ser feito por meio da organização de comandas de papel, pendurando-as segundo a ordem de chegada, ou com um monitor, por exemplo, no qual são indicados os pedidos em ordem.

Controle o tempo de produção

É importante também ficar atento ao tempo que os colaboradores demoram para preparar cada um dos pedidos. Portanto, o primeiro passo aqui é controlar, monitorando esse indicador e marcando o tempo de preparação de cada prato.

Se, com esse monitoramento, você perceber que o período de produção é muito alto, é possível investir em estratégias para o aumento da produtividade. Você pode, por exemplo, buscar capacitações para que o seu time adquira habilidades importantes para a cozinha. Outra estratégia é investir em uma redistribuição das tarefas, de forma que a linha de produção seja mais fluida e produtiva.

Economize recursos eliminando a impressão

A impressão da comanda, além de aumentar os gastos operacionais do seu motel e os resíduos gerados, ainda pode prejudicar a produtividade do setor. Afinal, os colaboradores precisam esperar a impressão, ter um lugar específico para pendurá-la e consultá-la sempre que necessário.

Portanto, uma forma de otimizar a produção é eliminando essa impressão, utilizando ferramentas mais tecnológicas. Uma das opções, como já dito, é ter um monitor no qual são mostrados todos os pedidos. Dessa forma, ninguém precisa imprimir e organizar as comandas, afinal, elas já ficam registradas nos sistemas e são apresentadas na tela por ordem de chegada, com todas as especificações de cada um dos pedidos.

Use a tecnologia a seu favor

Por fim, é importante lembrar que a tecnologia pode ser a sua maior aliada na hora de potencializar a cozinha do seu motel. Isso porque existem sistemas e softwares capazes de organizar todos os pedidos de forma automatizada e simples.

O mais eficiente é o chamado KDS (Kitchen Display System). Ele é um sistema que funciona por meio de um monitor, no qual são mostrados todos os pedidos por ordem de chegada, com data e hora de solicitação por parte do cliente. Além disso, ainda ficam disponíveis informações importantes para os seus colaboradores, como os ingredientes, as variações e o modo de preparo.

O módulo KDS do Sismotel

Como você pôde perceber, o KDS pode ser uma ótima forma de otimizar os pedidos do seu motel. Afinal, nele, é possível organizá-los por ordem de chegada, sem a necessidade de imprimir comandas.

Além disso, os ingredientes e as especificações de cada um ficam visíveis no monitor, auxiliando a equipe de produção. Por fim, vale lembrar que esse sistema também é capaz de monitorar o tempo de produção, uma vez que registra o momento no qual o pedido foi realizado e quando foi entregue para o cliente.

O Sismotel, software desenvolvido exclusivamente para a gestão no setor moteleiro, tem um módulo KDS. Esse módulo conta com todas as funcionalidades de um KDS comum, utilizado em restaurantes. Porém, traz alguns diferenciais, como:

  • aviso áudio visual indicando novo pedido, tempo decorrido de produção e tempo limite;
  • imagens do produto, assim como o modo de preparo, ingredientes e variações;
  • geração de indicadores de tempo de produção e entrega do pedido na suíte;
  • layout amigável pensado na experiência do usuário.

Além disso, você conta com um módulo integrado a todo o sistema de gestão do motel, que é desenvolvido para oferecer segurança, redução de custos, aumento de produtividade e praticidade para todas as áreas do estabelecimento. O Sismotel é um software que está em constante evolução para atender às novas demandas do mercado moteleiro.

A equipe Sismotel está disponível para oferecer suporte 24 horas por dia, sete dias por semana. Dessa forma, sempre que necessário, é possível entrar em contato com o time e solucionar qualquer problema rapidamente, sem prejudicar a sua produção.

Como você pôde perceber com este artigo, a cozinha é uma área central para a experiência positiva dos seus clientes. Dessa forma, entender como organizar pedidos na cozinha de modo eficiente é essencial para o bom funcionamento do setor. Isso é possível com o módulo KDS do Sismotel, uma funcionalidade capaz de revolucionar esse espaço do seu estabelecimento.

Portanto, entre em contato com a gente agora mesmo e descubra mais sobre as soluções do Sismotel para o seu negócio!

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saiba o que postar no stories do instagram do seu motel

Os seus clientes estão presentes nas redes sociais, acessando informações e notícias o tempo todo. É por isso que elas são tão usadas com estratégia de marketing, sendo capazes de ampliar o alcance das ações do seu motel. Quando se fala no Instagram, rede social utilizada por 1 bilhão de brasileiros, o foco das postagens é visual, ou seja, fotos e vídeos. Um dos recursos muito utilizados são os stories, fotos ou vídeos de rápida duração que ficam disponíveis para visualização por 24 horas.

Entretanto, você sabe o que postar no stories do Instagram do seu motel? Se não, descubra agora algumas ideias para bombar nessa rede!

Faça enquetes

Os stories permitem que você faça algumas enquetes curtas, perguntando a opinião do usuário sobre diversos assuntos. Portanto, é possível utilizar esse recurso para conhecer mais os seus clientes e permitir a interação deles com a sua marca.

Pergunte sobre a opinião deles em relação às promoções a serem oferecidas, como: “Você prefere ganhar um desconto de 20% na nossa suíte principal ou um café da manhã grátis?”. Dessa forma, você abre um canal de comunicação com o seu motel, estreitando os laços com os seus clientes e aproveitando para divulgar as suas suítes.

Divulgue novidades

Mudou o cardápio do seu motel recentemente ou inaugurou uma suíte? Então, aproveite para postar nos stories. Eles podem ser utilizados para divulgar todas as novidades do seu motel e, com isso, deixar os seus clientes bem informados sobre as inovações. Além disso, esses stories ainda podem servir para despertar a curiosidade deles em relação ao seu estabelecimento.

Ofereça cupons de desconto

Você pode usar os stories do seu motel para oferecer cupons de desconto para os seus clientes e, até mesmo, divulgar programas de fidelidade. Ofereça cupons exclusivos para dias e horários nos quais o seu motel tem menos movimento. Dessa forma, além de atrair a atenção dos consumidores com esses cupons relâmpago, você ainda aproveita para aumentar a sua taxa de ocupação em momentos de menor movimento.

Faça sorteios

Uma das estratégias que geram bastante engajamento no Instagram são os sorteios. Eles funcionam da seguinte forma: você solicita que os seguidores comentem em determinada postagem e curta a sua página ou de parceiros, podendo ou não solicitar que eles marquem amigos na publicação.

Dessa forma, no dia estipulado, você sorteia um deles para receber uma vantagem, que pode ser um pernoite na suíte principal ou algum outro produto do seu cardápio. Dessa forma, além de trazer clientes para o motel, você ainda ajuda a divulgar o estabelecimento para outras pessoas.

Usar as redes sociais para divulgar a sua marca é uma ótima estratégia de marketing para o seu motel, auxiliando na atração de novos clientes. Assim, saber o que postar no stories do Instagram pode ser fundamental nesse aspecto. Então, aproveite as nossas dicas e comece, agora mesmo, a utilizá-las no seu motel!

Se você gostou deste artigo, compartilhe nas suas redes sociais e divulgue essas informações entre os seus colegas moteleiros!

Contabilidade básica para motéis

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Contrato de manutenção preventiva

Você sabe as diferenças entre um contrato de manutenção preventiva e um de manutenção corretiva? Quem trabalha com gestão de negócios e opta por terceirizar esse tipo de processo deve estar atento: além de conhecer as nuances de cada tipo, é fundamental ser capaz de avaliar a melhor maneira de estruturar um bom contrato.

Para ajudar você nesse processo, preparamos o texto a seguir. Abaixo, veja como montar um contrato de manutenção de qualidade e qual tipo de serviço escolher!

O que é um contrato de manutenção?

Esse é um documento utilizado para orientar as operações de prestação de serviço comercial. Ele é moldado pelo contratante e pelo contrato, conforme o seu perfil de negócio e expectativas. Assim, é possível criar uma base de compromissos pela qual serão guiadas as ações de ambos.

Quais são os tipos de contrato de manutenção existentes?

Os contratos de serviços de manutenção podem ser moldados considerando dois tipos de operações, as manutenções corretivas e preventivas. Confira, a seguir, as diferenças entre cada uma!

Preventiva

O contrato de manutenção preventiva é feito para operações que ocorrem antes de o problema acontecer. Portanto, elas são voltadas para mitigar riscos. A partir da análise do perfil da empresa, o profissional montará um plano de ação que elimine possíveis erros e garanta que a infraestrutura terá uma longa vida útil.

Corretiva

O contrato de manutenção corretiva, por outro lado, é voltado para serviços que só são acionados se algo ocorrer. As medidas preventivas, portanto, não fazem parte do seu escopo. O seu objetivo principal é moldar um serviço capaz de eliminar problemas rapidamente e com menor custo operacional possível.

Como fazer um contrato de sucesso?

Para isso, alguns passos podem ser tomados. Em conjunto, eles ajudam no planejamento das operações e eliminam riscos. Os principais são os seguintes:

  • identificar as partes que estarão envolvidas nas operações, assim como as suas responsabilidades;
  • identificar o objeto que será coberto pelo serviço de manutenção;
  • registrar as obrigações de todos os envolvidos;
  • registrar os requisitos mínimos de qualidade;
  • definir o preço dos serviços, assim como multas e prazos de pagamento;
  • alinhar as condições de rescisão do contrato;
  • definir o escopo das operações;
  • alinhar metas de performance e qualidade;
  • alinhar prazos para a revisão do contrato e reajuste automático dos valores de pagamento.

Será que realmente compensa esse investimento?

Certamente! O motel que conta com um profissional, ou empresa, para realizar as manutenções preventivas ou até mesmo corretivas nos equipamentos essenciais para a sua operação, com certeza terá uma janela menor de paralisação em relação a outro empreendimento que dependa da agenda e disponibilidade desses profissionais. Isso porque, deve constar no contrato de manutenção o que chamamos de SLA (Service Level Agreement) ou simplesmente Acordo de Nível de Serviço. O SLA, apresenta metas de nível de serviço, termos de compromisso, prazos para os atendimentos entre outros. Em outras palavras, é um esclarecimento técnico do contrato que poderá fazer a diferença para satisfação total do contratante.

 

Mas fique atento, o contrato de manutenção, seja ele de manutenção preventiva ou corretiva, deve ser feito com muito cuidado. Afinal de contas, esse é um serviço fundamental para a continuidade operacional de um motel. Portanto, se for mal executado, impactará diretamente no posicionamento da marca e na sua relação com clientes e parceiros comerciais.

Por isso, a empresa deve estar atenta e sempre moldar os seus contratos com cuidado e visão abrangente. A comunicação com o prestador de serviços deve ser aberta e pautada pelo alinhamento de expectativas. Desse modo, será possível moldar um contrato de manutenção preventiva ou corretiva robusto e com alto custo-benefício.

Outro processo muito importante para ter empresas funcionais é manter as contas em dia. Veja no nosso e-book sobre como fazer a contabilidade de motéis sem dificuldades!

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  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

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