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4 tendências de mercado para investir em 2020!

Um novo ano começa e, com ele, chegam as próximas tendências para ficar de olho e inovar no seu motel. Entender quais são elas é essencial para que você se mantenha atualizado no mercado moteleiro e, com isso, continue crescendo e atraindo clientes para o estabelecimento.

Mas, você sabe o que vai estar em alta em 2020? Entende quais são os pontos de atenção aos quais deve ficar atento no próximo ano? Se não, está na hora de descobrir!

Leia o artigo e descubra as 4 tendências do mercado moteleiro para investir em 2020!

1. Personalização das experiências

Uma das principais tendências do setor moteleiro é o investimento em experiências personalizadas para os seus clientes. Isso porque o público que frequenta motéis mudou muito ao longo do tempo. Na atualidade, os clientes não buscam apenas um local para passar o tempo, mas sim uma experiência que permita que eles fujam um pouco da realidade da cidade e aproveitem momentos únicos no seu motel.

Portanto, fique de olho nessa tendência e comece agora mesmo a investir em experiências únicas para os seus clientes. Para isso, entenda mais sobre o seu público e o que ele deseja, e pense fora da caixa na hora de inovar, tanto na construção e decoração das suas suítes, quanto nos serviços que você pode oferecer no seu motel, como experiências gastronômicas e tecnológicas por exemplo.

2. Garantir a privacidade dos seus clientes

Uma outra tendência que chega com tudo em 2020 é a garantia da privacidade dos seus clientes. Essa sempre foi uma demanda de quem frequenta motéis, porém, nesse ano, ela se torna ainda mais evidente, ganhando centralidade nos processos do estabelecimento.

Portanto, busque por formas de tornar a experiência do seu cliente cada vez mais privada. Uma das formas de fazer isso é automatizar a recepção, por exemplo. Outros serviços também podem ser automatizados, utilizando ferramentas tecnológicas adequadas.

3. Use a tecnologia a seu favor

Por falar em automatização e ferramentas tecnológicas, a tecnologia é outra tendências que ganha destaque em 2020. Na era digital, na qual a internet e os dados são centrais para o funcionamento de grande parte dos negócios, a tecnologia entra no setor moteleiro como uma grande parceira, permitindo a melhoria dos processos e do atendimento ao público e garantindo uma maior eficiência na gestão do seu negócio.

Programa de Fidelidade também está em alta. Invista num programa de fidelidade que permita com que seu cliente acumule e resgates pontos e troque por hospedagem, isso o tornará ainda mais fiel ao seu motel. Fique sempre atento às novidades da área para garantir um motel moderno e conectado à essas tendências do mercado.

4. Identidade própria

Por fim, uma outra tendência para 2020 é a criação de uma identidade própria para o seu motel. Se a cama redonda e espelho no teto eram a principal característica da maioria dos motéis de alguns anos atrás, hoje a situação é bem diferente. A tendência é que cada motel se especialize em determinado perfil de público, criando uma identidade própria, que permite que ele se destaque de todos os outros.

Isso reflete na estrutura e decoração das suítes, fachada externa, tipo de experiências que disponibiliza para os clientes, entre outros elementos. O público se identifica com essa identidade e, com isso, se torna cliente fiel do motel. Portanto, fique atento à essa tendência e busque também criar uma identidade própria para o seu estabelecimento.

O setor moteleiro está em constante renovação, e ficar por dentro das tendências de mercado é essencial para que você se mantenha competitivo e para garantir a inovação no seu motel. Aproveite e fique atento também ao Equipotel, evento de hotelaria no qual são apresentadas as principais tendências para a área nos próximos anos. Ele irá ocorrer em setembro de 2020, em São Paulo e pode ser uma ótima oportunidade para você ficar por dentro das novidades e ainda divulgar o seu motel!

Quer conhecer um outro conceito que está ganhando destaque no setor moteleiro? Então, leia nosso próximo artigo e entenda o que é o Revenue Management em motéis!

Contabilidade básica para motéis

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Legislação de motel

Em qualquer negócio, é essencial estar atento à legislação de forma a garantir que todos os processos ocorram dentro da lei e a evitar problemas com órgãos governamentais. O seu motel não é diferente, o que significa que você também precisa estar atento a esses elementos.

No entanto, quando se fala em motéis, há uma série de especificidades legais, principalmente no que se refere aos direitos dos consumidores e às reservas. Afinal, esse é um tipo de negócio bastante particular, com um atendimento aos clientes e horários de funcionamento específicos.

Você sabe quais são os pontos mais importantes da legislação de motel? Continue a leitura e descubra agora mesmo!

As leis que regulamentam o funcionamento de motéis

O primeiro ponto que você precisa entender sobre a legislação de motel é que não existe uma lei federal que trate exclusivamente sobre motéis. A única legislação sobre o assunto trata a respeito da proibição da entrada de crianças e adolescentes nesse tipo de estabelecimento, mas não há nada sobre regras de funcionamento.

Quem regulamenta o funcionamento desse tipo de negócio é o estado (ou os municípios). Além disso, algumas leis referentes aos hotéis podem ser aplicadas no setor moteleiro, dependendo do modelo de negócio proposto pelo empreendedor. Portanto, para entender a legislação de motel, é importante unir elementos do setor hoteleiro com leis próprias da região na qual você mantém um estabelecimento.

As leis do setor hoteleiro e a aplicação para motéis

A principal lei referente ao setor hoteleiro é a Lei nº 11.771, referente aos serviços de turismo. Uma das suas subseções trata acerca de meios de hospedagem, o que inclui hotéis, pousadas e outros estabelecimentos do tipo.

Os motéis não são, originalmente, considerados como meios de hospedagem. No entanto, os novos conceitos no setor moteleiro — como Urban Resort e Retrofit — e a atuação desses estabelecimentos, principalmente durante os grandes eventos que aconteceram no Brasil nos últimos anos, fazem com que a ABMotéis — Associação Brasileira de Motéis — esteja lutando por esse reconhecimento junto ao Ministério do Turismo.

É, portanto, importante que você entenda alguns aspectos dessa legislação. Os principais são:

  • necessidade de obter uma licença de funcionamento perante os órgãos governamentais;
  • necessidade de cumprir regras de segurança contra os riscos aos quais podem ser expostos os colaboradores e clientes;
  • necessidade de cadastro no Ministério do Turismo, o que é exigido para hotéis, mas ainda não é uma exigência para a maioria dos motéis.

Uma curiosidade acerca dessa lei é a exigência, por parte do Ministério do Turismo, de que os meios de hospedagem forneçam relatórios com taxa de ocupação, perfil dos hóspedes, permanência média, entre outros indicadores.

O direito do consumidor aplicado a motéis

Outra legislação que deve ser levada em consideração no setor moteleiro é o Código de Defesa do Consumidor. Afinal, o motel é um estabelecimento comercial que presta serviço à sociedade. Dessa forma, os seus clientes se enquadram na descrição de consumidores e, por isso, precisam ter respeitados os seus direitos.

Entenda, agora, os principais aspectos dessa legislação:

  • os consumidores têm direito à proteção, o que significa que você é responsável pela eliminação de possíveis riscos que o seu motel possa oferecer;
  • os seus clientes também têm direito à informação, de forma a tomarem decisões sobre consumir ou não determinado serviço sem nenhum impedimento;
  • a propaganda enganosa ou as práticas abusivas são proibidas segundo essa legislação;
  • o cliente também precisa ser protegido contra qualquer dano patrimonial ou moral dentro do seu motel.

Além do Código de Defesa do Consumidor, é importante que você também esteja atento a alguns outros elementos relacionados aos direitos do seu cliente. Em primeiro lugar, o artigo 649 do Código Civil afirma que os meios de hospedagem são responsáveis por qualquer furto de pertences de clientes que estejam no local.

Como há essa brecha em relação a motéis serem ou não meios de hospedagem, é importante que você esteja sempre atento a essa possibilidade e busque formas de proteger os seus clientes.

Contabilidade básica para motéis

A legislação de motel nos estados brasileiros

Essas são as obrigações do seu motel segundo a legislação nacional, mas existem outros elementos que devem ser considerados de acordo com a região onde você atua. A vistoria sanitária, por exemplo, é uma exigência da maioria dos estados brasileiros, com uma série de critérios que precisam ser avaliados para garantir que o seu motel está em perfeitas condições em relação à saúde e à higiene.

Também existem cidades que determinam regiões nas quais os motéis não podem ser instalados, dando preferência para a zona rural. Além disso, é importante que você esteja atento a esses aspectos de forma a evitar investir em uma região na qual o seu negócio não pode ser instalado.

Para além disso, alguns estados têm leis curiosas a respeito do setor moteleiro. Em 2017, no Rio de Janeiro, por exemplo, um projeto de lei propôs a exigência de nome completo e CPF de todos os clientes que desejassem utilizar um motel. Isso trouxe polêmica para o setor, uma vez que essa exigência podia comprometer o sigilo dos estabelecimentos com os clientes. No município de São Paulo é obrigatório a retenção da identidade dos clientes durante a sua estada no motel.

Já no estado de Pernambuco, a legislação exige que os motéis garantam acessibilidade em suas suítes. A exigência é de que, pelo menos, 2% das suítes sejam adaptadas. Apesar do baixo percentual, essa foi uma grande conquista para as pessoas que apresentam alguma dificuldade de mobilidade.

Já na Bahia, há uma exigência de que todos os serviços de hospedagem — incluindo os motéis — que ofereçam café da manhã incluso no valor da diária, tenham uma opção adequada para pessoas com diabetes.

Portanto, como você pôde perceber, a legislação de motel é bastante complexa. Isso porque esse estabelecimento apresenta características muito particulares, podendo ou não ser enquadrado como um serviço de hospedagem.

Dessa forma, além de ficar atento à legislação da sua localidade, você pode investir também em tecnologia no seu motel. Isso porque existem ferramentas que podem ser suas maiores aliadas na hora de atender às exigências legais e, até mesmo, fiscais do seu motel, garantindo o total cumprimento do que é exigido, evitando problemas com órgãos governamentais.

Gostou do artigo sobre legislação de motel? Então, aproveite para ler mais um conteúdo do nosso blog e descubra como aumentar o ticket médio em motéis.

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Recuperação da economia no Brasil: é o momento do moteleiro investir?

Nos últimos anos, o Brasil passou por um período de crise e instabilidade da economia. Muitos motéis sentiram o impacto, principalmente porque o país vinha de um período de crescimento.

Agora, que os números do PIB começam a crescer de novo, apesar de ser de uma forma tímida, muitos moteleiros se perguntam: é hora de começar a investir de novo? Qual o cenário esperado para os próximos anos? Se você também está com essa dúvida, é hora de ler este artigo!

Entenda agora o que dizem as principais pesquisas sobre a recuperação da economia no Brasil e se é o momento de investir na expansão do seu motel!

Como está a economia na atualidade

Desde 2014, o Brasil tem sentido os efeitos de uma das piores crises financeiras que o país já enfrentou. Segundo dados do IBGE, houve um crescimento modesto do PIB em 2014. Já em 2015, esse índice sofreu uma forte queda de 3,5% em comparação com o ano anterior, seguida por mais uma queda no ano seguinte, de 3,3%. Foi nesse momento que os efeitos da crise foram sentidos com mais intensidade pela população e pelos empreendedores.

Nos anos seguintes, o PIB registrou pequenos aumentos. Para se ter uma ideia, no seu ponto mais alto, em 2012, esse índice fechou em 2,6 trilhões de dólares. Após o leve crescimento pós-crise, em 2017, esse índice foi de pouco mais de 2 trilhões de dólares. Hoje, a economia mostra sinais de recuperação. Em 2018, o PIB fechou com um crescimento de 1,12% e a expectativa é de que esse crescimento se mantenha.

Previsões de recuperação da economia no Brasil para os próximos anos

Para a próxima década, a expectativa é que o país se recupere totalmente da crise dos últimos anos. Os sinais de melhora já são identificados e os mais otimistas já afirmam que, em 2022, a economia estará totalmente recuperada.

Apesar de ainda estarem um pouco cautelosos, os economistas já acreditam na recuperação. No terceiro trimestre de 2019, o crescimento do PIB já superou as expectativas. O setor de serviços, e isso inclui o segmento de motéis, é um dos principais responsáveis por esse crescimento.

Apesar do chamado otimismo moderado compartilhado pelos economistas, o fato é que o Brasil se recupera, dando indícios de um crescimento do PIB acima de 2% em 2020. Contudo, você sabe como isso impacta a sua realidade?

Impactos da recuperação da economia

Assim como os impactos da crise foram sentidos, os da recuperação também serão. Esse novo cenário atrai investimentos para o país e movimenta a economia. As pessoas passam a consumir mais, fazer mais compras, utilizar mais os serviços. Com isso, as empresas também se recuperam, retomando seus lucros.

Se é o momento de expandir? Não existe uma resposta única para essa pergunta. O cenário é positivo, indicando que os riscos são menores que há alguns anos. Moteleiros mais conservadores diriam para esperar um pouco mais até que a economia efetivamente se recupere. Entretanto, para quem gosta de correr riscos, esse pode ser o momento ideal para conquistar o mercado que surgirá com a recuperação econômica do país.

Como você pôde perceber, o cenário é positivo. Ainda não há certeza sobre a recuperação da economia no Brasil, mas tudo indica que estamos nesse caminho. Portanto, analise as contas do seu motel e seu perfil empreendedor antes de tomar a decisão sobre expandir ou não o seu negócio nesse momento.

Aproveite e deixe um comentário abaixo contando sua decisão, experiência ou, até mesmo, dúvidas sobre o assunto!

Contabilidade básica para motéis

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3 vantagens em desenvolver campanhas de conscientização em seu motel

Outubro Rosa, Novembro Azul, Dia Mundial de Luta Contra a AIDS… Essas são apenas algumas das campanhas de conscientização que ocorrem ao longo do ano. Mas, o que o seu motel tem a ver com isso? Quais são os benefícios de participar dessas ações, tanto para você quanto para a sociedade?

As campanhas de conscientização foram criadas para auxiliar na prevenção e identificação de doenças por parte da sociedade, favorecendo a conversa e reflexão sobre esses assuntos. O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, por exemplo, é celebrado em 01/12 e foi criado para alertar a população sobre a gravidade da doença e formas de prevenção e combate que podem ser utilizadas.

Descubra agora as principais vantagens de desenvolver esse tipo de ação em seu motel!

1. Melhora a imagem da sua marca

Uma das grandes vantagens de desenvolver campanhas de conscientização em seu motel é a melhoria da imagem da sua marca perante a sociedade. Isso acontece porque você mostra, tanto para clientes quanto para outras organizações, que está preocupado e envolvido com questões sociais, desenvolvendo estratégias para apoiar e divulgar essas ações entre os seus funcionários e clientes.

Dessa forma, a marca do seu motel passa a ser associada a esse tipo de valor, o que faz com que a sua imagem se torne cada vez mais positiva entre as pessoas.

2. Funciona como uma forma de marketing

As campanhas de conscientização também funcionam como uma forma de marketing para o seu motel, auxiliando na divulgação do estabelecimento entre clientes. Isso porque, ao participar da campanha, você marca presença nas redes sociais e, com isso, pode aumentar as visualizações das suas postagens e publicações sobre o assunto, se tornando mais conhecido no setor moteleiro e fora dele.

Para entender melhor, imagine que você publicou um infográfico sobre o Outubro Rosa nas suas redes sociais, com a hashtag oficial da campanha. Com isso, todos que buscarem pela hashtag verão a sua publicação, aumentando a divulgação da sua marca.

Contabilidade básica para motéis

3. Gera benefícios para a sociedade como um todo

O principal objetivo das campanhas é fazer com que as pessoas saibam mais sobre determinado tema e, com isso, reflitam sobre como prevenir ou combater um problema. Dessa forma, quanto mais pessoas ou organizações se envolverem com a ação, maior é a propagação de informações e, com isso, os efeitos positivos da estratégia.

Dessa forma, quando o seu motel passa a apoiar campanhas de conscientização, ajuda na propagação do conhecimento entre a sociedade. Isso traz benefícios para todos, uma vez que há um fortalecimento dessa atividade de forma geral.

As campanhas de conscientização são muito importantes para a sociedade como um todo e, ao participar, você também gera benefícios para o seu motel. Portanto, comece agora mesmo a mapear ao longo do ano as que possuem maior conexão com os seus valores. A partir disso, crie estratégias para divulgar informações sobre o assunto no momento em que a campanha começar.

Aproveite para ler também o nosso próximo artigo e descubra como usar o marketing sazonal para atrair clientes!

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Como aumentar o ticket médio em motéis

O ticket médio é o indicador que evidencia a média de receita por cliente em um negócio, e em um motel não é diferente. Quanto, em média, cada um dos seus clientes gasta no seu motel? Saber a resposta para essa pergunta é importante, uma vez que existe um custo básico necessário para atrair e atender cada um dos clientes — o que inclui a limpeza da suíte, recepção, estratégias de marketing utilizadas, entre outros. Dessa forma, quanto mais um único cliente gasta, maior é o seu lucro, uma vez que a receita aumenta em uma proporção maior que a despesa. Essa é a definição de ticket médio.

Portanto, se você não sabe como aumentá-lo, está na hora de descobrir!

Leia este artigo e entenda 3 maneiras eficientes de aumentar o ticket médio no setor de motelaria!

1. Conheça o seu público para saber como agradá-lo

O primeiro passo para aumentar o ticket médio em motéis é entender muito bem quem são os seus clientes e o que eles desejam. Isso porque é essencial que você tenha clareza sobre quais são os pontos nos quais você deve intervir para chamar a atenção do público e, com isso, fazer com que ele consuma mais no seu estabelecimento.

Portanto, aplique pesquisas para entender quem é o seu cliente, o seu perfil de consumo, expectativas em relação a produtos e serviços oferecidos, entre outras características.

Contabilidade básica para motéis

2. Aumente o mix de produtos e serviços complementares

O seu cliente pode não gastar tanto quanto gostaria por não encontrar produtos e serviços que efetivamente chamem a atenção. Dessa forma, uma das melhores estratégias para aumentar o ticket médio em motéis é ampliar o mix de produtos e serviços oferecidos.

Portanto, aumente o número e tipos de pratos servidos no seu motel, de forma a agradar os mais diversos gostos. Oferecer produtos de sex shop também é uma ótima forma de fazer com que o seu cliente consuma mais em uma única estadia na sua suíte.

3. Crie promoções irresistíveis para os seus clientes

Imagine que um cliente chega até o seu motel com a intenção de alugar uma suíte simples por algumas horas. Contudo, percebe que você oferece uma promoção incrível para que ele usufrua de um pernoite na suíte de luxo, com direito ao café da manhã. Há grandes chances desse cliente mudar os planos e aceitar a oferta, não é mesmo?

Pois, saiba que essa é uma ótima estratégia para aumentar o ticket médio em motéis. Quando você oferece promoções atrativas, clientes que consumiriam pouco podem optar por uma opção mais cara, porém, melhor. Isso gera benefícios tanto para o seu negócio quanto para o consumidor.

Como você pôde perceber, calcular o ticket médio na área de motelaria é essencial para entender mais sobre a situação atual do negócio. Entretanto, é necessário ir além e buscar estratégias eficientes para aumentar esse valor, potencializando os lucros e, consequentemente, o sucesso do seu motel.

Quer saber mais sobre como potencializar os seus lucros? Então leia nosso próximo artigo e descubra como organizar o setor financeiro do negócio criando uma estrutura de custos!

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O conceito de “revenue management” — traduzido como gestão de oferta — permite que você gerencie a oferta e o preço das suítes de acordo com a demanda dos clientes, potencializando as receitas do seu motel. Isso porque, ter lotação máxima, ou seja, todas as suítes ocupadas, não é sinônimo de lucro.

Ele funciona como uma forma de antecipar a demanda dos clientes do seu motel de forma a calcular os preços de acordo com esses dados. Para entender melhor, basta lembrar-se do que as companhias aéreas fazem em relação ao preço das passagens, modificando-o de acordo com a previsão da demanda. Essa é a aplicação mais clássica do revenue management, que pode ser implementado também no seu motel.

Quer saber como fazer isso? Então continue a leitura e descubra!

Entenda a demanda dos seus clientes

Em primeiro lugar, é essencial que você comece entendendo qual a demanda dos clientes ao longo do tempo. Para isso, investigue o histórico de dados do seu motel e, caso tenha acesso, o mapa de calor do estabelecimento, para entender qual é o fluxo regular de clientes do estabelecimento e, com isso, gerar dados para embasar o planejamento. Além disso, faça pesquisas de mercado para entender o que o seu cliente deseja, de forma a vender a suíte certa, para o cliente certo, no momento certo e com o preço adequado.

Pense na sazonalidade

Também é importante estudar a sazonalidade da demanda para implementar o revenue management no seu motel. Nesse aspecto, é importante levar em consideração as particularidades do setor moteleiro. Enquanto em hotéis o ciclo de sazonalidade varia ao longo do ano, no motel o ciclo de variação é mais curto, variando bastante ao longo da semana. Dessa forma, avalie bem a sua sazonalidade pensando nessas particularidades.

Planeje o processo a longo prazo

Agora é a hora de planejar a implementação desse conceito no seu motel. É importante saber que ele envolve mais do que apenas uma mudança de preços, mas também o setor de marketing e de divulgação e uma gestão financeira como um todo. Também é essencial lembrar que o revenue management não é uma estratégia de curto prazo, para ser utilizada com efeitos na próxima semana, mas sim de um planejamento a longo prazo, para 60 ou até mesmo 90 dias.

Portanto, com os dados relacionados à demanda dos clientes em mãos, comece a planejar os preços e, até mesmo, períodos de ocupação a serem disponibilizados nos próximos meses e, dessa forma, invista na divulgação e comunicação disso para os seus clientes.

Avalie resultados e mude caso necessário

Após implementar o revenue management, avalie os resultados na sua receita e lucros. Caso identifique problemas, não hesite em mudar o planejamento até efetivamente garantir o sucesso da estratégia.

O conceito de revenue management, muito utilizado na hotelaria e em companhias aéreas, também pode ser uma ótima forma de potencializar os lucros do seu motel. Ele exige estudo da demanda e previsões a longo prazo e pode ser o que você precisava para levar o negócio ao sucesso!

Ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar a sua experiência com o revenue management? Então aproveite o espaço abaixo e deixe um comentário!

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  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

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