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Fidelidade Online

Você já sabe que fidelizar clientes é essencial para o crescimento e o sucesso do seu motel. Afinal, é mais vantajoso e, inclusive, mais barato, ter um cliente que retorna com frequência ao motel quando comparado ao esforço para atrair novos frequentadores.

Uma das melhores estratégias nesse aspecto é a criação de um programa de fidelidade online. No entanto, você sabe como fazer isso dentro das especificidades de funcionamento do motel? Afinal, como garantir a discrição em relação à identidade do cliente em um programa de fidelidade online?

Quer saber como funciona e quais são os benefícios desse tipo de serviço? Então, continue a leitura e descubra!

Como funciona um programa de fidelidade online?

Você já conhece alguns planos de fidelidade offline, não é mesmo? Pode ser, inclusive, que conte com um em seu motel, por exemplo, por meio de um cartão fidelidade ou cupons de descontos oferecidos para os clientes.

Apesar de o princípio ser similar — oferecer prêmios, descontos ou pontos que podem ser acumulados de acordo com os serviços utilizados pelo cliente —, o plano de fidelidade online funciona de forma um pouco diferente. Isso porque, em vez de fornecer elementos físicos (como cartões ou cupons) que o cliente precisa apresentar para resgatar seus pontos, esse tipo funciona integralmente em uma plataforma web semelhante a um site para os seus clientes.

Dessa forma, sempre que o cliente for ao seu estabelecimento, ele ganha pontos, automaticamente, podendo convertê-los de acordo com os serviços que o motel oferece. Além disso, ele pode consultar a pontuação e as formas de utilização dos pontos a qualquer momento, utilizando a mesma plataforma.

No entanto, imagine que o seu cliente, que gosta de discrição, precisará ir até o estabelecimento para se cadastrar no serviço, informando nome, CPF e vários outros dados para o atendente. Isso pode ser um problema, não é mesmo?

É aí que o Sismotel chega como um diferencial para o seu negócio! Continue a leitura e descubra mais sobre o funcionamento da nossa plataforma.

O Fidelidade Web: Programa de Fidelidade Online do Sismotel

O Fidelidade Web é o programa de fidelidade que pode ser utilizado por quem tem o Sismotel. Ele funciona por meio de uma integração API entre o software Sismotel e a plataforma.

Nela, o cliente pode se cadastrar acessando um site e inserindo apenas o seu CPF, e-mail e uma senha. Para garantir que está participando do programa de fidelidade, ele deve autenticar os seus dados na próxima visita ao motel, utilizando um aplicativo em um tablet ou em um celular. Seus dados serão automaticamente registrados no software Sismotel (desktop) instalado no servidor do motel.

Como você pode perceber, ele é bem diferente dos planos de fidelidade tradicionais existentes no mercado na atualidade. Isso porque, antigamente, se o consumidor queria participar de um plano de fidelidade com motéis, precisava ir até o local ou ligar para o motel e cadastrar-se. Tudo isso podia ser trabalhoso e constrangedor para o cliente, principalmente para os mais discretos.

Além disso, todas as vezes em que o cliente for ao seu estabelecimento, basta que informe o seu CPF no aplicativo, o que significa que ele não precisa revelar a identidade nem mesmo ao atendente.

A partir desse momento, o Sismotel passa a informar ao operador que o respectivo cliente tem o plano de fidelidade que poderá ser utilizado para creditar ou resgatar pontos na sua hospedagem, sempre observando as regras de aplicação dos créditos/resgates estabelecidos no regulamento do programa.

Quais os diferenciais do Fidelidade Web?

Como você pode perceber, o programa de fidelidade do Sismotel traz uma série de benefícios para o seu negócio, incluindo alguns diferenciais que apenas ele é capaz de oferecer. Descubra agora mesmo quais são eles!

Oferece discrição

A maioria dos clientes de motel dá preferência para os estabelecimentos que permitem que eles aproveitem os serviços com o máximo de discrição. É por isso que eles gostam tanto do autoatendimento e da possibilidade de reservas online, por exemplo. O mesmo vale para o programa de fidelidade. Eles querem aproveitar os benefícios de forma prática e discreta, e é exatamente isso que o plano online oferece aos clientes.

Atrai e fideliza clientes

Por ser prático e fácil de ser utilizado, o plano de fidelidade online atrai mais consumidores. Afinal, quem não gosta de ganhar brindes e descontos, não é mesmo?

Isso porque o cliente, que visitou o estabelecimento uma vez, fica mais inclinado a retornar para conhecer as outras suítes quando existe um plano de fidelidade. Além disso, quem ainda não conhece o seu motel pode entrar em contato com ele exatamente por causa desse benefício, passando de potencial cliente a frequentador do seu negócio.

Mostra inovação no mercado

A inovação é uma necessidade em negócios de qualquer tipo, e o seu motel não fica de fora dessa tendência. Utilizar o que há de mais novo em tecnologia para oferecer serviços aos clientes, é uma das melhores formas de inovar e surpreender positivamente quem frequenta o seu estabelecimento.

O plano de fidelidade online é uma nova tendência do mercado. Ele é único e extremamente novo, colocando o seu motel na vanguarda do setor. Dessa forma, você cria um diferencial para a sua marca e melhora o seu posicionamento no mercado moteleiro.

Permite um melhor aproveitamento de benefícios

Um benefício só tem valor para os clientes quando eles, efetivamente, conseguem aproveitá-lo. Esse era um dos problemas dos programas de fidelidade tradicionais, uma vez que os consumidores tinham que ir até o motel sempre que precisavam consultar ou resgatar os pontos. Além disso, muitos estabelecimentos ainda optavam pela utilização de cartões físicos de papel, que as pessoas acabavam perdendo ao longo do tempo.

O Fidelidade Web soluciona todos esses problemas. O cliente pode se cadastrar e consultar o status, sempre que desejar, em um site. Além disso, no mesmo local, ele pode visualizar os benefícios aos quais tem direito. Assim, aproveita mais o que o seu motel oferece, agregando valor ao estabelecimento.

Oferece simplicidade e praticidade

Outro grande benefício do plano de fidelidade online é o fato de ele oferecer praticidade e simplicidade, tanto para você quanto para o cliente. Isso porque ele é totalmente automatizado, o que significa que não demanda que um colaborador precise entrar no sistema para consultar, cadastrar ou atualizar dados dos clientes.

Tudo isso é feito pelo próprio usuário e integrado ao software do seu motel. Dessa forma, você tem total controle sobre o programa, mas sem necessidade de acessá-lo constantemente.

Pode ser utilizado por uma rede de motéis

Muitos moteleiros não possuem apenas um motel, mas, sim, uma rede formada por uma série de estabelecimentos que podem, inclusive, estar em regiões distintas do Brasil. Nesse caso, o programa de fidelidade online do Sismotel também se mostra bastante adequado e vantajoso.

Isso porque ele pode ser configurado para ser utilizado em um motel ou em uma rede de motéis, compartilhando os pontos dos clientes entre os estabelecimentos da rede.

Foi desenvolvido especificamente para o setor moteleiro

O Fidelidade Web é o único programa de fidelidade online desenvolvido especificamente para o setor moteleiro. Dessa forma, ele atende com perfeição às especificidades do setor, principalmente no que se refere à discrição em relação à identidade dos clientes.

Além disso, o visual do Fidelidade Web – após ser batizado com o programa de fidelidade criado para o seu motel – pode ser configurado da forma que o motel desejar uma vez que as imagens são totalmente personalizadas.

Como aplicar um programa de fidelidade online?

Agora que você já sabe todos os benefícios que um plano de fidelidade online pode oferecer, é hora de entender como criar um para o seu motel. Leia agora algumas dicas!

Entenda quais são as particularidades do seu motel

O primeiro passo para criar um programa de fidelidade online para o seu motel é entender muito bem o funcionamento do negócio e as necessidades e particularidades do seu motel e dos clientes. Nesse aspecto, busque entender:

  • o porte do seu motel, uma vez que um programa para uma rede de motéis é bem diferente de um programa para um motel de pequeno porte;
  • a região na qual você atua e as suas particularidades;
  • se o cliente tem contato direto com o recepcionista do estabelecimento ou se isso é feito por intermédio da tecnologia;
  • a qualidade da conexão de internet do seu motel, o que é pré-requisito para a utilização de um programa de fidelidade online;
  • o seu ticket médio;
  • as necessidades dos seus clientes.

Entenda mais sobre o seu público-alvo

Por falar em necessidades dos clientes, é essencial que você entenda muito bem quem são eles e quais são os seus principais desejos e necessidades quando se fala em programa de fidelidade. Isso porque é essencial que o seu programa de fidelidade seja capaz de cumprir com as expectativas dos clientes de forma a garantir a adesão do público.

Além disso, é importante que você faça uma pesquisa com clientes e potenciais clientes para identificar seus interesses e a melhor forma de se comunicar com eles. Afinal, é necessário criar uma regra de descontos relevante e, inclusive, uma estratégia eficiente de divulgação do programa para chamar atenção do público.

Defina um nome atrativo

Agora é a hora de criar um nome atrativo para o seu programa de fidelidade. Para isso, você pode usar a criatividade a seu favor e dar um nome totalmente original e que chame atenção dos clientes para conhecer o programa. É importante que ele seja único e remeta ao seu motel (ou à rede de motéis) para que os clientes saibam exatamente qual estabelecimento procurar.

Crie uma política clara

Antes de colocar o plano de fidelidade em prática, é essencial que você tenha uma política bem estabelecida. Ou seja, você precisa determinar quais são as regras de crédito de pontos assim como a regra de resgate. Também é muito importante que esteja claro aos clientes os dias, horários e categoria das suítes que estão sendo contempladas no programa de fidelidade.

Tudo isso deve ser incluído na plataforma de fidelidade, assim como no site do motel. As regras precisam estar bem descritas, ser de fácil entendimento pelo cliente e estar visíveis para serem acessadas a qualquer momento, de forma que os clientes saibam quais são os seus direitos dentro do plano.

Divulgue

Não adianta ter um plano de fidelização online se ninguém souber, não é mesmo? Portanto, divulgue o seu novo serviço para os seus clientes de acordo com os canais de comunicação utilizados normalmente para entrar em contato com eles.

Você pode, por exemplo, expor o lançamento do programa de fidelidade nas redes sociais e no site do motel. Além disso, você ainda pode divulgá-lo no espaço físico do seu motel e, caso tenha leads, investir também nesse canal de comunicação. Dessa forma, você atrairá ainda mais clientes e garantirá o sucesso do seu novo plano!

Bônus: conheça o FIDELINA, um case de sucesso do Sismotel com a Rede Lina de Motéis

Um dos cases de sucesso do Sismotel no que se refere à criação de um programa de fidelidade online é a parceria com a Rede Lina de Motéis. Ela é composta por três estabelecimentos localizados na cidade de São Paulo:

A rede foi bastante criativa e deu o nome de FIDELINA ao programa, fazendo referência ao nome da rede e dos seus estabelecimentos. A plataforma utilizada é toda embarcada dentro do Fidelidade Web, na qual foram incluídas as imagens e o regulamento configurados de acordo com as necessidades da rede. Após tudo pronto, os sites dos motéis da rede receberam um botão que acessa diretamente a plataforma Fidelidade Web.

Como você pôde perceber, o plano de fidelidade online pode ser o seu maior aliado na hora de atrair e fidelizar os clientes do seu motel.

No caso do Fidelidade Web, programa de fidelidade oferecido pelo Sismotel, os benefícios podem ser ainda maiores, uma vez que ele foi criado especificamente para o setor moteleiro e, por isso, supre as demandas e particularidades desse tipo de estabelecimento. Então, o que você está esperando para criar, agora mesmo, esse plano para o seu motel e aproveitar todos os benefícios que ele oferece?

Entre em contato com o Sismotel agora mesmo e descubra tudo sobre o plano de fidelidade online do nosso software!

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Caracteristicas do novo gestor moteleiro

Em um mercado competitivo, buscar por alternativas para se destacar, atrair novos clientes e fidelizar os atuais é fundamental para se manter em alta. Nesse sentido, a gestão de motéis tem ganhado novos rumos, especialmente porque os empreendedores — que antes não se identificavam como gestores — passaram a ter uma visão mais estratégica, buscando por soluções que contribuam tanto para o funcionamento do negócio quanto para a satisfação dos clientes.

Por essa razão, elaboramos este conteúdo para você conhecer quais são as principais características desse novo perfil, de modo que possa se inspirar para também buscar por novos caminhos em seu motel. Boa leitura!

Aprendizado contínuo

Seja qual for o ramo de atuação, buscar por capacitação é essencial para entender como está o mercado na nossa atual conjuntura. Isso pode ser feito para trazer inovação aos clientes, além de correr atrás de referências do que tem dado certo em outros empreendimentos.

Em uma gestão de motéis, por exemplo, é necessário entender se aquele faturamento vai ao encontro do que os concorrentes têm conquistado, quais passos seguir para que haja uma redução de custos, além de conhecer ferramentas que disponibilizam facilidades para o dia a dia.

Hoje, existem sistemas que evitam fraudes, economizam energia nas suítes e ainda controlam todo o estoque do motel. Dessa forma, você conquistará resultados mais expressivos, especialmente ao evitar riscos comuns desse tipo de gestão.

Formar uma equipe de qualidade

A equipe de qualidade é aquela que se preocupa, em primeiro lugar, com o bem-estar dos clientes e também com o crescimento do negócio. Contar com colaboradores que são engajados e motivados a trazer novas soluções trará ganhos para os seus números e também contribuirá para a redução de custos — afinal, demitir e contratar profissionais é sinônimo de dinheiro gasto.

Uma dica para manter esse alinhamento entre gestão e colaboradores é a realização de reuniões mensais. Apresente quais foram os principais pontos positivos daquele período e o que pode ser melhorado, além de explicar como cada função contribuirá para chegar aos resultados pretendidos.

Oferecer os melhores serviços

Como dito, entender como a concorrência tem trabalhado é essencial para que você possa aplicar as estratégias que mais condizem com o seu negócio. No entanto, é preciso analisar as ações que, de fato, vão gerar identificação com o seu público.

Exemplo: não é porque o seu concorrente faz sucesso com uma suíte com o tema X que você também fará, uma vez que a localização influencia bastante para a formação do público. O ideal é fazer uma pesquisa de satisfação e buscar um feedback entre os seus próprios clientes sobre o que pode ser aperfeiçoado e quais são os melhores serviços oferecidos pelo seu motel.

Neste conteúdo, você pôde entender mais sobre gestão de motéis, além de conhecer quais são as características que esse perfil tem assumido nos dias de hoje. O ideal é contar com um bom planejamento e entender quais estratégias serão eficazes para a sua realidade. Assim, pode ter certeza que o sucesso será garantido.

Ainda, abordamos sobre sistemas que trazem facilidades para o dia a dia. Caso deseje saber mais, entenda quais setores do motel são influenciados pela tecnologia de gestão.

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Quais são os tipos de indicadores de desempenho

Indicadores de desempenho nada mais são que ferramentas para avaliar a performance da sua empresa em vários aspectos ao longo do tempo. Por meio desses resultados, é possível verificar se o negócio está no caminho certo para alcançar seus objetivos ou não. Em caso negativo, o gestor deverá rever suas estratégias para encontrar uma solução mais viável para o seu problema.

Existem vários tipos de indicadores de desempenho que é preciso acompanhar. Contudo, neste artigo listamos os principais para você saber se o seu motel tem um bom progresso ou precisa repensar suas ações. Continue a leitura e confira!

Indicadores de produtividade

Os indicadores de produtividade medem a quantidade de recursos que o seu motel emprega para oferecer os melhores serviços aos seus clientes. Ou seja, ele vai avaliar a eficiência e o rendimento dos processos realizados no negócio.

Quando falamos em recursos, nos referimos a recursos de mão de obra, financeiros, especiais, temporais etc. É importante acompanhá-lo de perto para saber se a qualidade dos serviços prestados têm agradado o consumidor final, isto é, se ela atende aos desejos e necessidades dos seus clientes.

Indicadores de qualidade

Esses índices apontam os processos que não estão em conformidade com as exigências da sua empresa. Nesse sentido, é muito importante observar a percepção dos seus clientes sobre os serviços prestados.

Nesse momento, são consideradas todas as reclamações e insatisfações do seu público em relação ao seu serviço. Com esses dados em mãos, será possível trabalhar para melhorar a experiência do cliente para que ele se sinta mais confortável e contente em seu motel. Assim, diminuem-se as chances de ele se tornar um detrator da sua marca e atrasar o crescimento do seu negócio.

Acredite, um cliente insatisfeito pode trazer muitos prejuízos a uma empresa. O famoso marketing “boca a boca”, quando tem um efeito negativo, diminui as chances de atração de novos clientes e reduz a fidelização. Afinal, se o consumidor não teve uma boa experiência em seu motel, dificilmente ele voltará, certo?

Indicadores estratégicos

Esse tipo de indicativo traz informações muito relevantes para um planejamento estratégico. Afinal, ele indicará se todas as metas foram atingidas e quais ainda não foram alcançadas.

Em suma, esse indicador apontará a real situação do seu motel. Dessa forma, você poderá melhorar a sua tomada de decisão com base em dados reais, a fim de evitar equívocos que podem comprometer o bom desenvolvimento do seu negócio. Com base nesse indicador, suas decisões serão mais inteligentes e você poderá encontrar uma maneira viável de fazer com que o seu negócio cresça de maneira sustentável.

Agora você já conhece os principais tipos de indicadores de desempenho que podem ser aplicados em seu motel. Ao colocá-los em prática, você saberá como agir para fazer com que o seu negócio cresça e continue a oferecer uma boa experiência aos seus clientes.

Você sabia que a tecnologia pode auxiliá-lo a otimizar a análise do seu negócio? Veja como softwares podem ajudar a analisar os indicadores do seu motel!

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Fraude de cartão de crédito: quais as principais e como evitar?

Você, dono de motel, sabe que fraudes com cartões de crédito são uma prática que pode trazer muita dor de cabeça para o seu estabelecimento, não é mesmo? Mas você sabe quais são as principais práticas e como evitá-las?

Com o crescimento de consumidores utilizando cartões como meio de pagamentos e com o avanço tecnológico com esse propósito, cresce a necessidade de ter cada vez mais cuidado com as fraudes. Entender quais são as principais delas é o primeiro passo para alcançar seu objetivo.

Por isso, separamos para você as práticas mais comuns e as melhores formas de se precaver. Confira!

Troca de máquina

Essa é uma prática popular entre os fraudadores, onde é feita a substituição da máquina do estabelecimento por uma outra de titularidade do criminoso. Para a ação funcionar, a máquina trocada se assemelha à do motel justamente para não levantar suspeitas.

O ato prejudica os moteleiros, pois assim que acontece a troca, os valores arrecadados pelas máquinas deixam de ir para a conta da empresa, e são desviados para a conta do criminoso. Por ser difícil o fraudador ter acesso à máquina do motel, esse golpe costuma ter alguma participação dos funcionários.

Ligações e mensagens falsas para roubo de dados

Phishing são golpes que vêm afetando o ramo de motéis, que são realizados entrando em contato com o proprietário, podendo ser uma ligação ou mensagem (por e-mail, WhatsApp ou SMS). Ela aparenta provir da empresa da máquina de cartões, mas na verdade vem dos fraudadores.

Nessas mensagens são solicitados seus dados pessoais e do estabelecimento, como endereço, nome completo, número dos cartões de crédito, documentos e o CNPJ do motel. Achando se tratar de um contato do banco o cliente entrega os dados, e com essas informações em mãos os tratantes realizam transações financeiras, como compras online e desvio do dinheiro.

Clonagem de cartão de crédito

Um outro golpe muito comum envolvendo cartão de crédito é a clonagem, que, com o aumento da tecnologia, vem sendo aperfeiçoado pelos criminosos. Um dos métodos mais utilizados é o uso dos skimmers, pequenos componentes eletrônicos inseridos nas máquinas de cartões fazendo-os capazes de furtar os dados do cliente.

É importante ficar atento ao fato de que, com o aumento de compras online, houve a crescente adesão aos cartões de crédito virtuais. Isso amplia o campo de possibilidade desse tipo de golpe. Nessa operação também ocorre o roubo de dados, permitindo ao criminoso realizar compras online e outras operações.

Para se precaver a essas fraudes de cartão de crédito boas medidas devem ser tomadas, como investir em um software de gestão, contar com uma equipe de confiança, utilizar máquinas com leitores de chip e cuidar do pagamento das suas reservas online. Lembre-se de que o Chargeback (contestação da compra com a administradora do cartão) também pode ser um problema para o seu motel. Agora, ponha em prática essas medidas que passamos e deixe você e seus clientes mais tranquilos.

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Conheça os 4 Ps do marketing e como gerenciá-los no motel

Se você procura por maneiras de agregar valor ao seu motel diante da percepção do público, já deve ter notado que o caminho mais direto para alcançar esse objetivo é investir em publicidade, correto? Dado o contexto, a estratégia dos 4Ps do marketing é um dos melhores sistemas para estabelecer a posição de uma marca em seu nicho de atuação no mercado.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue acompanhando a leitura deste artigo que preparamos especialmente para você, que pretende aumentar a visibilidade do seu motel e se destacar da concorrência por meio de estratégias de marketing inovadoras.

O que são os 4Ps do marketing?

Antes de mais nada, é importante esclarecer o que significa esse conceito. Pois bem, cada P representa um aspecto diferente que integra a jornada de compra de um consumidor, sendo eles:

  • produto;
  • preço;
  • praça;
  • promoção.

O equilíbrio entre cada pilar dessa estratégia é o que aumenta as probabilidades de que você conquiste e fidelize seu público. É por isso que também conhecemos o sistema como Composto ou Mix de Marketing.

Produto

Não se trata exclusivamente do produto físico em si, mas de todas as características que a empresa oferece por meio dele. O produto, na verdade, é a maneira da empresa entender e definir quais atributos ela pode oferecer para solucionar uma necessidade do mercado.

Preço

Representa mais que o valor cobrado pela solução oferecida. O que queremos dizer é que, no contexto dessa estratégia de marketing, esse pilar indica quanto a empresa pode cobrar pelos produtos ou serviços, com base na forma como ela está posicionada no mercado e como o público a vê.

Praça

Esse nome causa um pouco de confusão para algumas pessoas, pelo fato de sua tradução literal não fazer tanto sentido quanto o termo original “Placement“, que consiste na colocação da marca no nicho que ela atua no mercado.

Praça é o pilar responsável pelos meios nos quais o consumidor chega até uma marca. Isto é, seus canais de distribuição, venda e promoção, que podem envolver desde mídias físicas até as mais diversas mídias digitais (redes sociais, blogs, site, plataformas de motelaria etc).

Promoção

Dentro do contexto dos 4Ps do marketing, esse pilar tem a finalidade de promover uma marca e as soluções que ela oferece por meio da mensagem, tom de comunicação e canais corretos, de acordo com o perfil do público-alvo. Dessa forma, de uma empresa desconhecida, você transforma seu negócio em uma solução com potencial para as necessidades e desejos do consumidor.

Contabilidade básica para motéis

Como os 4Ps do marketing podem ser aplicados na realidade de um motel?

Agora que você já tem uma noção mais específica sobre o que são os 4Ps do marketing, mostraremos com alguns exemplos práticos como o sistema pode ser gerenciado na realidade de um motel.

Produto

Como já foi abordado, produto representa o que a empresa oferece ao consumidor, seja um bem, seja um serviço. A finalidade do produto é satisfazer uma determinada necessidade de uma classe de clientes.

No setor de motelaria, o produto é a hospedagem e toda a experiência que ela envolve no período que os clientes permanecem no estabelecimento. Ou seja, as características são intangíveis, porém, deve-se focar em questões que transmitam ótimos momentos aos hóspedes, como:

  • infraestrutura do motel;
  • identidade visual da fachada e do interior do estabelecimento;
  • limpeza e organização das suítes;
  • qualidade dos produtos oferecidos;
  • serviços diferenciados (decoração temática e outros).

Preço

Nesse contexto, refere-se não somente ao valor que você cobra pelo período ou pernoite do motel, mas deve envolver o que o “produto” abrange para que tenha valor agregado. Isto é, para cobrar um valor alto e ter mais lucratividade, é preciso que seu motel corresponda às expectativas dos clientes. Do mesmo modo, para que você tenha capital de giro suficiente para garantir uma ótima estrutura e serviços diferenciados, precisa cobrar um valor que condiga com a realidade.

Dito isso, é preciso entender que esse pilar dos 4Ps do marketing envolve a gestão financeira do estabelecimento, já que somente com uma boa circulação de dinheiro será possível garantir que fornecedores e funcionários sejam pagos. Além de permitir que a empresa cresça e, é claro, você obtenha lucro.

Praça

No contexto da comunicação digital que vivemos, praça refere-se aos meios pelos quais os clientes podem chegar até seu motel, ou seja, os canais de publicidade e venda. Atualmente, as redes sociais têm sido consideradas ótimas formas de promover serviços de motelaria. Já que além de atingirem facilmente o público-alvo, permitem que campanhas personalizadas sejam feitas com bastante eficiência.

Além disso, existem plataformas de divulgação e reservas, como o conhecido Guia de Motéis, nas quais é possível oferecer descontos, promoções e ofertas imperdíveis para atrair a atenção dos clientes e se destacar dos concorrentes.

Promoção

Por fim, mas não menos importante, a promoção do motel é a maneira como o estabelecimento é ofertado ao seu público. Diferentemente do que foi dito no tópico anterior, não são os brindes, descontos ou ofertas especiais, mas sim das estratégias de divulgação utilizadas para promover a marca.

É nessa etapa que entra toda a publicidade da empresa, e vale lembrar de que esse é um universo de possibilidades. Para desenvolver esse P corretamente, é muito importante que os três Ps anteriores estejam bem definidos.

Para criar campanhas mais eficientes e direcionar seus esforços na direção correta, procure fazer alguns questionamentos, como:

  • Onde você encontra o público-alvo do seu motel?
  • Quais formas você utiliza para promover o motel?
  • As redes sociais são utilizadas apenas para divulgação ou também servem como canais de contato com os clientes?
  • Quais mídias e em qual frequência são usadas?
  • Você tem um calendário de estratégias sazonais estabelecido para aumentar as vendas de serviços e promoções?
  • Como a concorrência realiza sua publicidade?
  • De que forma as ações de seus concorrentes impactam em seu estabelecimento?

Qual a importância dos 4ps do marketing para conquistar e fidelizar clientes de um motel?

Antes de finalizar o post, vale destacar o fato de que uma aplicação prática dos 4ps do marketing na área de motelaria pode contribuir diretamente com os resultados do negócio. O fato desse sistema ajudar nas estratégias de publicidade permite que os gestores saibam não apenas como vender mais, mas também a melhor maneira de otimizar a conquista e manutenção de seus clientes.

Isto é, a questão não é por que algumas empresas vendem mais, mas sim por que algumas são tão mais caras? Estamos nos referindo a agregar valor à marca e, consequentemente, ao produto diante da perspectiva do público-alvo. Dessa forma, concluímos o quão importante são os 4Ps do marketing para o setor de motelaria.

Gostou das informações que abordamos neste post? Então, não deixe de conferir também o nosso artigo sobre as melhores estratégias de marketing digital para o seu motel!

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Curva ABC Estoque Motel

A curva ABC, também conhecida como Diagrama de Pareto, é uma metodologia de gestão de estoque amplamente utilizada por negócios em diversas áreas. Ela propõe que você classifique os produtos disponíveis no seu estoque em três categorias, de acordo com o nível de importância estratégica que cada um deles possui. As categorias são:

  • classe A: produtos mais importantes, ou seja, que geram mais lucro para o seu negócio;
  • classe B: produtos de nível intermediário, com demanda relativamente alta mas que não geram tanto lucro para o motel;
  • classe C: produtos de menor relevância que precisam ser mantidos no estoque, mas não possuem grande saída ou participação no lucro total do estabelecimento.

Qual a importância da curva ABC para a gestão de estoque de motel?

Você já deve ter percebido que existem diversos métodos que podem ser utilizados para realizar a gestão de estoque no seu motel. Cada um deles oferece benefícios diferentes, porém a curva ABC representa um diferencial nesse aspecto, sendo capaz de evidenciar se o mix de produtos oferecidos no cardápio do seu motel está gerando valor para o negócio.

Isso porque, em uma metodologia tradicional, você é capaz de contabilizar a quantidade de cada um dos produtos que foram vendidos ao longo de um período. Porém, ele não indica a lucratividade de cada um deles e o quanto eles são capazes de agregar valor para o negócio.

Já a curva ABC é capaz de fazer isso. Ela mostra os produtos que oferecem, na prática, uma lucratividade maior em relação ao faturamento do negócio. Com isso, ela embasa a tomada de decisão em relação a quais mercadorias você deve manter em estoque. Pode ser, por exemplo, que o motel venda maior quantidade de um produto X, que oferece uma lucratividade menor, deixando de lado um produto Y, cuja margem de lucro é muito maior e que pode dar menos trabalho em mantê-lo no estoque.

Como funciona a curva ABC na prática?

Na prática, a curva ABC de estoque funciona da seguinte forma: você cria um relatório ou planilha que indique a quantidade de cada um dos produtos que vendeu nos últimos meses, seguido do valor unitário e total de cada um. A partir disso, você deve calcular qual o percentual de participação de cada um deles no seu faturamento.

Os produtos com maior participação nas vendas devem compor o primeiro grupo, chamado de classe A. Geralmente, esses produtos são os que, somados, representam 80% do seu faturamento. Portanto, se você perceber que os itens de café da manhã e as bebidas alcoólicas, juntos, representam a maior parte do seu faturamento total, eles devem ser os produtos da classe A.

A partir disso, é necessário fazer o mesmo para alocar os itens do estoque na classe B e C da sua curva. O segundo grupo deve representar, aproximadamente, 15% do faturamento, enquanto o terceiro se aproxima de 5% do total.

Como o Sismotel auxilia na criação da curva ABC do seu estoque?

O Sismotel é um software de gestão criado especificamente para o setor moteleiro. Ele possui uma série de funcionalidades que podem otimizar os processos internos do seu motel e, até mesmo, melhorar diretamente o atendimento aos seus clientes.

Um dos módulos do Sismotel é a gestão de estoque. Nele, você é capaz de analisar a Curva ABC de Estoque do seu motel de forma automática, por meio da emissão de um relatório baseado nas vendas do seu estabelecimento. Tudo isso é feito em um layout bastante amigável, fácil de ser analisado por ter todas as informações organizadas de forma visual, clara e simples.

Essa funcionalidade está disponível com atualizações em tempo real na aba “Gerencial” do seu software. Ele também pode ser acessado de qualquer lugar, por meio da plataforma Web Sismotel Analytics ou através pelo App Sismotel Analytics disponível para Android e iOS.

Quais são os outros diferenciais do Sismotel na gestão de estoque?

Além da curva ABC, o Sismotel ainda oferece uma série de outras funcionalidades que podem ser grandes aliadas na gestão de estoque do seu estabelecimento. São elas:

  • controle de múltiplos estoques: você é capaz de controlar diversos estoques em um só lugar, mesmo que eles estejam alocados em locais diferentes;
  • reposição otimizada: no momento de encerrar o turno de trabalho, o software permite que você realize a reposição de mercadorias no sistema sem a necessidade de digitação de todos os itens vendidos a serem repostos;
  • kardex: permite que você analise a movimentação das mercadorias no seu estoque utilizando a metodologia mais famosa nesse sentido;
  • inventário: você é capaz de acessar o inventário de todos os produtos disponíveis em estoque no seu motel a qualquer momento;
  • montagem de kits: o Sismotel permite que você derive os produtos em estoque para montar kits padronizados ou personalizados para os seus clientes;
  • gerenciamento entre filiais: você ainda é capaz de gerenciar um estoque entre as filiais do seu motel, caso possua mais de um estabelecimento na mesma rede.

Contar com uma metodologia de gestão de estoque eficiente e que potencialize o faturamento do seu motel é essencial para o sucesso do estabelecimento. A curva ABC de estoque é uma das melhores metodologias nesse aspecto, oferecendo diferenciais em comparação com os outros métodos. O software Sismotel pode ser seu maior aliado, oferecendo uma forma simples e dinâmica de criar e gerenciar a sua curva ABC.

Portanto, entre em contato com a gente agora mesmo e conheça todas as funcionalidades do Sismotel!

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  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

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