• Home
  • Blog
  • Descobertas da Equipotel 2023: novidades no setor moteleiro!

Descobertas da Equipotel 2023: novidades no setor moteleiro!

Descobertas da Equipotel 2023: novidades no setor moteleiro!

A Equipotel 2023 aconteceu entre os dias 19 a 22 de setembro e trouxe diversas novidades que incluem, também, questões que poderão gerar o crescimento do seu motel.

Se você não esteve presente, não se preocupe. Separamos os principais pontos abordados sobre esse setor no evento para você ficar por dentro das principais tendências e incorporá-las em seu negócio. Boa leitura.

O que é a Equipotel e por que ela é tão relevante para o setor moteleiro?

A Equipotel é uma das principais feiras voltadas para o setor hoteleiro e moteleiro da América Latina. Com duração de 4 dias, os participantes têm acesso a diversas novidades e tendências do setor, que poderão ser incorporadas em seus negócios.

Além disso, esse tipo de evento é uma oportunidade para expandir a rede de contatos e encontrar potenciais parceiros que ajudarão a alavancar os resultados do seu negócio. E estar atualizado com as principais tendências da área.

No evento, o setor moteleiro marca presença com os principais nomes do mercado participando do Motel Xperience. Nesse espaço, os especialistas compartilham tendências, novidades e suas experiências de sucesso.

As datas para 2024 já foram lançadas: entre os dias 17 a 20 de setembro, no Expo Center Norte. Programe-se e esteja presente na próxima edição.

Quais foram as novidades apresentadas na Equipotel 2023?

Na Equipotel 2023, no espaço Motel Xperience, muitas novidades e discussões importantes sobre a área foram feitas pelos palestrantes. Separamos os principais pontos que apareceram no evento.

Uso das redes sociais para divulgação dos motéis

A palestra trazida por Ana Anjos, responsável pelas redes sociais do Guia de Motéis, trouxe sua experiência na divulgação da empresa Guia de Motéis no Instagram. A conversa alinhou as perspectivas de conseguir engajar o público no tema, sem ferir os termos de uso da rede e expandindo o awareness da marca.

Eficiência energética

Hiury Gutemberg, especialista em Energia Solar, trouxe a importância da adoção de energias renováveis para maior eficiência energética em motéis e como isso pode trazer benefícios ao negócio.

O especialista foi um dos articuladores que auxiliou nos bastidores na constituição da Lei 14.300/2021, que impulsionou o uso de energias renováveis no país. Vale a pena ficar atento e trazer essa possibilidade, a fim de conseguir maior eficiência energética com redução de custos em seu negócio.

Metodologia LHG para gestão

A rede LHG motéis (responsável pelo Lush Motel, um dos mais conhecidos e conceituados de São Paulo) apresentou seu modelo de metodologia própria, que unifica:

  • ERP;
  • branding;
  • atendimento ao hóspede;
  • reservas antecipadas.

Ao se inspirar no modelo deles, é possível ir em busca das principais tecnologias que poderão ajudá-lo a pensar em um modelo de gestão voltado para as características do seu motel.

Como novos serviços e produtos podem revolucionar a experiência do cliente no setor moteleiro?

O mercado de motéis tem crescido e se modificado bastante nos últimos anos. Segundo a ABMotéis, os anos de 2021 e 2022 foram de crescimento na área e 2023 segue a mesma tendência. A modernização e a adoção de novos serviços ajudam a potencializar a eficiência e garantir maior lucratividade para o seu negócio.

Além disso, a experiência do cliente no centro dos processos também tem impulsionado mudanças importantes no setor: suítes instagramáveis, experiências personalizadas, facilidade nas reservas, suítes inteligentes e self-service no check-in e checkout são apenas algumas das mudanças que estão cada vez mais em alta e que devem ser consideradas.

 

As consequências de oferecer experiências marcantes para seu público são:

  • aumento do ticket médio;
  • aumento da taxa de retorno;
  • fidelização;
  • aumento do awareness do seu negócio, entre outros pontos.

A Equipotel 2023 foi um evento marcante e se você não participou, é bom ficar de olho para as próximas edições. A experiência no evento pode transformar os resultados do seu motel.

Quer mais dicas como essa e estar atualizado com as novidades do setor de motelaria? Curta nossa página no Facebook e acompanhe os nossos posts em seu feed.

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

Quero enviar um depoimento