Tecnologias para motel que transformarão o seu negócio
Existem tecnologias específicas para motel que não apenas simplificam a gestão, mas também proporcionam resultados eficazes e relatórios baseados em dados concretos, permitindo uma compreensão aprofundada das estratégias que impulsionam o crescimento do negócio.
Dito isso, compreender quais são as principais e como elas impactam no empreendimento fará com que você tenha destaque competitivo no mercado, se diferenciando dos concorrentes ao mesmo tempo em que possibilita maior satisfação dos clientes.
Neste material, a gente explica algumas das principais tecnologias, além de ressaltar como elas contribuem para a rotina de sua gestão. Continue a leitura e tire suas dúvidas!
Tecnologias que contornam os desafios da gestão de um motel
Primeiro, é interessante apresentarmos quais são as tecnologias que contornam os desafios da gestão de um motel. Na sequência, explicamos alguns dos principais tópicos.
1. Automação antifraude
No dia a dia de um motel, algumas fraudes podem ocorrer por parte dos profissionais. Caso não haja nenhum tipo de sistema, a saúde financeira do empreendimento pode ficar comprometida. Existem casos, por exemplo, em que as locações não são registradas, impactando diretamente nos resultados do negócio.
No entanto, o gestor tem a oportunidade de contar com um sistema de automação antifraude, como o Smart-In G2. Por meio dessa ferramenta, há a possibilidade de:
- automatizar desde o portão de entrada até os portões da suíte, bem como a energia elétrica;
- luzes e portões da suíte só são liberadas quando registradas no sistema, além de haver um tempo certo para que profissionais da limpeza realizem a faxina (o que possibilita mais agilidade para a próxima ocupação;
- melhor controle de entrada e saída de pessoas do motel;
- comunicação mais ágil e inteligente entre sistema e funcionários, entre outros.
2. Gestão de reservas e ocupação
Outro ponto que se destaca com o uso da tecnologia para motel é a gestão de reservas e ocupação, funcionalidade que contribui para que clientes façam as suas reservas de forma prática por meio de websites e aplicativos móveis. Como diferencial do uso da ferramenta, ainda se destaca a otimização da ocupação, impactando diretamente na satisfação e na experiência do cliente com o empreendimento.
3. Gestão financeira
Para obter os resultados esperados, uma boa gestão financeira é imprescindível para o sucesso do empreendimento. Com uma ferramenta específica para a realidade do mercado moteleiro, o gestor tem a oportunidade de contar com relatórios financeiros que oferecem insumos precisos para a tomada de decisão.
Na solução, ele ainda tem a oportunidade de fazer o controle de estoque, de modo que haja um entendimento claro sobre os insumos que constam no negócio e aqueles que precisam ser encomendados com fornecedores.
4. Marketing e promoções
Uma gestão moteleira efetiva é aquela que também está atenta às estratégias de marketing e de promoções para atrair e fidelizar clientes. Com um sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente, também chamado de CRM, a equipe tem a possibilidade de segmentar campanhas conforme o público-alvo, criando ações direcionadas especificamente para aquele nicho.
5. Feedback
Para aperfeiçoar estratégias e garantir mais satisfação com os clientes, nada melhor que ouvir o que eles mesmos têm a dizer a respeito de sua experiência com o estabelecimento. Com a ferramenta, a gestão pode obter feedbacks por meio de avaliação online, de modo que implemente melhorias com base nessas informações.
6. Interatividade
E por falar em melhorar a experiência do cliente, com a Comanda Digital QRCode e o painel Autonav, a pessoa que frequenta seu estabelecimento pode fazer as solicitações de pedido e conta sem que, para isso, haja necessidade de alguém de sua equipe intervir. Além de trazer mais privacidade para o hóspede, é uma possibilidade de otimizar processos e agilizar o atendimento.
Escolha da tecnologia ideal
Agora que você já conhece algumas das principais tecnologias disponíveis para uma gestão efetiva do motel, chegou o momento de entendermos quais são as principais dicas para a escolha ideal. Confira!
Entendimento das necessidades
Assim como na escolha de qualquer outro fornecedor, o primeiro passo é o de entender quais são os objetivos e necessidades do estabelecimento. Entre os tópicos que podem ser analisados pela equipe, destacamos especialmente:
- melhorar a eficiência do atendimento;
- otimizar o tempo de entrega de pedidos aos hóspedes (da cozinha, por exemplo);
- melhorar a experiência do cliente;
- aumentar as vendas, entre outros.
Análise do orçamento
Para implementar qualquer nova tecnologia, é preciso inicialmente entender sobre o orçamento disponível. Não considere apenas o custo inicial, como também os recorrentes: manutenção, atualizações, suporte etc. O importante é ter em mente qual é o valor do ticket médio de seu empreendimento. Exemplo: caso seja de R$ 80, não conseguirá manter uma solução utilizada por um estabelecimento cujo ticket é acima de R$ 300.
Integração com sistemas existentes
Também é preciso analisar se a nova tecnologia é compatível e pode ser integrada com os sistemas e softwares já utilizados pelo seu negócio. Caso não haja, existem riscos de ocasionar ineficiências operacionais que prejudicam todo o andamento da gestão.
Escalabilidade
Não deixe de se certificar de que a tecnologia escolhida é escalável. Ou seja, capaz de crescer e se adaptar às necessidades do estabelecimento à medida que ele se expande.
Facilidade de uso
Para a contratação de qualquer ferramenta, entenda sobre a sua usabilidade. Quanto mais simples e prática de utilizar no dia a dia, melhor será tanto para clientes quanto para a sua equipe. O ideal é buscar por interface intuitivas e amigáveis para evitar problemas de treinamento e garantir a adoção bem-sucedida.
Avaliações e referências
O ideal é buscar por ferramentas que sejam específicas para a realidade dos motéis. Afinal, terá sido considerada todas as particularidades desse tipo de gestão, contribuindo para que os ganhos do negócio sejam otimizados e, naturalmente, haja maior satisfação de clientes. Portanto, peça indicações e procure avaliações de outros gestores sobre os mais diferentes tópicos (atendimento, suporte, atendimento às necessidades etc.).
Neste material, você pôde entender um pouco mais sobre algumas tecnologias para motel e como elas podem contribuir para o dia a dia do negócio, além de entender como o Sismotel pode contribuir para automação de processos da gestão de um empreendimento. Como vimos, trata-se de uma solução que impacta tanto para o bom andamento da empresa quanto para a satisfação dos clientes, otimizando custos e contribuindo para evitar fraudes.
Se você quer uma solução que tenha todas as funcionalidades que apresentamos, entre em contato com a nossa equipe e conheça o Sismotel.