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Tecnologias para motel que transformarão o seu negócio

Tecnologias para motel que transformarão o seu negócio

Existem tecnologias específicas para motel que não apenas simplificam a gestão, mas também proporcionam resultados eficazes e relatórios baseados em dados concretos, permitindo uma compreensão aprofundada das estratégias que impulsionam o crescimento do negócio.

Dito isso, compreender quais são as principais e como elas impactam no empreendimento fará com que você tenha destaque competitivo no mercado, se diferenciando dos concorrentes ao mesmo tempo em que possibilita maior satisfação dos clientes.

Neste material, a gente explica algumas das principais tecnologias, além de ressaltar como elas contribuem para a rotina de sua gestão. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

Tecnologias que contornam os desafios da gestão de um motel

Primeiro, é interessante apresentarmos quais são as tecnologias que contornam os desafios da gestão de um motel. Na sequência, explicamos alguns dos principais tópicos.

1. Automação antifraude

No dia a dia de um motel, algumas fraudes podem ocorrer por parte dos profissionais. Caso não haja nenhum tipo de sistema, a saúde financeira do empreendimento pode ficar comprometida. Existem casos, por exemplo, em que as locações não são registradas, impactando diretamente nos resultados do negócio.

No entanto, o gestor tem a oportunidade de contar com um sistema de automação antifraude, como o Smart-In G2. Por meio dessa ferramenta, há a possibilidade de:

  • automatizar desde o portão de entrada até os portões da suíte, bem como a energia elétrica;
  • luzes e portões da suíte só são liberadas quando registradas no sistema, além de haver um tempo certo para que profissionais da limpeza realizem a faxina (o que possibilita mais agilidade para a próxima ocupação;
  • melhor controle de entrada e saída de pessoas do motel;
  • comunicação mais ágil e inteligente entre sistema e funcionários, entre outros.

2. Gestão de reservas e ocupação

Outro ponto que se destaca com o uso da tecnologia para motel é a gestão de reservas e ocupação, funcionalidade que contribui para que clientes façam as suas reservas de forma prática por meio de websites e aplicativos móveis. Como diferencial do uso da ferramenta, ainda se destaca a otimização da ocupação, impactando diretamente na satisfação e na experiência do cliente com o empreendimento.

3. Gestão financeira

Para obter os resultados esperados, uma boa gestão financeira é imprescindível para o sucesso do empreendimento. Com uma ferramenta específica para a realidade do mercado moteleiro, o gestor tem a oportunidade de contar com relatórios financeiros que oferecem insumos precisos para a tomada de decisão.

Na solução, ele ainda tem a oportunidade de fazer o controle de estoque, de modo que haja um entendimento claro sobre os insumos que constam no negócio e aqueles que precisam ser encomendados com fornecedores.

4. Marketing e promoções

Uma gestão moteleira efetiva é aquela que também está atenta às estratégias de marketing e de promoções para atrair e fidelizar clientes. Com um sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente, também chamado de CRM, a equipe tem a possibilidade de segmentar campanhas conforme o público-alvo, criando ações direcionadas especificamente para aquele nicho.

5. Feedback

Para aperfeiçoar estratégias e garantir mais satisfação com os clientes, nada melhor que ouvir o que eles mesmos têm a dizer a respeito de sua experiência com o estabelecimento. Com a ferramenta, a gestão pode obter feedbacks por meio de avaliação online, de modo que implemente melhorias com base nessas informações.

6. Interatividade

E por falar em melhorar a experiência do cliente, com a Comanda Digital QRCode e o painel Autonav, a pessoa que frequenta seu estabelecimento pode fazer as solicitações de pedido e conta sem que, para isso, haja necessidade de alguém de sua equipe intervir. Além de trazer mais privacidade para o hóspede, é uma possibilidade de otimizar processos e agilizar o atendimento.

Escolha da tecnologia ideal

Agora que você já conhece algumas das principais tecnologias disponíveis para uma gestão efetiva do motel, chegou o momento de entendermos quais são as principais dicas para a escolha ideal. Confira!

Entendimento das necessidades

Assim como na escolha de qualquer outro fornecedor, o primeiro passo é o de entender quais são os objetivos e necessidades do estabelecimento. Entre os tópicos que podem ser analisados pela equipe, destacamos especialmente:

  • melhorar a eficiência do atendimento;
  • otimizar o tempo de entrega de pedidos aos hóspedes (da cozinha, por exemplo);
  • melhorar a experiência do cliente;
  • aumentar as vendas, entre outros.

Análise do orçamento

Para implementar qualquer nova tecnologia, é preciso inicialmente entender sobre o orçamento disponível. Não considere apenas o custo inicial, como também os recorrentes: manutenção, atualizações, suporte etc. O importante é ter em mente qual é o valor do ticket médio de seu empreendimento. Exemplo: caso seja de R$ 80, não conseguirá manter uma solução utilizada por um estabelecimento cujo ticket é acima de R$ 300.

Sistema para motel

Integração com sistemas existentes

Também é preciso analisar se a nova tecnologia é compatível e pode ser integrada com os sistemas e softwares já utilizados pelo seu negócio. Caso não haja, existem riscos de ocasionar ineficiências operacionais que prejudicam todo o andamento da gestão.

Escalabilidade

Não deixe de se certificar de que a tecnologia escolhida é escalável. Ou seja, capaz de crescer e se adaptar às necessidades do estabelecimento à medida que ele se expande.

Facilidade de uso

Para a contratação de qualquer ferramenta, entenda sobre a sua usabilidade. Quanto mais simples e prática de utilizar no dia a dia, melhor será tanto para clientes quanto para a sua equipe. O ideal é buscar por interface intuitivas e amigáveis para evitar problemas de treinamento e garantir a adoção bem-sucedida.

Avaliações e referências

O ideal é buscar por ferramentas que sejam específicas para a realidade dos motéis. Afinal, terá sido considerada todas as particularidades desse tipo de gestão, contribuindo para que os ganhos do negócio sejam otimizados e, naturalmente, haja maior satisfação de clientes. Portanto, peça indicações e procure avaliações de outros gestores sobre os mais diferentes tópicos (atendimento, suporte, atendimento às necessidades etc.).

Neste material, você pôde entender um pouco mais sobre algumas tecnologias para motel e como elas podem contribuir para o dia a dia do negócio, além de entender como o Sismotel pode contribuir para automação de processos da gestão de um empreendimento. Como vimos, trata-se de uma solução que impacta tanto para o bom andamento da empresa quanto para a satisfação dos clientes, otimizando custos e contribuindo para evitar fraudes.

Se você quer uma solução que tenha todas as funcionalidades que apresentamos, entre em contato com a nossa equipe e conheça o Sismotel.

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

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