Como evitar fraudes no PIX com essas 4 dicas
O PIX foi uma verdadeira revolução nas formas de pagamento, facilitando os processos tanto para os clientes quanto, também, para os gestores de estabelecimentos. O seu motel, provavelmente, já se beneficiou bastante disso, não é mesmo?
Contudo, da mesma forma, ele também abriu brechas para problemas com fraudes no PIX. Sabendo como contornar, você consegue resolver os problemas existentes e garantir apenas os benefícios de seu uso.
Saiba mais como evitar fraudes no PIX com essas 4 ferramentas e tire suas dúvidas!
1. Confirmação de identidade
Um dos principais tipos de fraudes realizadas com PIX é quando um criminoso tem o acesso à conta de uma terceira pessoa (por exemplo, após o roubo de um celular ou ao hackear uma carteira digital). Neste caso, ele utilizará essa conta para fazer o pagamento em seu motel.
Por isso, uma ferramenta importante é confirmar a identidade de quem está fazendo o pagamento e conferir se as informações batem. Por exemplo, se a conta que está acertando o valor do período estiver em nome diferente de quem deu entrada no local, pode ser sinal de fraude e seu negócio poderá ter prejuízos futuros.
Isso porque caso o titular legítimo da conta entrar com o registro, o valor pode ser estornado e você ficar no prejuízo. Fique atento a isso.
2. PIX na maquininha
Outro tipo de fraude que tem se tornado muito comum é a pessoa fingir que fez o PIX imediato quando, na verdade, ela fez o agendamento do pagamento. Nesses casos, a pessoa mostra o comprovante de que fez a transferência, mas, na verdade, ela apenas deixou agendado.
Logo, assim que a saída dela é liberada, ela cancela o agendamento e seu negócio não recebe o pagamento. Diversos estabelecimentos estão sofrendo com este tipo de problema, inclusive os motéis.
A possibilidade de fazer o pagamento via maquininha, com a leitura do QR Code, faz com que o valor seja confirmado imediatamente nela. Assim, caso a pessoa tenha agendado, ela sinalizará de imediato a fraude e o atendente poderá tomar as medidas cabíveis para este tipo de situação.
3. Sistema antifraude
Hoje muitas empresas trabalham com sistema antifraude, que já identificam perfis com registro de problemas financeiros. Por exemplo, se uma pessoa já recebeu denúncias de autofraude em outros setores, as chances de que ela faça isso no motel são grandes.
Isso ajuda não só a evitar os problemas com fraude por PIX, mas também em outras modalidades, como cartão de crédito. Um caso comum é, após ter a liberação, o cliente entrar em contato com a operadora de cartão de crédito e pedir o cancelamento do pagamento, alegando que foi vítima de fraude, quando não foi.
4. Tenha um sistema integrado de informações
Uma das ferramentas mais importantes para evitar fraudes no pagamento por PIX é ter um sistema integrado de informações. A partir dele, é possível integrar os dados bancários com a efetivação do pagamento e evitar, justamente, os tipos de golpes que listamos aqui.
O Sismotel, por exemplo, permite que você tenha o controle completo da parte financeira do seu negócio com um módulo exclusivo para isso. Assim que o valor do PIX entrar na conta, a solução recebe a notificação e o atendente saberá que não aconteceu uma fraude.
E, além disso, conta também com diversos recursos de automação financeira. Isso pode ajudar em um maior controle do caixa do seu estabelecimento.
Os tipos de fraudes no PIX estão se multiplicando consideravelmente. Prevenir que esses problemas atinjam seu motel é fundamental e com as ferramentas certas, é possível evitar erros.
Para isso, conte com o Sismotel e tenha uma gestão eficiente do seu espaço. Entre em contato e veja como podemos ajudá-lo nisso.