• Home
  • Blog
  • Como evitar fraudes no PIX com essas 4 dicas

Como evitar fraudes no PIX com essas 4 dicas

Como evitar fraudes no PIX com essas 4 ferramentas

O PIX foi uma verdadeira revolução nas formas de pagamento, facilitando os processos tanto para os clientes quanto, também, para os gestores de estabelecimentos. O seu motel, provavelmente, já se beneficiou bastante disso, não é mesmo?

Contudo, da mesma forma, ele também abriu brechas para problemas com fraudes no PIX. Sabendo como contornar, você consegue resolver os problemas existentes e garantir apenas os benefícios de seu uso.

Saiba mais como evitar fraudes no PIX com essas 4 ferramentas e tire suas dúvidas!

1. Confirmação de identidade

Um dos principais tipos de fraudes realizadas com PIX é quando um criminoso tem o acesso à conta de uma terceira pessoa (por exemplo, após o roubo de um celular ou ao hackear uma carteira digital). Neste caso, ele utilizará essa conta para fazer o pagamento em seu motel.

Por isso, uma ferramenta importante é confirmar a identidade de quem está fazendo o pagamento e conferir se as informações batem. Por exemplo, se a conta que está acertando o valor do período estiver em nome diferente de quem deu entrada no local, pode ser sinal de fraude e seu negócio poderá ter prejuízos futuros.

Isso porque caso o titular legítimo da conta entrar com o registro, o valor pode ser estornado e você ficar no prejuízo. Fique atento a isso.

2. PIX na maquininha

Outro tipo de fraude que tem se tornado muito comum é a pessoa fingir que fez o PIX imediato quando, na verdade, ela fez o agendamento do pagamento. Nesses casos, a pessoa mostra o comprovante de que fez a transferência, mas, na verdade, ela apenas deixou agendado.

Logo, assim que a saída dela é liberada, ela cancela o agendamento e seu negócio não recebe o pagamento. Diversos estabelecimentos estão sofrendo com este tipo de problema, inclusive os motéis.

A possibilidade de fazer o pagamento via maquininha, com a leitura do QR Code, faz com que o valor seja confirmado imediatamente nela. Assim, caso a pessoa tenha agendado, ela sinalizará de imediato a fraude e o atendente poderá tomar as medidas cabíveis para este tipo de situação.

3. Sistema antifraude

Hoje muitas empresas trabalham com sistema antifraude, que já identificam perfis com registro de problemas financeiros. Por exemplo, se uma pessoa já recebeu denúncias de autofraude em outros setores, as chances de que ela faça isso no motel são grandes.

Isso ajuda não só a evitar os problemas com fraude por PIX, mas também em outras modalidades, como cartão de crédito. Um caso comum é, após ter a liberação, o cliente entrar em contato com a operadora de cartão de crédito e pedir o cancelamento do pagamento, alegando que foi vítima de fraude, quando não foi.

4. Tenha um sistema integrado de informações

Uma das ferramentas mais importantes para evitar fraudes no pagamento por PIX é ter um sistema integrado de informações. A partir dele, é possível integrar os dados bancários com a efetivação do pagamento e evitar, justamente, os tipos de golpes que listamos aqui.

O Sismotel, por exemplo, permite que você tenha o controle completo da parte financeira do seu negócio com um módulo exclusivo para isso. Assim que o valor do PIX entrar na conta, a solução recebe a notificação e o atendente saberá que não aconteceu uma fraude.

E, além disso, conta também com diversos recursos de automação financeira. Isso pode ajudar em um maior controle do caixa do seu estabelecimento.

Os tipos de fraudes no PIX estão se multiplicando consideravelmente. Prevenir que esses problemas atinjam seu motel é fundamental e com as ferramentas certas, é possível evitar erros.

Para isso, conte com o Sismotel e tenha uma gestão eficiente do seu espaço. Entre em contato e veja como podemos ajudá-lo nisso.

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

Quero enviar um depoimento