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Por que a hospedagem em motéis virou uma tendência? Entenda!

Por que a hospedagem em motéis virou uma tendência?

Já ouviu falar sobre a tendência de hospedagem em motéis? Frequentemente, donos de estabelecimentos, independentemente do nicho de atuação, precisam se adaptar devido às mudanças de comportamento do público. No âmbito dos motéis, não é diferente. Tem crescido, por exemplo, o interesse das pessoas de ficarem hospedadas nesses empreendimentos em vez de buscarem por hotéis.

São muitos os motivos que levam a essa escolha. Cabe ao dono do negócio estruturar a sua gestão para que esses clientes também sejam fidelizados. Neste material, a gente explica por que as pessoas têm feito essa opção, além de dicas para que você possa se adaptar a essa tendência. Confira!

Por que a hospedagem em motel tem se tornado uma tendência?

Antes de mais nada, é interessante entendermos quais são os tópicos que levam a hospedagem em motel ter se tornado uma tendência desse segmento. A seguir, selecionamos alguns motivos. Confira!

Facilidade de encontrar uma suíte

Primeiro, temos a questão de que se hospedar em motel é muito mais simples para o cliente. Em um hotel, normalmente, é preciso pesquisar com antecedência para ficar em um bom espaço. Para isso, a pessoa tem que decidir as datas com antecedência, buscar um local que seja de qualidade e trazer o seu interesse.

Se ela decidir uma viagem em cima da hora, dificilmente vai encontrar um estabelecimento de qualidade. Por isso, acabam optando por motéis, principalmente para viagens mais curtas. Caso ela fique por uma noite, por exemplo, paga pelo pernoite sem precisar checar com antecedência a disponibilidade, fazer reservas e toda aquela burocracia de hotéis.

Hospedagens mais econômicas

Outro fator que se destaca é que as hospedagens normalmente são mais econômicas. Motéis oferecem preços mais competitivos, o que chama a atenção dos clientes ao buscar por um empreendimento onde vai ficar por algumas horas.

Flexibilidade de horários

Se destaca, ainda, a flexibilidade de horários. Os motéis geralmente têm políticas de check-in e check-out mais flexíveis em comparação com hotéis tradicionais. Isso pode ser conveniente para pessoas que chegam tarde da noite ou que precisam de um lugar para descansar por apenas algumas horas.

Em um motel, há a possibilidade de passar a noite e sair apenas quando achar que seria interessante. Nesse sentido, acaba sendo uma opção muito mais atrativa do que um hotel pois o hóspede pagará somente as horas adicionais, enquanto no hotel ele teria que pagar mais uma diária.

Evolução dos serviços oferecidos aos hóspedes

Os motéis têm acompanhado a evolução ao longo dos anos, adaptando-se às demandas e preferências dos hóspedes, e atualmente oferecem serviços que não deixam nada a desejar em relação às grandes redes hoteleiras. Aqui estão algumas das principais tendências na evolução dos serviços em motéis:

  • Melhoria nas comodidades: Os motéis modernos estão oferecendo uma variedade de comodidades para melhorar a experiência dos hóspedes. Isso inclui recursos como Wi-Fi de alta velocidade, smart TV, sistemas de som de qualidade, ar-condicionado, banheiras de hidromassagem, piscinas privativas, saunas, academias privativas, entre outros;
  • Alta gastronomia: Os motéis estão cada vez mais investindo em cardápios sofisticados, assinados por renomados chefs gastronômicos;
  • Integração com a tecnologia: Os motéis estão cada vez mais integrando a tecnologia em seus serviços. Isso pode incluir a utilização de aplicativos móveis para reservas e pedidos de serviços, sistemas de controle inteligente nos quartos, como iluminação e temperatura controladas por voz ou por dispositivos móveis, e a implementação de soluções de segurança avançadas, como câmeras de vigilância e controle de acesso eletrônico;
  • Check-in e check-out automatizados: Alguns motéis estão implementando sistemas de check-in e check-out automatizados para agilizar o processo e proporcionar maior conveniência aos hóspedes. Isso pode incluir telas touch screen de autoatendimento onde os hóspedes podem fazer o check-in e efetuar o pagamento, reduzindo a necessidade de interação com funcionários.

Como o gestor pode se adaptar a essa tendência?

Agora que você já conhece alguns dos motivos que levam os clientes a optarem por motel em vez de hotel, chegou o momento de trazermos dicas para que os gestores possam se adaptar a esse novo contexto.

Adaptar as comunicações para clientes que desejam ser hóspedes por um período

É preciso adaptar a comunicação com os clientes que desejam utilizar as instalações como hotel. Mas atenção: só mude o que já é feito no negócio se a pessoa em algum momento ressaltar que esse é o seu interesse. Assim, você vai ter a ciência de que realmente se trata de um cliente que busca um local para se hospedar.

Com eles, é possível adotar uma linguagem mais cordial e hospitaleira. Normalmente, motéis adotam um atendimento mais discreto, justamente para que as pessoas se sintam à vontade naquele espaço. Hotéis, do contrário, como o próprio nome já diz, contam com profissionais treinados para serem mais hospitaleiros, olho no olho, entre outros pontos.

Dessa forma, o mais interessante seria encontrar o “meio termo”. Continuar com um atendimento mais discreto, porém que também transmita mais hospitalidade.

Fazer uma gestão de equipe eficiente

Outro ponto que pode contribuir para que a gestão se adapte a essa nova tendência é realizando práticas e estratégias para que profissionais também se adaptem a essa realidade. Quanto mais ações voltadas para a motivação das pessoas, melhor será para o empreendimento. Se houver menos rotatividade, consequentemente a empresa contará com funcionários que entendam sobre as estratégias do negócio e saibam as diferenças existentes no atendimento com clientes distintos.

Além disso, destaca-se que um turnover menor também impacta na redução de custos. Devemos levar em consideração que contratar e demitir pessoas gera custos ao negócio. São gastos trabalhistas, com a procura de novos funcionários e também com o treinamento desses profissionais que acabaram de chegar.

Quanto mais o empreendimento se esforça para manter a sua equipe, melhor será para se adequar a essa tendência e para garantir mais lucratividade.

Contar com algumas instalações mais neutras

Se você conta com várias suítes temáticas, é interessante também optar por ter algumas mais neutras. Dessa forma, desperta o interesse de quem vai passar apenas uma noite para se hospedar. Como as suítes temáticas contam com preços mais altos, os clientes que desejam usar o espaço com essa finalidade normalmente vão preferir por um empreendimento que tenha um espaço a um valor mais em conta e que remeta mais a um hotel.

Com isso, ao investir em diferentes instalações, além de você oferecer mais uma alternativa para clientes convencionais, também tem a oportunidade de atrair pessoas que estejam de visita na cidade.

Utilizar a tecnologia a seu favor

Por fim, recomendamos que utilize a tecnologia a seu favor. Por meio de softwares específicos para a gestão do motel, é possível entender quantas suítes estão liberadas, ter redução de custos com o consumo de energia do local, fazer uma gestão de equipes mais eficiente, além de ser a oportunidade para gerar relatórios financeiros, de estoque, entre outros pontos.

Existem soluções específicas para esse tipo de empreendimento, feito por empresas que entendem sobre essa realidade e que conhecem os gargalos de um motel.

Neste material, a gente pôde entender mais detalhes sobre a hospedagem em motel, quais são as particularidades desse tipo de cliente, além de conferir como é possível se adaptar. Como vimos neste conteúdo, trata-se de um tipo de cliente que pode agregar para os resultados do negócio. Dessa forma, o ideal é buscar por alternativas para que a empresa consiga também atrair essas pessoas e garantir que o atendimento seja de qualidade para todos.

Se você deseja conhecer também um pouco mais sobre as características do motel do futuro, continue no blog e acompanhe outro material que elaboramos!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

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