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Como diferenciar o motel? Confira as melhores dicas!

Como diferenciar o motel? Confira as melhores dicas!

Independentemente do nicho de atuação, é sempre importante buscar por alternativas para que haja vantagem competitiva de um negócio em relação aos seus concorrentes.

Nesse sentido, diferenciar o seu motel dos outros presentes na sua região contribuirá para que você consiga uma maior atração de clientes, fidelização, além de garantir que, mesmo em períodos de baixo fluxo, o seu estabelecimento siga obtendo resultados mais atrativos.

Portanto, neste material, você vai conferir algumas estratégias práticas para diferenciar o seu empreendimento do mercado. Boa leitura!

Vantagem competitiva

Vantagem competitiva é um conjunto de características que fazem com que seu motel se torne único diante dos concorrentes. Por meio dos diferenciais, é possível que o seu estabelecimento consiga atrair mais pessoas que ainda não conheciam o seu espaço, bem como fidelizar os mais antigos.

Os resultados diretos de contar com diferenciais em seu empreendimento estão na taxa de ocupação. Esse é um indicador ao qual qualquer gestor de motel deve estar atento, uma vez que mensura os reflexos de uma ação bem executada. Quanto maior a taxa de ocupação, mais resultados seu negócio vem gerando.

Como gerar vantagem competitiva?

Nesse cenário, como é possível gerar vantagem competitiva em relação aos concorrentes? Uma das principais palavras-chave é criar valor ao seu negócio e focar continuamente na experiência do cliente por meio dos serviços oferecidos em seu motel, preocupando-se em manter sempre a autenticidade do negócio.

Contar com um time de colaboradores engajados e motivados também é essencial para o sucesso do negócio, uma vez que é impossível se diferenciar sozinho no mercado. Outras práticas recomendadas são:

  • criar novas experiências;
  • investir no bom relacionamento com os clientes;
  • ter a visão voltada para o futuro;
  • identificar as principais tendências existentes para implementá-las em seu negócio.

Quais os principais desafios para gerar vantagem competitiva?

Quando mencionamos a vantagem competitiva, existem desafios enfrentados que devem ser considerados para minimizar os impactos. O primeiro deles é a necessidade de conhecer muito bem o segmento de motéis, os concorrentes e principalmente o seu público.

Também é preciso que o gestor seja um bom líder, uma vez que isso contribui para criar uma cultura dentro do negócio, de que toda a equipe deve trabalhar em prol de todos, uma vez que isso impacta o crescimento e a sustentação do negócio.

Com o intuito de superar esses desafios, é preciso ter dedicação e muito estudo por parte da gestão. Nesse sentido, é importante buscar por novos conhecimentos, realizar networkings e ter à disposição livros e artigos que abordem especificamente esse segmento.

Como o marketing pode influenciar nesse sentido?

O marketing é um importante aliado. A forma como o estabelecimento se comunica com o seu público evoluiu consideravelmente nos últimos anos. Antes, as estratégias eram muito voltadas para outdoors e rádios. Hoje, as redes sociais devem ser utilizadas para aprimorar esse relacionamento e garantir resultados mais atrativos.

Campanhas que geram um melhor retorno são aquelas em que o público tem a oportunidade de analisar a experiência que poderá ter caso frequente aquele espaço. Fotos e vídeos de suítes, por exemplo, despertam a curiosidade e instigam o consumidor.

Tudo isso levando em consideração a necessidade de fazer na medida certa, pois o uso de apologia ao sexo, por exemplo, pode ter um efeito contrário ao que o motel busca.

Tecnologia como aliada para a vantagem competitiva

Outro ponto que deve ser considerado no momento de gerar vantagem competitiva e diferenciar o motel dos concorrentes é o uso de uma ferramenta pensada exclusivamente para o setor moteleiro. A seguir, trouxemos alguns diferenciais que contribuirão nesse cenário.

Autoatendimento

O autoatendimento funciona por meio da interação do cliente com um monitor touchscreen. Eles são instalados na portaria do estabelecimento e permite que o cliente chegue e faça o seu próprio atendimento, sem a necessidade de conversar com uma recepcionista.

Assim, o cliente tem a possibilidade de verificar quais são as suítes que estão vazias, verificar fotos e vídeos e selecionar aquela de sua preferência, sendo guiado ao local por meio de luzes.

Smart Checkout

Também é possível diferenciar o motel por meio do Smart Checkout com a utilização do TEF. A sigla corresponde à Transferência Eletrônica de Fundos, um sistema que permite que haja transações financeiras referentes às compras efetuadas por cartões de débito, crédito e carteiras digitais, tudo isso de forma rápida e segura.

Um grande diferencial do TEF é a capacidade de agregar ao controle do motel a inserção de valores recebidos, sem que haja um aumento da força de trabalho, pois tudo é feito de forma automatizada.

Para o cliente, um dos principais diferenciais é o oferecimento de maior flexibilidade de pagamento, de modo que ele possa escolher o meio que melhor atende às suas necessidades e realidade para aquele momento.

Comanda Digital QRCode

Por meio de uma ferramenta própria para o motel, ainda há a oportunidade de utilizar a funcionalidade da Comanda Digital QRCode. No modelo tradicional de motéis, o atendimento é feito por meio do telefone. Se estiver com um alto fluxo de clientes, pode haver atraso no lançamento dos pedidos e, consequentemente, insatisfação das pessoas que frequentam o seu espaço.

Por meio dessa ferramenta disponível no Sismotel, há a oportunidade de otimizar o operacional do estabelecimento, trazendo mais facilidade para a equipe interna e mais segurança para o cliente. Para isso, só é preciso digitalizar o QR Code em um display dentro da suíte para que ele seja escaneado no celular de seu cliente. Feito isso, basta que ele interaja com a ferramenta, e todas as solicitações chegarão diretamente no Sismotel.

Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre como diferenciar o motel de seus concorrentes e a importância disso para os resultados do negócio. Como vimos, o uso de uma ferramenta será uma importante aliada para automatizar processos, otimizar o trabalho de sua equipe e gerar maior satisfação para o seu público.

Se você se interessou em conhecer um pouco mais sobre o assunto, entre em contato com a gente, converse com a nossa equipe e tire suas dúvidas sobre o Sismotel!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

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