Como diferenciar o motel? Confira as melhores dicas!
Independentemente do nicho de atuação, é sempre importante buscar por alternativas para que haja vantagem competitiva de um negócio em relação aos seus concorrentes.
Nesse sentido, diferenciar o seu motel dos outros presentes na sua região contribuirá para que você consiga uma maior atração de clientes, fidelização, além de garantir que, mesmo em períodos de baixo fluxo, o seu estabelecimento siga obtendo resultados mais atrativos.
Portanto, neste material, você vai conferir algumas estratégias práticas para diferenciar o seu empreendimento do mercado. Boa leitura!
Vantagem competitiva
Vantagem competitiva é um conjunto de características que fazem com que seu motel se torne único diante dos concorrentes. Por meio dos diferenciais, é possível que o seu estabelecimento consiga atrair mais pessoas que ainda não conheciam o seu espaço, bem como fidelizar os mais antigos.
Os resultados diretos de contar com diferenciais em seu empreendimento estão na taxa de ocupação. Esse é um indicador ao qual qualquer gestor de motel deve estar atento, uma vez que mensura os reflexos de uma ação bem executada. Quanto maior a taxa de ocupação, mais resultados seu negócio vem gerando.
Como gerar vantagem competitiva?
Nesse cenário, como é possível gerar vantagem competitiva em relação aos concorrentes? Uma das principais palavras-chave é criar valor ao seu negócio e focar continuamente na experiência do cliente por meio dos serviços oferecidos em seu motel, preocupando-se em manter sempre a autenticidade do negócio.
Contar com um time de colaboradores engajados e motivados também é essencial para o sucesso do negócio, uma vez que é impossível se diferenciar sozinho no mercado. Outras práticas recomendadas são:
- criar novas experiências;
- investir no bom relacionamento com os clientes;
- ter a visão voltada para o futuro;
- identificar as principais tendências existentes para implementá-las em seu negócio.
Quais os principais desafios para gerar vantagem competitiva?
Quando mencionamos a vantagem competitiva, existem desafios enfrentados que devem ser considerados para minimizar os impactos. O primeiro deles é a necessidade de conhecer muito bem o segmento de motéis, os concorrentes e principalmente o seu público.
Também é preciso que o gestor seja um bom líder, uma vez que isso contribui para criar uma cultura dentro do negócio, de que toda a equipe deve trabalhar em prol de todos, uma vez que isso impacta o crescimento e a sustentação do negócio.
Com o intuito de superar esses desafios, é preciso ter dedicação e muito estudo por parte da gestão. Nesse sentido, é importante buscar por novos conhecimentos, realizar networkings e ter à disposição livros e artigos que abordem especificamente esse segmento.
Como o marketing pode influenciar nesse sentido?
O marketing é um importante aliado. A forma como o estabelecimento se comunica com o seu público evoluiu consideravelmente nos últimos anos. Antes, as estratégias eram muito voltadas para outdoors e rádios. Hoje, as redes sociais devem ser utilizadas para aprimorar esse relacionamento e garantir resultados mais atrativos.
Campanhas que geram um melhor retorno são aquelas em que o público tem a oportunidade de analisar a experiência que poderá ter caso frequente aquele espaço. Fotos e vídeos de suítes, por exemplo, despertam a curiosidade e instigam o consumidor.
Tudo isso levando em consideração a necessidade de fazer na medida certa, pois o uso de apologia ao sexo, por exemplo, pode ter um efeito contrário ao que o motel busca.
Tecnologia como aliada para a vantagem competitiva
Outro ponto que deve ser considerado no momento de gerar vantagem competitiva e diferenciar o motel dos concorrentes é o uso de uma ferramenta pensada exclusivamente para o setor moteleiro. A seguir, trouxemos alguns diferenciais que contribuirão nesse cenário.
Autoatendimento
O autoatendimento funciona por meio da interação do cliente com um monitor touchscreen. Eles são instalados na portaria do estabelecimento e permite que o cliente chegue e faça o seu próprio atendimento, sem a necessidade de conversar com uma recepcionista.
Assim, o cliente tem a possibilidade de verificar quais são as suítes que estão vazias, verificar fotos e vídeos e selecionar aquela de sua preferência, sendo guiado ao local por meio de luzes.
Smart Checkout
Também é possível diferenciar o motel por meio do Smart Checkout com a utilização do TEF. A sigla corresponde à Transferência Eletrônica de Fundos, um sistema que permite que haja transações financeiras referentes às compras efetuadas por cartões de débito, crédito e carteiras digitais, tudo isso de forma rápida e segura.
Um grande diferencial do TEF é a capacidade de agregar ao controle do motel a inserção de valores recebidos, sem que haja um aumento da força de trabalho, pois tudo é feito de forma automatizada.
Para o cliente, um dos principais diferenciais é o oferecimento de maior flexibilidade de pagamento, de modo que ele possa escolher o meio que melhor atende às suas necessidades e realidade para aquele momento.
Comanda Digital QRCode
Por meio de uma ferramenta própria para o motel, ainda há a oportunidade de utilizar a funcionalidade da Comanda Digital QRCode. No modelo tradicional de motéis, o atendimento é feito por meio do telefone. Se estiver com um alto fluxo de clientes, pode haver atraso no lançamento dos pedidos e, consequentemente, insatisfação das pessoas que frequentam o seu espaço.
Por meio dessa ferramenta disponível no Sismotel, há a oportunidade de otimizar o operacional do estabelecimento, trazendo mais facilidade para a equipe interna e mais segurança para o cliente. Para isso, só é preciso digitalizar o QR Code em um display dentro da suíte para que ele seja escaneado no celular de seu cliente. Feito isso, basta que ele interaja com a ferramenta, e todas as solicitações chegarão diretamente no Sismotel.
Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre como diferenciar o motel de seus concorrentes e a importância disso para os resultados do negócio. Como vimos, o uso de uma ferramenta será uma importante aliada para automatizar processos, otimizar o trabalho de sua equipe e gerar maior satisfação para o seu público.
Se você se interessou em conhecer um pouco mais sobre o assunto, entre em contato com a gente, converse com a nossa equipe e tire suas dúvidas sobre o Sismotel!