• Home
  • Blog
  • Cozinha inteligente em motel: 6 funcionalidades tecnológicas

Cozinha inteligente em motel: 6 funcionalidades tecnológicas

Cozinha inteligente em motel: 6 funcionalidades tecnológicas

Comida gostosa, servida da forma correta e no tempo certo, é algo que agrega na experiência do cliente do seu motel e o faz querer voltar mais vezes. Diante disso, a cozinha inteligente em motel é uma aliada fundamental para otimizar o trabalho dos funcionários do setor e tornar os seus processos mais ágeis e seguros.

Entre os principais desafios da cozinha de um motel estão entregar os pedidos no horário prometido, especialmente em dias de alto movimento, e evitar o desperdício de alimentos. Mas com a tecnologia, é possível solucionar esses problemas.

Neste post, conversamos com Rômulo Simões, CEO da Microtecs, que nos conta como a cozinha inteligente pode beneficiar o seu motel. Confira!

O que é uma cozinha inteligente?

As cozinhas inteligentes podem ser definidas como aquelas que fazem uso considerável de tecnologia e processos automatizados, pois “conseguem promover a otimização da produtividade com redução de perdas relacionadas à produção”, aponta Rômulo Simões.

Além disso, o conjunto de ferramentas utilizadas na cozinha inteligente contribui para um controle mais eficiente dos insumos, já que a data de validade e as quantidades, por exemplo, podem ser controlados de forma automática.

Alguns dos principais diferenciais desse novo conceito de cozinha são:

  • maximização da produtividade;
  • segurança dos colaboradores e dos alimentos propriamente dito;
  • diminuição de lixo em consequência da redução de perdas:
  • redução de tempo de produção de pedidos;
  • aumento da qualidade dos pedidos elaborados, pois a padronização de processos diminui os erros de produção.

Por que investir em cozinha inteligente em motel?

Segundo Rômulo Simões, quando o cliente recebe em sua suíte o pedido realizado por meio da recepcionista ou até mesmo de forma digital, a partir da Comanda Digital QRCode ou painel Autonav, ele espera ter uma experiência gastronômica satisfatória. Para que isso aconteça, todos os processos devem ser impecáveis.

Sistema para motel

‘’No entanto, nem sempre ocorre dessa forma. O fator humano é crucial para o sucesso da cozinha, mas também pode prejudicar a experiência do cliente. Para mitigar as falhas humanas, quanto mais automatizado, ou no mínimo informatizado, for esse processo, mais chances de sucesso o motel terá’’, acrescenta o CEO da Microtecs.

Quais as suas funcionalidades?

Há funcionalidades de Tecnologia da Informação (TI) que são essenciais para que uma cozinha seja, de fato, tecnológica. Antes, apenas ter uma impressora para receber os pedidos lançados pela recepcionista já era satisfatório. Atualmente, no entanto, é necessário ir além disso para prestar um serviço de excelência.

Veja, a seguir, quais são as funcionalidades de uma cozinha inteligente.

1. KDS

Com o KDS (Kitchen Display System ou simplesmente Sistema de Exibição de Cozinha) instalado na cozinha, o cozinheiro consegue acompanhar todos os pedidos por data e hora, bem como o tempo de produção de cada um e o tempo restante para entregá-los.

É possível, ainda, verificar quais são os ingredientes que cada prato leva, variações e modo de preparo, o que evita que o cozinheiro e os seus auxiliares confundam ingredientes e preparos e, assim, possam entregar pratos com a qualidade prometida.

 2. Software de registro de pedidos

O software de registro de pedidos permite a rápida transmissão das solicitações feitas pelos clientes à cozinha do motel, ou seja, agrega praticidade para a sua equipe.

Ao usar essa tecnologia, você também evita que os pedidos sejam extraviados, tal como pode acontecer com pedidos anotados fisicamente. Esse registro também traz melhorias para a gestão da agilidade da cozinha, podendo gerar insights sobre medidas que podem otimizar os processos internos.

3. Equipamentos modernos

“Do ponto de vista da manipulação dos pedidos, o fogão, forno combinado, grelhas, lavadora de louças, freezer e/ou até mesmo câmara frigorífica são, sem dúvida nenhuma, os equipamentos mais importantes em uma cozinha inteligente”, ressalta Rômulo Simões.

Investir nesses equipamentos em versões mais modernas agrega agilidade e economia de tempo e dinheiro para o motel. Com uma lavadora de louças, por exemplo, você não precisa designar um funcionário exclusivamente para essa atividade, assim como câmaras frigoríficas com ajuste de temperatura automático otimizam a conservação dos alimentos.

4. Controle de tempo de produção

Da mesma forma que qualquer pessoa fica irritada e insatisfeita quando vai a um restaurante, e o seu pedido demora muito para ficar pronto, o cliente do motel também pode ficar irritado e insatisfeito caso passe pela mesma situação.

Nesse sentido, o controle de tempo de produção é uma funcionalidade imprescindível em uma cozinha inteligente. Por meio dele, o cozinheiro e sua equipe podem se organizar melhor e garantir a entrega do prato dentro do tempo previamente informado ao cliente.

5. Programa de análise de produtividade

Quando os pedidos se acumulam e atrasam na cozinha, é sinal de que a produtividade da sua equipe está ficando a desejar.

Para impedir esse problema, as cozinhas inteligentes contam com programa de análise de produtividade, que mostra o total de pedidos registrados e entregues e o tempo gasto para finalizá-lo, o que possibilita a realização de ajustes contínuos para manter a produtividade da cozinha em alta.

6. Práticas sustentáveis

A tecnologia e sustentabilidade estão cada vez mais próximas. Levando isso em consideração, as cozinhas inteligentes utilizam ferramentas e práticas sustentáveis, como o descarte adequado dos resíduos orgânicos e a substituição das comandas em papel por comandas digitais.

Os aparelhos modernos também ajudam nessa missão, como no caso do controle do consumo de água, energia e gás a partir de máquinas de lavar louças mais eficazes e com o uso de fogões mais atuais.

Quais os diferenciais do KDS do Sismotel?

O Sismotel, software de gestão integrada de motel, entende que a cozinha tem conquistado um espaço cada vez mais relevante nessa modalidade de estabelecimento. Mais do que oferecer um cardápio de alta qualidade, é preciso prezar pela organização e agilidade dos serviços desse setor.

Sendo assim, o Sismotel disponibiliza o módulo KDS, que tem a função de gerenciar o tempo de produção de pedidos, além de reduzir custos com a impressão de comandas.

O módulo também promove a qualidade do quarto à cozinha, o que é possível por meio de um monitor, no qual o cozinheiro acompanha todos os pedidos realizados por ordem de data e hora, o tempo estimado de produção, tempo restante para entregar o pedido, fotos do prato, ingredientes a serem utilizados, variações que podem ser feitas e modo de preparo.

Para implementar o KDS, o primeiro passo é entender que quanto mais alinhados estiverem os processos da cozinha, mais economia e rentabilidade o motel terá.

A cozinha inteligente em motel melhora consideravelmente a experiência gastronômica do cliente dentro da suíte. ‘’É satisfatório para qualquer motel ter um comentário positivo no Google ou nas redes sociais sobre a estadia do cliente e principalmente sobre uma experiência gastronômica vivida’’, destaca o CEO da Microtecs. Na prática, isso gera um aumento exponencial do faturamento do motel.

Quer entender melhor como funciona o módulo KDS? Saiba mais sobre o Sismotel e as suas funcionalidades!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

Quero enviar um depoimento