Veja como as funcionalidades do Sismotel ajudam a aumentar o lucro
Está buscando novas formas de aumentar o lucro do seu motel? Quando se fala em ganhar mais dinheiro, a maioria dos proprietários de motéis logo pensa na necessidade de criar novos serviços e promoções e esquecem-se de olhar para a gestão, porém, com a ferramenta certa, como o Sismotel, é possível poupar gastos e elevar os seus ganhos.
Desenvolvido especificamente para o setor moteleiro, a ferramenta tem como finalidade suprir a carência desse mercado em termos de recursos que atendam às peculiaridades desses estabelecimentos, tanto na área operacional quanto na gestão. Trata-se de um sistema exclusivo e não adaptado, que permite o controle total dos processos internos, melhorando a produtividade de forma segura e prática.
Quer saber como isso acontece? Neste post, conversamos com Rômulo Simões, CEO da Microtecs, que nos explica quais são e como as funcionalidades do Sismotel podem elevar os lucros do seu motel. Confira!
Analytics
A falta de organização e de análise de dados é prejudicial para qualquer negócio, pois significa que o gestor está permitindo que ele caminhe sem rumo. Com o módulo Analytics, você tem acesso a diversos gráficos e indicadores com informações que são imprescindíveis para a sua tomada de decisão.
O sistema oferece um dashboard simplificado com os dados do turno atual e do restante do dia, o mapa de calor semanal ou mensal, com os horários de maior fluxo de clientes, uma análise comparativa dos motéis que fazem parte da mesma rede, o status das suítes, a geração de chave de desconto, além de indicadores como revpar, trevpar, taxa de ocupação e ticket médio.
A partir dessas informações, é possível criar promoções para atrair mais clientes para os horários de baixo fluxo, por exemplo. Também é viável entender o quanto o estabelecimento está faturando, se está acima ou abaixo do esperado, e quais são os pontos exatos a serem ajustados para mudar a situação.
Smart-IN G2
Você já imaginou o quanto poderia economizar com a conta de energia elétrica se ela fosse utilizada somente quando houvesse necessidade? Com a função Smart-in G2, você pode reduzir o consumo de luz em até 35%, pois o equipamento libera a energia para as suítes somente durante o período de locação, o que acaba com o problema das luzes acesas ou equipamentos ligados quando não estão em uso porque foram esquecidos pelos clientes ou colaboradores.
Outro ponto extremamente importante relacionado a essa funcionalidade é a possibilidade de evitar fraudes. De forma antiprofissional, há funcionários que permitem a entrada de pessoas conhecidas nas suítes sem que sejam registradas e paguem pelo serviço, caracterizando a locação fraudulenta, que traz insegurança e prejuízo. A tecnologia empregada na Smart-in G2 só libera portão e a energia da suíte quando a locação foi devidamente registrada no sistema de gestão do motel, a fim de blindar o estabelecimento contra fraudes.
Estoque
O seu gerente comprou mais alimentos e bebidas do que o motel costuma vender e, agora, você está com o estoque cheio e com produtos prestes a vencer? A funcionalidade “Estoque” evita que esse tipo de problema aconteça, pois possibilita atuar no controle de múltiplos estoques, de maneira individual ou consolidada, no gerenciamento da validade de lotes de produtos, no inventário de estoque e na análise de movimentação por Kardex.
Dessa maneira, o motel faz uma reposição inteligente de produtos no encerramento de cada turno, o que acaba com perdas e gastos desnecessários. Afinal de contas, em longo prazo, o desperdício de alimentos resulta em perdas financeiras altas para o seu bolso, sendo que esse dinheiro poderia ser investido em melhorias no serviço.
Autoliberação
A demora no atendimento pode fazer com que o cliente busque a concorrência, logo, é preciso oferecer o máximo de agilidade. E é exatamente isso que a função “Autoliberação” proporciona, haja vista que descomplica a saída do cliente a partir do ticket de liberação apresentado na saída.
Esse processo faz com que a suíte seja liberada e preparada rapidamente pela camareira, de modo que o próximo cliente tenha que aguardar menos tempo para ocupá-la e, portanto, aumenta a sua satisfação com o serviço prestado.
Módulos Fiscais
Negligenciar as questões fiscais pode resultar em uma série de multas e dívidas que impactam os seus lucros. Pensando nisso, o Sismotel tem Módulos Fiscais que cuidam de todas as questões relacionadas às notas fiscais para que você cumpra com todas as suas obrigações, sem o risco de cometer erros.
Financeiro
O módulo Financeiro do Sismotel dispõe, além dos recursos básicos de contas a pagar e a receber, de uma série de indicadores em seu dashboard que disponibilizam ao gestor uma visão analítica da situação financeira do motel, como saldo de contas, fluxo de caixa diário, indicadores de resultados, pagamentos por fornecedor, despesas por plano de contas, gráfico de faturamento anual (mês a mês) etc.
“Com esses recursos, o gestor não precisa ‘correr’ atrás das informações, pois o Sismotel irá apresentá-las cotidianamente, fazendo com que a tomada de decisões possa ocorrer de forma antecipada, minimizando as possibilidades de prejuízos e favorecendo a potencialização dos lucros’’, informa o CEO da Microtecs.
KDS – Display de Pedidos na Cozinha
O display de pedidos instalado na cozinha mostra todos os pedidos por ordem de data e hora, além de apontar os ingredientes, modo de preparo e os tempos de produção e entrega do prato. Isso elimina o uso de comandas de papel, o que significa mais economia para o seu caixa, já que você não terá que adquirir esse tipo de insumo, além de tornar o estabelecimento mais sustentável.
Integração com plataformas de descontos
Oferecer descontos é uma ótima forma de atrair mais clientes. Por isso, a nossa ferramenta pode ser integrada à principal plataforma de descontos para motéis — Guia de Motéis —, que é capaz de atingir milhares de pessoas e, assim, configura-se como bom parceiro para gerar mais vendas, além de possibilitar reservas.
Autoatendimento
Quando o atendimento não é automatizado, o motel precisa contar com uma equipe de recepcionistas por turno, elevando os seus custos com a folha de pagamento. O “Autoatendimento” traz discrição ao otimizar a entrada do cliente e reduz a necessidade de recepcionistas, de forma a baratear os seus custos operacionais.
Segundo Rômulo Simões, o Sismotel foi pensado para ser um sistema completo e que supre todas as necessidades dos motéis. “Como em qualquer empresa, e, no motel, não é diferente, uma organização de processos de gestão e operação é crucial para o sucesso do empreendimento e, consequentemente, para o aumento dos seus lucros’’, reforça.
O sistema de gestão basicamente auxilia nesses processos, fazendo com que os custos com pessoal, a partir dos recursos de interatividade, sejam reduzidos consideravelmente, já que o time de funcionários realmente necessários para o funcionamento do motel se torna menor. Ainda é viável aumentar o lucro com o corte de desperdícios de energia, da perda de produtividade e do impedimento de erros financeiros que desfalquem o seu orçamento.
Além disso, a implementação da ferramenta é muito simples. “Com base em uma análise de requisitos na reunião de requisitos, nós analisamos as necessidades do cliente e suas expectativas com relação ao nosso produto. Após a implantação, temos todo um processo minucioso de treinamento, que passa por várias etapas, até a entrega total do produto ao cliente. Após isso, o nosso time de atendimento passará a acompanhar toda a jornada do cliente para que ele possa obter a melhor experiência com o Sismotel’’, completa o CEO da Microtecs.
Tem interesse em aumentar o lucro também? Entre em contato com a equipe do Sismotel agora mesmo e conheça mais sobre a nossa solução!