3 dicas incríveis para realizar a gestão da inovação do seu negócio

Para um empreendimento se manter competitivo é necessário inovação, seja se adequando às tecnologias mais recentes, mas também por meio de gestão e processos eficientes devidamente implementados. É necessário desenvolver ideias novas constantemente, refletir o que pode ser melhorado na empresa e se desafiar a alcançar resultados ainda maiores. Pensando nisso, a gestão da inovação tem se tornado cada vez mais indispensável em uma administração de empresa.
Não basta somente comprar ferramentas tecnológicas, tampouco ter ideias criativas sem pensar em sua execução. Para inovar, é necessário que haja demanda de mercado, viabilidade de implementação e que melhore a experiência do cliente.
A seguir, veja 3 ações que podem ser implementadas na empresa para garantir essa contínua evolução.
1. Reduza os processos manuais
Avalie todos os processos que existem em sua empresa: cadastro, atendimento, compras, marketing, faturamento etc. Muitos deles têm ações manuais que poderiam ser facilmente automatizadas, com o suporte da equipe de tecnologia. Essa ação trará uma maior agilidade para os processos e os funcionários gastariam menos tempo com atividades repetitivas.
Esse tempo que será economizado ficaria disponível para estimular a criatividade e o raciocínio crítico dos funcionários. Como sua equipe é quem está na linha de frente da operação e do relacionamento com os clientes, é importante escutá-los e estimulá-los a trazer ideias que possam aumentar a sua produtividade e facilitar o seu trabalho.
2. Implemente uma cultura de inovação
Com seus funcionários sendo envolvidos nesse processo, a sua empresa proporcionará um ambiente favorável, criando uma cultura de inovação. Por isso, capacite e direcione sua equipe para que eles tenham espaço para propor ideias promissoras, que sejam viáveis de ser implementadas e que gerem valor para sua empresa.
Ao permitir essa autonomia, a gestão será de alta performance e com uma participação horizontal, na qual a liberdade de expressão e a mineração de ideias façam parte do DNA da empresa. Também, é importante avaliar concorrentes com ações de benchmarking e se inspirar em ideias que se mostraram positivas, de forma adaptada à realidade da sua empresa.
3. Avalie os resultados de suas ações
Para implementar uma inovação, é necessário planejamento desde a definição da estratégia, passando pelos recursos necessários até a geração de indicadores, para que essa ação possa ser mensurada. Caso ela não funcione, investigue para readequar ou, até mesmo, interromper o projeto. Se a ação trouxer resultados positivos, a gestão de inovação deve ser estimulada para que esse resultado melhore ainda mais.
Para que a gestão da inovação seja eficiente, é necessário engajamento tanto da liderança quanto da equipe, que devem estar envolvidas e engajadas para uma melhora contínua de seu empreendimento. Também, é importante que todas as ideias surgidas sejam avaliadas de forma crítica e implementadas com planejamento e acompanhamento do gestor. Com essas ações, a empresa só tende a melhorar e seus clientes a ficarem mais satisfeitos.
Se você gostou deste artigo, veja também essa matéria sobre a evolução tecnológica nos motéis, que assim como a gestão de inovação, é importante para o sucesso de um motel.