• Home
  • Blog
  • Saiba mais sobre o Sismotel e as suas funcionalidades!

Saiba mais sobre o Sismotel e as suas funcionalidades!

saiba-mais-sobre-o-sismotel

Garantir uma gestão eficiente no seu motel é essencial para o sucesso do negócio. Afinal, por meio dela é possível estabelecer metas e objetivos a curto, médio e longo prazo e acompanhar os resultados.

A gestão de qualidade também é o melhor caminho para atingir esses objetivos, oferecendo serviços de excelência e novos valores agregados. Contudo, na hora de colocar esse processo em prática, algumas dificuldades podem aparecer.

O setor moteleiro é bastante complexo e exige que você controle uma grande quantidade de atividades, 24 horas. É por isso que a tecnologia é tão importante e um software de gestão pode ser o seu maior aliado nesse momento.

O Sismotel pode ser a melhor opção de software para você. Portanto, continue a leitura e descubra as funcionalidades e vantagens desse sistema, capaz de potencializar os resultados do seu motel!

O que é o Sismotel

O Sismotel é um software de gestão completo, desenvolvido especificamente para o setor moteleiro. Ele permite que você centralize todas os dados necessários para uma gestão de qualidade. Isso é feito por meio de uma série de módulos que permitem que você realize uma gestão de acordo com a real necessidade do seu negócio.

Isso significa que, com o Sismotel, é possível ter um controle completo das operações do seu motel, desde a entrada do cliente até a saída, incluindo os processos de limpeza e vistoria das suítes. Ele ainda permite a automação de processos e a emissão de relatório, com dados fundamentais ao negócio.

As funcionalidades do Sismotel

Para entender melhor como esse software atua, descubra quais são as principais funcionalidades que o Sismotel pode oferecer:

✔ Automação Smart-In G2

Uma das funcionalidades do Sismotel é a automação Smart-In G2. Ela consiste em um equipamento que permite que a energia elétrica da suíte só seja liberada após a sua locação pelo software. Ou seja, a suíte só é utilizada quando o cliente efetivamente chega ao motel e é registrado no seu sistema.

Dessa forma, essa tecnologia elimina as locações fraudulentas e ainda permite a economia de energia elétrica de até 35%. O equipamento, que pode ser instalado em todas as suas suítes, também é capaz de automatizar a abertura dos portões de entrada e saída do motel e da garagem da suíte. Assim você pode utilizar leds para indicar o status de cada uma das suas suítes, otimizando o trabalho das camareiras.

✔ Operacional

Sem dúvida nenhuma, as rotinas operacionais do Sismotel são imbatíveis!

Ao longo dos seus quase 20 anos no mercado, o software passou e ainda passa, por um processo evolutivo constante baseado nas necessidades de motéis de todo o Brasil. Cada demanda específica é analisada, e caso haja viabilidade é implementada no software.

Isso fez com que o Sismotel se tornasse uma ferramenta que atende —  através das centenas de parametrizações — motéis de todos os portes, sejam com poucas suítes e baixo nível de gestão, ou uma grande rede de motéis.

✔ Gestão

No módulo gerencial do Sismotel você é capaz de acessar todos os dados relacionados ao funcionamento do seu estabelecimento. Isso inclui informações relacionadas ao faturamento, performance dos colaboradores (como recepcionistas e camareiras), lucratividade e venda de produtos.

Tudo isso em forma de relatórios gerenciais que possibilitam um controle completo das operações e ainda servem como embasamento para a tomada de decisões.

O Sismotel Analytics, é uma ferramenta web que complementa o módulo de gestão do Sismotel. Com indicadores de resultados, relatórios (evolução de vendas, faturamento, curva abc e outros), gráficos, mapa de calor e um dashboard completo, que se tornou uma parte importante do conjunto de recursos oferecidos pelo Sismotel ao moteleiro.

✔ Financeiro

Se a necessidade do gestor é ter uma gestão financeira completa, o Sismotel tem! O contas a pagar e a receber vinculados ao controle bancário fazem parte desse módulo. Diversos relatórios detalhados de toda movimentação financeira do motel complementam essa funcionalidade.

✔ Estoque

O Sismotel também tem um módulo de gestão de estoques. Nele, é possível controlar múltiplos estoques, visualizar todos os produtos adquiridos, lote, preço de custo e de venda, kardex e, até mesmo, prazo de validade de cada um deles.

Dessa forma, é possível ter controle dos produtos e insumos de maneira simples e segura. Outro destaque vai para a Reposição de Turno Otimizada, um recurso que facilita o dia a dia do responsável pela reposição de estoque no encerramento de turno.

✔ Fiscal

O Sismotel tem um módulo específico para o controle fiscal do seu motel. Ele permite a emissão e controle de todas as notas fiscais do seu negócio e ainda tem integração com o sistema SPED.

Para a contabilidade do motel, o Sismotel dispõe uma área exclusiva, no portal web, que permite a consulta de todas as notas emitidas, seja NFC-e ou NFS-e, com possibilidade de download de todos os xmls.

✔ Autoatendimento

Já pensou em garantir um atendimento totalmente automatizado para os seus clientes, sem nenhum contato com os seus colaboradores? Então, saiba que essa é outra funcionalidade do Sismotel.

Isso porque ele tem um módulo de autoatendimento no qual o cliente visualiza fotos, preços e descrição de cada uma das suítes disponíveis em uma tela touchscreen, podendo escolher a favorita e ser direcionado até ela, sem a necessidade de intervenção da recepcionista.

Isso gera uma redução de custos para o motel e otimiza a entrada e saída de clientes. Também, traz mais conforto e comodidade para os clientes, garantindo também a privacidade e discrição.

✔ KDS – Sistema de exibição de cozinha

No módulo KDS, a cozinha do motel pode visualizar todos os pedidos realizados pelos clientes por meio de um monitor, evitando a necessidade de emissão de comandas e manutenção de impressoras, gerando assim uma significativa redução de custos.

Nele, também são registrados o tempo de produção, possíveis pedidos especiais por parte dos clientes e prioridade de cada um.

Após a finalização do pedido pelo cozinheiro, um processo chamado de análise de produtividade se inicia, pois o sistema calcula os tempos, baseado no cadastro do produto e no tempo de deslocamento entre a cozinha e a respectiva suíte, de produção e entrega do pedido ao cliente para análise futura do gestor.

✔ Conta Monitor e Autoliberação

O Sismotel também tem um módulo de Conta Monitor, que permite com que o cliente veja em um monitor, instalado na saída do motel, o resumo da sua conta de forma rápida e simples, inibindo possíveis fraudes por parte de colaboradores ao receber do cliente.

Juntamente com a facilidade na entrega e pagamento da conta, o módulo de Autoliberação traz mais comodidade e agilidade para o cliente. Ele permite que, após o pagamento da conta dentro da suíte, o cliente receba um código de barras que deve ser apresentado a um leitor na saída do motel.

Nesse momento, a camareira recebe um aviso de que a suíte deve ser liberada e, após a conferência, o portão de saída é aberto para o cliente, caso haja a automação Smart-IN.

✔ Integrações

O Sismotel pode ser totalmente integrado com alguns sites de compras coletivas e descontos como o Guia de Motéis, permitindo a liberação de cupons de desconto e, até mesmo, reservas por meio do Guia GO.

✔ Programa de fidelidade

O Sismotel tem um módulo específico para a criação de um programa de fidelidade para o seu motel. Nele, é possível criar um programa completo, incluindo todas as regras de geração de crédito e resgate por parte dos clientes.

Esse programa de fidelidade pode ser implementado no motel de forma offline ou online através da plataforma Fidelidade Web, um subproduto Sismotel que consiste numa plataforma web que pode ser integrada a outros softwares, além do Sismotel.

✔ Sismotel no celular

O Sismotel oferece a opção de um aplicativo — APP Sismotel Analytics — para controle de toda a gestão do seu estabelecimento. Ele pode ser instalado no seu celular e também no do seu gerente, caso você julgue necessário. Dessa forma, é possível ter acesso a todos os dados operacionais do seu motel a qualquer hora e de qualquer lugar.

Além disso, também há o APP Sismotel Mobile. Ele deve ser instalado nos celulares dos colaboradores e permite a realização de processos operacionais do motel de forma moderna e confiável. Nele, é possível realizar a liberação da suíte, emissão de conta digital, reposição de itens vendidos, limpeza e vistoria.

Os diferenciais e as vantagens do Sismotel

O Sismotel pode oferecer uma série de diferenciais e vantagens para o seu negócio. Descubra agora quais são os principais deles.

  • desenvolvido especificamente para o setor moteleiro;
  • por estar no mercado a mais de 18 anos, possui recursos e possibilidades que atendem todos os perfis de motel;
  • oferece suporte 24 horas com profissionais altamente qualificados;
  • pioneiro na integração com o Guia de Motéis;
  • é organizado em módulos, o que significa que você pode adaptar o software às suas necessidades;
  • reduz custos operacionais e garante mais segurança para você, seus clientes e colaboradores;
  • permite aumentar a produtividade do seu time;
  • é um software desktop com diversos recursos web e mobile, completo para o seu motel;
  • garante a qualidade do serviço oferecido aos clientes.

Como você pôde perceber, o Sismotel pode ser seu maior aliado na hora de investir na gestão de qualidade no seu motel. Afinal, ele é um software completo, que já gera resultados comprovados em diversos estabelecimentos, como é o caso do Recanto Motel (ES), Rede Baron Motéis (PR), Rede Tropical de Motéis (RJ) e Motel Finni (PE).

Então, entre em contato com a gente e faça um orçamento agora mesmo!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

Quero enviar um depoimento