• Home
  • Blog
  • Dicas de gestão de motéis na quarentena

Dicas de gestão de motéis na quarentena

moteis-na-quarentena

O setor moteleiro já está em processo de reinvenção há alguns anos. Contudo, a pandemia de COVID-19 trouxe uma nova demanda para o setor, que viu a necessidade de buscar formas de lidar com a quarentena no país e a crise sanitária no mundo.

Durante essa crise, é necessário identificar as melhores estratégias de gestão de motéis na quarentena, de forma a garantir que o negócio sobreviva a esse momento e siga todas as recomendações sanitárias determinadas para o setor. Entretanto, você sabe quais são essas estratégias?

Continue a leitura e descubra dicas de ouro para a gestão do seu motel em tempos de quarentena!

Crie um novo cronograma de limpeza

Com a pandemia de COVID-19, as empresas e negócios precisaram revisar os seus cronogramas de limpeza e o seu motel não pode ficar de fora. A ABMotéis criou um manual que instrui os moteleiros nos novos processos e exigências capazes de garantir a saúde dos seus clientes e funcionários. Portanto, consulte o documento e crie um novo cronograma para o seu estabelecimento.

Invista na Vistoria das suítes

Muitos motéis não realizam a vistoria das suítes após o encerramento da limpeza, isso porque, esse processo requer um colaborador específico para essa tarefa, pois esse deve está focado nos protocolos de checagem de cada item a ser vistoriado. Essa etapa é extremamente necessária para aqueles motéis que pretendem alcançar a máxima excelência no quesito limpeza.

Para o moteleiro que deseja iniciar com a vistoria de suítes, o processo pode ser realizado por uma camareira supervisora seguindo um formulário de checagem de itens, neste irá constar desde a disposição dos travesseiros na cama até a limpeza das louças do banheiro.

O App Sismotel Mobile, já disponibiliza esse processo de forma digital, possibilitando que o motel defina pontos para cada item vistoriado afim de bonificar o colaborador pelo bom serviço realizado.

Deseja saber mais sobre o processo de vistoria de suítes? Preparamos um material somente sobre esse assunto nesse link.

Pense no público que a pandemia criou

A pandemia fez com que muitos dos clientes regulares ficassem distantes dos motéis durante esse período de isolamento. Contudo, uma nova demanda surgiu para o setor: pessoas que trabalham na linha de frente do combate ao COVID-19 e precisam se isolar da família para evitar contaminação.

Portanto, pense nesse novo público e mude seus processos para se adaptar também a essa demanda. Essas pessoas buscam os motéis exatamente por já serem lugares nos quais há pouco contato com outras pessoas. Oferecer promoções e, até mesmo, pacotes de diárias pode ser uma ótima forma de abrigar esses profissionais e garantir o funcionamento do seu estabelecimento.

Invista em experiências gastronômicas

Outra nova demanda que surgiu para o setor de motéis durante essa quarentena são as experiências gastronômicas. Com bares e restaurantes fechados, há casais que buscam, nos motéis, uma forma de sair da rotina e aproveitar uma experiência completa em um local seguro da contaminação pelo COVID-19.

Isso exige mudanças na sua gestão, de forma a favorecer esse tipo de experiência. Portanto, amplie o seu cardápio e pense em novas opções de pedidos para que os seus clientes possam ter esse tipo de experiência no seu estabelecimento.

Evite o contato entre funcionários e clientes

Por fim, vale lembrar de que a quarentena exige o mínimo de contato entre as pessoas, de forma a evitar a propagação do novo vírus. Dessa forma, é importante que você leve esse aspecto em consideração na gestão do seu motel, investindo em formas de proteger os seus funcionários e clientes.

A automação de processos, principalmente da recepção, é uma ótima forma de fazer isso. Há softwares que permitem que os seus clientes aproveitem todos os serviços do seu motel sem ter contato com nenhum dos seus funcionários. Além disso, pense em formas de organizar os colaboradores para que eles também não tenham contato entre si durante a realização das atividades necessárias para o funcionamento do motel.

A pandemia de COVID-19 mudou o funcionamento de uma série de setores da sociedade e os motéis não ficam de fora dessa realidade. Aproveite o momento para pensar nas novas demandas que a crise trouxe para o seu estabelecimento e siga as nossas dicas para adaptar a gestão de motéis na quarentena.

Aproveite para ler também o nosso próximo artigo e descubra qual o perfil do novo gestor moteleiro na sociedade atual!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

Quero enviar um depoimento