Entenda como aliar segurança e check-in no motel

Entenda como aliar segurança e check-in no motel

Garantir a segurança do seu estabelecimento e evitar fraudes que podem ocorrer dentro do seu motel é essencial para a saúde financeira do negócio, assim como o sucesso do empreendimento. Mas você sabe qual o papel do check-in nesse aspecto? Entende como tornar a recepção do seu motel mais segura?

Se não, está na hora de descobrir! Leia este artigo e entenda como aliar segurança e check-in no seu motel!

Segurança em motéis: o papel da recepção

Qual é o seu primeiro pensamento quando se fala em segurança de motéis? Pode ser que você pense no pagamento dos clientes pelos serviços oferecidos, ou, talvez, no furto ou roubo de equipamentos e produtos dentro da suíte. Porém, outro aspecto central que afeta a segurança de motéis é a ocorrência de fraudes por parte dos colaboradores.

Tudo isto passa pela recepção do motel: o controle de entrada e saída de clientes, a conferência das suítes antes da liberação dos carros e o registro das locações. Por isso, se houver algum problema relacionado a esses processos, como as fraudes, também está relacionado à recepção. Dessa forma, fica nítido que a recepção tem um papel fundamental na garantia da segurança do seu estabelecimento, sendo que o controle adequado dessa área é fundamental para combater todos esses problemas.

Fraude: um dos maiores problemas de segurança em motéis

Um dos maiores problemas de segurança em motéis não está relacionado aos seus clientes, mas aos funcionários do estabelecimento. Toda vez que um carro entra no seu motel, ele deve ser registrado no sistema e, na hora da saída, o cliente deve pagar pelos serviços consumidos. Os seus recepcionistas são os responsáveis por esse processo.

Dessa forma, o tipo mais comum de fraudes em motéis está relacionado ao registro de clientes. Alguns funcionários aproveitam as brechas da gestão e, com isso, deixam de registrar os clientes que entram no estabelecimento. Assim, quando o cliente paga pelo serviço, o colaborador fica com o dinheiro ao invés de repassá-lo para o estabelecimento.

Isso gera uma série de prejuízos para o motel, principalmente financeiros. Isso porque a sua suíte foi locada, sendo que você teve gastos com arrumação, energia elétrica e limpeza do local. Porém, você acaba não recebendo por esse serviço, o que prejudica o fechamento do seu caixa.

Como o seu estabelecimento funciona 24 horas por dia, é impossível manter o controle presencial desse processo o tempo todo. É aí que entra a importância do tipo de check-in escolhido para o seu motel, uma vez que uns apresentam menos brechas do que outros, dificultando a ocorrência de fraudes.

Entenda agora os tipos de check-in que podem ser utilizados pelo seu motel e descubra como o Sismotel pode ajudá-lo a melhorar o processo de entrada e saída de clientes.

Tipos de check-in possíveis

Entender outras formas de funcionamento da recepção de motéis pode ajudar a descobrir as potencialidades e os problemas de cada um deles, auxiliando na melhoria desse processo dentro do seu motel. Descubra agora cada um dos tipos de check-in que podem ser utilizados no seu estabelecimento.

Check-in manual

Uma das formas de controlar a entrada e a saída de clientes em um motel é por meio do check-in manual. Nele, o recepcionista é o único responsável por todo o processo, recebendo o cliente e abrindo o portão da suíte manualmente.

Esse é o método menos seguro, uma vez que não há nenhum tipo de controle ou automatização do processo. Na ausência de gestores por perto, o recepcionista pode cometer fraudes sem que ninguém fique sabendo. Até que você descubra a fraude, pode já ter um prejuízo muito maior no seu estabelecimento.

Autoatendimento

O autoatendimento é o modelo de check-in mais moderno, uma vez que não demanda nenhum colaborador para o processo. Nele, o cliente pode visualizar fotos das suítes disponíveis através de uma tela e, a partir daí, escolher uma de sua preferência. Ao selecionar a opção escolhida, o software de gestão inicia a tarifação da suíte escolhida.

Esse modelo é extremamente seguro, uma vez que nenhum colaborador interfere no processo de locação da suíte. Dessa forma, é praticamente impossível cometer fraudes desse tipo, aumentando o seu controle sobre a recepção mesmo à distância.

Automação de portões como antifraude

Tanto no checkin manual como no autoatendimento, é indispensável o investimento na automação do portão de entrada do motel. Com esse, o portão só é aberto quando a locação da suíte for registrada no sistema, seja através do checkin manual ou através do autoatendimento.

Mas se o gestor optar em fechar totalmente as possibilidades de fraudes durante o checkin, a automação do portão da garagem ou da fechadura da suíte é a solução. Dessa forma, a fraude fica mais difícil de ser cometida, já que não é possível o cliente entrar na suíte sem que a mesma seja registrada.

Como o Sismotel trabalha com o check-in

O Sismotel é um software de gestão desenvolvido exclusivamente para o setor moteleiro. Essa ferramenta possui uma série de funcionalidades, podendo atuar também no controle de entrada e saída de clientes do seu estabelecimento. O Sismotel pode atuar de diversas formas, de acordo com a sua necessidade e preferência.

Uma das suas funcionalidades é a automação Smart-in. Ela permite a automação dos portões de entrada e saída do motel, assim como dos portões e fechaduras das suítes. Além disso, essa ferramenta permite que você só libere a energia da suíte quando o registro do cliente for efetuado, gerando também economia de energia elétrica.

Dessa forma, ela aumenta a segurança do seu motel, uma vez que impossibilita qualquer tipo de locação indevida, independente do tipo de check-in escolhido por você.

Além disso, o Sismotel também oferece a opção do autoatendimento, sem recepcionista. Essa modalidade ainda é pouco utilizada, porém pode ser exatamente o diferencial que o seu motel precisa para inovar, se destacar no mercado e chamar a atenção dos clientes.

Por meio dessa funcionalidade, os seus clientes podem escolher a suíte por um touchscreen e, após o registro, os portões são abertos para a entrada. Luzes e comandos de voz indicam a suíte aos clientes, além de mostrar para a sua equipe de limpeza e demais colaboradores quando a suíte está ocupada ou livre e quando precisa de higienização.

Dessa forma, as fraudes desse tipo são totalmente combatidas, reduzindo os seus prejuízos e, com isso, aumentando a lucratividade do negócio.

O Sismotel também gera relatórios para que você identifique esses e outros problemas. Dessa forma, no caso de suspeita de locações indevidas, você não precisa mais checar todas as câmeras até encontrar algum problema, uma vez que o software ajuda você a identificar a situação crítica.

Além disso, o Sismotel se adapta às necessidades específicas do seu estabelecimento, assim como à legislação da região na qual você atua, podendo ser utilizado em todo o território nacional.

Aliar segurança e check-in no motel é essencial para que você combata fraudes e garanta a saúde financeira do seu motel. Além disso, levar modernidade e inovação para a recepção do seu estabelecimento pode ser o diferencial que você estava precisando para se destacar no mercado.

Portanto, entre em contato com a Sismotel hoje mesmo e conheça todas as soluções que temos para te oferecer!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

Quero enviar um depoimento