• Home
  • Blog
  • Por que é importante utilizar relatórios gerenciais no seu motel?

Por que é importante utilizar relatórios gerenciais no seu motel?

Por que é importante utilizar relatórios gerenciais no seu motel?

Acompanhar todos os processos de um motel é um dos grandes desafios de um gestor. No entanto, embora a tarefa exija tempo e disposição, algumas ferramentas podem ser úteis para o bom funcionamento do negócio, como os relatórios gerenciais, por exemplo.

Sem o conhecimento de todas as etapas da empresa, é impossível entender o funcionamento de um motel. Isso mostra que contar com a intervenção dos relatórios é indispensável para reunir informações, tomar decisões e analisar o andamento de todas as etapas.

Qual a importância dos relatórios gerenciais?

Além de mostrarem as principais informações sobre os processos e resultados da sua empresa, os relatórios permitem que você tenha um bom direcionamento para analisar com mais profundidade possíveis estratégias e decisões.

Tomar qualquer iniciativa sem prever os prós e contras é arriscado e pode comprometer o sucesso do seu motel, não é mesmo? Por outro lado, por meio de um relatório, é possível organizar melhor as ideias e, assim, melhorar a gestão e os processos. Existem diferentes tipos de relatório. Veja!

Financeiro

Saber as movimentações do caixa não é o suficiente para um bom controle financeiro. Além desses dados, é válido ter documentado outros tipos de conteúdos, como Balanço Patrimonial, responsável por demonstrar de forma contábil a situação financeira de uma empresa.

Para que você tome melhores decisões no seu motel, também é fundamental contar com o auxílio do DRE, uma ferramenta emitida pelo seu escritório de contabilidade que avaliará a real situação da sua empresa.

Vendas

Como descobrir o nível de quedas e crescimento em seu motel? Somente um relatório de vendas pode esclarecer essa dúvida com eficácia.

Com essa ferramenta em mãos, você pode analisar o índice da entrada e saída de clientes em datas específicas, os gastos do mês e também os gargalos, ou seja, os pontos que precisam ser melhorados para aumentar os lucros.

Produtividade

Mensurar a produtividade dos funcionários é essencial para descobrir possíveis quedas no rendimento, sinais de desmotivação ou, até mesmo, reconhecer excelentes desempenhos.

Mas, para isso, é fundamental ter relatórios gerenciais de produtividade mensais, pois, assim, poderá buscar melhorias e um patamar cada vez maior em qualidade de trabalho.

Satisfação do cliente

É possível saber o nível de satisfação de um cliente por meio de pergunta. Para fazer esse questionamento, é interessante elaborar um relatório que seja objetivo para ser entregue aos clientes. Lembre-se, ainda, de que as pesquisas podem ser realizadas via internet, telefone ou relatórios de papel.

Quais os benefícios do software para o desenvolvimento de relatórios?

Na teoria, criar relatórios para cada área do seu motel é crucial para o bom funcionamento do negócio. Porém, na prática, esse assunto requer um pouco mais de atenção.

Isso explica porque o uso de um software é indispensável nessas horas. Além de integrar todas as informações em uma única plataforma, ele pode disponibilizar conteúdos claros e objetivos. Manualmente, é quase impossível controlar tais dados, por isso, torna-se importante a instalação de um software que facilite cada processo e ajude em sua análise final.

Desse modo, mais do que ajudar no controle das informações, os relatórios gerenciais são fundamentais para a sobrevivência de um negócio. Por meio deles, o seu motel poderá otimizar os resultados, tomar melhores decisões e alcançar o tão desejado sucesso.

Nosso artigo foi útil? Então, continue aprendendo mais! Basta baixar o nosso e-book “Um guia para ter sucesso no seu negócio” para acessar mais conteúdos interessantes!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

Quero enviar um depoimento