Saiba quais são as regras básicas de uma recepcionista de motel
Cordialidade, liderança e discrição são qualidades indispensáveis para um recepcionista de motel. Além de atender bem a todos os clientes, esse profissional precisa desenvolver outras habilidades que são importantes para a gestão do negócio.
Por ser a única pessoa a interagir diretamente com o cliente, a responsabilidade de ter uma postura adequada é ainda maior, levando em consideração o ambiente de trabalho. Vale a pena lembrar que um bom atendimento é fundamental não apenas para satisfazer o cliente, mas para incentivá-lo a indicar o serviço para outras pessoas.
Contratar um bom profissional é determinante para alcançar bons resultados. Por esse motivo, selecionamos algumas regras que devem ser seguidas por um recepcionista de motel. Confira!
Ser cordial
Manter a cordialidade é um dos pontos principais da rotina de um recepcionista de motel. Como o próprio nome diz, esse profissional tem a missão de recepcionar de maneira satisfatória os clientes, independentemente do temperamento de quem está sendo atendido.
Lembre-se que a recepção é o primeiro contato que o cliente terá com o motel, o que exige causar uma boa impressão, e nada melhor do que ser cordial para alcançar um excelente resultado.
Não utilizar palavras informais
A informalidade das palavras pode transmitir uma imagem negativa ao cliente. Erros gramaticais e palavras ditas de forma errônea são impossíveis de não serem percebidas, por isso é importante contratar um recepcionista instruído, que saiba conversar corretamente, principalmente utilizando os termos de tratamentos corretos.
Outra sugestão é evitar qualquer tipo de intimidade que não inclua a formalidade durante a comunicação, seja ela pessoalmente ou por telefone.
Ser discreto
Recepcionistas que não são discretos não podem trabalhar em um motel, já que os clientes esperam o máximo de confiança desse profissional. Repassar informações de trabalho, comentar sobre os clientes, entre outros desleixos, são atitudes inaceitáveis e podem prejudicar a imagem da empresa, assim como o próprio currículo.
Com isso, contrate sempre recepcionistas experientes que saibam comportar-se profissionalmente, sem comprometer a privacidade dos clientes, acima de tudo.
Ter uma boa aparência
A aparência também faz toda a diferença para um recepcionista de motel. Ainda que o cliente não fique cara-a-cara, é importante manter as unhas bem aparadas, uniforme limpo e com cores neutras, entre outras questões que fazem parte da higiene pessoal.
Ser sempre flexível
A rotina de um motel exige total flexibilidade do recepcionista, já que precisará lidar com horários noturnos, finais de semana e folgas pré-planejadas. Por essa razão, é interessante selecionar profissionais comprometidos, que estejam dispostos a trabalhar no período estipulado, evitando assim faltas e atrasos.
Além disso, a flexibilidade é essencial para saber lidar com os clientes, pois, alguns podem fazer solicitações e exigências que podem ser atendidas ou contornadas, de acordo com sua postura.