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Saiba quais são as regras básicas de uma recepcionista de motel

Saiba quais são as regras básicas de uma recepcionista de motel

Cordialidade, liderança e discrição são qualidades indispensáveis para um recepcionista de motel. Além de atender bem a todos os clientes, esse profissional precisa desenvolver outras habilidades que são importantes para a gestão do negócio.

Por ser a única pessoa a interagir diretamente com o cliente, a responsabilidade de ter uma postura adequada é ainda maior, levando em consideração o ambiente de trabalho. Vale a pena lembrar que um bom atendimento é fundamental não apenas para satisfazer o cliente, mas para incentivá-lo a indicar o serviço para outras pessoas.

Contratar um bom profissional é determinante para alcançar bons resultados. Por esse motivo, selecionamos algumas regras que devem ser seguidas por um recepcionista de motel. Confira!

Sistema para motel

Ser cordial

Manter a cordialidade é um dos pontos principais da rotina de um recepcionista de motel. Como o próprio nome diz, esse profissional tem a missão de recepcionar de maneira satisfatória os clientes, independentemente do temperamento de quem está sendo atendido.

Lembre-se que a recepção é o primeiro contato que o cliente terá com o motel, o que exige causar uma boa impressão, e nada melhor do que ser cordial para alcançar um excelente resultado.

Não utilizar palavras informais

A informalidade das palavras pode transmitir uma imagem negativa ao cliente. Erros gramaticais e palavras ditas de forma errônea são impossíveis de não serem percebidas, por isso é importante contratar um recepcionista instruído, que saiba conversar corretamente, principalmente utilizando os termos de tratamentos corretos.

Outra sugestão é evitar qualquer tipo de intimidade que não inclua a formalidade durante a comunicação, seja ela pessoalmente ou por telefone.

Ser discreto

Recepcionistas que não são discretos não podem trabalhar em um motel, já que os clientes esperam o máximo de confiança desse profissional. Repassar informações de trabalho, comentar sobre os clientes, entre outros desleixos, são atitudes inaceitáveis e podem prejudicar a imagem da empresa, assim como o próprio currículo.

Com isso, contrate sempre recepcionistas experientes que saibam comportar-se profissionalmente, sem comprometer a privacidade dos clientes, acima de tudo.

Ter uma boa aparência

A aparência também faz toda a diferença para um recepcionista de motel. Ainda que o cliente não fique cara-a-cara, é importante manter as unhas bem aparadas, uniforme limpo e com cores neutras, entre outras questões que fazem parte da higiene pessoal.

Ser sempre flexível

A rotina de um motel exige total flexibilidade do recepcionista, já que precisará lidar com horários noturnos, finais de semana e folgas pré-planejadas. Por essa razão, é interessante selecionar profissionais comprometidos, que estejam dispostos a trabalhar no período estipulado, evitando assim faltas e atrasos.

Além disso, a flexibilidade é essencial para saber lidar com os clientes, pois, alguns podem fazer solicitações e exigências que podem ser atendidas ou contornadas, de acordo com sua postura.

Como mostramos nesse post, um recepcionista de motel precisa seguir algumas regras essenciais para promover o sucesso do negócio. Gostou de ler o nosso artigo?
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Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

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