• Home
  • Blog
  • Saiba quais são as regras básicas de uma recepcionista de motel

Saiba quais são as regras básicas de uma recepcionista de motel

Saiba quais são as regras básicas de uma recepcionista de motel

Cordialidade, liderança e discrição são qualidades indispensáveis para um recepcionista de motel. Além de atender bem a todos os clientes, esse profissional precisa desenvolver outras habilidades que são importantes para a gestão do negócio.

Por ser a única pessoa a interagir diretamente com o cliente, a responsabilidade de ter uma postura adequada é ainda maior, levando em consideração o ambiente de trabalho. Vale a pena lembrar que um bom atendimento é fundamental não apenas para satisfazer o cliente, mas para incentivá-lo a indicar o serviço para outras pessoas.

Contratar um bom profissional é determinante para alcançar bons resultados. Por esse motivo, selecionamos algumas regras que devem ser seguidas por um recepcionista de motel. Confira!

Sistema para motel

Ser cordial

Manter a cordialidade é um dos pontos principais da rotina de um recepcionista de motel. Como o próprio nome diz, esse profissional tem a missão de recepcionar de maneira satisfatória os clientes, independentemente do temperamento de quem está sendo atendido.

Lembre-se que a recepção é o primeiro contato que o cliente terá com o motel, o que exige causar uma boa impressão, e nada melhor do que ser cordial para alcançar um excelente resultado.

Não utilizar palavras informais

A informalidade das palavras pode transmitir uma imagem negativa ao cliente. Erros gramaticais e palavras ditas de forma errônea são impossíveis de não serem percebidas, por isso é importante contratar um recepcionista instruído, que saiba conversar corretamente, principalmente utilizando os termos de tratamentos corretos.

Outra sugestão é evitar qualquer tipo de intimidade que não inclua a formalidade durante a comunicação, seja ela pessoalmente ou por telefone.

Ser discreto

Recepcionistas que não são discretos não podem trabalhar em um motel, já que os clientes esperam o máximo de confiança desse profissional. Repassar informações de trabalho, comentar sobre os clientes, entre outros desleixos, são atitudes inaceitáveis e podem prejudicar a imagem da empresa, assim como o próprio currículo.

Com isso, contrate sempre recepcionistas experientes que saibam comportar-se profissionalmente, sem comprometer a privacidade dos clientes, acima de tudo.

Ter uma boa aparência

A aparência também faz toda a diferença para um recepcionista de motel. Ainda que o cliente não fique cara-a-cara, é importante manter as unhas bem aparadas, uniforme limpo e com cores neutras, entre outras questões que fazem parte da higiene pessoal.

Ser sempre flexível

A rotina de um motel exige total flexibilidade do recepcionista, já que precisará lidar com horários noturnos, finais de semana e folgas pré-planejadas. Por essa razão, é interessante selecionar profissionais comprometidos, que estejam dispostos a trabalhar no período estipulado, evitando assim faltas e atrasos.

Além disso, a flexibilidade é essencial para saber lidar com os clientes, pois, alguns podem fazer solicitações e exigências que podem ser atendidas ou contornadas, de acordo com sua postura.

Como mostramos nesse post, um recepcionista de motel precisa seguir algumas regras essenciais para promover o sucesso do negócio. Gostou de ler o nosso artigo?
Então continue aprendendo mais conteúdos interessantes, basta nos seguir no Facebook e Twitter e ficar por dentro dos melhores assuntos para otimizar a gestão do seu motel!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

Quero enviar um depoimento