• Home
  • Blog
  • Conheça 4 métodos de controle de estoque e escolha o ideal para o seu motel!

Conheça 4 métodos de controle de estoque e escolha o ideal para o seu motel!

Conheça 4 métodos de controle de estoque e escolha o ideal para o seu motel!

Estabelecer métodos de controle de estoque é muito mais importante do que apenas atentar para a entrada e saída de produtos e mercadorias em seu motel. Ao ter um controle eficiente, a gestão de seu negócio também terá bem definida a quantidade de dinheiro disponível, com as chances de se estabelecer em um competitivo mercado com destaque.

Entre os tipos de controle desse estoque, o PEPS — primeiro a entrar, primeiro a sair — e UEPS — último a entrar, primeiro a sair — se destacam como uns dos principais. É por meio deles que é possível traçar estratégias eficientes com o objetivo de manter uma gestão confiável, além de resolver problemas recorrentes.

E para o seu motel, quais são os métodos de controle de estoque ideais? Neste post vamos abordar sobre o Kardex e a aplicabilidade nesse estabelecimento. Boa leitura!

1. O que é o Kardex

O Kardex é um método que tem como objetivo organizar de maneira eficiente o estoque de seu motel. A partir desse controle, é possível gerenciar o ciclo de vida do seu produto. Ou seja, desde quando ele chegou até o seu empreendimento até aquele momento mais propício para que ele seja vendido.

Portanto, torna-se mais simples fazer o controle de giro de estoque.

2. As vantagens do Kardex

Utilizar o Kardex traz inúmeras vantagens para a administração de seu motel. Entre elas, existe a possibilidade de distribuir diferentes níveis de acesso a todos os funcionários do local. Ou seja, será útil para gerenciar e oferecer mais segurança ao seu negócio.

Além disso, a partir da utilização do Kardex, vai ter a redução de custos em seu estabelecimento, uma vez que as chances de algum produto passar do prazo de validade, por exemplo, reduzem significativamente. O controle de fornecedores é outro ponto positivo. Entendendo o ciclo de vida das mercadorias, você vai identificar quais estão fazendo as entregas dentro do prazo estabelecido e quais estão cometendo mais falhas.

Tudo isso porque, ao utilizar esse método, você vai ter um controle maior de compras que mostrarão quando fez o pedido de produtos e qual foi a data combinada. Por fim, você vai saber exatamente o que entra e o que sai de seu motel, em tempo real.

Se observar que determinado produto tem procura maior, é possível fazer mudanças rápidas de rumo no planejamento de vendas, além de colocar em prática ajustes necessários em um tempo otimizado.

3. Os riscos que são minimizados com o Kardex

Esse método de controle de estoque ainda permite que alguns riscos sejam minimizados. Entre eles, o fato de a sua administração não contar com percalços de ausência de produtos e mercadorias em determinadas épocas. A partir de relatórios arquivados, é possível ter acesso, por exemplo, a quantidade de saída de determinado produto no Dia dos Namorados.

Aquele espumante que teve muita saída no ano anterior pode ser adquirido em uma quantidade maior nessa data, evitando que haja faltas e que o cliente fique insatisfeito por essa razão. Além disso, vai se tornar uma vantagem competitiva para a empresa. Tudo isso porque o material que estiver em falta em outros motéis, você vai garantir um aumento de vendas — isso vai permitir a fidelização de seus clientes.

Imagine só a seguinte situação: o seu estabelecimento está com todas as suítes sendo utilizadas em uma data comemorativa. Esse é um momento especial para as pessoas que estão frequentando o seu negócio — não vai querer frustrar o seu público por não conter algum produto que está divulgado nos seus materiais, não é verdade?

4. Como ele pode ser aplicado na tecnologia

O Kardex pode ser utilizado a partir de ferramentas de gerenciamento do seu motel. A partir desses sistemas, é possível informatizar todos os processos internos, além de eliminar aqueles mais arcaicos, como o uso de papéis ou planilhas. Com as facilidades permitidas pelo uso desses sistemas, você não vai mais gastar todo um tempo preenchendo tabelas sobre os materiais que você tem disponível, não é mesmo?

Além disso, é possível verificar e controlar o estoque de maneira organizada como uma espécie de checklist no sistema. Como os processos estarão centralizados e padronizados, ficará mais fácil para a equipe entender o que é preciso no momento de comprar mais produtos.

No meio de tanta demanda de serviços em seu estabelecimento, fica praticamente impossível não ter nenhum erro e que alguma situação passe despercebido caso as tarefas sejam feitas manualmente. E você já deve saber que, mesmo alguns erros que pareçam insignificantes, podem causar dificuldades no momento de conciliar dados e gerar problemas para a contabilidade mensal.

A partir dessas ferramentas, esses erros serão minimizados ou praticamente extintos, evitando transtornos para a rotina de seu motel. A partir do sistema, é possível criar checklists de verificação, customizados para atender às suas necessidades.

Ou seja, ao contar com esse sistema, você terá a exatidão de quais mercadorias estão saindo mais rápido, quais estão demorando para sair e qual é a frequência necessária para a reposição dos produtos. Como dito, com esses dados em mãos, é possível prevenir as perdas, além de ter informações para ações promocionais com o objetivo de vender os produtos em tempo hábil.

Neste artigo, você pôde entender como é vantajoso aplicar métodos de controle de estoque em seu motel. A partir deles, a sua gestão vai poder compreender exatamente o que é preciso para que não haja perdas de produtos e mercadorias, vai minimizar os riscos da gestão, além de otimizar tempo e estabelecer estratégias de vendas com o auxílio de ferramentas específicas.

Ficou curioso para entender como esses sistemas podem facilitar a administração do seu motel? Faça uma demonstração gratuita de nossa ferramenta. O Sismotel é uma ferramenta que surgiu com o objetivo de tornar o dia a dia de sua gestão mais prática e ágil, possibilitando o aumento de suas vendas e o controle de vários segmentos em seu estabelecimento.

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

Quero enviar um depoimento