Conheça 4 métodos de controle de estoque e escolha o ideal para o seu motel!
Estabelecer métodos de controle de estoque é muito mais importante do que apenas atentar para a entrada e saída de produtos e mercadorias em seu motel. Ao ter um controle eficiente, a gestão de seu negócio também terá bem definida a quantidade de dinheiro disponível, com as chances de se estabelecer em um competitivo mercado com destaque.
Entre os tipos de controle desse estoque, o PEPS — primeiro a entrar, primeiro a sair — e UEPS — último a entrar, primeiro a sair — se destacam como uns dos principais. É por meio deles que é possível traçar estratégias eficientes com o objetivo de manter uma gestão confiável, além de resolver problemas recorrentes.
E para o seu motel, quais são os métodos de controle de estoque ideais? Neste post vamos abordar sobre o Kardex e a aplicabilidade nesse estabelecimento. Boa leitura!
1. O que é o Kardex
O Kardex é um método que tem como objetivo organizar de maneira eficiente o estoque de seu motel. A partir desse controle, é possível gerenciar o ciclo de vida do seu produto. Ou seja, desde quando ele chegou até o seu empreendimento até aquele momento mais propício para que ele seja vendido.
Portanto, torna-se mais simples fazer o controle de giro de estoque.
2. As vantagens do Kardex
Utilizar o Kardex traz inúmeras vantagens para a administração de seu motel. Entre elas, existe a possibilidade de distribuir diferentes níveis de acesso a todos os funcionários do local. Ou seja, será útil para gerenciar e oferecer mais segurança ao seu negócio.
Além disso, a partir da utilização do Kardex, vai ter a redução de custos em seu estabelecimento, uma vez que as chances de algum produto passar do prazo de validade, por exemplo, reduzem significativamente. O controle de fornecedores é outro ponto positivo. Entendendo o ciclo de vida das mercadorias, você vai identificar quais estão fazendo as entregas dentro do prazo estabelecido e quais estão cometendo mais falhas.
Tudo isso porque, ao utilizar esse método, você vai ter um controle maior de compras que mostrarão quando fez o pedido de produtos e qual foi a data combinada. Por fim, você vai saber exatamente o que entra e o que sai de seu motel, em tempo real.
Se observar que determinado produto tem procura maior, é possível fazer mudanças rápidas de rumo no planejamento de vendas, além de colocar em prática ajustes necessários em um tempo otimizado.
3. Os riscos que são minimizados com o Kardex
Esse método de controle de estoque ainda permite que alguns riscos sejam minimizados. Entre eles, o fato de a sua administração não contar com percalços de ausência de produtos e mercadorias em determinadas épocas. A partir de relatórios arquivados, é possível ter acesso, por exemplo, a quantidade de saída de determinado produto no Dia dos Namorados.
Aquele espumante que teve muita saída no ano anterior pode ser adquirido em uma quantidade maior nessa data, evitando que haja faltas e que o cliente fique insatisfeito por essa razão. Além disso, vai se tornar uma vantagem competitiva para a empresa. Tudo isso porque o material que estiver em falta em outros motéis, você vai garantir um aumento de vendas — isso vai permitir a fidelização de seus clientes.
Imagine só a seguinte situação: o seu estabelecimento está com todas as suítes sendo utilizadas em uma data comemorativa. Esse é um momento especial para as pessoas que estão frequentando o seu negócio — não vai querer frustrar o seu público por não conter algum produto que está divulgado nos seus materiais, não é verdade?
4. Como ele pode ser aplicado na tecnologia
O Kardex pode ser utilizado a partir de ferramentas de gerenciamento do seu motel. A partir desses sistemas, é possível informatizar todos os processos internos, além de eliminar aqueles mais arcaicos, como o uso de papéis ou planilhas. Com as facilidades permitidas pelo uso desses sistemas, você não vai mais gastar todo um tempo preenchendo tabelas sobre os materiais que você tem disponível, não é mesmo?
Além disso, é possível verificar e controlar o estoque de maneira organizada como uma espécie de checklist no sistema. Como os processos estarão centralizados e padronizados, ficará mais fácil para a equipe entender o que é preciso no momento de comprar mais produtos.
No meio de tanta demanda de serviços em seu estabelecimento, fica praticamente impossível não ter nenhum erro e que alguma situação passe despercebido caso as tarefas sejam feitas manualmente. E você já deve saber que, mesmo alguns erros que pareçam insignificantes, podem causar dificuldades no momento de conciliar dados e gerar problemas para a contabilidade mensal.
A partir dessas ferramentas, esses erros serão minimizados ou praticamente extintos, evitando transtornos para a rotina de seu motel. A partir do sistema, é possível criar checklists de verificação, customizados para atender às suas necessidades.
Ou seja, ao contar com esse sistema, você terá a exatidão de quais mercadorias estão saindo mais rápido, quais estão demorando para sair e qual é a frequência necessária para a reposição dos produtos. Como dito, com esses dados em mãos, é possível prevenir as perdas, além de ter informações para ações promocionais com o objetivo de vender os produtos em tempo hábil.
Neste artigo, você pôde entender como é vantajoso aplicar métodos de controle de estoque em seu motel. A partir deles, a sua gestão vai poder compreender exatamente o que é preciso para que não haja perdas de produtos e mercadorias, vai minimizar os riscos da gestão, além de otimizar tempo e estabelecer estratégias de vendas com o auxílio de ferramentas específicas.
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