• Home
  • Blog
  • Software para motel: saiba como pode contribuir para a sua gestão

Software para motel: saiba como pode contribuir para a sua gestão

Software para motel: saiba como pode contribuir para a sua gestão

Como qualquer outro empreendimento, o motel é um modelo de negócio que garante rentabilidade, não carecendo de muitos funcionários, e que pode proporcionar ganhos significativos aos seus sócios e proprietários.

No entanto, esse tipo de empresa também tem algumas particularidades, processos e controles, necessitando de cuidados específicos para o seu gerenciamento. Dessa forma, o software para motel pode ser essencial para a gestão do negócio.

Caso você ainda conheça pouco sobre essa alternativa, continue a leitura do nosso post e entenda os benefícios um software específico para a rotina dos motéis, como o aumento da produtividade da equipe. Confira!

Qual a importância de um software para motel?

Nos dias atuais, é praticamente impossível realizar uma gestão de motéis sem o uso de um software, já que este otimiza a administração dos negócios e a satisfação dos clientes.

Por intermédio dele, as tarefas atribuídas e todos os procedimentos são cuidadosamente controlados, o que permite uma maior segurança e agilidade no acesso e preservação dos dados. Dessa forma, o uso de uma plataforma inovadora só agrega valor ao motel; por isso, precisa fazer parte da rotina da equipe.

Com um software para motel, o gestor consegue ter um conhecimento muito mais apurado sobre tudo o que acontece: reservas de suítes, pedidos da cozinha e feedbacks gerais. Isto é, o campo visual de informação do administrador fica muito mais amplo, e assim há possibilidade de aprimorar ainda mais o negócio.

Além disso, a simplicidade na administração é um ponto crucial para atingir mais lucro. É por isso que um software é tão importante, já que o gestor pode transferir o seu foco para atividades que evoluam e favoreçam um maior retorno financeiro para o motel.

Qual o novo perfil dos donos de motel?

Hoje, o perfil de um gestor de motel mudou drasticamente, acompanhando a evolução do mercado de 2004 até os dias atuais. O que era tecnologicamente aceitável e com poucas funções não atende mais às exigências dos empreendedores. Toda essa transformação permitiu ao segmento que se reinventasse e buscasse a evolução de ferramentas, com o objetivo de contemplar as necessidades e desafios do novo perfil de gestor de motéis.

A partir dessa mudança surgiu o Sismotel Analytics, que atende à configuração de um empresário que fica pouco dentro do empreendimento. Com muitos negócios paralelos, ele deseja acompanhar os resultados de sua empresa diretamente do seu celular ou por meio do e-mail, acessando as informações precisas sem necessitar de terceiros.

Ou seja, essa ferramenta permite que o gestor acompanhe de perto o faturamento, as entradas e saídas de clientes e as movimentações financeiras diárias do motel. Para atender a esse objetivo, a plataforma tem a capacidade de compilar de maneira integrada uma grande quantidade de dados, transformando-os em relatórios e gráficos que facilitam a interpretação.

Quando a mudança aconteceu?

Apesar de gradativa, a mudança no perfil dos gestores de motéis teve um marco. Entre os anos de 2013 e 2014, a equipe Microtecs desenvolveu um simples aplicativo em que o usuário obtinha informações relacionadas ao seu turno de trabalho. No entanto, no final de 2014, surgiu o Sismotel Analytics, versão web e responsiva que pode ser acessada de onde quer que o gestor esteja.

Anteriormente, as tomadas de decisões dos donos de motéis eram muito mais por suas percepções. Ao estar presente dentro do empreendimento durante boa parte de seu funcionamento, ele percebia o movimento e tinha noção sobre os horários em que o negócio atingia mais público.

Nesse período, o Sismotel oferecia uma fita com a quantidade de entradas e saídas de clientes. No entanto, não disponibilizava um mapa de calor com gráficos mostrando os horários mais frequentados. Aqueles motéis que não tinham um software de acompanhamento realizavam o controle manualmente. Porém, os gestores que já se preocupavam com o assunto não contavam com ferramentas tão evoluídas, nem informações detalhadas.

É vantajoso investir em um software para motel?

Um software para motel não é considerado um custo e, sim, um investimento. Ao explorar as informações nele contidas, um gestor pode descobrir os horários, a época do ano ou do mês em que seus lucros são maiores. Isso contribui para seu planejamento estratégico em cima de dados concretos, evitando achismos e impressões erradas.

Além disso, a visualização do fluxo de caixa em tempo real permite ao gestor evitar problemas financeiros na empresa, reduzindo seus gastos em momentos de crise. A agregação das despesas a pagar evita o vencimento de prazos e gastos desnecessários com multas e juros, além do corte no fornecimento de serviços e materiais.

Reunindo todas essas informações e benefícios, novas estratégias de negócio podem ser testadas pelo gestor em um prazo muito menor, fortalecendo o que funciona de maneira eficiente e alterando aquilo que não proporciona resultado.

Com essa ferramenta, um gestor de motéis alcança um nível de entendimento de seu negócio acima da média, agindo de forma global ou local, de acordo com a sua necessidade. É possível descobrir, por meio de uma boa análise, padrões de sucesso em um estabelecimento e replicá-lo nos seus demais negócios, montando estratégias individuais de crescimento.

Por que contratar um software específico para motel?

rede Tropical de motéis, do estado do Rio de Janeiro, contava com um sistema de automação que não atendia às suas necessidades. Entre os seus principais problemas não supridos pelo software utilizado estava a questão das fraudes.

Alguns colaboradores, mesmo aqueles considerados de confiança, deixavam carros entrarem no empreendimento sem o registro da locação, além de haver problemas excessivos com gasto de energia elétrica e arrumação das suítes.

Dessa forma, o fato de o Sismotel ter um foco específico no setor moteleiro foi um diferencial considerado pela equipe, que viu no software as funções necessárias para as necessidades da rede.

Contar com uma ferramenta de gestão mais genérica pode até suprir algumas necessidades básicas, como o fluxo de caixa e fechamento das contas do mês. No entanto, somente uma ferramenta específica oferece ao gestor todas as informações necessárias para decisões mais estratégicas, além de conter dados para fazer ações promocionais de acordo com a demanda de clientes.

Quais são as outras funcionalidades de um software para motel?

Além de todas as questões já mencionadas, um software para motel organiza as informações do empreendimento por meio de tabelas e gráficos, de maneira visual e que facilita bastante a interpretação. Assim, é possível acompanhar o setor financeiro e administrativo de forma mais eficiente, otimizando o tempo que gastaria com a leitura de relatórios.

É possível, ainda, realizar análises personalizadas sobre o funcionamento do motel sem necessariamente estar presente durante todo o turno. Por meio da compilação de vários dados vindos de diversas fontes, a ferramenta permite que você escolha filtros e compare as informações de acordo com a sua necessidade.

Assim, é possível comparar entradas, consumo, hospedagens, entre outras importantes variáveis, transformando os dados em insumos para o planejamento eficiente.

O gerenciamento da equipe é outro ponto muito importante que essa tecnologia oferece, já que todas as tarefas realizadas pelos funcionários são incorporadas no sistema, como reservas, cancelamentos e descontos. Também é possível analisar, dentre outros indicadores, a ociosidade de camareiras e performance de recepcionistas.

Outro ponto extremamente relevante é a melhoria da comunicação e do acompanhamento dos resultados, na medida que as ferramentas modernas de controle de pedidos, inventário de estoque e gerenciamento de produtos dispostos para o gestor melhoram consideravelmente a eficiência do negócio.

Como escolher o melhor software?

Diversos gestores de motéis se preocupam, e com razão, com a segurança. Nesse sentido, procure um sistema que ofereça ferramentas para evitar fraudes no registro de clientes, como ocorre em diversos casos por colaboradores que recebem o pagamento dos serviços prestados sem repassar para o estabelecimento.

Outro ponto interessante para se observar ao escolher o melhor software está relacionado à facilitação das reservas realizadas. Ou seja, procure um sistema que ofereça um método simples e automatize as tarefas corriqueiras de um motel. Assim, a equipe pode focar em outras estratégias que ampliem a eficiência e lucratividade do estabelecimento.

Além disso, busque um programa que dê relatórios completos sobre o fluxo de trabalho, produtividade, gastos, lucros e demais informações importantes. Com isso, o gestor pode identificar possíveis erros, e assim aprimorar o serviço com novas técnicas e investimentos mais precisos.

A facilidade de instalação e manutenção, bem como um atendimento e suporte especializados e de extrema qualidade, também precisam ser notados pelos gestores interessados. Isso porque o sistema passará a ser fundamental para o bom funcionamento da rotina de um motel. Portanto, pense sobre a assistência oferecida por essas empresas.

Por fim, providencie um software que auxilie o seu motel na busca por economia, proporcionando recursos como o acionamento automático de suítes, sensores de monitoramento de portas, gerenciamento eficiente de energia elétrica, leds de indicação do status da suíte, dentre outros.

Percebeu como um software para motel pode ser vantajoso para o seu negócio? Com ele é possível fazer uma excelente gestão, de onde quer que você esteja, tomar decisões mais estratégicas e prevenir as fraudes dos vindas dos seus próprios funcionários.

Se interessou todas essas funcionalidades? Então entre em contato com o Sismotel, que oferece suporte técnico especializado 24 horas por dia, com o objetivo de solucionar diversos problemas do empresário do ramo moteleiro!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

Quero enviar um depoimento