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SEO local para motel: 4 passos para destacar o seu negócio!

SEO local para motel: 4 passos para destacar o seu negócio!

Quer melhorar a sua posição nas buscas do Google para que seu motel seja a primeira opção a aparecer na sua região? Então, você precisa conhecer algumas dicas de SEO local, uma estratégia focada nos mecanismos de geolocalização do Google para que sua empresa se destaque entre os negócios locais.

Ao contrário do que você deve estar pensando, ela não é muito complicada nem trabalhosa. No entanto, é preciso adaptar algumas das suas estratégias atuais para otimizar os resultados. Os resultados serão excelentes e certamente sua clientela vai aumentar bastante.

Continue a leitura e veja 4 passos para destacar o seu negócio com o SEO local!

1. Crie e otimize sua conta do Google Meu Negócio

O primeiro passo é cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita para que você possa disponibilizar no mecanismo de busca as informações que seu cliente está procurando, como:

  • telefones;
  • horário de funcionamento diário;
  • endereço;
  • principais produtos;
  • uma pequena descrição.

Quando alguém pesquisar, o Google oferecerá uma caixa lateral direita com todos esses dados e algumas fotos do estabelecimento. Além disso, um perfil no Meu Negócio garante que sua empresa seja exibida no Google Maps.

Dessa forma, certifique-se de categorizar bem seu negócio para garantir que quando uma pessoa digite “motel” no Google Maps, ele apareça no mapa. Não utilize eufemismos como “hotéis”, uma vez que isso prejudica o SEO.

Como há a possibilidade de usuários criarem instituições falsas, o Google não dá muito destaque para todos os negócios. Por isso, insira muitas fotos e dados. Assim, à medida que os usuários forem avaliando positivamente, sua empresa pode aparecer em uma lista de recomendações do Google, apresentada antes mesmo dos resultados tradicionais.

A seguir, preparamos um checklist de informações do Google Meu Negócio que podem ajudar muito no SEO local:

  • dê informações precisas e atualizadas. Quando algum dado mudar, não deixe de modificar na ferramenta;
  • forneça um logotipo;
  • detalhe o horário de funcionamento em cada dia da semana. Afinal, se o seu cliente for ao seu motel e ele estiver fechado, isso gerará avaliações negativas. Se por uma eventualidade não houver funcionamento em um horário habitual, a ferramenta permite que você atualize mesmo por um dia;
  • métodos de pagamento: além de dinheiro, informe se o motel aceita débito, crédito ou cheque. Não se esqueça de cadastrar as bandeiras disponíveis;
  • insira imagens dos produtos ou serviços oferecidos. No caso de motéis, você pode colocar os diferentes tipos de suítes, a garagem, a cozinha e a recepção, por exemplo;
  • incentive os seus clientes a fazer avaliações da sua empresa no Google;
  • responda as dúvidas e críticas que os usuários postam, sempre com sinceridade;
  • insira conteúdos na sua conta do Google Posts.

2. Obtenha avaliações regulares de clientes felizes

O volume de avaliações são uma das chaves do SEO local. No entanto, você precisa oferecer serviços de qualidade para que elas sejam positivas. Por exemplo, mesmo com uma nota inferior, um negócio com mais de 200 avaliações aparecerá primeiro do que aquele com 5 estrelas, mas apenas 10 opiniões. Por outro lado, se houver duas empresas com um número semelhante, ganhará aquela com maior nota.

Uma de suas grandes vantagens é que elas não servem somente para o SEO, sendo também uma ferramenta de atração de clientes. Uma pesquisa da BrightLocal mostrou que 85% dos clientes acreditam nas avaliações online e tomam suas decisões as levando em conta.

A seguir, estão algumas dicas para aumentar e melhorar suas avaliações:

  • peça uma avaliação imediatamente após o fechamento de uma venda;
  • envie e-mail de pós-vendas solicitando que seus clientes avaliem o negócio. É importante que sua equipe tenha certeza que esse cliente saiu realmente satisfeito. Isso reduz a possibilidade de uma avaliação negativa;
  • ofereça incentivo para as avaliações, como um desconto na próxima ida ao motel;
  • as avaliações geralmente são acompanhadas de um pequeno texto com elogios ou reclamações. Você deve sempre respondê-los de maneira profissional, mostrando que sua empresa está preocupada em melhorar. Os elogios também devem ser respondidos para agradecer e convidar a uma nova visita. Além de aumentar o SEO local, isso também ajuda na fidelização.

3. Crie conteúdo local

Quanto mais o algoritmo do Google perceber que sua empresa se relaciona com aquele local, melhor será o ranqueamento. Além disso, essa ação ajuda a atrair a atenção dos clientes. Sendo assim, não deixe de fazer posts que comentem a respeito de eventos locais, pontos turísticos etc.

Você pode pensar que isso não é muito legal para um motel, mas é! As pessoas estão cada vez mais abertas em relação à sexualidade, então seu estabelecimento pode se relacionar com o público local como os demais negócios.

A seguir, listamos as melhores estratégias:

  • escreva posts sobre notícias da sua cidade e do seu bairro, como visitas de celebridades ou algum acontecimento diferente;
  • crie vídeos de avaliação de outros negócios locais, se possível de alguma instituição beneficente cuja causa você apoia;
  • insira uma aba no seu website com conteúdo local de alta qualidade, principalmente resenhas de outros estabelecimentos. É importante ser sempre gentil, de modo a não irritar a concorrência.

4. Otimize seu site

Outra ação fundamental é fazer todo o trabalho de otimização de sites, visto que isso é o mais importante em qualquer ranking do Google. Isso inclui várias atitudes, como:

  • colocar a localização com os APIs (ferramentas) do próprio Google;
  • disponibilizar todas as informações que seus clientes potenciais precisam, como opções de serviço, preço e contato;
  • deixar seu site responsivo aos mais diversos dispositivos móveis, tanto em Android quanto em iOS.

​Dica extra de SEO local: otimize seu site para buscas por voz

Apesar de ainda não serem tão relevantes, à medida que os assistentes virtuais (como a Siri) evoluem, os clientes fazem mais pesquisas por voz. Por isso, é importante pensar nas palavras-chave do seu site e do seu blog tendo em vista a oralidade. Ou seja, elas devem parecer frases que as pessoas falariam.

No caso dos motéis, isso pode ser um desafio, visto que as pessoas podem se envergonhar de pesquisar algumas palavras em voz alta. Dessa forma, é válido inserir palavras-chave com eufemismos, como “lugares para casais”, “passar uma noite a dois”, “suítes íntimas” etc.

Seguindo estes passos, você verá seu SEO local atingindo novos patamares. Consequentemente, seu motel ficará mais cheio. As empresas atuais não podem subestimar a importância do marketing digital para o sucesso dos negócios. Os clientes estão cada vez mais buscando suas informações online e abandonando as mídias tradicionais. Não podemos ignorar essa tendência.

Agora que seu negócio vai se destacar com o SEO local, saiba também como fazer seu motel aparecer no Google Maps!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

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