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Saiba como realizar a criação de valor para o cliente

Saiba como realizar a criação de valor para cliente

Como está a criação de valor para o cliente no seu motel? Muitos fatores envolvem um negócio de sucesso, é bem verdade, mas nenhuma estratégia será totalmente eficiente sem pensar no cliente — ele é e sempre deve ser seu principal foco.

O problema é que muitos motéis deixam de lado a experiência do cliente e não levam em consideração seus desejos e necessidades. Para ajudar você a não cometer esse erro, neste artigo, vamos explicar como realizar a criação de valor no seu motel.

E para nos ajudar nessa missão, chamamos o Vinicius Roveda, CEO/Fundador da Rede Drops Motéis e da Escola de Motelaria, para dar seu ponto de vista experiente sobre o tema. Continue a leitura e confira!

O que significa criar valor para o cliente?

Criar valor para o cliente significa oferecer um produto ou serviço que atenda às suas necessidades e expectativas de forma satisfatória. Isso pode envolver desde a alta qualidade até um preço justo

Ao criar valor para o cliente, as empresas buscam garantir a satisfação do consumidor e, consequentemente, construir relacionamentos duradouros e leais. Isso pode resultar em vários benefícios, como recomendações positivas, melhoria na imagem da empresa, vantagem competitiva no mercado, entre outros.

Para Vinicius, “criar valor é ofertar um serviço que atenda e supere as expectativas dos clientes. Criar valor não tem relação com preço, mas, sim, com a expectativa do cliente em relação a outros serviços similares”.

Por que é algo tão importante no ramo moteleiro?

A criação de valor para o cliente reflete diretamente na construção de uma boa reputação e imagem de marca, o que é fundamental para o sucesso de longo prazo de um motel.

Ao fornecer um serviço excepcional, além de garantir a satisfação dos clientes e fazer com que eles retornem sempre, é possível fazer com que eles se tornem “fãs” da sua marca, indicando seus serviços para terceiros — o que atrai novos clientes e gera mais negócios.

Segundo Vinícius, “quando você cria valor no serviço e esse valor atende e supera as expectativas dos clientes, isso possibilita que haja uma elevação no preço desses serviços. Quanto maior a percepção de valor gerado pelo cliente, maior o preço que pode ser cobrado”.

Ele também afirma que “motéis são empresas prestadoras de serviços. Vender um quarto com cama e banheiro é uma commodity. O cliente encontra isso em qualquer lugar. Gerar valor, criando um experiência de hospedagem, coloca seu motel em outro nível, protegendo-o da concorrência e garantindo um ticket médio muito atrativo”.

Como criar valor para o motel?

Entenda o que deve ser feito para você criar valor para os seus clientes e fazer com eles voltem sempre ao seu motel!

Conhecimento do público-alvo

Conhecer o público-alvo é fundamental para o sucesso de qualquer motel. Isso porque as estratégias de marketing e outras decisões que envolvem o seu negócio devem ser baseadas nas necessidades, desejos e comportamentos do público-alvo.

Ao conhecer o público-alvo, é possível criar serviços que atendam às suas necessidades e desejos específicos, melhorando a experiência de cada cliente. Também é possível identificar oportunidades de mercado e antecipar as mudanças nas preferências dos consumidores, permitindo que o motel se adapte rapidamente e mantenha uma vantagem competitiva.

Além disso, conhecer o público-alvo permite que a empresa se comunique de forma mais eficaz com seus clientes, criando um relacionamento mais próximo.

Presença nas redes sociais

Ter um perfil nas redes sociais é de grande importância para motéis, já que essas plataformas são excelentes canais para se conectar e se comunicar com os clientes. Além disso, estar presente nas redes sociais pode trazer diversos benefícios para o negócio, como:

  • fortalecer a presença digital: as redes sociais são uma ótima maneira de fortalecer a presença digital do motel, aumentando sua visibilidade e alcance;
  • criar um relacionamento com os clientes: elas permitem que os motéis se comuniquem diretamente com os clientes, criando um relacionamento mais próximo e pessoal, principalmente quando as ferramentas, como Stories, são usados da maneira correta;
  • promover ofertas e promoções: as redes sociais são uma plataforma ideal para promover ofertas e promoções especiais, atraindo mais clientes e gerando mais negócios;
  • obter feedback dos clientes: você também pode obter feedback dos clientes, permitindo que o motel saiba o que está funcionando bem e o que precisa ser melhorado.

Foco na experiência do cliente

Quando falamos em experiência, nos referimos a um conjunto de sensações, emoções, percepções e interações que o cliente tem com uma empresa durante todo o processo de uso do serviço.

Ela envolve desde a primeira interação do cliente com a empresa até o pós-venda e pode ser influenciada por diversos fatores, como a qualidade do atendimento, a facilidade de uso do produto ou serviço, a eficiência do processo de compra, entre outros.

Vinícius explica que “a experiência diferenciada é uma expressão que se tornou corriqueira e acabou perdendo um pouco da essência do que realmente é um serviço diferenciado. O primeiro ponto de atenção é conseguir superar as expectativas dos clientes nos serviços básicos. Depois disso é que se pode agregar valor, com investimento em tecnologias nas suítes, personalizações na hospedagem, mimos, pacotes especiais de decoração e outras vantagens”.

Clube de vantagens

O clube de vantagens é um programa de fidelidade oferecido por empresas que visa a recompensar os clientes fiéis, oferecendo-lhes benefícios exclusivos e vantagens especiais.

Vinícius enfatiza que “a fidelização é importante para valorizar os hóspedes do motel. É também uma boa estratégia para aumentar a recorrência e garantir receita adicional para o moteleiro”.

Além disso, o CEO afirma que “para funcionar, é preciso organizar os controles/sistemas para implantar, ter regras claras para os benefícios e um esforço de marketing para divulgar e incentivar os clientes a se cadastrar; se não tiver atenção a esses pontos, a experiência pode não ter o resultado esperado ou, ainda, se tornar um ponto de fraudes operacionais”.

Construção de confiança

Os clientes de motéis geralmente buscam privacidade, conforto e conveniência, e os estabelecimentos que conseguem oferecer isso de maneira eficaz têm mais chances de conquistar e fidelizar clientes.

Portanto, trabalhar para oferecer a eles toda a segurança possível durante a estadia é fundamental para estreitar o relacionamento com o cliente. Por fim, vale destacar a importância de contar com a tecnologia para auxiliar você na criação de valor para o cliente.

Pensando nisso, a Microtecs desenvolveu o Sismotel especialmente para o setor moteleiro. Todas as funcionalidades e recursos são específicas para atender esse segmento. Como a Microtecs atende motéis de todo o Brasil, ao longo desses 20 anos, o sistema passou por um processo de evolução e maturação baseado nas necessidades de diferentes perfis de motéis, com suas respectivas particularidades regionais.

Não perca mais tempo e traga o Sismotel para o seu motel! Entre em contato conosco agora mesmo e fale com um de nossos especialistas.

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

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