Saiba como realizar a criação de valor para o cliente
Como está a criação de valor para o cliente no seu motel? Muitos fatores envolvem um negócio de sucesso, é bem verdade, mas nenhuma estratégia será totalmente eficiente sem pensar no cliente — ele é e sempre deve ser seu principal foco.
O problema é que muitos motéis deixam de lado a experiência do cliente e não levam em consideração seus desejos e necessidades. Para ajudar você a não cometer esse erro, neste artigo, vamos explicar como realizar a criação de valor no seu motel.
E para nos ajudar nessa missão, chamamos o Vinicius Roveda, CEO/Fundador da Rede Drops Motéis e da Escola de Motelaria, para dar seu ponto de vista experiente sobre o tema. Continue a leitura e confira!
O que significa criar valor para o cliente?
Criar valor para o cliente significa oferecer um produto ou serviço que atenda às suas necessidades e expectativas de forma satisfatória. Isso pode envolver desde a alta qualidade até um preço justo
Ao criar valor para o cliente, as empresas buscam garantir a satisfação do consumidor e, consequentemente, construir relacionamentos duradouros e leais. Isso pode resultar em vários benefícios, como recomendações positivas, melhoria na imagem da empresa, vantagem competitiva no mercado, entre outros.
Para Vinicius, “criar valor é ofertar um serviço que atenda e supere as expectativas dos clientes. Criar valor não tem relação com preço, mas, sim, com a expectativa do cliente em relação a outros serviços similares”.
Por que é algo tão importante no ramo moteleiro?
A criação de valor para o cliente reflete diretamente na construção de uma boa reputação e imagem de marca, o que é fundamental para o sucesso de longo prazo de um motel.
Ao fornecer um serviço excepcional, além de garantir a satisfação dos clientes e fazer com que eles retornem sempre, é possível fazer com que eles se tornem “fãs” da sua marca, indicando seus serviços para terceiros — o que atrai novos clientes e gera mais negócios.
Segundo Vinícius, “quando você cria valor no serviço e esse valor atende e supera as expectativas dos clientes, isso possibilita que haja uma elevação no preço desses serviços. Quanto maior a percepção de valor gerado pelo cliente, maior o preço que pode ser cobrado”.
Ele também afirma que “motéis são empresas prestadoras de serviços. Vender um quarto com cama e banheiro é uma commodity. O cliente encontra isso em qualquer lugar. Gerar valor, criando um experiência de hospedagem, coloca seu motel em outro nível, protegendo-o da concorrência e garantindo um ticket médio muito atrativo”.
Como criar valor para o motel?
Entenda o que deve ser feito para você criar valor para os seus clientes e fazer com eles voltem sempre ao seu motel!
Conhecimento do público-alvo
Conhecer o público-alvo é fundamental para o sucesso de qualquer motel. Isso porque as estratégias de marketing e outras decisões que envolvem o seu negócio devem ser baseadas nas necessidades, desejos e comportamentos do público-alvo.
Ao conhecer o público-alvo, é possível criar serviços que atendam às suas necessidades e desejos específicos, melhorando a experiência de cada cliente. Também é possível identificar oportunidades de mercado e antecipar as mudanças nas preferências dos consumidores, permitindo que o motel se adapte rapidamente e mantenha uma vantagem competitiva.
Além disso, conhecer o público-alvo permite que a empresa se comunique de forma mais eficaz com seus clientes, criando um relacionamento mais próximo.
Presença nas redes sociais
Ter um perfil nas redes sociais é de grande importância para motéis, já que essas plataformas são excelentes canais para se conectar e se comunicar com os clientes. Além disso, estar presente nas redes sociais pode trazer diversos benefícios para o negócio, como:
- fortalecer a presença digital: as redes sociais são uma ótima maneira de fortalecer a presença digital do motel, aumentando sua visibilidade e alcance;
- criar um relacionamento com os clientes: elas permitem que os motéis se comuniquem diretamente com os clientes, criando um relacionamento mais próximo e pessoal, principalmente quando as ferramentas, como Stories, são usados da maneira correta;
- promover ofertas e promoções: as redes sociais são uma plataforma ideal para promover ofertas e promoções especiais, atraindo mais clientes e gerando mais negócios;
- obter feedback dos clientes: você também pode obter feedback dos clientes, permitindo que o motel saiba o que está funcionando bem e o que precisa ser melhorado.
Foco na experiência do cliente
Quando falamos em experiência, nos referimos a um conjunto de sensações, emoções, percepções e interações que o cliente tem com uma empresa durante todo o processo de uso do serviço.
Ela envolve desde a primeira interação do cliente com a empresa até o pós-venda e pode ser influenciada por diversos fatores, como a qualidade do atendimento, a facilidade de uso do produto ou serviço, a eficiência do processo de compra, entre outros.
Vinícius explica que “a experiência diferenciada é uma expressão que se tornou corriqueira e acabou perdendo um pouco da essência do que realmente é um serviço diferenciado. O primeiro ponto de atenção é conseguir superar as expectativas dos clientes nos serviços básicos. Depois disso é que se pode agregar valor, com investimento em tecnologias nas suítes, personalizações na hospedagem, mimos, pacotes especiais de decoração e outras vantagens”.
Clube de vantagens
O clube de vantagens é um programa de fidelidade oferecido por empresas que visa a recompensar os clientes fiéis, oferecendo-lhes benefícios exclusivos e vantagens especiais.
Vinícius enfatiza que “a fidelização é importante para valorizar os hóspedes do motel. É também uma boa estratégia para aumentar a recorrência e garantir receita adicional para o moteleiro”.
Além disso, o CEO afirma que “para funcionar, é preciso organizar os controles/sistemas para implantar, ter regras claras para os benefícios e um esforço de marketing para divulgar e incentivar os clientes a se cadastrar; se não tiver atenção a esses pontos, a experiência pode não ter o resultado esperado ou, ainda, se tornar um ponto de fraudes operacionais”.
Construção de confiança
Os clientes de motéis geralmente buscam privacidade, conforto e conveniência, e os estabelecimentos que conseguem oferecer isso de maneira eficaz têm mais chances de conquistar e fidelizar clientes.
Portanto, trabalhar para oferecer a eles toda a segurança possível durante a estadia é fundamental para estreitar o relacionamento com o cliente. Por fim, vale destacar a importância de contar com a tecnologia para auxiliar você na criação de valor para o cliente.
Pensando nisso, a Microtecs desenvolveu o Sismotel especialmente para o setor moteleiro. Todas as funcionalidades e recursos são específicas para atender esse segmento. Como a Microtecs atende motéis de todo o Brasil, ao longo desses 20 anos, o sistema passou por um processo de evolução e maturação baseado nas necessidades de diferentes perfis de motéis, com suas respectivas particularidades regionais.
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