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O que é vantagem competitiva e como pode ser definida?

O que é vantagem competitiva e como pode ser definida?

Obter o sucesso no lançamento ou manutenção de um serviço e produto necessita da superação de várias etapas. Afinal, a concorrência no ramo de motéis é acirrada, ou seja, é preciso saber o que é vantagem competitiva para você criar estratégias que reflitam em excelentes resultados.

Com o objetivo de auxiliá-lo nesse caminho, elaboramos este post com informações imperdíveis. Acompanhe!

O que é vantagem competitiva?

Como o próprio nome sugere, a vantagem competitiva é um diferencial existente em um produto ou serviço diante da concorrência.

Ao colocá-la em prática, o seu motel conseguirá se destacar no mercado, demonstrando que o negócio está preparado para atender às demandas mercadológicas.

No entanto, para obter os resultados almejados e que estão inseridos em um planejamento, você deve passar por um processo que começa com a estratégia competitiva, como veremos agora.

O que é a estratégia competitiva?

Para obter uma vantagem competitiva, você precisa elaborar uma estratégia com foco na otimização dos resultados, sempre valorizando diferenciais em seu motel.

Isso porque quem busca diferenciação consegue se destacar, atraindo os consumidores, com mais chances de vendas e consequente fidelização.

Por isso, a estratégia competitiva se explica pelas ações que se converterão no aumento do faturamento, sendo uma mola condutora da vantagem competitiva, auxiliando no crescimento do seu motel na melhoria do desempenho e ainda na superação dos desafios. Mas, para chegar a esse estágio, é preciso colocar em prática as estratégias de Porter.

Quais são as estratégias de Porter?

Na trilha da vantagem competitiva, você deverá percorrer as conhecidas Forças de Porter. Trata-se de uma teoria criada pelo engenheiro Michael Porter, desenvolvida na década de 80, mas que continua atual.

Nela, ele apresenta as cinco principais forças que podem ameaçar o desempenho de um negócio, que são:

  • rivalidade entre os concorrentes;
  • poder de negociação dos fornecedores;
  • poder de negociação dos clientes;
  • ameaça de entrada de competidores no nicho de mercado;
  • ameaça de produtos substitutos.

Mas, como superar essas limitações em um motel? Exatamente aplicando outra teoria: a da vantagem competitiva.

Quais são os aspectos da vantagem competitiva?

Em busca do sucesso de seu motel, é preciso aplicar a teoria de Porter, que se alicerça em três aspectos fundamentais.

Custo total

Ninguém obtém uma vantagem competitiva se não estiver com preços dentro do esperado pelo mercado. A ideia é oferecer um valor mais atraente, que agregue valor ao produto ou serviço.

Prive sempre pela qualidade e busque a eficiência operacional, sempre priorizando reduções nos custos por meio de padronizações.

Diferenciação

Diversificar produtos e serviços atrai clientes e faz parte das estratégias que auxiliam na conquista da vantagem competitiva.

Portanto, inove e explore a criatividade em seu segmento, buscando sempre projetos exclusivos e autênticos.

A diferenciação está sintonizada com a experiência do cliente, ponto altamente valorizado no atual cenário do mercado, fortalecendo a sua marca.

Foco

Porter apresenta também o foco como característica marcante, mas não para oferecer um produto mais barato, mas segmentado.

Com isso em mente, faça pesquisas sobre os hábitos dos seus clientes e invista em experiências incríveis, fazendo com que você atinja consumidores que dificilmente seriam alcançados pela concorrência.

Assim, é importante investir no seu nicho de mercado, atitude que contribuirá com a melhora do seu faturamento.

Dessa maneira, colocando em prática esses ensinamentos, você não precisará mais pensar sobre o que é vantagem competitiva, pois ela estará refletida no movimento do seu negócio, fazendo com que seu público sempre retorne para mais compras ou experiências marcantes.

Viu como Porter deixou um legado importantíssimo para os negócios? Você gostou deste post? Ficou com alguma dúvida? Então deixe aqui o seu comentário!

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

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