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Entenda de vez a diferença entre cultura e clima organizacional

Entenda de vez a diferença entre cultura e clima organizacional

Independentemente do segmento de atuação, o investimento das empresas na melhoria contínua é muito importante para que a gestão possa sempre contar com pessoas mais motivadas e produtivas. No ramo moteleiro, seguimos a mesma linha de pensamento.

Em se tratando de cultura e clima organizacional, por exemplo, é interessante destacar que os dois aspectos não são sinônimos, porém, complementam-se e se relacionam diante das características empresariais, priorizando valores e crenças. O mesmo é aplicável à percepção dos colaboradores com relação ao ambiente de trabalho, que pode ser positivo ou negativo sob a sua ótica. Quer entender mais a fundo? Continue a leitura!

O que é a cultura organizacional?

A cultura organizacional é conceituada como o grupo de normas, de valores e de comportamentos que “regulam” uma instituição, pois faz parte da estratégia do plano de ação das empresas — incluindo aquelas do ramo moteleiro. Esse elemento, via de regra, está sempre de acordo com o que se deseja perante o público-alvo.

 

Assim sendo, é possível contextualizá-la como a identidade da empresa, que abrange um padrão de hábitos que são mantidos por todos os colaboradores ao longo do tempo.

O que é o clima organizacional?

Por outro lado, o clima organizacional é como o “termômetro” da satisfação dos trabalhadores diante de todos os aspectos organizacionais, como o relacionamento com a liderança, o plano de carreira, dentre outros.

Isto é, é possível afirmar que se trata da percepção que as pessoas têm da empresa em que trabalham, a qual pode, sim, mudar constantemente, mediante novas ocorrências. Inclusive, é por essa razão que o clima organizacional deve ser submetido a uma avaliação periódica.

A relevância de compreender as suas diferenças

Além das diferenças entre as características inerentes à cultura e ao clima organizacional já descritas, a principal distinção diz respeito à sua adaptabilidade. Isto é, enquanto a cultura organizacional não muda e os hábitos são adquiridos, o clima organizacional necessita de uma constante avaliação porque sempre sofre alterações.

Quais são as diferenças entre cultura e clima organizacional?

Vimos que existem algumas diferenças cruciais entre cultura e clima organizacional, mas é válido ressaltar especialmente aquelas que têm uma direta relação com a consolidação dos valores, das estruturas, do foco etc.

Nesse sentido, é preciso pontuar que a cultura organizacional vem “de cima”, como o direcionamento a ser seguido pelo quadro de pessoal, envolvendo práticas e procedimentos de trabalho colocados em ação por todos. Já no caso do clima organizacional, as alterações ocorrem constantemente, pois esse elemento está exposto a inúmeros fatores internos e externos.

Quais são os tipos de clima organizacional?

É fundamental que o dono de um motel compreenda que existem três tipos de clima organizacional: bom, médio e ruim. Sendo assim, cada um deles pode influenciar o mercado moteleiro de forma positiva ou negativa.

Ou seja, é essencial que a equipe do seu motel tenha felicidade no trabalho para se dedicar a um objetivo comum. Nesse contexto, quando o clima organizacional do ambiente é bom, passa a ser muito mais fácil reter e manter os profissionais de mais alto nível porque eles sabem que serão valorizados e se sentirão satisfeitos no desempenho das suas funções.

Já quando o clima organizacional é médio, não é incomum que os colaboradores atuem no dia a dia com uma mentalidade de “tanto faz”, visto que eles não são suficientemente incentivados. Logo, existe o risco de esses trabalhadores se “contentarem” com o desempenho mediano.

No clima organizacional ruim, a situação da equipe do seu motel pode se revelar um verdadeiro “caos”, com um alto nível de insatisfação. Isso, por sua vez, gera uma imagem negativa no segmento moteleiro, pois a falta de comunicação interna e os conflitos se tornam constantes.

Percebeu como cultura e clima organizacional, embora se refiram a conceitos distintos, são igualmente indispensáveis para uma gestão bem-sucedida também no setor moteleiro? Como ambos os fatores influenciam o dia a dia empresarial, geram impactos diretos sobre os resultados alcançados e, consequentemente, sobre a saúde financeira do motel.

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Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

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