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Como oferecer atendimento personalizado em motéis? Não perca 6 dicas!

Atendimento personalizado em motéis

Ao longo do dia, diversas pessoas passam pelo seu estabelecimento. Imagine conseguir oferecer um atendimento de qualidade, que priorize as necessidades e as expectativas de cada uma delas? Pois esse é o conceito de atendimento personalizado!

Oferecer atendimento personalizado aos clientes do seu motel é importante tanto para fidelizar aqueles que já frequentam o estabelecimento quanto para atrair novos consumidores. É necessário adaptar as suas estratégias comerciais e investir em uma abordagem de atendimento que agregue valor à sua marca e amplie o espaço que você ocupa no mercado. Afinal, todo mundo se encanta quando tem acesso a um atendimento diferenciado, não é mesmo?

Quer saber como fazer isso? Continue a leitura deste post e veja as dicas que preparamos para que o seu motel tenha um fluxo de atendimento totalmente alinhado com o perfil do seu público-alvo!

Por que investir em atendimento personalizado em motéis

Em um mercado cada vez mais competitivo, para que o seu motel se destaque da concorrência e ganhe espaço, é essencial investir em estratégias capazes de atrair e fidelizar os clientes. É por isso que o atendimento personalizado é tão importante.

Ele é uma das principais estratégias nesse aspecto. Afinal, quando você entende quem são os consumidores e o que eles esperam, é possível criar formas de atender a essas demandas de acordo com os desejos e necessidades de cada um. Assim, eles se sentem acolhidos, ao invés de se reconhecerem apenas como mais um número.

Além disso, com o atendimento personalizado o cliente também fica mais satisfeito. Ele percebe o esforço e o cuidado prestados pelo estabelecimento e isso aumenta as chances de que ele volte e, até mesmo, recomende o local para os amigos.

Sendo assim, oferecer um serviço diferenciado é uma boa alternativa para que o seu motel se destaque no mercado. Desse modo, o seu estabelecimento se posicionará à frente da concorrência e obterá, consequentemente, o aumento do número de clientes e da lucratividade.

O que os clientes esperam quando se fala em atendimento personalizado

Diante da importância do atendimento personalizado para o sucesso do seu motel, é importante entender o que os clientes esperam do seu negócio. Para isso, vamos explicar a definição exata de atendimento personalizado no setor moteleiro.

O atendimento personalizado é, em sua definição, o oposto da padronização. Ou seja, ao invés de atender a todos os clientes da mesma forma, oferecendo exatamente o mesmo produto ou serviço, é necessário realizar adaptações de forma que cada um seja tratado de forma única.

No que se refere às expectativas dos clientes, o mais importante é a escuta e o diálogo. Quando chegam ao seu motel, os usuários desejam encontrar um atendimento atencioso, no qual eles sejam ouvidos e tenham suas necessidades atendidas de forma peculiar.

Flexibilizar determinados serviços para atender com excelência aos desejos dos seus clientes é algo que os atrai e pode até levá-los estenderem sua estadia em no local.

Dicas para oferecer um atendimento personalizado em motéis

Você pode entender a importância e expectativas dos clientes quando se fala atendimento personalizado. Mas, na prática, o processo parece desafiador, não é mesmo? Portanto, continue a leitura e descubra nossas dicas de ouro para oferecer atendimento personalizado em motéis!

1. Conheça bem o seu cliente

Para atender adequadamente a qualquer cliente é fundamental saber o que ele valoriza e procura. Esse é o primeiro passo para que você crie produtos e serviços de acordo com o que esse grupo de pessoas gostaria de ter.

Portanto, a pesquisa de mercado pode ser a sua maior aliada na hora de entender o seu público-alvo. Para isso, é importante ter alguns indicadores em mente, como:

  • idade;
  • renda;
  • horário preferido para utilizar os seus serviços;
  • linguagem de atendimento preferida;
  • melhores canais de comunicação.

Com esses dados em mãos, você já é capaz de dar os primeiros passos para criar um atendimento de qualidade e de acordo com as necessidades e desejos dos seus clientes.

2. Nutra a relação com o seu consumidor continuamente

A relação com o seu cliente precisa ser cuidada continuamente, não se limitando apenas à entrada e saída dos usuários. Isso faz com o que os clientes lembrem-se da marca naturalmente e sempre busquem por ela no futuro. Ou seja, é dessa forma que você fideliza o consumidor e ainda pode transformá-lo em um promotor do seu estabelecimento, indicando-o para amigos.

Portanto, não deixe de manter um vínculo contínuo com o seu consumidor. Para isso, você pode criar campanhas de fidelização baseadas na acumulação de pontos por exemplo. Também é válido realizar pesquisas de satisfação e oferecer promoções frequentes aos consumidores.

3. Organize os dados dos seus clientes

Para otimizar as estratégias de atendimento personalizado a empresa também precisa saber organizar os seus dados. Um banco de dados otimizado facilita a análise das informações e a obtenção de insights que ajudam a empresa no seu planejamento de curto, médio e longo prazo. Por isso, sempre registre os hábitos de consumo e o perfil dos seus clientes de modo adequado.

Ter o mapa de calor em mãos, por exemplo, é importante na hora de criar estratégias de atendimento diferentes para cada horário de funcionamento do motel. Você também pode reunir os dados do pós-venda e pesquisa de mercado para utilizá-los na hora de tomar decisões sobre a melhor forma de atender aos consumidores.

4. Promova interações humanizadas

Uma interação humanizada, mesmo que feita por telefone, e-mails ou aplicativos de mensagens, vai além do básico e agrada ao consumidor. Os seus profissionais de relacionamento precisam utilizar uma linguagem alinhada ao perfil de cada cliente e condizente com modo como a marca se posiciona.

Além disso, os colaboradores devem sempre estar preparados para demonstrar empatia e cuidado ao sanar dúvidas e receber reclamações e sugestões, de modo que os hóspedes se sintam acolhidos e considerados.

5. Crie ofertas exclusivas

A criação de ofertas exclusivas valoriza o cliente e dá a ele a sensação de que ele não é apenas um número para o seu motel. Por isso, sempre trabalhe para entender quem pode ter o seu vínculo fortalecido com a sua marca por meio de descontos especiais, como os que são dados em aniversários. Desse modo, o consumidor terá um motivo a mais para buscar o seu motel em um momento especial.

6. Apoie-se na tecnologia

Investir na tecnologia é uma forma útil, ágil e com alto custo-benefício quando se busca otimizar os serviços de qualquer marca. Para quem pretende estruturar um atendimento mais personalizado, por exemplo, a TI pode melhorar pontos como a análise de dados e a flexibilidade.

Sistemas de Business Intelligence e Big Data conseguem aprimorar o conhecimento dos gestores sobre as últimas tendências de mercado, bem como e prepará-los para o futuro. Já softwares de atendimento moderno ampliam a disponibilidade do negócio e tornam o SAC mais ajustado às demandas do cliente. Assim, ele sempre terá uma experiência de ponta.

Como você pôde perceber, investir em um atendimento personalizado é fundamental para o sucesso de um motel. Todo contato com o cliente é capaz de criar vínculos e oportunidades futuras de negócios. Dessa maneira, a empresa ganhará competitividade perante a concorrência e terá um grupo de consumidores fidelizados e engajados com a sua marca.

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Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

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