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Como oferecer atendimento personalizado em motéis? Não perca 6 dicas!

Atendimento personalizado em motéis

Todo mundo se encanta quando tem acesso a um atendimento personalizado. Justamente por isso, tantas empresas investem em estratégias para atrair os seus clientes e mantê-los fidelizados. O seu motel faz isso?

Se a resposta for negativa, é importante adaptar as suas estratégias comerciais e investir em uma abordagem de atendimento que agregue valor à sua marca e amplie o espaço que você ocupa no mercado. Se quer saber mais sobre o tema, continue a leitura deste post e veja as dicas que preparamos para que o seu motel tenha um fluxo de atendimento totalmente alinhado com o perfil do seu público-alvo!

1. Conheça bem o seu cliente

Para atender adequadamente a qualquer cliente é fundamental saber o que ele valoriza e procura. Por isso, faça pesquisas de mercado para entender o seu público-alvo. Tome sempre como base indicadores como:

  • idade;
  • renda;
  • horário preferido para utilizar os seus serviços;
  • linguagem de atendimento preferida;
  • melhores canais de comunicação.

2. Nutra a relação com o seu consumidor continuamente

A relação com o seu cliente deve ser tratada como uma planta, ou seja, sempre recebendo aquilo que pode torná-la mais viva e profunda. Isso faz com o que o cliente lembre-se da marca naturalmente e sempre busque por ela no futuro. Portanto, não deixe de manter um vínculo contínuo com o seu consumidor por meio de estratégias como planos de fidelização, pesquisas de opinião e publicidade direcionada.

3. Organize os dados sobre os seus clientes

Para otimizar as estratégias de atendimento personalizado a empresa também precisa saber organizar os seus dados. Um banco de dados otimizado facilita a análise das informações e a obtenção de insights que ajudam a empresa no seu planejamento de curto, médio e longo prazo. Por isso, sempre registre os hábitos de consumo e o perfil dos seus clientes de modo adequado.

4. Faça interações humanizadas

Uma interação humanizada, mesmo que essa seja por telefone, e-mails ou aplicativos de mensagens, consegue agradar o seu consumidor e sair do ponto comum quando falamos de atendimento em motéis. Os seus profissionais de relacionamento precisam utilizar uma linguagem alinhada com o perfil de cada cliente e condizente com o modo como a marca se posiciona. Além disso, devem sempre estar preparados para demonstrar empatia e cuidado no tratamento de dúvidas, reclamações e sugestões, fazendo o cliente sentir-se ouvido.

5. Crie ofertas exclusivas

A criação de ofertas exclusivas valoriza o cliente e dá a ele a sensação de que ele não é apenas um número para o seu motel. Por isso, sempre trabalhe para entender quem pode ter o seu vínculo fortalecido com a sua marca por meio de descontos especiais, como os que são dados em aniversários. Desse modo, o consumidor terá um motivo a mais para buscar o seu motel em um momento especial.

6. Apoie-se na tecnologia

Investir na tecnologia é uma forma útil, ágil e com alto custo-benefício quando se busca otimizar os serviços de qualquer marca. Para quem pretende estruturar um atendimento mais personalizado, por exemplo, a TI pode melhorar pontos como a análise de dados e a flexibilidade no atendimento.

Sistemas de Big Data conseguem ampliar a habilidade de gestores entenderem tendências e prepararem-se para o futuro. Já softwares de atendimento moderno ampliam a disponibilidade do negócio e tornam o SAC mais ajustado às demandas do seu cliente. Assim, ele sempre terá uma experiência de ponta.

Em todo caso, investir em um atendimento personalizado é fundamental para o sucesso de um motel. Todo contato com o seu cliente será capaz de criar vínculos e oportunidades futuras de negócios. Ou seja, a empresa ganhará competitividade diante da sua concorrência a partir de um grupo de consumidores fidelizados e engajados nas suas estratégias.

O autoatendimento é uma ótima forma de fornecer atendimento personalizado e automatizado. Saiba mais sobre ele no blog!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

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