Ancoragem de preços: 2 exemplos para aplicar essa técnica
Dificilmente você encontra clientes que gastam sem pensar no amanhã e sem considerar que o valor cobrado é justo. Logo, é preciso trabalhar algumas estratégias, como ao usar a técnica da ancoragem de preços, para criar a percepção de que o valor definido é positivo.
Inclusive, a aplicação dessa técnica é o que contribui para que marcas de luxo sejam tão vendidas entre o público delas. Assim, alguém pode avaliar duas roupas similares, uma bem mais cara que a outra, de forma diferente por conta da marca.
Afinal, status, qualidade e outros benefícios associados ao nome podem ser decisivos para a compra. Da mesma forma, saber como aplicar a ancoragem de preços pode favorecer a receita do seu motel. Então, continue a leitura e conheça 2 exemplos de como aplicá-la!
1. Por separação de classes
Nesse caso, o seu estabelecimento pode ser dividido nas categorias de entrada, intermediário e top de linha. Saiba mais sobre cada uma delas:
- entrada: destinado ao público com pouco conhecimento do seu motel, logo, ele não deve investir tanto nos serviços e na experiência proporcionada;
- intermediário: consiste nas principais experiências e serviços oferecidos no motel, devendo destacar a qualidade do negócio;
- top de linha: ancora o padrão de preços e a qualidade subjetiva do motel, já que são de alto padrão.
Por exemplo, na categoria top de linha, o cliente pode experimentar a melhor suíte, cardápio exclusivo, decoração sofisticada etc. Além disso, pode haver opções de lazer, como ao oferecer um passeio em carro importado para o público.
Na categoria entrada, a experiência proporcionada será igualmente prazerosa e de qualidade. No entanto, a disponibilidade será mais limitada. Apresentar essas variações para o cliente estimula-o a comparar as diferenças em cada classe e perceber que o preço estipulado é justo.
2. De preços por classes
Além de separar os serviços e a experiência proporcionada no motel por classe, você pode definir preços específicos para cada categoria. Por exemplo, de R$ 150 a R$ 200 para usar uma suíte simples na classe de entrada e cerca de R$ 2.000 por pernoite na suíte top de linha. Claro que os valores também variam conforme o quão luxuoso é o seu espaço.
Dessa maneira, ao comparar o preço em cada uma das categorias, o consciente e o inconsciente do indivíduo têm uma maior percepção de valor. Afinal, basta comparar os preços ofertados para perceber vantagens em cada serviço e experiência do motel.
Como fazer ancoragem de preços no negócio?
Para obter resultados positivos, há algumas recomendações importantes. Entre elas, ter controle financeiro, entender as demandas do público-alvo, avaliar qual é o melhor exemplo de ancoragem de preços etc.
Então, conseguiu entender o que é, qual a importância da ancoragem de preços no negócio e como colocá-la em prática? Ao fazer isso, o seu motel pode elevar a receita, o nível de satisfação, a retenção do público e vários outros indicadores positivos.
Conta pra gente: o que acha da ancoragem de preços? Qual exemplo você mais costuma usar e os desafios percebidos? Vamos debater o assunto para ajudar você!