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Ancoragem de preços: 2 exemplos para aplicar essa técnica

Ancoragem de preços: 2 exemplos para aplicar essa técnica

Dificilmente você encontra clientes que gastam sem pensar no amanhã e sem considerar que o valor cobrado é justo. Logo, é preciso trabalhar algumas estratégias, como ao usar a técnica da ancoragem de preços, para criar a percepção de que o valor definido é positivo.

Inclusive, a aplicação dessa técnica é o que contribui para que marcas de luxo sejam tão vendidas entre o público delas. Assim, alguém pode avaliar duas roupas similares, uma bem mais cara que a outra, de forma diferente por conta da marca.

Afinal, status, qualidade e outros benefícios associados ao nome podem ser decisivos para a compra. Da mesma forma, saber como aplicar a ancoragem de preços pode favorecer a receita do seu motel. Então, continue a leitura e conheça 2 exemplos de como aplicá-la!

1. Por separação de classes

Nesse caso, o seu estabelecimento pode ser dividido nas categorias de entrada, intermediário e top de linha. Saiba mais sobre cada uma delas:

  • entrada: destinado ao público com pouco conhecimento do seu motel, logo, ele não deve investir tanto nos serviços e na experiência proporcionada;
  • intermediário: consiste nas principais experiências e serviços oferecidos no motel, devendo destacar a qualidade do negócio;
  • top de linha: ancora o padrão de preços e a qualidade subjetiva do motel, já que são de alto padrão.

Por exemplo, na categoria top de linha, o cliente pode experimentar a melhor suíte, cardápio exclusivo, decoração sofisticada etc. Além disso, pode haver opções de lazer, como ao oferecer um passeio em carro importado para o público.

Na categoria entrada, a experiência proporcionada será igualmente prazerosa e de qualidade. No entanto, a disponibilidade será mais limitada. Apresentar essas variações para o cliente estimula-o a comparar as diferenças em cada classe e perceber que o preço estipulado é justo.

2. De preços por classes

Além de separar os serviços e a experiência proporcionada no motel por classe, você pode definir preços específicos para cada categoria. Por exemplo, de R$ 150 a R$ 200 para usar uma suíte simples na classe de entrada e cerca de R$ 2.000 por pernoite na suíte top de linha. Claro que os valores também variam conforme o quão luxuoso é o seu espaço.

Dessa maneira, ao comparar o preço em cada uma das categorias, o consciente e o inconsciente do indivíduo têm uma maior percepção de valor. Afinal, basta comparar os preços ofertados para perceber vantagens em cada serviço e experiência do motel.

Como fazer ancoragem de preços no negócio?

Para obter resultados positivos, há algumas recomendações importantes. Entre elas, ter controle financeiro, entender as demandas do público-alvo, avaliar qual é o melhor exemplo de ancoragem de preços etc.

Então, conseguiu entender o que é, qual a importância da ancoragem de preços no negócio e como colocá-la em prática? Ao fazer isso, o seu motel pode elevar a receita, o nível de satisfação, a retenção do público e vários outros indicadores positivos.

Conta pra gente: o que acha da ancoragem de preços? Qual exemplo você mais costuma usar e os desafios percebidos? Vamos debater o assunto para ajudar você!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

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