Saiba como aumentar a produtividade dos funcionários do seu motel
Saber como aumentar a produtividade dos funcionários pode fazer toda a diferença no final do mês, tornando seu negócio muito mais próspero. Aliás, é importante destacar que apenas 39% do expediente de trabalho é produtivo, segundo matéria da Exame.
O aprimoramento da performance é resultado de uma série de investimentos. É preciso saber definir metas inteligentes, recompensar os profissionais pelos resultados, otimizar a comunicação interna, dar mais feedbacks e contar com uma boa tecnologia.
Pensando em tudo isso, criamos um guia para você. Continue lendo e veja como aumentar a produtividade dos funcionários do seu motel de forma eficaz e dinâmica. Boa leitura!
Gere mais feedbacks de melhoria
O feedback é uma importante arma para qualquer líder, mas infelizmente ainda é pouco usada. Dar um feedback significa comunicar os profissionais sobre seu desempenho na empresa ou, ainda, dar um retorno de suas práticas. Assim, é possível engajá-los com melhores resultados.
Não há uma regra para dar um bom feedback, porém, é necessário ter equilíbrio. Não sente com seu funcionário apenas para falar sobre o que ele tem feito de errado no motel, mas também para elogiá-lo pelos seus acertos no dia a dia.
Crie metas inteligentes e desafiadoras
No ambiente corporativo, as metas funcionam como uma bússola. Elas contribuem para que todos entendam quais resultados devem ser alcançados, em que prazo e com que qualidade. Portanto, defina metas inteligentes e que desafiem o status quo.
Estabeleça metas sobre o nível de satisfação dos clientes com o atendimento, número de quartos ocupados, absenteísmo dos funcionários, etc. Todas devem se encaixar no padrão SMART e serem: específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com tempo bem definido.
Gerencie o tempo de trabalho
Grande parte do tempo na empresa é gasto com coisas irrelevantes, e isso acontece em todos os segmentos de atuação. Portanto, é preciso gerenciar de modo eficaz o tempo dos trabalhadores, garantindo que atuem naquilo que agrega valor à companhia.
Uma boa ferramenta é a matriz do tempo. Ela divide as atividades diárias em importantes e não importantes, e, depois, em urgentes e não urgentes. Dê prioridade para aquelas que são importantes, depois elimine as que não são nem urgentes nem importantes.
Mantenha todos treinados
Um profissional com expertise consegue desempenhar suas tarefas diárias com mais velocidade, assertividade e segurança. Em razão disso, é preciso investir na qualificação interna, seja em treinamentos presenciais ou a distância.
A modalidade de treinamento a distância tem crescido bastante, especialmente pela flexibilidade, comodidade (os cursos podem ser feitos de qualquer lugar) e valores competitivos (na maioria das vezes, inferiores aos de treinamentos presenciais).
Conte com um bom sistema de gestão
Também é possível que a baixa produtividade esteja sendo causada pela falta de um bom sistema de gestão, especialmente se o seu atual sistema é obsoleto ou se você ainda faz o controle por meio de planilhas do Excel. O fato é que um bom sistema pode fazer toda a diferença.
Dentre as principais funcionalidades, é possível destacar as reservas online, o controle de estoque, o autoatendimento, etc. Tudo isso contribuirá para manter a equipe focada nas atividades estratégicas, com empenho e produtividade para o motel.
Veja, agora você está por dentro do assunto! Aproveite para aplicar nossas dicas em seu estabelecimento. No final, grandes resultados poderão ser conquistados. Com uma equipe produtiva, a empresa torna-se mais sólida, competitiva e rentável.
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