Gestão de reputação online: como fazer em seu motel?
Você sabe como fazer a gestão da reputação online? Independentemente do nicho da empresa, qualquer cliente busca informações na internet antes de comprar um produto, contratar um serviço ou frequentar um estabelecimento. Para motéis, não é diferente.
Por meio das redes sociais e de canais específicos de depoimentos, há o interesse de entender como outros clientes foram recebidos no negócio, se o atendimento foi bom e se houve satisfação por parte de quem já o conhece quanto à qualidade das suítes.
Nesse sentido, realizar a gestão da reputação online contribuirá efetivamente para as estratégias do motel serem bem direcionadas para as prioridades. Aqui, a gente explica sobre o tema. Confira!
Como fazer a gestão da reputação online?
Reputação online é a percepção que as pessoas têm de uma empresa na internet. Por essa razão, realizar essa gestão possibilitará um controle mais efetivo sobre as práticas do estabelecimento. Confira algumas dicas!
Cuide da reputação nas redes sociais
As redes sociais são algumas das principais plataformas nas quais clientes deixam suas percepções a respeito de um atendimento ou serviço realizado. Por essa razão, tenha um controle sobre o que o seu público tem trazido nos comentários e nas avaliações feitas, tanto no Instagram quanto no Facebook ou em qualquer outro canal onde você está presente.
Além disso, caso alguém tenha deixado qualquer tipo de comentário, não deixe de responder. Assim, trará a impressão para outras pessoas de que o seu negócio tem zelo e respeito pelo público, o que vai refletir diretamente nos bons resultados.
Impulsione a reputação
Da mesma forma que pessoas insatisfeitas podem deixar comentários negativos, clientes que gostaram do atendimento recebido vão trazer suas percepções positivas. O seu negócio tem a oportunidade de utilizar esses comentários para uma divulgação dos trabalhos realizados (desde que tenha sido autorizado pela pessoa).
O segmento de motéis, muitas vezes, tem dificuldades de contar com comentários e oportunidades como essa, uma vez que muitas pessoas enxergam isso como um tabu. Por isso, sempre que houver alguma exceção e você contar com o apoio de seu público, não deixe de impulsionar!
Quais os benefícios de fazer a gestão da reputação?
Entre os principais diferenciais de fazer a gestão da reputação online de seu negócio, destacamos:
- estreitar o relacionamento com o seu público, uma vez que vai possibilitar uma aproximação com aqueles que já tiveram experiência no estabelecimento;
- gerar mais oportunidades com novos clientes, justamente porque as pessoas verão que existe zelo por parte do seu negócio com o público;
- fidelizar clientes, pois, independentemente do teor do comentário, há uma oportunidade de potencializar a satisfação e de reverter uma perspectiva negativa.
E então, o que achou de entender um pouco mais sobre a gestão de reputação online? Como vimos, trata-se de uma importante estratégia digital que contribui de forma efetiva para os resultados de seu negócio. Sempre faça o monitoramento e tenha métricas de sucesso, uma vez que vai possibilitar planos de ação mais potentes.
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