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Qual o momento de aumentar preços dos serviços no motel?

Qual o momento de aumentar preços dos serviços no motel?

A precificação é um dos principais desafios em qualquer negócio, pois é necessário assegurar um preço justo tanto para a empresa quanto para os clientes. Em se tratando do setor moteleiro, esse processo pode ser ainda mais desafiador, o que se deve às suas peculiaridades, como a sazonalidade. Por isso, muitos proprietários têm dúvidas sobre: qual o momento de aumentar preços dos serviços no motel?

A definição de preços equivocados pode desde prejudicar as finanças da empresa até espantar a clientela. Para evitar esse tipo de problema, você deve seguir um planejamento cauteloso, analisando diversos fatores que impactam no valor final de seus serviços.

Quer acertar na precificação do seu motel? Neste post, conversamos com Rômulo Simões, CEO da Microtecs, que nos conta quais são as melhores estratégias para que esse processo seja bem-sucedido. Confira!

Por que ter uma boa precificação?

Estabelecer uma precificação adequada é de extrema relevância para a sustentabilidade do motel. Essa estratégia pode influenciar diretamente a percepção de valor por parte dos clientes.

Preços muito baixos podem sugerir baixa qualidade, enquanto preços muito altos podem afastar potenciais clientes. Encontrar o equilíbrio certo é essencial para atrair o público-alvo e manter a reputação do estabelecimento.

Quando os preços são bem planejados, é possível garantir que o motel seja financeiramente viável, maximizando a sua receita e lucratividade. Ademais, uma boa precificação permite que o negócio seja competitivo, atraindo clientes em um ambiente em que os preços são frequentemente um fator de comparação.

Quando aumentar os preços dos serviços no motel?

De acordo com Rômulo Simões, a precificação nos motéis pode apresentar diversos desafios em decorrência da natureza única desse setor, como posicionamento no mercado, variedade de serviços e pacotes oferecidos, sazonalidade, concorrência, custos de operações, e reações dos clientes nas mídias sociais. Veja, a seguir, em quais situações aumentar os preços dos serviços no motel.

Alta taxa de ocupação

Se há uma baixa taxa de ocupação, ou seja, se há menos clientes frequentando o motel, é sinal de que os preços atuais não são atrativos. Nesse caso, é hora de revisar a estratégia de precificação.

‘’Além disso os feedbacks dos clientes contam muito, pois se os clientes estiverem expressando preocupações com os preços ou mencionando que estão encontrando opções mais atraentes em outros lugares, isso pode ser um sinal de que seus preços não estão competitivos’’, destaca o CEO da Microtecs.

No entanto, se houver uma demanda substancialmente maior do que a capacidade do motel, especialmente em períodos de pico, como feriados ou eventos locais, um aumento temporário nos preços pode ser justificado. Isso ajuda a equilibrar a oferta e a demanda e a maximizar a receita durante esses momentos.

Estratégia de segmentação

A segmentação no setor moteleiro é crucial para adaptar serviços, preços e marketing de acordo com diferentes perfis de clientes, otimizando a satisfação e maximizando os resultados do negócio.

O motel que deseja se posicionar como um estabelecimento mais luxuoso ou premium, deve considerar um aumento nos preços como parte dessa estratégia de segmentação de mercado.

Aumento da inflação e custos operacionais

A inflação, que consiste no aumento dos produtos e serviços ao longo do tempo, é um importante fator a ser analisado para subir os valores do seu motel.

Em um cenário em que os preços estão subindo em diferentes setores, como o alimentício, o motel deverá aumentar seus preços para acompanhar o aumento geral dos custos.

Essa decisão também é válida para quando custos operacionais do motel aumentarem consideravelmente devido a aspectos como aumento dos preços de energia, reajuste dos salários dos funcionários e custos de manutenção mais elevados.

Renovação  das instalações

Ao realizar melhorias que proporcionam benefícios diretos para o cliente, o estabelecimento tem uma justificativa relevante para a subida de preços em seus serviços.

Dessa forma, se o motel estiver passando por uma atualização de sua marca, modernização das instalações ou melhorias significativas na qualidade, um aumento nos preços pode estar alinhado com a nova imagem que a empresa deseja projetar.

Introdução de novos serviços ou pacotes

Inovar a partir do oferecimento de novos serviços ou pacotes é indispensável para se diferenciar entre a concorrência e justificar o aumento dos preços do estabelecimento.

Sendo assim, se o motel estiver adicionando novos serviços, comodidades ou pacotes que agreguem valor à experiência do cliente, é recomendado revisar a sua precificação.

Sazonalidade

Em períodos de alta temporada ou de eventos especiais na área, onde a demanda é naturalmente mais elevada, é comum que os preços sejam ajustados para refletir essa maior procura.

Quais são as melhores estratégias para o aumento de preços?

A forma como os preços dos serviços e produtos do motel são aumentados é determinante para que esse processo ocorra adequadamente. Segundo Rômulo Simões, o ideal é começar analisando o mercado ao seu redor, adotar uma abordagem flexível e ajustar os preços de acordo com as demandas do motel.

‘’Criar pacotes e promoções que agreguem valor, incluindo serviços extras ou benefícios, incentiva os clientes a optarem por opções mais caras. Também é importante se concentrar na qualidade dos serviços e amenidades para justificar preços mais altos, transmitindo aos consumidores a percepção de um ótimo custo-benefício’’, acrescenta.

Outra estratégia interessante é oferecer descontos ou benefícios exclusivos para os clientes mais assíduos, o que estimula a lealdade ao estabelecimento.

Quais erros evitar nesse momento?

O cometimento de equívocos na definição de preços pode impactar negativamente a saúde financeira da empresa, seja resultando em valores excessivamente baixos ou afastando os clientes quando os preços estipulados não condizem com seu perfil econômico.

Portanto, evite realizar aumentos de preços significativos sem que haja uma justificativa clara, já que isso pode afugentar clientes e prejudicar a fidelidade. Não ignore os preços praticados pelos concorrentes, tendo em vista que essa negligência pode levar a valores desalinhados com o mercado, fator que afeta negativamente a competitividade do motel.

Tenha em mente que não considerar as preferências e necessidades dos diferentes segmentos de clientes ao ajustar os preços pode resultar em estratégias genéricas que não atraem seu público-alvo.

‘’Também é importante dizer que ajustar preços sem considerar a demanda sazonal ou flutuações do mercado pode levar a ociosidade ou sobrecarga, impactando os lucros’’, informar o CEO da Microtecs.

Como comunicar o aumento de preços?

Uma comunicação eficiente colabora para que a nova precificação seja bem aceita por seus consumidores. Procure comunicar a mudança de preços com antecedência, para que os clientes não se sintam pegos de surpresa.

Ademais, explique como o reajuste de preços está relacionado a melhorias e aprimoramentos nos serviços e acomodações oferecidos pelo motel.

‘’Destaque os benefícios que os clientes receberão em troca do novo valor, além de ser transparente sobre os detalhes do reajuste, o que compreende o percentual e a data em que entrará em vigor’’, afirma Rômulo Simões.

Como o uso de um sistema adequado pode ajudar nas finanças do motel?

A tecnologia é uma poderosa aliada para a sua estratégia de precificação. Nesse sentido, o Sismotel, sistema de gestão e automação de motéis, facilita esse processo. Isso porque, conta com o Sismotel Analytics, ferramenta que capacita os gestores para que tenham uma visão abrangente dos dados, tornando as suas decisões mais estratégicas.

‘’Com uma ampla gama de relatórios estratégicos, o Sismotel é uma ferramenta essencial para analisar os custos e resultados, aprimorando a perspectiva empresarial de forma significativa’’, aponta o CEO da Microtecs.

Saber qual o momento de aumentar os preços dos serviços no motel permite que o negócio supra as suas necessidades financeiras, lucre, gere percepção de valor e continue fidelizando o cliente. Ao adotar estratégias bem planejadas e ferramentas que forneçam dados relevantes, a precificação pode ser simplificada e alinhada às metas da empresa.

Quer otimizar a precificação do seu motel? Entre em contato com a Microtecs e conheça mais sobre a nossa solução!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

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