Precificação de serviços: como definir o valor cobrado no seu motel?
Como você define o valor cobrado pelas suítes do seu motel? Você usa alguma metodologia ou vai de acordo com o que observa no mercado?
A precificação de serviços é uma decisão estratégica para o seu negócio e, portanto, deve ser tomada com cuidado. Isso porque ela impacta a satisfação do cliente e a saúde financeira do negócio. Existem algumas metodologias e conceitos que podem ajudar nesse processo e é exatamente isso que você vai descobrir neste artigo.
Leia agora e descubra as principais características que devem ser levadas em consideração na hora de precificar os serviços e as etapas da precificação.
Principais características de um serviço
Precificar um serviço é desafiador por ser mais abstrato, exigindo que você tome parâmetros específicos como referência. Descubra agora quais são as características que devem ser levadas em consideração:
Intangibilidade
Um serviço é intangível, ou seja, não pode ser visto, tocado ou sentido fisicamente. Portanto, na hora de precificar o serviço do seu motel, você deve ter em mente que o seu cliente não consegue saber exatamente o que vai consumir antes de entrar no seu estabelecimento.
Variabilidade
Cada um dos recepcionistas do seu motel tem uma forma particular de atender os clientes, não é mesmo? Isso acontece porque a qualidade do serviço muda de acordo com quem está executando-o, o que é chamado de variabilidade.
Perecibilidade
O serviço tem um prazo de validade muito curto, uma vez que só faz sentido enquanto a pessoa está fazendo uso dele. Esse é outro elemento que deve ser levado em consideração, principalmente quando falamos em motéis, já que o seu cliente vai pagar pelo tempo de permanência no local.
Simultaneidade
Em um serviço, a produção e o consumo ocorrem simultaneamente. Isso é chamado de simultaneidade e deve ser levado em conta na hora da precificação.
Como realizar a precificação de serviços do seu motel
Calcule os seus custos
Apesar do serviço ser algo intangível, ele exige gasto de materiais, como energia elétrica e investimento na estrutura da suíte, e horas de trabalho dos seus colaboradores. Tudo isso faz parte do custo fixo do serviço e deve ser calculado com cuidado na hora da precificação.
Além disso, ele exige gastos indiretos, como o aluguel do local no qual o seu motel funciona e o salário dos colaboradores envolvidos no setor administrativo, por exemplo. Tudo isso deve ser considerado na hora de fazer a precificação dos serviços.
Entenda qual o valor agregado ao seu serviço
Sabe quando você vai a um restaurante e paga “caro” por um prato que poderia ter cozinhado em casa? Porém, devido ao ambiente do local, à qualidade do atendimento e à excelência na execução do prato, você acaba concordando que valeu a pena investir essa quantia de dinheiro.
O mesmo acontece no seu motel! Além dos custos financeiros envolvidos, os serviços prestados pelo seu negócio têm um valor agregado que não pode ser mensurado financeiramente. Isso significa que ele atende às necessidades dos clientes com determinado nível de qualidade e eficiência, o que interfere na percepção do cliente sobre o preço cobrado.
Portanto, é essencial entender quais as necessidades dos seus clientes o seu estabelecimento tem capacidade de suprir, assim como o quanto eles estão dispostos a pagar por isso. Esse elemento influencia diretamente na precificação do seu serviço.
Fique atento à concorrência
Apesar de todos os elementos citados, você não pode ignorar a concorrência na hora de precificar os serviços oferecidos pelo seu motel. Isso porque um valor muito abaixo ou acima do mercado gera expectativas diferentes nos seus clientes, que devem ser atendidas pelo seu negócio.
Portanto, entenda quem é a sua concorrência e como ela está precificando os serviços oferecidos. É só depois de analisar todos esses aspectos que você deve efetivamente fixar um valor para cada um dos serviços do seu motel.
Agora você está pronto para fazer a precificação de serviços com excelência no seu motel. Estude o mercado e o que você é capaz de oferecer e, a partir daí, aumente a sua lucratividade ao oferecer um preço justo para os seus clientes.
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