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Precificação de serviços: como definir o valor cobrado no seu motel?

Precificação de serviços: como definir o valor cobrado no seu motel?

Como você define o valor cobrado pelas suítes do seu motel? Você usa alguma metodologia ou vai de acordo com o que observa no mercado?

A precificação de serviços é uma decisão estratégica para o seu negócio e, portanto, deve ser tomada com cuidado. Isso porque ela impacta a satisfação do cliente e a saúde financeira do negócio. Existem algumas metodologias e conceitos que podem ajudar nesse processo e é exatamente isso que você vai descobrir neste artigo.

Leia agora e descubra as principais características que devem ser levadas em consideração na hora de precificar os serviços e as etapas da precificação.

Principais características de um serviço

Precificar um serviço é desafiador por ser mais abstrato, exigindo que você tome parâmetros específicos como referência. Descubra agora quais são as características que devem ser levadas em consideração:

Intangibilidade

Um serviço é intangível, ou seja, não pode ser visto, tocado ou sentido fisicamente. Portanto, na hora de precificar o serviço do seu motel, você deve ter em mente que o seu cliente não consegue saber exatamente o que vai consumir antes de entrar no seu estabelecimento.

Variabilidade

Cada um dos recepcionistas do seu motel tem uma forma particular de atender os clientes, não é mesmo? Isso acontece porque a qualidade do serviço muda de acordo com quem está executando-o, o que é chamado de variabilidade.

Perecibilidade

O serviço tem um prazo de validade muito curto, uma vez que só faz sentido enquanto a pessoa está fazendo uso dele. Esse é outro elemento que deve ser levado em consideração, principalmente quando falamos em motéis, já que o seu cliente vai pagar pelo tempo de permanência no local.

Simultaneidade

Em um serviço, a produção e o consumo ocorrem simultaneamente. Isso é chamado de simultaneidade e deve ser levado em conta na hora da precificação.

Como realizar a precificação de serviços do seu motel

Calcule os seus custos

Apesar do serviço ser algo intangível, ele exige gasto de materiais, como energia elétrica e investimento na estrutura da suíte, e horas de trabalho dos seus colaboradores. Tudo isso faz parte do custo fixo do serviço e deve ser calculado com cuidado na hora da precificação.

Além disso, ele exige gastos indiretos, como o aluguel do local no qual o seu motel funciona e o salário dos colaboradores envolvidos no setor administrativo, por exemplo. Tudo isso deve ser considerado na hora de fazer a precificação dos serviços.

Entenda qual o valor agregado ao seu serviço

Sabe quando você vai a um restaurante e paga “caro” por um prato que poderia ter cozinhado em casa? Porém, devido ao ambiente do local, à qualidade do atendimento e à excelência na execução do prato, você acaba concordando que valeu a pena investir essa quantia de dinheiro.

O mesmo acontece no seu motel! Além dos custos financeiros envolvidos, os serviços prestados pelo seu negócio têm um valor agregado que não pode ser mensurado financeiramente. Isso significa que ele atende às necessidades dos clientes com determinado nível de qualidade e eficiência, o que interfere na percepção do cliente sobre o preço cobrado.

Portanto, é essencial entender quais as necessidades dos seus clientes o seu estabelecimento tem capacidade de suprir, assim como o quanto eles estão dispostos a pagar por isso. Esse elemento influencia diretamente na precificação do seu serviço.

Fique atento à concorrência

Apesar de todos os elementos citados, você não pode ignorar a concorrência na hora de precificar os serviços oferecidos pelo seu motel. Isso porque um valor muito abaixo ou acima do mercado gera expectativas diferentes nos seus clientes, que devem ser atendidas pelo seu negócio.

Portanto, entenda quem é a sua concorrência e como ela está precificando os serviços oferecidos. É só depois de analisar todos esses aspectos que você deve efetivamente fixar um valor para cada um dos serviços do seu motel.

Agora você está pronto para fazer a precificação de serviços com excelência no seu motel. Estude o mercado e o que você é capaz de oferecer e, a partir daí, aumente a sua lucratividade ao oferecer um preço justo para os seus clientes.

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Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

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