Como definir o público-alvo do motel?
O setor moteleiro atende a diferentes públicos, que vão desde casais estáveis até parceiros momentâneos em busca de diversão, de diferentes perfis econômicos. Definir o público-alvo do motel é uma importante iniciativa para melhor direcionar os esforços do negócio, sobretudo nas campanhas de marketing, o que é fundamental para atrair os clientes desejados.
Quando não há uma definição do público que o estabelecimento pretende atender ou esse processo é feito de forma equivocada, há diversos riscos, como instalações e serviços mal alinhados com as necessidades dos clientes, fator que pode tornar a marca menos atrativa e impactar os seus lucros.
Quer atrair e reter o público certo? Neste post, conversamos com Rômulo Simões, CEO da Microtecs, sobre como tornar esse processo mais eficiente. Confira!
Qual a importância de definir o público-alvo do motel?
A definição clara de qual é o público-alvo é imprescindível para o posicionamento da sua marca no mercado. A partir dessa informação, é possível concentrar os esforços de marketing e recursos financeiros nas pessoas mais propensas a se interessar e pagar pelos serviços do motel.
Esse processo também beneficia a personalização de serviços. ‘’Conhecendo as preferências e necessidades específicas de seus clientes, o estabelecimento pode personalizar serviços, amenidades e experiências para atender melhor às expectativas do seu público’’, destaca Rômulo Simões.
Além disso, quando se tem um público-alvo bem definido, é mais fácil criar mensagens de marketing condizentes com os interesses e preocupações desses clientes, aumentando a probabilidade de conversões.
‘’Com uma visão clara do perfil de seus consumidores, o motel pode identificar oportunidades de expansão, como a criação de novos pacotes, serviços ou experiências que atendam as demandas dessas pessoas’’, acrescenta.
Como definir o público-alvo do motel?
Para definir o público-alvo do motel, é preciso contar com um planejamento bem estruturado, que inclua pesquisas e dados precisos. Acompanhe, a seguir, quais são as ações indispensáveis para determinar o perfil do cliente do estabelecimento.
Faça uma pesquisa de mercado
De acordo com o CEO da Microtecs, não realizar pesquisas suficientes para entender as necessidades, desejos e comportamentos dos clientes pode levar a suposições incorretas sobre o público-alvo, fazendo com que você se concentre apenas em dados demográficos, como idade e gênero, e ignore outros fatores importantes, como interesses, estilo de vida e valores.
Dessa forma, o proprietário pode definir um público-alvo muito amplo, característica que muitas vezes resulta em mensagens de marketing genéricas que não condizem com nenhum segmento específico de clientes.
Sendo assim, é crucial realizar pesquisas para compreender as tendências do mercado e a concorrência. Analise o perfil demográfico, bem como os interesses e comportamentos dos clientes em potencial.
Segmente o mercado
Há diversos públicos que consomem os serviços oferecidos por motéis. Com base nisso, segmente o mercado, dividindo-o em categorias distintas de acordo com as características identificadas na pesquisa anterior, como idade, gênero, status de relacionamento, propósito da estadia e preferências.
Também é necessário utilizar os dados coletados para identificar segmentos mais promissores. Avalie o tamanho, o potencial de crescimento e a viabilidade de cada grupo.
Crie o perfil do cliente ideal
O próximo passo é criar um perfil detalhado do cliente ideal para o motel. Para isso, considere os valores, interesses, estilo de vida, motivações e padrões de consumo do potencial consumidor e a sua capacidade de investimento.
Isso porque, se você pretende trabalhar com o público premium, que é aquele que busca experiências de luxo, conforto e exclusividade, terá que dispor de capital financeiro para adequar a estrutura física e operacional do motel às exigências desse tipo de cliente.
Depois, faça o mapeamento da experiência do consumidor. Visualize como esse público interagiria com o motel, desde a reserva até a estadia. Pense em como devem ser os serviços, decoração, comodidades e experiências para atender as necessidades e desejos dele.
Realize testes e ajustes
Uma vez que você tenha encontrado o perfil de cliente com o qual deseja trabalhar, é hora de realizar alguns testes para estabelecer uma comunicação com esse público e verificar se, de fato, ele está alinhado ao propósito do negócio.
Implemente estratégias direcionadas ao público-alvo identificado e monitore os resultados. Faça ajustes conforme necessário para otimizar a abordagem ao longo do tempo.
Mantenha-se aberto ao feedback dos clientes e esteja disposto a ajustar as estratégias conforme as mudanças no mercado e as preferências dos consumidores.
Utilize a tecnologia a seu favor
A tecnologia fornece as ferramentas necessárias para coletar, analisar e utilizar dados valiosos para entender melhor o público-alvo e criar estratégias de marketing mais eficazes e personalizadas para motéis. Isso ajuda a otimizar o alcance, a atração e a satisfação dos clientes, resultando em um maior sucesso do negócio.
Nesse sentido, o Sismotel, sistema de gestão e automação de motéis, pode ajudar o estabelecimento a definir bem o público-alvo, pois coleta e armazena informações sobre os clientes que o frequentam.
‘’O Sismotel disponibiliza ao gestor dados importantes, como histórico de consumo e indicadores (por exemplo, ticket médio e RevPar), para que, a partir daí, o moteleiro possa definir o seu público-alvo. Trata-se de uma ferramenta que auxilia nessa jornada’’, afirma Rômulo Simões.
Quais os benefícios de uma boa definição de público-alvo para motéis?
Saber com clareza quem é o público-alvo do seu motel traz uma série de benefícios significativos, capazes de impactar diretamente o sucesso e a lucratividade do negócio.
Por meio dessa estratégia, é possível aumentar a fidelidade do cliente e a promoção do ‘’boca a boca’’ positivo como parte do marketing. O departamento financeiro também é beneficiado, pois o direcionamento de esforços para um público que está disposto a consumir os seus serviços amplia a probabilidade de alcance de uma receita mais saudável e lucrativa.
‘’Além disso, o conhecimento do público-alvo ajuda a equipe do motel a compreender claramente quem são os clientes-alvo e como atendê-los da melhor forma possível’’, ressalta o CEO da Microtecs.
Como você pôde perceber, a definição do público-alvo do motel é um processo de suma importância para o êxito desse tipo de empreendimento, tendo em vista que possibilita esforços mais bem direcionados e que alavancam a sua competitividade no mercado. O uso de ferramentas tecnológicas, como o Sismotel, simplifica, agiliza e agrega eficiência a esse processo.
Quer otimizar a gestão do seu motel? Entre em contato com a Microtecs e conheça mais sobre as vantagens do Sismotel!