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Como definir o público-alvo do motel?

Como definir o público-alvo do motel?

O setor moteleiro atende a diferentes públicos, que vão desde casais estáveis até parceiros momentâneos em busca de diversão, de diferentes perfis econômicos. Definir o público-alvo do motel é uma importante iniciativa para melhor direcionar os esforços do negócio, sobretudo nas campanhas de marketing, o que é fundamental para atrair os clientes desejados.

Quando não há uma definição do público que o estabelecimento pretende atender ou esse processo é feito de forma equivocada, há diversos riscos, como instalações e serviços mal alinhados com as necessidades dos clientes, fator que pode tornar a marca menos atrativa e impactar os seus lucros.

Quer atrair e reter o público certo? Neste post, conversamos com Rômulo Simões, CEO da Microtecs, sobre como tornar esse processo mais eficiente. Confira!

Qual a importância de definir o público-alvo do motel?

A definição clara de qual é o público-alvo é imprescindível para o posicionamento da sua marca no mercado. A partir dessa informação, é possível concentrar os esforços de marketing e recursos financeiros nas pessoas mais propensas a se interessar e pagar pelos serviços do motel.

Esse processo também beneficia a personalização de serviços. ‘’Conhecendo as preferências e necessidades específicas de seus clientes, o estabelecimento pode personalizar serviços, amenidades e experiências para atender melhor às expectativas do seu público’’, destaca Rômulo Simões.

Além disso, quando se tem um público-alvo bem definido, é mais fácil criar mensagens de marketing condizentes com os interesses e preocupações desses clientes, aumentando a probabilidade de conversões.

‘’Com uma visão clara do perfil de seus consumidores, o motel pode identificar oportunidades de expansão, como a criação de novos pacotes, serviços ou experiências que atendam as demandas dessas pessoas’’, acrescenta.

Como definir o público-alvo do motel?

Para definir o público-alvo do motel, é preciso contar com um planejamento bem estruturado, que inclua pesquisas e dados precisos. Acompanhe, a seguir, quais são as ações indispensáveis para determinar o perfil do cliente do estabelecimento.

Faça uma pesquisa de mercado

De acordo com o CEO da Microtecs, não realizar pesquisas suficientes para entender as necessidades, desejos e comportamentos dos clientes pode levar a suposições incorretas sobre o público-alvo, fazendo com que você se concentre apenas em dados demográficos, como idade e gênero, e ignore outros fatores importantes, como interesses, estilo de vida e valores.

Dessa forma, o proprietário pode definir um público-alvo muito amplo, característica que muitas vezes resulta em mensagens de marketing genéricas que não condizem com nenhum segmento específico de clientes.

Sendo assim, é crucial realizar pesquisas para compreender as tendências do mercado e a concorrência. Analise o perfil demográfico, bem como os interesses e comportamentos dos clientes em potencial.

Segmente o mercado

Há diversos públicos que consomem os serviços oferecidos por motéis. Com base nisso, segmente o mercado, dividindo-o em categorias distintas de acordo com as características identificadas na pesquisa anterior, como idade, gênero, status de relacionamento, propósito da estadia e preferências.

Também é necessário utilizar os dados coletados para identificar segmentos mais promissores. Avalie o tamanho, o potencial de crescimento e a viabilidade de cada grupo.

Crie o perfil do cliente ideal

O próximo passo é criar um perfil detalhado do cliente ideal para o motel. Para isso, considere os valores, interesses, estilo de vida, motivações e padrões de consumo do potencial consumidor e a sua capacidade de investimento.

Isso porque, se você pretende trabalhar com o público premium, que é aquele que busca experiências de luxo, conforto e exclusividade, terá que dispor de capital financeiro para adequar a estrutura física e operacional do motel às exigências desse tipo de cliente.

Depois, faça o mapeamento da experiência do consumidor. Visualize como esse público interagiria com o motel, desde a reserva até a estadia. Pense em como devem ser os serviços, decoração, comodidades e experiências para atender as necessidades e desejos dele.

Realize testes e ajustes

Uma vez que você tenha encontrado o perfil de cliente com o qual deseja trabalhar, é hora de realizar alguns testes para estabelecer uma comunicação com esse público e verificar se, de fato, ele está alinhado ao propósito do negócio.

Implemente estratégias direcionadas ao público-alvo identificado e monitore os resultados. Faça ajustes conforme necessário para otimizar a abordagem ao longo do tempo.

Mantenha-se aberto ao feedback dos clientes e esteja disposto a ajustar as estratégias conforme as mudanças no mercado e as preferências dos consumidores.

Utilize a tecnologia a seu favor

A tecnologia fornece as ferramentas necessárias para coletar, analisar e utilizar dados valiosos para entender melhor o público-alvo e criar estratégias de marketing mais eficazes e personalizadas para motéis. Isso ajuda a otimizar o alcance, a atração e a satisfação dos clientes, resultando em um maior sucesso do negócio.

Nesse sentido, o Sismotel, sistema de gestão e automação de motéis, pode ajudar o estabelecimento a definir bem o público-alvo, pois coleta e armazena informações sobre os clientes que o frequentam.

‘’O Sismotel disponibiliza ao gestor dados importantes, como histórico de consumo e indicadores (por exemplo, ticket médio e RevPar), para que, a partir daí, o moteleiro possa definir o seu público-alvo. Trata-se de uma ferramenta que auxilia nessa jornada’’, afirma Rômulo Simões.

Quais os benefícios de uma boa definição de público-alvo para motéis?

Saber com clareza quem é o público-alvo do seu motel traz uma série de benefícios significativos, capazes de impactar diretamente o sucesso e a lucratividade do negócio.

Por meio dessa estratégia, é possível aumentar a fidelidade do cliente e a promoção do ‘’boca a boca’’ positivo como parte do marketing. O departamento financeiro também é beneficiado, pois o direcionamento de esforços para um público que está disposto a consumir os seus serviços amplia a probabilidade de alcance de uma receita mais saudável e lucrativa.

‘’Além disso, o conhecimento do público-alvo ajuda a equipe do motel a compreender claramente quem são os clientes-alvo e como atendê-los da melhor forma possível’’, ressalta o CEO da Microtecs.

Como você pôde perceber, a definição do público-alvo do motel é um processo de suma importância para o êxito desse tipo de empreendimento, tendo em vista que possibilita esforços mais bem direcionados e que alavancam a sua competitividade no mercado. O uso de ferramentas tecnológicas, como o Sismotel, simplifica, agiliza e agrega eficiência a esse processo.

Quer otimizar a gestão do seu motel? Entre em contato com a Microtecs e conheça mais sobre as vantagens do Sismotel!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

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