Como evitar no-show em motel?
Garantir uma experiência tranquila e satisfatória para todos os envolvidos é um objetivo primordial para qualquer estabelecimento de hospedagem, e os motéis não são exceção. Um dos desafios enfrentados por esse tipo de negócio é o no-show.
Neste artigo falaremos mais sobre o no-show em motel e mostraremos como contornar a situação. Para nos ajudar nessa missão, trouxemos um especialista no assunto: Rômulo Simões, CEO da Microtecs. Acompanhe!
O que é no-show?
No-show é um termo utilizado para descrever a situação em que uma pessoa que fez uma reserva ou agendamento não comparece ao compromisso ou não utiliza o serviço sem aviso prévio ou cancelamento.
Segundo Rômulo, “no contexto de uma reserva em motel, ‘no-show’ refere-se a uma situação em que uma pessoa fez uma reserva para uma suíte, mas não apareceu no horário agendado e não cancelou com antecedência”.
Qual é o impacto dessa prática no ramo moteleiro?
Quando os clientes fazem reservas em motéis e não aparecem sem aviso prévio ou sem cancelarem a reserva, o negócio pode ter várias consequências negativas. Isso porque o motel perde a oportunidade de alugar a suíte para outros clientes que poderiam estar interessados, o que resulta em perda direta de receita, especialmente se a demanda for alta.
O CEO da Microtecs ressalta as principais consequências dessa prática. Veja, a seguir.
Taxa de ocupação
A taxa de ocupação em motéis se refere à porcentagem de suítes disponíveis que estão sendo usadas por hóspedes em um determinado período de tempo. Em outras palavras, é uma medida que indica a proporção de suítes ocupadas em relação ao total de suítes disponíveis no estabelecimento.
Segundo Rômulo, “o no-show pode afetar a taxa de ocupação do motel. Se um número significativo de reservas resultar em no-shows, isso pode levar a suítes vazias que poderiam ter sido utilizadas por outros hóspedes. Além disso, pode influenciar negativamente a taxa de ocupação geral do motel, que é um indicador importante para o sucesso do negócio”.
Problemas de logística e planejamento
Aqui, o CEO da Microtecs traz um alerta: “o no-show em motéis pode causar problemas de logística e planejamento interno. O motel pode ter alocado recursos e funcionários para preparar a suíte e atender às necessidades do cliente que fez a reserva, mas, devido ao no-show, esses esforços são desperdiçados. Isso pode resultar em uma utilização ineficiente de recursos e impactar a eficiência operacional”.
Reputação e satisfação do cliente
Em um mercado competitivo, a satisfação do cliente é um fator que diferencia o motel da concorrência. Quando os clientes têm experiências positivas e memoráveis, é mais provável que escolham novamente o mesmo motel em vez de experimentar um concorrente desconhecido.
No entanto, de acordo com Rômulo, a frequente ocorrência de “no-shows” pode ter um impacto significativo na reputação do motel. Essa situação pode resultar em insatisfação por parte de outros clientes, que ao reservarem uma suíte, podem encontrar lotação devido aos casos de ausência de comparecimento, resultando assim na redução da disponibilidade. Além das possíveis avaliações negativas feitas online ou de comentários negativos transmitidos de boca a boca, o que poderia prejudicar ainda mais a reputação e minar a confiança dos clientes na hora de efetuar reservas com o estabelecimento.
Como evitar esse tipo de incômodo?
A boa notícia é que é possível reduzir o no-show em motéis e incentivar os clientes a comparecerem na data e horário agendados. No entanto, vale ressaltar que é preciso contar com uma equipe comprometida e engajada para fazer com que tudo saia conforme o que foi planejado.
Para ajudar você, o Rômulo trouxe algumas dicas que ajudarão o seu motel a diminuir as preocupações com esse tipo de situação:
- adote políticas de cancelamento claras;
- envie lembretes de reserva;
- crie políticas de garantia da reserva;
- realize uma cobrança de pré-pagamento ou depósito;
- construa uma comunicação efetiva.
Como contornar os prejuízos do no-show em motel?
Nesse momento, você precisará contar com uma abordagem proativa e estratégica. Embora seja difícil eliminar completamente os prejuízos, é possível adotar medidas para minimizá-los e lidar com a situação de forma eficaz
Com sua experiência no ramo, Rômulo também deu algumas dicas para ajudar você a não ter problemas financeiros com o no-show. Veja quais são elas.
Lista de espera ou overbooking controlado
“Considere a possibilidade de ter uma lista de espera ou implementar um sistema de overbooking controlado. Isso significa aceitar um número ligeiramente maior de reservas do que o número real de suítes disponíveis, com base na expectativa de que alguns clientes possam não comparecer. No entanto, é importante gerenciar cuidadosamente essa prática para evitar problemas e garantir a satisfação do cliente”.
Promoções de última hora
“Se houver suítes disponíveis devido a no-shows, você pode considerar a realização de promoções de última hora para atrair clientes adicionais. Isso pode incluir descontos especiais ou ofertas exclusivas para aqueles que reservarem suítes não utilizadas devido a no-shows”.
Programa de fidelidade ou recompensas
“Para incentivar os clientes a evitar no-shows e a fazer cancelamentos com antecedência, você pode considerar a implementação de um programa de fidelidade ou um sistema de recompensas”.
Como a tecnologia pode ajudar o motel a reduzir o no-show?
A evolução da tecnologia tem beneficiado empresas de todos os segmentos, e no ramo moteleiro não é diferente. Nesse sentido, investir em ferramentas tecnológicas ajuda o motel a reduzir custos, otimizar o trabalho dos colaboradores e, claro, diminuir o no-show.
A seguir, o CEO da Microtecs explica como isso funciona.
Sistemas de reservas online
“Plataformas de reservas online permitem que os clientes façam suas reservas de forma rápida e conveniente. Esses sistemas geralmente exigem que os clientes forneçam informações de pagamento no momento da reserva, o que pode ajudar a garantir o comprometimento deles em comparecer. Além disso, os sistemas de reservas online podem enviar confirmações automáticas por e-mail ou mensagens de texto, fornecendo um lembrete e uma confirmação da reserva para o cliente”.
Pagamento antecipado ou depósito
“Ao solicitar um pagamento antecipado ou um depósito no momento da reserva, os motéis podem reduzir a probabilidade de ‘no-shows’. Isso pode ser feito por meio de sistemas de pagamento online ou cobranças pré-autorizadas. Ao solicitar um compromisso financeiro antecipado, os clientes têm um incentivo adicional para comparecer à reserva”.
Dessa forma, você consegue ter mais previsibilidade no caixa e, ao mesmo tempo, reduz as chances de o cliente não comparecer.
Sistemas de gerenciamento de reservas
“Os motéis podem utilizar sistemas de gerenciamento de reservas que oferecem recursos avançados, como lembretes automáticos, confirmações, atualizações de status e cancelamentos. Esses sistemas ajudam a automatizar o processo de reserva e fornecer uma melhor comunicação com os clientes, aumentando a conscientização sobre suas reservas e reduzindo a probabilidade de ‘no-shows’”.
E você, também quer contar com o auxílio da tecnologia para reduzir o no-show em seu motel? Conte com a Microtecs para ajudar você nessa missão. Entre em contato conosco agora mesmo e converse com um de nossos especialistas.