• Home
  • Blog
  • Quais os principais indicadores de não conformidade? Confira!

Quais os principais indicadores de não conformidade? Confira!

Quais os principais indicadores de não conformidade

Neste artigo, o objetivo é explicar a conceituação de indicadores de não conformidade com toda a sua importância. Os gestores do segmento moteleiro saberão o que são esses indicadores e para que servem, proporcionando uma melhoria nos lucros do seu negócio.

Falaremos também dos seus benefícios, que evitam prejuízos ao faturamento da empresa por conta de algum desvio que possa ocorrer nos processos organizacionais no ramo moteleiro. Assim como, traremos ainda boas dicas para a criação de bons indicadores para o seu motel. Confira a leitura!

O que são indicadores de não conformidade e para que servem?

Todo indicador tem o objetivo de mostrar algo para o qual possamos ter um olhar crítico. A não conformidade ocorre quando alguma coisa não está de acordo ou está de uma forma que não sejam atendidas as especificações requeridas pelo mercado, acarretando assim resultados insatisfatórios.

Os indicadores de não conformidade têm a função de gerenciar os processos administrativos e operacionais do negócio, com base em normas ISO, como ações que ainda não foram executadas, ou que precisam ser corrigidas, dentre outros.

Qual é a importância de criar indicadores de não conformidade e quais são os seus benefícios?

Já percebemos que a não conformidade é o desvio de um padrão que ocorre nas atividades desempenhadas na rotina das organizações. Desta forma, esses desvios podem ocasionar grandes prejuízos para o faturamento do motel, sendo muito importante o gerenciamento daquilo que não está funcionando e pode melhorar, na prestação de serviço para o consumidor.

A importância desse bom gerenciamento está na incorporação de melhorias nas atividades de recepção, serviços oferecidos nas suítes e outros, com o intuito de gerar uma melhor experiência do usuário dos serviços oferecidos em motéis.

Nesse controle de gestão são trazidos alguns benefícios para as empresas que estejam atentas aos detalhes, como a estratégia se torna sistêmica, conectando todos os responsáveis pelas atividades em prol da qualidade, mostrando resultados melhores e reais.

Como criar bons indicadores de não conformidade para o seu motel?

Para que você não cometa mais erros, quando identificar uma não conformidade em suas atividades no segmento moteleiro, como por exemplo, em manutenções ou nas inspeções das normas de segurança do trabalho, assim como na utilização de EPI ou em processos de gestão, daremos boas dicas para a criação de um relatório de planejamento de indicadores de não conformidade para um melhor norteamento:

  • classifique as não conformidades entre as que necessitam de ação corretiva ou de eliminação;
  • identifique e descreva os detalhes dos problemas encontrados;
  • faça uma análise e use ações na causa-raiz;
  • avalie a eficácia das medidas que foram tomadas por meio de métricas.

Vimos neste artigo que os erros são cometidos quando a não conformidade é identificada e não é tratada nas atividades executadas nos motéis, pois o problema não será solucionado e sempre retornará ao processo inicial.

É muito importante efetuar a classificação da não conformidade, para perceber se será resolvida com uma ação corretiva ou se será eliminada de uma vez e, assim, manter sempre o seu motel em conformidade com os padrões, contando com o apoio de um sistema inteligente de gestão.

Gostou do assunto abordado? Queremos saber a sua opinião! Deixe o seu comentário e nos conte o que achou sobre o tema.

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

Quero enviar um depoimento