Quais os principais indicadores de não conformidade? Confira!
Neste artigo, o objetivo é explicar a conceituação de indicadores de não conformidade com toda a sua importância. Os gestores do segmento moteleiro saberão o que são esses indicadores e para que servem, proporcionando uma melhoria nos lucros do seu negócio.
Falaremos também dos seus benefícios, que evitam prejuízos ao faturamento da empresa por conta de algum desvio que possa ocorrer nos processos organizacionais no ramo moteleiro. Assim como, traremos ainda boas dicas para a criação de bons indicadores para o seu motel. Confira a leitura!
O que são indicadores de não conformidade e para que servem?
Todo indicador tem o objetivo de mostrar algo para o qual possamos ter um olhar crítico. A não conformidade ocorre quando alguma coisa não está de acordo ou está de uma forma que não sejam atendidas as especificações requeridas pelo mercado, acarretando assim resultados insatisfatórios.
Os indicadores de não conformidade têm a função de gerenciar os processos administrativos e operacionais do negócio, com base em normas ISO, como ações que ainda não foram executadas, ou que precisam ser corrigidas, dentre outros.
Qual é a importância de criar indicadores de não conformidade e quais são os seus benefícios?
Já percebemos que a não conformidade é o desvio de um padrão que ocorre nas atividades desempenhadas na rotina das organizações. Desta forma, esses desvios podem ocasionar grandes prejuízos para o faturamento do motel, sendo muito importante o gerenciamento daquilo que não está funcionando e pode melhorar, na prestação de serviço para o consumidor.
A importância desse bom gerenciamento está na incorporação de melhorias nas atividades de recepção, serviços oferecidos nas suítes e outros, com o intuito de gerar uma melhor experiência do usuário dos serviços oferecidos em motéis.
Nesse controle de gestão são trazidos alguns benefícios para as empresas que estejam atentas aos detalhes, como a estratégia se torna sistêmica, conectando todos os responsáveis pelas atividades em prol da qualidade, mostrando resultados melhores e reais.
Como criar bons indicadores de não conformidade para o seu motel?
Para que você não cometa mais erros, quando identificar uma não conformidade em suas atividades no segmento moteleiro, como por exemplo, em manutenções ou nas inspeções das normas de segurança do trabalho, assim como na utilização de EPI ou em processos de gestão, daremos boas dicas para a criação de um relatório de planejamento de indicadores de não conformidade para um melhor norteamento:
- classifique as não conformidades entre as que necessitam de ação corretiva ou de eliminação;
- identifique e descreva os detalhes dos problemas encontrados;
- faça uma análise e use ações na causa-raiz;
- avalie a eficácia das medidas que foram tomadas por meio de métricas.
Vimos neste artigo que os erros são cometidos quando a não conformidade é identificada e não é tratada nas atividades executadas nos motéis, pois o problema não será solucionado e sempre retornará ao processo inicial.
É muito importante efetuar a classificação da não conformidade, para perceber se será resolvida com uma ação corretiva ou se será eliminada de uma vez e, assim, manter sempre o seu motel em conformidade com os padrões, contando com o apoio de um sistema inteligente de gestão.
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