• Home
  • Blog
  • 4 práticas de inovação disruptiva para adotar no motel

4 práticas de inovação disruptiva para adotar no motel

4 práticas de inovação disruptiva para adotar no motel

Neste artigo iremos explicar para os donos de motel o que é inovação disruptiva e qual é o seu objetivo com as práticas adotadas para tornar os serviços mais acessíveis, assim como fáceis de consumir. Além disso, falaremos da importância desse conceito, dando boas dicas a serem adotadas no ramo moteleiro.

Ficou curioso e quer saber tudo sobre o assunto? Continue a leitura do artigo até o final e compreenda melhor!

O que é a inovação disruptiva e qual é a sua importância?

A inovação disruptiva ocorre quando é criado um produto ou uma solução que quebra paradigmas anteriores no mercado consumidor e, com isso, gera novos hábitos de consumo, além de novos modelos de negócio, com maior acessibilidade e um melhor custo-benefício.

 

Por exemplo, o desenvolvimento de computadores e de smartphones realizado ao longo dos anos, pois, quando esses equipamentos foram lançados, custavam bem mais caro do que hoje em dia. Além disso, atualmente, são bem mais práticos, com muitas funcionalidades.

Alguns fundamentos na inovação disruptiva auxiliam neste despertar para outros comportamentos baseados em padrões atualizados, que são:

  • novo modelo de negócio, que mobiliza recursos da empresa e gerencia relacionamentos para gerar valor;
  • criação de novos processos na rotina da empresa com um atendimento humanizado;
  • uma melhor experiência diante de um produto novo, que oferece melhorias para o consumidor.

Contudo, percebemos que a inovação disruptiva tem grande importância para a empresa, que necessita inovar para satisfazer aos seus clientes. Dentre os principais motivos, podemos destacar:

  • entrega de soluções acessíveis com a ampliação do público atendido;
  • geração de serviços convenientes e baratos;
  • valor agregado ao negócio moteleiro com soluções digitais inovadoras;
  • melhora da atração, da competitividade e da fidelização do cliente.

Quais dicas seguir para adotar a inovação disruptiva no motel?

Abaixo, listaremos quatro práticas para você utilizar no ramo moteleiro e continuar prosperando no seu negócio, além de manter a reputação da sua marca em alta com o consumidor. São elas:

  • pense sempre no seu público-alvo de forma a oferecer serviços novos e acessíveis para o consumo;
  • busque por insights que auxiliem a melhoria contínua na inovação dos serviços prestados;
  • foque na melhor experiência do cliente para manter a fidelização;
  • supere a concorrência trazendo novidades para o ramo moteleiro sempre em primeiro lugar.

Que empresas que já praticam a inovação disruptiva?

Para que os donos de motel compreendam melhor a temática e se inspirem para colocar em prática, vamos aos cases de sucesso de empresas que já utilizam as soluções da inovação disruptiva, por exemplo, a Netflix, a Uber, a Nubank, a WhatsApp, entre outras.

 

Vimos neste artigo o quanto é valioso para a melhoria na prestação de serviços do ramo moteleiro colocar em prática soluções inovadoras, de forma que foquem a atenção para a melhoria constante na acessibilidade e no custo-benefício para o consumidor final.

Caso este conteúdo tenha feito sentido para você e contribuído para a sua tomada de decisão, deixe o seu comentário sobre o que achou e sobre o que vai praticar. Vamos adorar saber!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

Quero enviar um depoimento