O que é breakeven e por que acompanhá-lo?
Independentemente do nicho de atuação organizacional, é fundamental compreender o que é breakeven, já que, também conhecido como “ponto de equilíbrio”, o termo é amplamente utilizado nas áreas financeira e contábil. De modo geral, o seu objetivo é indicar o momento em que uma empresa — ou um projeto — deixa de sofrer prejuízos e passa a estar pronta para começar a gerar lucros.
Na prática, o patamar é alcançado quando as receitas totais se igualam aos custos totais. Ou seja, quando o estabelecimento vende o seu produto/serviço em volume suficiente para cobrir todos os gastos envolvidos na produção e na comercialização.
Dessa forma, pode-se dizer que o breakeven é um indicador superimportante para os gestores e, claro, para os investidores. Afinal, a partir dele, torna-se possível avaliar a viabilidade financeira de um negócio e planejar estratégias para aumentar as vendas e reduzir os custos no intuito de maximizar os lucros.
Quer entender o conceito mais a fundo? Continue a leitura!
Como calcular o breakeven?
Via de regra, o cálculo do breakeven pode ser conduzido de diversas formas, a depender do tipo de empreendimento gerido e dos custos envolvidos. Contudo, alguns passos-chave se revelam indispensáveis, como:
- identificar os custos fixos e variáveis — os custos fixos são aqueles que não variam de acordo com o volume de produção ou de vendas, como o aluguel, os salários pagos, o custeio do seguro etc., enquanto os custos variáveis são aqueles que aumentam ou diminuem conforme o volume de produção e/ou de vendas, a exemplo dos relativos à aquisição de matéria-prima, ao pagamento de comissões e de impostos, entre outros;
- determinar a margem de contribuição — a margem de contribuição corresponde à diferença existente entre o custo variável unitário e o preço de venda, então, se o preço de venda de um serviço for R$ 100, e o custo variável unitário for equivalente a R$ 60, teremos uma margem de contribuição de R$ 40, por exemplo;
- calcular o ponto de equilíbrio em unidades — divida os custos fixos pela margem de contribuição unitária, levando em conta que, caso os custos fixos sejam de R$ 10.000, e a margem de contribuição unitária seja de R$ 40, por exemplo, o ponto de equilíbrio em unidades será de 250, conforme o resultado da equação “R$ 10.000 ÷ R$ 40“;
- calcular o ponto de equilíbrio em valores — multiplique o ponto de equilíbrio em unidades pelo preço de venda, por exemplo, considerando que o preço de venda corresponde a R$ 100 e que o ponto de equilíbrio em unidades é equivalente a 250, o que o levará a um ponto de equilíbrio em valores que será igual ao montante de R$ 25.000, conforme o resultado da equação “250 unidades x R$ 100″.
Agora que você sabe o que é breakeven, a partir do cálculo do ponto de equilíbrio, passa a ser menos complexo avaliar a viabilidade financeira do seu motel. Portanto, torna-se também mais fácil traçar iniciativas estratégicas que visam a elevar a venda dos serviços/produtos e diminuir os custos, oportunizando o alcance dos lucros desejados.
Como é possível superar o ponto de equilíbrio?
Após a compreensão do conceito de breakeven e da execução do cálculo, é hora de descobrir como é possível superar o ponto de equilíbrio e, claro, aumentar os lucros. Aliás, nesse contexto, é imprescindível que o seu motel desenvolva ações eficientes de vendas.
Portanto, a seguir, elencamos algumas dicas que poderão ajudá-lo nesse processo:
- conheça o seu público-alvo — é essencial entender quem são os seus clientes e quais são as suas necessidades e as suas expectativas, já que essa compreensão viabilizará a disponibilização de produtos e de serviços mais adequados e até mesmo a elaboração de campanhas de marketing muito mais eficientes;
- invista em ações de marketing — é imperativo divulgar os produtos e/ou serviços do seu motel para que as pessoas os conheçam e possam se interessar por aquilo que o estabelecimento oferece. A propósito, é possível utilizar diversas ferramentas de publicidade com essa finalidade, a exemplo de anúncios nas redes sociais, em rádios e TVs locais, em materiais promocionais etc.;
- melhore a qualidade do atendimento do motel — um atendimento de excelência faz realmente a diferença na hora de fidelizar os clientes e, inclusive, de conquistar novos frequentadores, principalmente em estabelecimentos nos quais o público preza pela discrição. Diante disso, o ideal é treinar a sua equipe de colaboradores para conduzir interações educadas, rápidas, discretas e eficientes, que superem as expectativas;
- ofereça vantagens e benefícios — promoções, descontos, programas de fidelidade etc. representam iniciativas que tendem a elevar os níveis de satisfação dos clientes, normalmente incentivando que os visitantes se tornem frequentadores do motel.
Como vimos, entender o que é breakeven é essencial para que os gestores possam tomar decisões estratégicas, como a definição dos preços dos serviços oferecidos, a escolha do mix de soluções e de pacotes disponibilizados e o estabelecimento das metas de vendas. Além disso, o indicador representa um fator superimportante para a análise da rentabilidade de um motel e para a determinação de estratégias que objetivam o crescimento do estabelecimento.
A leitura foi válida? Então, aproveite para descobrir como calcular o valuation do seu motel, que é tão decisivo quanto o cálculo do breakeven. Vamos lá?!