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O que é breakeven e por que acompanhá-lo?

O que é breakeven e por que acompanhá-lo

Independentemente do nicho de atuação organizacional, é fundamental compreender o que é breakeven, já que, também conhecido como “ponto de equilíbrio”, o termo é amplamente utilizado nas áreas financeira e contábil. De modo geral, o seu objetivo é indicar o momento em que uma empresa — ou um projeto — deixa de sofrer prejuízos e passa a estar pronta para começar a gerar lucros.

Na prática, o patamar é alcançado quando as receitas totais se igualam aos custos totais. Ou seja, quando o estabelecimento vende o seu produto/serviço em volume suficiente para cobrir todos os gastos envolvidos na produção e na comercialização.

Dessa forma, pode-se dizer que o breakeven é um indicador superimportante para os gestores e, claro, para os investidores. Afinal, a partir dele, torna-se possível avaliar a viabilidade financeira de um negócio e planejar estratégias para aumentar as vendas e reduzir os custos no intuito de maximizar os lucros.

Quer entender o conceito mais a fundo? Continue a leitura!

Contabilidade básica para motéis

Como calcular o breakeven?

Via de regra, o cálculo do breakeven pode ser conduzido de diversas formas, a depender do tipo de empreendimento gerido e dos custos envolvidos. Contudo, alguns passos-chave se revelam indispensáveis, como:

  • identificar os custos fixos e variáveis — os custos fixos são aqueles que não variam de acordo com o volume de produção ou de vendas, como o aluguel, os salários pagos, o custeio do seguro etc., enquanto os custos variáveis são aqueles que aumentam ou diminuem conforme o volume de produção e/ou de vendas, a exemplo dos relativos à aquisição de matéria-prima, ao pagamento de comissões e de impostos, entre outros;
  • determinar a margem de contribuição — a margem de contribuição corresponde à diferença existente entre o custo variável unitário e o preço de venda, então, se o preço de venda de um serviço for R$ 100, e o custo variável unitário for equivalente a R$ 60, teremos uma margem de contribuição de R$ 40, por exemplo;
  • calcular o ponto de equilíbrio em unidades — divida os custos fixos pela margem de contribuição unitária, levando em conta que, caso os custos fixos sejam de R$ 10.000, e a margem de contribuição unitária seja de R$ 40, por exemplo, o ponto de equilíbrio em unidades será de 250, conforme o resultado da equação “R$ 10.000 ÷ R$ 40“;
  • calcular o ponto de equilíbrio em valores — multiplique o ponto de equilíbrio em unidades pelo preço de venda, por exemplo, considerando que o preço de venda corresponde a R$ 100 e que o ponto de equilíbrio em unidades é equivalente a 250, o que o levará a um ponto de equilíbrio em valores que será igual ao montante de R$ 25.000, conforme o resultado da equação “250 unidades x R$ 100″.

Agora que você sabe o que é breakeven, a partir do cálculo do ponto de equilíbrio, passa a ser menos complexo avaliar a viabilidade financeira do seu motel. Portanto, torna-se também mais fácil traçar iniciativas estratégicas que visam a elevar a venda dos serviços/produtos e diminuir os custos, oportunizando o alcance dos lucros desejados.

Como é possível superar o ponto de equilíbrio?

Após a compreensão do conceito de breakeven e da execução do cálculo, é hora de descobrir como é possível superar o ponto de equilíbrio e, claro, aumentar os lucros. Aliás, nesse contexto, é imprescindível que o seu motel desenvolva ações eficientes de vendas.

Portanto, a seguir, elencamos algumas dicas que poderão ajudá-lo nesse processo:

  • conheça o seu público-alvo — é essencial entender quem são os seus clientes e quais são as suas necessidades e as suas expectativas, já que essa compreensão viabilizará a disponibilização de produtos e de serviços mais adequados e até mesmo a elaboração de campanhas de marketing muito mais eficientes;
  • invista em ações de marketing — é imperativo divulgar os produtos e/ou serviços do seu motel para que as pessoas os conheçam e possam se interessar por aquilo que o estabelecimento oferece. A propósito, é possível utilizar diversas ferramentas de publicidade com essa finalidade, a exemplo de anúncios nas redes sociais, em rádios e TVs locais, em materiais promocionais etc.;
  • melhore a qualidade do atendimento do motel — um atendimento de excelência faz realmente a diferença na hora de fidelizar os clientes e, inclusive, de conquistar novos frequentadores, principalmente em estabelecimentos nos quais o público preza pela discrição. Diante disso, o ideal é treinar a sua equipe de colaboradores para conduzir interações educadas, rápidas, discretas e eficientes, que superem as expectativas;
  • ofereça vantagens e benefícios promoções, descontos, programas de fidelidade etc. representam iniciativas que tendem a elevar os níveis de satisfação dos clientes, normalmente incentivando que os visitantes se tornem frequentadores do motel.

Como vimos, entender o que é breakeven é essencial para que os gestores possam tomar decisões estratégicas, como a definição dos preços dos serviços oferecidos, a escolha do mix de soluções e de pacotes disponibilizados e o estabelecimento das metas de vendas. Além disso, o indicador representa um fator superimportante para a análise da rentabilidade de um motel e para a determinação de estratégias que objetivam o crescimento do estabelecimento.

A leitura foi válida? Então, aproveite para descobrir como calcular o valuation do seu motel, que é tão decisivo quanto o cálculo do breakeven. Vamos lá?!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

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