Estratégias de vendas no Instagram: 3 que você deve aplicar
Você está em busca de estratégias de vendas no Instagram? Como sabemos, a rede social tem um alcance global e, por isso, permite que as empresas dos mais diversos segmentos de atuação alcancem um grande público de maneira rápida e bastante eficaz.
Por meio de iniciativas adequadamente elaboradas, torna-se viável se conectar diretamente com os seus clientes — e com os potenciais clientes —, compartilhar informações sobre produtos e serviços, disponibilizar promoções e descontos exclusivos e até mesmo coletar feedbacks e sugestões para melhorar a experiência oferecida no seu estabelecimento. Inclusive, no caso de motéis, os resultados podem ser igualmente positivos.
Então, sem mais “rodeios”, vamos ao que interessa? A seguir, confira as principais estratégias de vendas que o ajudarão a potencializar o seu motel, trazendo mais visibilidade ao negócio. Continue a leitura!
1. Defina uma estratégia de conteúdo
Uma estratégia de conteúdo garantirá que as publicações feitas no perfil do motel no Instagram estejam alinhadas com os objetivos do negócio e sejam realmente relevantes para o público-alvo. Ao traçá-la, você conseguirá identificar, por exemplo, quais posts são mais apropriados e até como o material será distribuído e promovido.
Ou seja, a medida ajuda a assegurar que o conteúdo produzido terá utilidade para o público-alvo do motel. Além disso, como um “plus”, o estabelecimento terá a chance de construir um relacionamento forte com os seus clientes.
A propósito, é interessante ressaltar que esse tipo de iniciativa também ajuda a definir a voz e o tom que o negócio utilizará na sua comunicação com o público-alvo. Estamos falando de um aspecto decisivo para transmitir uma imagem coerente, o que pode auxiliar a conquistar a confiança das pessoas e a gerar credibilidade para o motel.
2. Use hashtags relevantes
A importância das hashtags nas redes sociais está diretamente relacionada ao fato de que elas viabilizam que os usuários encontrem conteúdos ligados aos seus interesses e participem de interações relevantes em tempo real. Ou seja, se alguém estiver interessado em iniciar — ou manter — uma vida fitness, por exemplo, poderá seguir algumas hashtags, como “#fitnessmotivation” ou “#fitlife” para encontrar posts acerca do tema.
O mesmo vale para quem está buscando motéis na localidade, seja dando preferência a estabelecimentos que ofereçam novidades, como suítes temáticas, seja optando por ambientes mais discretos, que zelem pela preservação da identidade dos frequentadores. Aliás, as hashtags consistem também em uma ótima maneira de aumentar a visibilidade do seu conteúdo no Instagram e de expandir o seu alcance para novos públicos.
Afinal, quando você usa uma hashtag relevante nas suas publicações, as postagens são indexadas e organizadas pela plataforma para que outros usuários possam encontrá-las. Portanto, na prática, o engajamento é impactado também.
3. Invista em anúncios
Complementando o tópico anterior, investir em anúncios pagos é uma estratégia incrível para estabelecimentos que desejam elevar a sua visibilidade e o seu alcance na rede social. A propósito, os benefícios são inúmeros, como:
- o aumento do alcance, pois, conforme pontuado, os anúncios pagos permitem que a sua mensagem seja exibida para um público maior do que aquele que o estabelecimento poderia alcançar organicamente. Com isso, torna-se viável segmentar o seu público-alvo com mais precisão, atingindo pessoas que têm maior probabilidade de se interessar pelo seu produto/serviço;
- o atingimento de resultados mais rápidos, já que, a partir de anúncios pagos, é possível ver resultados de modo mais célere, principalmente em comparação com as estratégias de marketing orgânico, que podem levar mais tempo para gerar efeitos. Aliás, com uma segmentação bem-feita, o motel pode atingir o seu público-alvo em um intervalo de tempo reduzido e aumentar o tráfego para o seu site;
- a viabilização da análise de dados, pois as plataformas de anúncios pagos fornecem informações altamente detalhadas sobre o desempenho dos seus anúncios, possibilitando a mensuração do retorno sobre o investimento (ROI) e a implementação de eventuais ajustes para elevar a sua performance;
- a flexibilização do orçamento, haja vista que, com anúncios pagos, é possível definir um orçamento que se adapta às suas necessidades e aos objetivos do seu motel. Ou seja, você pode começar com um orçamento pequeno, por exemplo, e, à medida que obtiver resultados positivos, aumentar o investimento;
- a elevação da competitividade, afinal, investir em anúncios pagos pode ajudar o motel a se destacar da concorrência, o que é especialmente importante em setores altamente acirrados.
O Instagram é uma plataforma visual que pode ser usada para destacar as características únicas do seu motel. Inclusive, como vimos, a criação de conteúdos visualmente atrativos tende a fortalecer a sua marca e destacar os seus pontos fortes. Portanto, coloque as estratégias de vendas no Instagram em prática e saia à frente da concorrência — mas lembre-se: você precisa estar onde o seu cliente estiver!
Agora, que tal contar com a ajuda do Sismotel para automatizar a sua gestão e facilitar a promoção de estratégias de vendas para o seu estabelecimento? Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!