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Sistema de Gestão de Qualidade: veja como implementar

Sistema de Gestão de Qualidade: veja como implementar

Fato é que os motéis são negócios que precisam manter constantemente altos níveis de qualidade para seu funcionamento. Afinal, deslizes podem quebrar a confiança dos seus clientes, o que os levará à concorrência. Por isso, ter um Sistema de Gestão da Qualidade pode fazer toda a diferença para seu negócio.

Assim, é possível não só promover uma maior aproximação com seu público mas, também, ter benefícios internos, como redução de custos, minimização de falhas dos funcionários, entre outros.

Saiba mais a seguir e tire suas dúvidas sobre o tema!

O que é um Sistema de Gestão da Qualidade?

O Sistema de Gestão da Qualidade é uma forma de padronizar medidas de qualidade em empresas (incluindo motéis), que ajudam a garantir eficácia na prestação de serviços, reduzindo custos e proporcionando maior satisfação do cliente.

Esses procedimentos são determinados por uma das diretrizes de padrão de qualidade internacionais mais conhecidas: a ISO 9001. Ela tem o foco, justamente, em melhorar o interesse do cliente e fazer com que seu negócio esteja sempre orientado para melhorar a satisfação do seu público.

Como o Sistema de Gestão da Qualidade pode ser implementado?

Para implementar um Sistema de Gestão da Qualidade em seu motel, separamos um passo a passo para adotar as melhores práticas. Veja, a seguir.

Levante as necessidades do seu motel

Quais são os pontos diretamente envolvidos com a maior qualidade do serviço e os diferenciais do seu motel? Por exemplo, os quartos temáticos são os que mais atraem seu público? Então, investir em otimizar a qualidade na prestação desse serviço poderá ser fundamental na gestão da qualidade do negócio.

Considere, também, os pontos relacionados com a natureza do negócio. Por exemplo, privacidade, higienização, presteza no atendimento são cruciais em um motel e merecem atenção nesse momento.

Envolva os funcionários no processo

O atendimento ao cliente é parte essencial quando falamos sobre qualidade nos motéis. Não adianta ter toda uma estrutura eficiente e o cliente sentir-se incomodado com o atendimento.

Por isso, é fundamental trazer treinamentos, palestras e rodadas de conscientização para que eles estejam cientes do seu papel em promover maior qualidade no espaço.

Defina quais são os pontos de maior impacto

Quais são os pontos-críticos e que merecem uma maior atenção? Isso ajudará você a determinar o que deve ter maior esforço tanto por parte da gestão quanto dos funcionários.

Por exemplo, a higienização é um ponto fundamental, pois deslizes poderão afastar seu cliente para sempre. Então é preciso investir em padrões de qualidade (por exemplo, protocolos específicos que minimizem chances de erros) para evitar problemas.

Defina indicadores de gestão de qualidade e acompanhe-os

Como avaliar se a gestão de qualidade vai bem? Para isso, é importante definir métricas de acompanhamento e avaliação, que ajudarão você a ter uma noção sobre se está no caminho certo ou não.

Algumas métricas que você pode considerar em analisar são:

  • reclamação dos clientes;
  • nível de confiança no serviço do motel;
  • fidelização do cliente;
  • satisfação com o atendimento, entre outras.

Conte com a tecnologia nesse processo

As tecnologias podem ser ótimas aliadas para proporcionar uma melhoria na Gestão de Qualidade do seu motel. Por meio de um sistema unificado, no qual você encontre ferramentas de gestão e análise, por meio de um Analytics, é possível acompanhar os indicadores em tempo real e realizar adequações, quando necessário.

Sistema para motel

Quais os benefícios de um Sistema de Gestão da Qualidade nos motéis?

Adotar o Sistema de Gestão da Qualidade em seu motel pode trazer diversos benefícios. Estão entre eles:

  • melhor uso dos recursos em seu motel;
  • redução de custos operacionais;
  • aumento da lucratividade;
  • melhoria da satisfação do cliente;
  • consolidação do nome do seu negócio no mercado.

Adotar o Sistema de Gestão da Qualidade em seu motel poderá ser o determinante para conseguir melhorar resultados, proporcionar uma experiência diferenciada para seu cliente, entre outros benefícios essenciais para seu negócio.

Então, não deixe de contar, inclusive, com as melhores tecnologias para isso. Assim, você consegue ter um maior controle dos indicadores mais importantes do seu negócio.

Para mais dicas importantes para otimizar a lucratividade do seu motel, assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos.

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

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