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O que é Backoffice e quais as suas funções?

O que é Backoffice e quais as suas funções?

Você sabe o que é backoffice? O termo pode parecer mais alinhado com escritórios, mas saiba que cuidar dessa área em seu motel poderá ser fundamental para garantir melhores resultados e uma maior experiência com o cliente em seu espaço.

Neste artigo, vamos trazer todas as informações que você precisa saber sobre o assunto e mostrar de que forma poderá implementar o backoffice em seu negócio. Boa leitura.

O que é backoffice?

O backoffice diz respeito às áreas que atuam dentro das empresas e que não estão relacionadas diretamente com o atendimento ao público, fornecendo o suporte necessário para as atividades do dia a dia.

Contabilidade básica para motéis

Quais são as funções do backoffice?

O backoffice é composto por departamentos que estão relacionados com as áreas administrativas do seu negócio. Em um motel, por exemplo, está relacionado com as áreas:

  • financeiras e contábeis;
  • recursos humanos;
  • compra de insumos;
  • setor jurídico.

Ou seja, ele não está diretamente ligado com as questões que influenciam no valor gerado para o cliente de imediato, sendo responsável por promover uma melhor gestão do motel.

Por exemplo, se a compra de produtos de limpeza falhar e faltarem itens para higienização, as suítes deverão ser bloqueadas até que se resolva a questão. Isso não só gera prejuízos diretos, como também pode incomodar seu cliente ao buscar o espaço e não encontrar uma acomodação.

Quais os impactos de um backoffice organizado?

O backoffice atua, justamente, com as estruturas de suporte, isto é, auxilia a empresa a ter base para realizar as atividades diretamente relacionadas com o core business. Por exemplo, se o setor de RH não funciona de forma adequada, os funcionários do motel poderão ficar insatisfeitos e gerar uma série de saídas: o temido turnover.

Com isso, o padrão de atendimento do motel pode passar por dificuldades, já que será necessário realizar treinamentos constantes, impactando diretamente a relação com o cliente.

Além disso, um backoffice organizado proporciona diversos benefícios, entre eles:

  • garante a operacionalidade do negócio;
  • permite identificar eventuais cenários de crise e evitá-los;
  • permite identificar gargalos e proporcionar correções que poderão auxiliar na gestão de processos e, até mesmo, potencializar a lucratividade;
  • proporciona redução de erros em questões estratégicas, por exemplo, um RH eficiente consegue garantir a motivação dos profissionais do local.

Como implementar o backoffice na administração de motel?

Mas, afinal, como trazer estratégias de backoffice de modo eficiente? Vamos a algumas dicas importantes a seguir:

  • levante os processos atuais de cada departamento e pergunte-se se estão atuando em sinergia, se há comunicação entre setores;
  • defina metas de produtividade, que deverão ser acompanhadas no dia a dia, por exemplo, redução de gastos por parte do setor de compras em 10% é uma meta interessante;
  • defina métricas de acompanhamento das metas definidas previamente;
  • tenha reuniões de alinhamento entre setores;
  • promova integração de processos internos;
  • conte com soluções que permitam a integração de processos internos e a análise de indicadores importantes para o setor de motéis.

Saber o que é backoffice ajuda a tornar as áreas administrativas do seu motel mais eficientes. Com isso, é possível proporcionar o crescimento adequado do seu negócio, além de estar alinhado com uma melhor experiência do cliente.

Para conhecer mais dicas e informações sobre o setor, siga nossos perfis no Facebook, Instagram e LinkedIn e veja mais sobre como otimizar seu motel.

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

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