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Como avaliar o desempenho de um funcionário? Entenda!

Como avaliar o desempenho de um funcionário? Entenda!

Se deseja manter o sucesso do seu negócio, é fundamental saber como avaliar o desempenho de um funcionário. Quando feita de forma eficaz, a avaliação não apenas elimina problemas comportamentais e de qualidade do colaborador, mas também motiva sua equipe a trabalhar melhor.

Trata-se de uma forma de oferecer aos funcionários o reconhecimento que eles precisam, incentivar o esforço no alcance de altos níveis de produtividade e resolver os problemas antes que se transformem em algo perigoso para a organização.

Além disso, as avaliações de desempenho ajudam a descobrir quando um funcionário está atendendo às expectativas e se ele está pronto para assumir uma parcela maior de responsabilidade dentro do negócio.

Diante dessa importância, continue lendo este artigo e descubra agora algumas dicas para avaliar melhor os seus funcionários!

As principais métricas de avaliação de desempenho 

As métricas de desempenho são fundamentais para avaliar o desempenho de um funcionário. Elas beneficiam não apenas a organização, mas também os próprios colaboradores. Existem vários tipos de métricas, mas podemos dividir as principais em quatro categorias:

1. Qualidade de trabalho

Essa métrica avalia a qualidade do desempenho do funcionário. Normalmente, ela é realizada pela avaliação subjetiva do gestor direto. Uma maneira de estruturar a avaliação subjetiva de um gerente é usar o gerenciamento por objetivos.

Com esse modelo de gestão, é possível melhorar o desempenho de uma organização, traduzindo as metas organizacionais em objetivos individuais específicos. Tais metas assumem a forma de objetivos definidos pelo funcionário e pelo gestor.

2. Quantidade de trabalho

De forma geral, a quantidade é mais fácil de medir do que a qualidade. Por isso, existem várias maneiras de medir essa métrica de desempenho do funcionário. É possível contabilizar a quantidade de atendimentos telefônicos, o número de preparação de pratos pelos cozinheiros ou a taxa de disponibilização de quartos de um motel.

Ao selecionar as métricas mais relevantes para o seu negócio, inclua-as em um painel de controle tático de RH, a fim de acompanhar esses números de forma regular.

3. Eficiência de trabalho

A maior dificuldade das métricas qualitativas e quantitativas de desempenho de funcionários é que elas não dizem muito por si só. Quando uma camareira arruma 30 quartos por dia, ela produz muito, mas isso não diz nada sobre a qualidade dessa arrumação.

A eficiência procura manter um equilíbrio entre quantidade e qualidade. Essa métrica considera os recursos necessários para que uma determinada tarefa seja bem-feita. É difícil alcançar esse equilíbrio, por isso é tão importante a prática de análise de desempenho.

4. Desempenho organizacional

As empresas também podem usar as métricas de desempenho dos funcionários para avaliar sua própria produtividade. Ao calcular a receita do seu negócio (menos as despesas operacionais) e dividir esse número pelo custo total de remuneração e benefícios que a empresa paga a seus funcionários, você pode calcular o ROI do seu capital humano.

Outro exemplo dessa métrica é a taxa de ausência. Geralmente, uma equipe feliz, motivada e engajada tem menos dias de faltas por doença ou por outros motivos. Altas taxas de ausência são um indicador importante do baixo desempenho organizacional.

A importância de um software de gestão nesse processo

Além dos benefícios de desenvolvimento pessoal, um software facilita a gestão de um programa de avaliação de desempenho. Com ele, é possível fazer uma avaliação 360 graus do seu capital humano.

O software de análise de desempenho torna mais fácil e rápido para os gerentes e profissionais de recursos humanos concluir e fornecer avaliações periódicas.

As informações de métricas reunidas durante um determinado período podem ser simplesmente compiladas em um único sistema, gerando relatórios customizados de acordo com a realidade do seu negócio.

Ao visualizar padrões nesses dados, é possível tomar melhores decisões de negócio, ajudando a sua equipe a se tornar mais produtiva, bem como auxiliar na contratação de novos funcionários.

E você, ficou interessado em como avaliar o desempenho de um funcionário? Gostaria de conhecer um software para fazer essa tarefa de forma mais eficiente? Entre em contato com a Microtecs Sistemas e fale com nossa equipe. Até a próxima!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

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