Como avaliar o desempenho de um funcionário? Entenda!
Se deseja manter o sucesso do seu negócio, é fundamental saber como avaliar o desempenho de um funcionário. Quando feita de forma eficaz, a avaliação não apenas elimina problemas comportamentais e de qualidade do colaborador, mas também motiva sua equipe a trabalhar melhor.
Trata-se de uma forma de oferecer aos funcionários o reconhecimento que eles precisam, incentivar o esforço no alcance de altos níveis de produtividade e resolver os problemas antes que se transformem em algo perigoso para a organização.
Além disso, as avaliações de desempenho ajudam a descobrir quando um funcionário está atendendo às expectativas e se ele está pronto para assumir uma parcela maior de responsabilidade dentro do negócio.
Diante dessa importância, continue lendo este artigo e descubra agora algumas dicas para avaliar melhor os seus funcionários!
As principais métricas de avaliação de desempenho
As métricas de desempenho são fundamentais para avaliar o desempenho de um funcionário. Elas beneficiam não apenas a organização, mas também os próprios colaboradores. Existem vários tipos de métricas, mas podemos dividir as principais em quatro categorias:
1. Qualidade de trabalho
Essa métrica avalia a qualidade do desempenho do funcionário. Normalmente, ela é realizada pela avaliação subjetiva do gestor direto. Uma maneira de estruturar a avaliação subjetiva de um gerente é usar o gerenciamento por objetivos.
Com esse modelo de gestão, é possível melhorar o desempenho de uma organização, traduzindo as metas organizacionais em objetivos individuais específicos. Tais metas assumem a forma de objetivos definidos pelo funcionário e pelo gestor.
2. Quantidade de trabalho
De forma geral, a quantidade é mais fácil de medir do que a qualidade. Por isso, existem várias maneiras de medir essa métrica de desempenho do funcionário. É possível contabilizar a quantidade de atendimentos telefônicos, o número de preparação de pratos pelos cozinheiros ou a taxa de disponibilização de quartos de um motel.
Ao selecionar as métricas mais relevantes para o seu negócio, inclua-as em um painel de controle tático de RH, a fim de acompanhar esses números de forma regular.
3. Eficiência de trabalho
A maior dificuldade das métricas qualitativas e quantitativas de desempenho de funcionários é que elas não dizem muito por si só. Quando uma camareira arruma 30 quartos por dia, ela produz muito, mas isso não diz nada sobre a qualidade dessa arrumação.
A eficiência procura manter um equilíbrio entre quantidade e qualidade. Essa métrica considera os recursos necessários para que uma determinada tarefa seja bem-feita. É difícil alcançar esse equilíbrio, por isso é tão importante a prática de análise de desempenho.
4. Desempenho organizacional
As empresas também podem usar as métricas de desempenho dos funcionários para avaliar sua própria produtividade. Ao calcular a receita do seu negócio (menos as despesas operacionais) e dividir esse número pelo custo total de remuneração e benefícios que a empresa paga a seus funcionários, você pode calcular o ROI do seu capital humano.
Outro exemplo dessa métrica é a taxa de ausência. Geralmente, uma equipe feliz, motivada e engajada tem menos dias de faltas por doença ou por outros motivos. Altas taxas de ausência são um indicador importante do baixo desempenho organizacional.
A importância de um software de gestão nesse processo
Além dos benefícios de desenvolvimento pessoal, um software facilita a gestão de um programa de avaliação de desempenho. Com ele, é possível fazer uma avaliação 360 graus do seu capital humano.
O software de análise de desempenho torna mais fácil e rápido para os gerentes e profissionais de recursos humanos concluir e fornecer avaliações periódicas.
As informações de métricas reunidas durante um determinado período podem ser simplesmente compiladas em um único sistema, gerando relatórios customizados de acordo com a realidade do seu negócio.
Ao visualizar padrões nesses dados, é possível tomar melhores decisões de negócio, ajudando a sua equipe a se tornar mais produtiva, bem como auxiliar na contratação de novos funcionários.
E você, ficou interessado em como avaliar o desempenho de um funcionário? Gostaria de conhecer um software para fazer essa tarefa de forma mais eficiente? Entre em contato com a Microtecs Sistemas e fale com nossa equipe. Até a próxima!