Walk-in e check-in em motéis: qual é a diferença?
Você sabe qual é a diferença entre walk-in e check-in? Antes de mais nada, é importante destacar que existem termos comuns na hotelaria e na motelaria. Porém, é preciso considerar cada uma das realidades para promover um treinamento correto dos profissionais e também estabelecer estratégias eficazes com o intuito de atrair mais clientes.
Neste material, a gente explica mais detalhes sobre as diferenças entre esses termos, além de ressaltar dicas práticas para oferecer uma recepção de maior qualidade em seu negócio. Confira!
Qual a diferença entre walk-in e check-in?
Primeiro, vamos entender sobre a diferença existente entre esses termos. No ramo da hotelaria, o check-in ocorre quando há reservas prévias. Já o walk-in acontece quando a pessoa não solicita nenhum tipo de contato anteriormente e busca por uma hospedagem.
Na motelaria, ambos os conceitos também são utilizados. Até poucos anos atrás, o walk-in predominava. No entanto, no cenário de hoje, existem muitos casos nos quais os clientes optam pela reserva, principalmente pelo fato de que a hospedagem em motéis virou uma realidade. Um dos principais fatores que contribui para essa preferência é a economia, uma vez que os motéis oferecem preços mais competitivos, o que atrai a atenção das pessoas. Além disso, a comodidade de chegar ao motel e encontrar a suíte pronta para uso também é um diferencial.
Como agregar mais diferenciais para o atendimento no motel?
O check-in vem crescendo de forma significativa. Porém, caso o método seja o de walk-in, é preciso oferecer uma boa recepção às pessoas que chegam ao motel. Assim, existe a oportunidade de fidelizar esses clientes e também de garantir um maior nível de satisfação com o negócio. A seguir, selecionamos algumas dicas breves. Acompanhe!
Tenha um padrão de atendimento
Como os motéis ficam abertos 24 horas, é preciso ter uma definição sobre o padrão de atendimento. Afinal, é importante que o cliente que vai durante o dia perceba a mesma qualidade no tratamento.
Por essa razão, não deixe de investir em treinamentos e capacitações para as pessoas que trabalham na recepção do seu motel. Considerando que esse é um dos únicos pontos que o cliente tem contato, quando o atendimento oferecido é de qualidade ele certamente ficará satisfeito e retornará ao empreendimento.
Utilize ferramentas próprias para a gestão de motel
Hoje, existem ferramentas que são próprias para a gestão de motel. Por meio delas, além de você ter a oportunidade de gerenciar o negócio de onde quer que esteja, vai conseguir gerar relatórios e automatizar muitas funções no negócio, o que trará mais agilidade para o cliente e, consequentemente, uma percepção de maior credibilidade para o seu empreendimento.
Inclusive, é possível utilizar essas soluções até mesmo para a cozinha do seu motel, de modo que os pedidos sejam entregues de maneira mais facilitada e ofereça uma boa experiência ao público.
Neste material, você pôde mais detalhes sobre o que é o walk-in, as diferenças para o check-in e dicas para oferecer uma boa recepção ao cliente. Como vimos, essas estratégias trarão reflexos diretos nos seus resultados, uma vez que ampliam a satisfação que ele tem com os serviços oferecidos em seu espaço.
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