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Walk-in e check-in em motéis: qual é a diferença?

Walk-in e check-in em motéis: qual é a diferença?

Você sabe qual é a diferença entre walk-in e check-in? Antes de mais nada, é importante destacar que existem termos comuns na hotelaria e na motelaria. Porém, é preciso considerar cada uma das realidades para promover um treinamento correto dos profissionais e também estabelecer estratégias eficazes com o intuito de atrair mais clientes.

Neste material, a gente explica mais detalhes sobre as diferenças entre esses termos, além de ressaltar dicas práticas para oferecer uma recepção de maior qualidade em seu negócio. Confira!

Qual a diferença entre walk-in e check-in?

Primeiro, vamos entender sobre a diferença existente entre esses termos. No ramo da hotelaria, o check-in ocorre quando há reservas prévias. Já o walk-in acontece quando a pessoa não solicita nenhum tipo de contato anteriormente e busca por uma hospedagem.

Na motelaria, ambos os conceitos também são utilizados. Até poucos anos atrás, o walk-in predominava. No entanto, no cenário de hoje, existem muitos casos nos quais os clientes optam pela reserva, principalmente pelo fato de que a hospedagem em motéis virou uma realidade. Um dos principais fatores que contribui para essa preferência é a economia, uma vez que os motéis oferecem preços mais competitivos, o que atrai a atenção das pessoas. Além disso, a comodidade de chegar ao motel e encontrar a suíte pronta para uso também é um diferencial.

Como agregar mais diferenciais para o atendimento no motel?

O check-in vem crescendo de forma significativa. Porém, caso o método seja o de walk-in, é preciso oferecer uma boa recepção às pessoas que chegam ao motel. Assim, existe a oportunidade de fidelizar esses clientes e também de garantir um maior nível de satisfação com o negócio. A seguir, selecionamos algumas dicas breves. Acompanhe!

Tenha um padrão de atendimento

Como os motéis ficam abertos 24 horas, é preciso ter uma definição sobre o padrão de atendimento. Afinal, é importante que o cliente que vai durante o dia perceba a mesma qualidade no tratamento.

Por essa razão, não deixe de investir em treinamentos e capacitações para as pessoas que trabalham na recepção do seu motel. Considerando que esse é um dos únicos pontos que o cliente tem contato, quando o atendimento oferecido é de qualidade ele certamente ficará satisfeito e retornará ao empreendimento.

Utilize ferramentas próprias para a gestão de motel

Hoje, existem ferramentas que são próprias para a gestão de motel. Por meio delas, além de você ter a oportunidade de gerenciar o negócio de onde quer que esteja, vai conseguir gerar relatórios e automatizar muitas funções no negócio, o que trará mais agilidade para o cliente e, consequentemente, uma percepção de maior credibilidade para o seu empreendimento.

Inclusive, é possível utilizar essas soluções até mesmo para a cozinha do seu motel, de modo que os pedidos sejam entregues de maneira mais facilitada e ofereça uma boa experiência ao público.

Neste material, você pôde mais detalhes sobre o que é o walk-in, as diferenças para o check-in e dicas para oferecer uma boa recepção ao cliente. Como vimos, essas estratégias trarão reflexos diretos nos seus resultados, uma vez que ampliam a satisfação que ele tem com os serviços oferecidos em seu espaço.

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Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

  • Por meio da implementação da ferramenta, há muito mais facilidade em gerenciar o controle de estoque e o fluxo de caixa, justamente pela ampla disponibilidade de relatórios que o sistema emite.

    Roberto Perezini, CEO do Kalú Motel, Ubá/MG

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

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