• Home
  • Automação
  • Automação Fiscal: entenda por que você precisa investir agora!

Automação Fiscal: entenda por que você precisa investir agora!

Automação Fiscal entenda por que você precisa investir agora!

Você já sabe que as regras fiscais do Brasil são umas das mais complexas do mundo. Inclusive, percebe no dia a dia das rotinas fiscais do seu motel como isso pode ser complicado e demandar tempo e atenção dos seus colaboradores.

É aí que a automação fiscal entra como uma grande aliada da sua empresa. Afinal, esse processo permite que você automatize uma série de rotinas burocráticas do seu estabelecimento, como a geração das notas fiscais necessárias para comprovar ao fisco a adequação do motel às regras do nacionais e regionais.

Quer saber mais sobre isso? Então, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre automação fiscal para motéis!

O que é automação fiscal?

Automação fiscal é, basicamente, o ato de tornar automáticas as rotinas de emissão fiscal de um negócio. Ou seja, é o processo que permite que você emita notas fiscais e outros documentos de prestação de contas ao fisco de forma simples, rápida e automática. Tudo isso com a ajuda de um software desenvolvido especificamente para a realização desse processo.

No setor moteleiro, a automação fiscal se refere principalmente à emissão de NFC-e (nota fiscal consumidor eletrônica) e NFS-e (nota fiscal de serviço eletrônica). A primeira se refere à venda de produtos e é usada para comprovar o recolhimento do ICMS por parte do seu motel. Já a segunda se refere à venda de serviços, sendo necessária para a comprovação, para a fiscalização municipal, o recolhimento do ISS.

Contabilidade básica para motéis

Quais os benefícios da automação fiscal?

A automação fiscal traz uma série de benefícios para o seu estabelecimento. Quer saber quais são os principais deles? Então continue a leitura e descubra!

Facilita o processo de checkout

Quando o cliente encerra o período no seu motel, é necessário fechar a conta a emitir a nota fiscal para o consumidor, seja da venda de serviços ou produtos. Dessa forma, a sua equipe precisa dedicar tempo à esse processo e, caso existam muitos clientes com essa demanda ao mesmo tempo, ele pode ser demorado e difícil para os colaboradores.

É aí que a automação fiscal se mostra como uma grande aliada da empresa. Afinal, quando você utiliza um software de emissão fiscal, principalmente quando integrado ao sistema de gestão, esse processo fica rápido, automático e, inclusive, transparente para o colaborador. Ao invés de ter que lançar cada um dos itens para a emissão das notas, ele é capaz de encerrar o período de hospedagem rapidamente, contando com a tecnologia para a emissão rápida e segura.

Garante a adequação às exigências legais

A legislação fiscal do Brasil é uma das mais complexas do mundo e isso faz com que a adequação seja um grande desafio para os mais diversos tipos de negócio. Isso porque, além de uma carga tributária elevada, a lei também muda com frequência, o que pode fazer com que a empresa se perca em meio à tantos processos.

Com a automação fiscal, você também reduz a probabilidade de erros e melhora a adequação da empresa às exigências legais. Afinal, após configurado o ambiente de emissão fiscal, de acordo com a cidade e estado no qual o motel está localizado, toda a documentação é gerada de acordo com o que é exigido, garantindo o cumprimento da lei por parte do seu negócio.

Aumenta a produtividade do seu time

O seu time precisa investir uma grande quantidade de energia e tempo para a emissão de notas e outros documentos ficais no motel. Dessa forma, gastam muito tempo com atividades extremamente operacionais quando poderiam estar investindo essa energia em tarefas estratégicas, diretamente ligadas ao faturamento do motel ou atendimento ao cliente.

É nesse aspecto que a automação fiscal também pode ser uma grande aliada. Afinal, quando você investe nessa solução, reduz o tempo que os colaboradores gastam com essas atividades operacionais. Além de tornar o trabalho mais agradável, você também garante uma equipe satisfeita e produtiva.

Aumenta a satisfação dos clientes

Por fim, vale destacar que a automação fiscal também é uma aliada dos seus clientes. Afinal, esse processo reduz o tempo de espera na hora de realizar o checkout e deixar o estabelecimento.

Isso porque, como as notas são geradas automaticamente, não é necessário que o cliente espere o colaborador lançar todos os produtos em outro sistema para receber o documento e realizar o pagamento. Além disso, também há uma redução no número de erros em lançamentos, o que evita que o cliente tenha que entrar em contato com o colaborador para corrigir a nota. Ou seja, ele consegue realizar todo o processo de pagamento e saída com facilidade, se sentindo bem atendido e satisfeito com o seu motel.

Como implementar a automação discal no seu motel?

A automação fiscal é uma ótima solução para o seu estabelecimento, não é mesmo? Então veja agora algumas dicas para implementá-la com excelência:

  • pesquise os softwares disponíveis no mercado;
  • entenda quais são as funcionalidades de cada um deles;
  • dê preferência para softwares integrados com o sistema de gestão do seu motel;
  • valorize softwares desenvolvidos especificamente para o setor moteleiro;
  • para a emissão de NFC-e, preste atenção no Regime Tributário do motel (simples nacional, lucro real ou lucro presumido) e descubra as exigências fiscais específicas;
  • para a emissão da NFS-e, verifique qual qual a alíquota de ISS que deve ser configurada no sistema que irá emitir a nota fiscal de serviços eletrônica (NFS-e);
  • converse com a empresa desenvolvedora do software para configurá-lo corretamente.

Como a tecnologia pode ajudar na automação fiscal?

Quando se fala em automação fiscal, é importante que você saiba que a tecnologia é sua maior aliada nesse aspecto. Isso porque esse processo só é possível com o uso de um bom software, desenvolvido especificamente para essa finalidade.

Porém, ainda vale destacar que a tecnologia também pode ser uma grande aliada na integração dos processos fiscais com as outras atividades do motel. Afinal, quando você conta com um software integrado, que centraliza todos os elementos importantes para a boa gestão do estabelecimento, é capaz de garantir um processo de maior qualidade e eficiência. Isso porque todas as informações e processos podem ser realizados em um só lugar, com segurança e agilidade.

Como você pode perceber, a automação fiscal é uma grande aliada da gestão do seu motel. Afinal, ela permite a emissão de notas de forma automática, garantindo maior qualidade e segurança no processo. Além disso, os clientes também ficam mais satisfeitos, uma vez que a automação garante agilidade no pagamento da conta e reduz o número de erros.

Um dos módulos do Sismotel é a emissão fiscal automatizada. Esse processo facilita o trabalho da contabilidade e dá toda tranquilidade fiscal ao moteleiro. Quer saber mais sobre o assunto? Então entre em contato com a gente e entenda mais sobre a solução!

Rômulo Simões

Formado em Sistemas de Informação pela Faculdade Doctum/ES. Atuou, desde 1997, no desenvolvimento de softwares para diversos segmentos. Em 1999 fundou a Microtecs Sistemas, onde atualmente dedica-se a gestão da empresa, buscando levar aos clientes os melhores produtos e serviços para o segmento moteleiro.
  • …atendeu todas as nossas necessidades levando um sistema inviolável e seguro além de trazer uma economia em todos os aspectos gerenciais do Motel, desenvolveu um sistema de gerenciamento de energia dentro das Suites proporcionando uma economia de mais de 30% na conta de Energia… Obrigado pela parceria e desejo que continuem com a mesma dedicação de sempre!

    Attila Miranda Barbosa, proprietário do Recanto Motel/ES

  • Os resultados com economia de energia giram em torno de 25 a 30% ou mais. Já em relação a segurança antifraudes, ai sim os resultados foram bem expressivos, acima dos 60%, eu Claudiomir, digo que passa dos 70%, hoje nem penso em ficar sem esta Automação e muito menos sem o sistema , fora de cogitação, os resultados realmente foram bem satisfatórios, grau de satisfação 100%.

    Claudiomar, gerente do Yes Motel/ES

  • Meu amigo Romulo, acho que já elogiei, mas gostaria mais uma vez de elogiar vc e sua equipe, sei que é obrigação de uma boa empresa prestar um bom serviço, mais isso tenho vivenciado na MICROTECS, conseguimos ficar tranquilo com relação a nossas demandas, independente de ser demanda ou solução de problemas.

    Rodrigo Parente, proprietário do Motel UP/CE

  • Sismotel tem um ponto essencial que faz toda diferença em qualquer parceria entre empresas: A comunicação com eles é algo de muita excelência, realmente excepcional.

    Railson Lacerda, supervisor dos Motéis Dallas/DF e Palace/GO

  • Temos parceria com o Sismotel desde 2017. Em 2019 trocamos o sistema de automação por Smart-IN G2, onde cada módulo sustenta 4 suítes. É viável pois temos economia de energia e se houver algum problema na automação ficamos apenas com 4 suítes sem controle de energia e as demais com controle total. Sem automação ficamos a mercê da ação humana e impossível de controlar o consumo de energia.

    Elisa Tereza Sartori, gerente do Motel Eros/MT

  • Ficamos tão satisfeitos que logo implantamos o Sismotel e automação em todos os 5 motéis. Hoje na palma da mão temos todo nosso controle e a Microtecs com profissionais capacitados e um suporte excelente.

    Douglas Maciel Azevedo, gerente da Rede Tropical de Motéis/RJ

  • “Vender não é fácil, mas se vende” agora o diferencial é o pós venda e o suporte após a venda. Nesse quesito a Microtecs está de parabéns!

    Flávia Regina, proprietária do Vip’s Motel – Formosa/GO

  • A Microtecs com o Sismotel, é uma ferramenta indispensável para a gestão Moteleira, trazendo agilidade e economia.
    Há uma interação dos gestores com colaboradores através do sistema com informações primordiais em tempo real.

    Junior Grecco, proprietário do Motel Fly / ES

  • …implantamos a automação de energia nas suítes, e evoluímos para a plataforma online através do Analytics, tenho as informações em um clique em tempo real. Acho que o Sismotel possui a mesma cultura do nosso grupo, uma empresa com espírito de mudança continua, que evolui a cada dia.

    Daniel Dantas, proprietário dos Motéis Matury e Cajueiro/BA

Quero enviar um depoimento