Tendências mercadológicas depois da pandemia
A pandemia de COVID-19 impactou todos os setores da economia e, entre eles, está o moteleiro. Você pode ter observado, no seu próprio motel, os resultados desse impacto, que incluem a redução do fluxo de clientes e, consequentemente, da lucratividade do estabelecimento.
Vale lembrar que o setor hoteleiro também sofreu com a crise de forma semelhante ao moteleiro. Porém, a recuperação do primeiro é um pouco mais lenta, uma vez que ele depende do retorno do turismo, o que ainda pode demorar. Já os motéis podem se recuperar mais rapidamente, com a volta do público mais relacionada ao retorno das pessoas às ruas e abertura do comércio.
Quer saber quais são as tendências mercadológicas para esse momento pós-pandemia? Leia e descubra mais, e aproveite esse momento de recuperação que está por vir!
A tecnologia de autoatendimento ganha força
O isolamento social é uma das melhores estratégias de combate à pandemia de COVID-19. Nesse momento, as pessoas estão priorizando serviços nos quais elas não tenham contato físico com outras pessoas, de forma a evitar a propagação do vírus.
A tendência é que isso continue mesmo no pós-pandemia, o que faz com que as tecnologias de autoatendimento ganhem força. A boa notícia é que o setor moteleiro já possui opções nesse aspecto. Há softwares capazes de garantir que o seu cliente não terá contato com nenhum dos colaboradores, desde o check-in até o check-out no motel, o que deve ganhar força nesse momento.
Centralidade dos processos de limpeza
A limpeza já era uma das maiores prioridades do setor moteleiro e, nesse momento, ela ganha centralidade em todos os outros setores da economia. O uso do álcool em gel e os procedimento de desinfecção de ambientes são outras tendências mercadológicas que, muito provavelmente, irão fazer parte do dia a dia da maioria das pessoas.
Portanto, no seu motel, é importante dar atenção aos seus processos de limpeza, revisando o checklist que você já adota. Aproveite para investir em novas tecnologias e produtos de desinfecção e capacite os colaboradores para colocar tudo isso em prática, garantindo a segurança dos seus clientes.
Enxugamento de custos
Com a pandemia, ficou claro que muitas empresas não estão preparadas para lidar com os riscos do mercado. Diante de uma crise, infelizmente algumas acabaram entrando no vermelho e, até mesmo, falindo, devido à dificuldade de se preparar para momentos como este.
É fato que ninguém estava, realmente, preparado para uma pandemia. Porém, a tendência é que as empresas, o que inclui o seu motel, comecem a pensar mais nos seus custos e riscos, de forma a evitar que situações como essa levem ao fechamento do negócio. Dessa forma, o enxugamento de custos ganha destaque, sendo uma estratégia que deve virar tendência mercadológica durante e após a pandemia.
Essas são apenas algumas das tendências mercadológicas depois da pandemia de COVID-19. É importante que você esteja atento a elas desde já, de forma a adaptar a gestão e processos do seu motel, tanto durante a crise quanto no momento de recuperação. Dessa forma, você evita que o seu negócio entre no vermelho e ainda aproveita as oportunidades do momento de recuperação que irão surgir após a crise.
Gostou do artigo? Então, aproveite para compartilhar nas suas redes sociais e divulgue a informação entre os moteleiros de plantão!