4 dicas para administrar reservas last minute!
O setor moteleiro sofreu uma revolução nos últimos anos. Se, há algum tempo, bastava abrir as portas para atrair clientes, hoje é necessário investir em inovação para atrair consumidores. Uma delas é a reserva last minute. Nela o cliente tem a opção de reservar a suíte favorita, a qualquer hora. Ele pode estar a meia hora de distância do motel e abrir um aplicativo para reservar a suíte, garantindo que a vaga estará lá quando ele chegar.
Essa revolução abre uma série de portas na comunicação entre os moteleiros e seus clientes, permitindo maior conforto e, inclusive, maior lucratividade do negócio. Mas, na hora de administrar esse recurso, é importante ficar atento à alguns elementos para evitar qualquer tipo de transtorno e garantir o sucesso dessa nova modalidade de atendimento.
Portanto, continue a leitura e descubra, agora mesmo, como administrar as reservas last minute do seu motel e aproveitar todos os benefícios dessa inovação!
1. Ofereça um atendimento rápido e de qualidade para os clientes
No setor moteleiro, é comum que os clientes desejem reservar uma suíte com pouco tempo de antecedência, o que caracteriza a reserva last minute. Nesse caso, é importante que você tenha um atendimento rápido e de qualidade para essas pessoas, permitindo que elas façam a reserva com tranquilidade.
Esse atendimento deve ser oferecido 24 horas. Afinal, o seu estabelecimento funciona 24/7. Além disso, você pode oferecer plataformas alternativas para a reserva ou por meio do próprio site do motel, sem a necessidade de ligações telefônicas.
2. Conte com um software para gerenciar as reservas
Ter um software que permita o registro de todas as reservas do seu motel pode ser muito importante nesse momento. Afinal, você tem o controle das suítes disponíveis e informações sobre os clientes que reservaram de forma simples e visual.
Portanto, considere a utilização desses softwares para evitar perder o contato do cliente e, até mesmo, o controle sobre as reservas, tanto as last minute quanto as programadas.
3. Tenha políticas claras de reserva e cancelamento
É essencial que o seu motel tenha uma política clara para reservas, incluindo as last minute. Como gestor do motel, você deve deixar claro qual o período e tempo para no-show. Também, especifique o limite para a entrada do cliente, ou seja, até que horas a reserva será mantida.
Deixe essa política clara, tanto no seu site quanto em outras plataformas utilizadas para a reserva. Dessa forma, você mostra para os clientes o que é permitido e o que não será permitido no que se refere às reservas do motel.
4. Saiba o que fazer no caso de no show
O no show é uma grande dor de cabeça, tanto no setor moteleiro quanto hoteleiro. Afinal, o cliente faz a reserva, a suíte fica bloqueada para outras locações e, quando percebe, a suíte ficou fechada, mas ninguém apareceu.
Para controlar esse problema, tenha um limite para a reserva. Se alguém reservou uma suíte para as 22h, por exemplo, deixe claro que, caso ele não apareça até as 23h, a reserva será cancelada. Dessa forma, você evita prejuízos para o motel no caso do no show.
As reservas last minute são uma nova realidade no setor moteleiro e tem o potencial de alavancar as suas vendas. Porém, saber lidar com essa demanda é essencial para o sucesso do seu negócio. Portanto, aproveite as nossas dicas para controlar melhor as reservas e evitar prejuízos no caso de no show, potencializando os resultados do seu estabelecimento.
Se você ficou com alguma dúvida ou tem outra dica, aproveite para compartilhar deixando um comentário!