Saiba como fazer o custo de um funcionário valer a pena!
O custo de um funcionário vai muito além do salário bruto pago a ele. Isso porque o valor do processo seletivo — incluindo as horas da equipe que realiza o recrutamento e seleção —, adicionais, benefícios e multas em caso de demissão também devem ser levados em conta na hora de realizar esse cálculo.
Dessa forma, é essencial para o bom funcionamento do seu motel e a saúde financeira do negócio que você saiba como otimizar esses custos e fazer com que eles valham a pena para o estabelecimento.
Quer saber como fazer isso? Continue a leitura e descubra agora mesmo!
Capacite a equipe
Uma das melhores formas de fazer o custo de um funcionário valer a pena é atuar no aumento da produtividade. Dessa forma, o valor gerado por profissional passa a ser cada vez maior do que o que é gasto com ele.
Portanto, saiba quais são as competências e habilidades mais importantes para cada uma das funções e cargos do seu estabelecimento. A partir disso, mapeie as que os seus colaboradores já têm e realize capacitações.
Dessa forma, cada um dos colaboradores passa a ser mais produtivo e, com isso, gera mais e melhores resultados diariamente.
Entenda o valor do tempo ocioso
O tempo ocioso, ou seja, aquele momento que o seu colaborador não está gerando resultados, pode ser um problema para o seu motel. Isso porque, quando o profissional passa muito tempo ocioso, acaba se transformando em um gasto sem retorno efetivo para o negócio.
Portanto, estude o tempo ocioso da equipe e busque identificar qual é o equilíbrio ideal para cada um dos setores do seu motel. Com isso, invista em estratégias para garantir que o tempo parado não seja nem maior nem menor do que o desejado.
Dessa forma, você aumenta a produtividade do time e faz com que o valor gasto com cada colaborador valha a pena no fim das contas.
Reduza a rotatividade
A rotatividade aumenta — e muito — o gasto com colaboradores. Isso porque quando um contratado deixa a empresa, ela desestrutura toda a equipe ao seu redor. Além disso, você precisa investir recursos para encontrar e treinar um novo profissional para o seu time, o que aumenta o valor gasto com funcionários.
Portanto, identifique o que causa a rotatividade do seu motel e crie estratégias para reduzi-la. Dessa forma, você reduz os gastos financeiros da empresa e ainda melhora o ambiente de trabalho como um todo.
Entenda quais são os horários de maior movimento
É muito comum que, em motéis, exista uma grande variação no fluxo de clientes dependendo do dia da semana, época do mês e do ano e, até mesmo, do horário do dia. Dessa forma, a necessidade de colaboradores também muda dependendo do movimento do estabelecimento.
Portanto, entenda bem quais são os horários de maior movimento e busque aumentar a sua equipe nesses momentos. Além disso, você pode realocar colaboradores que ficam ociosos devido ao turno no qual trabalham. Ao redistribuir sua equipe de acordo com o funcionamento do motel, você também é capaz de reduzir custos e aproveitar melhor todas as potencialidades do time.
Utilize a tecnologia a seu favor
Existem softwares destinados para a gestão e controle de processos de motéis. Eles permitem que você identifique horários de maior movimento e mensure a produtividade do time com facilidade e eficiência.
Portanto, utilize a tecnologia a seu favor para melhorar o controle de processos e desenvolver uma gestão de recursos humanos eficiente no seu motel. Com isso, você faz com que os custos com funcionários valham a pena, uma vez que passa a aproveitar melhor todo o potencial do time.
Os custos com colaboradores são altos para qualquer empresa. Dessa forma, para garantir o sucesso e saúde financeira do seu motel é essencial que você saiba como fazer com que esse gasto se transforme em investimento, atuando na melhora da qualidade dos resultados gerados pelo time.
Então, que tal colocar essas dicas em prática e melhorar a gestão do seu motel agora mesmo? Teste o Sismotel gratuitamente por um mês e descubra como podemos ajudar a reduzir o custo de um funcionário do seu negócio!